Portal:Pokémon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pokémon Wikiprojeto Entretenimento Livro de Estilo Predefinições Classificação de artigos Contato

Bem-vindo(a) ao Portal Pokémon
o portal relacionado a Pokémon na Wikipédia Lusófona.
ver    
right‎

Pokémon (ポケットモンスター Poketto Monsutā?, no original japonês) é uma marca mundialmente famosa de Video games criada pelo produtor de games Satoshi Tajiri e patenteado pela Nintendo. Originalmente lançado para Game Boy, Pokémon foi criando fãs pelo mundo inteiro e hoje é a segunda franquia mais vendida da empresa, perdendo apenas para Mario Bros. e vendendo mais de 155 milhões de cópias em toda sua história. Além da série de video games, Pokémon também virou anime, apresentando o personagem Ash Ketchum e seu amigo Pikachu, jogo de cartas colecionáveis, com mais de 20 séries diferentes vendidas, muitos mangás diferentes, brinquedos de vários estilos e marcas.

"Pokémon" pode referir-se tanto à série quanto às 719 diferentes espécies de criaturas da série. Essas criaturas são divididas em Gerações, sendo um certo número apresentado em novos jogos. Os Pokémon de número 1 a 151 pertencem à Primeira Geração Os de número 152 a 251 pertencem à Segunda Geração. Os de número 252 a 386 pertencem à Terceira Geração e de 387 a 493 os de Quarta Geração. Cada Geração começa com duas versões de um mesmo jogo. Seguindo na ordem, os jogos lançados são: Pokémon Red & Blue, Pokémon Gold & Silver, Pokémon Ruby & Sapphire e Pokémon Diamond & Pearl.

O anime conta a história do garoto Ash Ketchum, que quer se tornar o maior Mestre Pokémon que já existiu e conta com a ajuda de seu Pikachu, outros Pokémon amigos dele e seus companheiros de viagem, atualmente Kiawe,Chris,Lulú,Lillian, e Victória. O anime está em sua vigésima temporada, cada uma com um filme, com mais de 1000 episódios exibidos.

ver    

Nos jogos da franquia Pokémon, surgiram vários itens ao longo do tempo. Cada Geração de jogos tem introduzido mais e mais desses itens, atraindo novos jogadores e entretendo os veteranos. Aqui está uma lista com vários, não todos, itens da série.

Berries ou Bagas, em Português, foram introduzidas no mundo Pokémon em Pokémon Gold & Silver. Berries podem ser usadas como típicos itens de consumo nos RPGs, para curar ou fazer com que os status voltem ao normal. Nos jogos de Pokémon, a diferença é que dá para você fazer com que o Pokémon segure a Berry e só a use quando necessária, salvando um turno.

A partir de Pokémon Ruby & Sapphire, era possível plantar e regar Berries para fazê-las crescer. Esses jogos também introduziram as Pokéblocks, doces que faziam com que o Pokémon aumentasse os status de concurso. Em Pokémon Diamond & Pearl, as Pokéblocks foram substituidas pelo Pokébread, com o mesmo propósito.

ver    

Ash Ketchum (サトシ Satoshi?) é um personagem fictício da franquia Pokémon, propriedade da Nintendo. Criado por Satoshi Tajiri como protagonista dos jogos Pokémon Red & Green, Ash também é o protagonista das séries de anime e mangá da franquia, e aparece em outros produtos relacionados à mesma. No Japão, Ash é dublado por Rica Matsumoto; no Brasil, sua voz é feita por Fábio Lucindo. Seu objetivo é se tornar o maior treinador Pokémon do mundo.

ver    
  • Pokémon GO O Aplicativo já foi baixado mais de 750 milhões de vezes?
  • O Anime de Pokémon já chegou no seu episódio de número 1000 atualmente?
ver    
Colabore
Colabore
• Crie artigos relacionados a Pokémon dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre Pokémon.
• Participe do desenvolvimento do Projeto Pokémon.
ver    
  • Pokémon GO Ho-oh estará disponível no Pokémon GO até 12 de dezembro.
  • Pokémon GO Tem mudanças no sistema de Raid EX.
ver    
Interesse Geral

Pokémon · Pokémon (anime) · Pokémon (série de jogos eletrônicos) · Pokémon Trading Card Game

Conhecimentos básicos

Regiões

RPGs Originais

Red & Blue · Yellow · Gold & Silver · Crystal · Ruby & Sapphire · FireRed & LeafGreen · Emerald · Diamond & Pearl · Black & White · X & Y · Sun & Moon Ultra Sun & Ultra Moon

Regiões Pokémon

Kanto · Johto · Hoenn · Sinnoh · Unova · Kalos · Mundo Pokémon

Personagens

Ash Ketchum · Pikachu · Misty · Brock · Tracey Sketchit · May · Max · Dawn

Outros

Lista de Pokémon · Lista de episódios · Filmes

Wikiprojeto Pokémon

Livro de Estilo · Classificação de artigos · Notícias · Tabela de artigos


Wikimedia
ver    
Multimídia Multimídia
Portais Relacionados
ver    
Portal:Animangá
Portal:Games
Portal:Japão
Animangá Games Japão
ver