Contrarregra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Contrarregra (pré-AO 1990: contra-regra) é o profissional de teatro que tem a função de marcar a entrada e saída dos atores em cena, acompanhar o espetáculo responsabilizando-se pela mudança dos cenários e figurinos, colocar e tirar os móveis nos seus devidos lugares em cena e indicar o início do espetáculo.[1] A função do contrarregra consiste em realizar tarefas de apoio à produção, providenciando a obtenção e guarda de todos os objetos móveis necessários. Os contrarregras atuam em dois setores: montagem e cena. O contrarregra de montagem trabalha junto com a cenografia e arte na montagem dos cenários, enquanto que o contrarregra de cena acompanha as gravações, servindo o produtor de arte ou o diretor.

Na televisão, não existe a função de contrarregra. O mais semelhante é assistente de realização (assistente de direcção no Brasil) - embora com funções comuns, são na generalidade duas funções distintas. Assim podemos dizer que a função de contra-regra existe essencialmente no Teatro).

Distinção entre sonoplasta e contrarregra[editar | editar código-fonte]

Existe uma tênue distinção entre sonoplasta e contrarregra. O primeiro trata da sonorização do espetáculo. Ele tem a incumbência de pesquisar e criar toda a parte sonora, inclusive os ruídos, contribuindo para momentos psicológicos ou não através da música. Ele pode, ainda, acompanhar o espetáculo realizando a sonoplastia ou deixá-la a cargo de um técnico de som.

Contrarregra dando as boas-vindas à audiência de um programa de televisão

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 468.
Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.