Cenografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Cenografia relaciona o estudo e a prática na concepção de cenários. Actualmente o termo Cenografia, fruto da evolução do conceito, é um vasto campo de trabalho que aglutina a abordagem anglo-saxónica, caracterizada pelo Design de Cena, inclui todos os elementos que contribuem para estabelecer atmosfera e um sentido para a imagética do espectáculo, o cenário, a iluminação e o figurino para o teatro, a ópera e a dança. O Décor, para cinema e televisão, analógico ou digital, sendo mesmo chamado a colaborar na criação de cenários virtuais; incorpora também a concepção de espaços de exposição, assumindo muitas vezes a sua curadoria; e, numa acessão contemporânea da arte, encontra espaço de realização no âmbito da performance, do happening e dos eventos sociais, arriscando novas formas de pensar o espaço de intervenção artística.

Ícone de esboço Este artigo sobre teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

História[editar | editar código-fonte]

Para os gregos antigos, a cenografia era a arte de adornar o teatro e a decoração de pintura que resulta desta técnica. Para o Renascimento, a cenografia foi a técnica que consiste em desenhar e pintar uma tela de fundo em perspectiva. Já no sentido moderno, é a ciência e a arte da organização do palco e do espaço teatral. A palavra se impõe cada vez mais em lugar de decoração, para ultrapassar a noção de ornamentação e de embalagem que ainda se prende, muitas vezes, à concepção obsoleta do teatro como decoração.

A cenografia marca bem seu desejo de ser uma escritura no espaço tridimensional (ao qual seria mesmo preciso acrescentar a dimensão temporal), e não mais uma arte pictórica da tela pintada, como o teatro se contentou em ser até o naturalismo. A cena teatral não poderia ser considerada como a materialização de problemáticas indicações cênicas: ela se recusa a desempenhar o papel de “simples figurante” com relação a um texto preexistente e determinante.

Profissões[editar | editar código-fonte]

Cenógrafo

Técnico de Cenografia

Aderecista

Maquinista

Figurinista

Iluminador

Sonoplasta


Links[editar | editar código-fonte]

Scenography - https://en.wikipedia.org/wiki/Scenographyhttp://Scenography+Today+-+https://www.scenographytoday.com/

https://en.wikipedia.org/wiki/Prague_Quadrennial

http://www.oistat.org/Item/list.asp?id=1382

http://www.wsd2017.com/news

http://www.artsalive.ca/collections/imaginedspaces/index.php/en/learn-about/scenography