Bubbles (chimpanzé)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bubbles (chimpanzé)
Informações
Espécie
Sexo
Nascimento
Local de nascimento
Ocupação
Proprietário

Bubbles (Bolhas) é um chimpanzé que viveu com o pop star Michael Jackson durante muitos anos. Bubbles vivia numa clínica de câncer no Texas, onde era usado como cobaia para testes de remédios, até ir para a Califórnia em 1985 com o astro pop Michael Jackson. Durante a década de 1980 era comum ver o astro andando pra lá e pra cá com o animal. Em cerimônias de audição e outros eventos. Sempre vestido com roupas de ser humano. Participou dos vídeoclipes Liberian Girl e Leave Me Alone.

Bubbles era super treinado e segundo Michael e sua família, ele escovava os próprios dentes, usava o banheiro de Jackson, comia na mesa com outros humanos e sabia fazer o moonwalk. Michael também tinha outros animais que ficaram famosos, não tanto quanto Bubbles, eles eram a jibóia Muscles, a piton Crush, as lhamas Lola e Louie, o elefante Gipsy (cigana) entre outros. Nos anos 2000, um fotógrafo chamado Jonathan Margolis, que acompanhou Michael durante um discurso na Universidade de Oxford, disse que Michael tinha uma cobra chamada Madonna, uma brincadeira com a rivalidade do astro com a cantora pop.

Michael deixou de andar com o animal no inicio da década de 1990. Foi descoberto que Bubbles estava vivendo numa reserva para macacos. Jackson disse que quando o animal entrou na puberdade, começou a ficar muito agressivo e mordia os outros constantemente, ficando impossível continuar com o bichinho. Depois da morte de Michael, Bubbles recebeu uma herança de 2 milhões de dólares, tornando-se o chimpanzé mais rico do mundo. Ele vive em um santuário para símios na Flórida chamado "The Center for Great Apes", e tem 35 anos. O treinador do chimpanzé, Bob Dunn, garante que o animal sente falta de Michael.

Bubbles na cultura[editar | editar código-fonte]

Bubbles ficou tão famoso que se tornou parte da cultura pop. Uma referência ao chimpanzé é feita no anime Dragon Ball Z, onde Bubbles é o macaquinho do Senhor Kaioh, que mora no céu. Ele também aparece nos Simpsons. Outra referencia é feita no clipe de Smooth Criminal do Alien Ant Farm, onde o vocalista canta com um chimpanzé no colo. Bubbles aparece no jogo Moonwalker.

Esculturas[editar | editar código-fonte]

Em 1988, Jeff Koons esculpiu uma estátua que retrata Jackson abraçando Bubbles. É a maior do mundo da cerâmica, e é toda de ouro. A peça mede 1067 x 1791 x 826 mm e é descrita como uma mistura da cultura pop com a alta arte. É a mais valiosa de um artista vivo. Em 1991 foi vendida a um comprador anônimo na Sotheby’s em Nova York, por US$ 5600000, um recorde. A peça atualmente pertence à Broad Art Fundation, que a empresta a vários museus.

Outra estátua de Bubbles e Jackson foi feita meses depois da morte do astro. Essa é baseada na estátua de Jeff Koons, mas com um estilo mais animado. A obra do artista Paul McCarthy, está no museu de arte contemporânea Hamburger Bahnhof, na Alemanha.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]