Portal:Jimi Hendrix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jimi Hendrix Jimi Hendrix

Portal Jimi Hendrix

James Marshall "Jimi" Hendrix, mais conhecido pelo seu nome artístico Jimi Hendrix (1942–1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica.

 ver · editar Cronologia
Artigos em destaque
 ver · editar Álbum

Axis: Bold as Love é o segundo álbum de estúdio do The Jimi Hendrix Experience, lançado em 1967. Depois de Are You Experienced a banda lançou mais este clássico, entretanto Axis: Bold as Love está estranhamente sob a sombra de seu álbum antecessor e sucessor Electric Ladyland. A gravação foi feita sob pressão de um pacto de seus integrantes, que determinava que o grupo teria que lançar dois álbuns em 1967.

 ver · editar Canção

Little Wing é uma canção de Jimi Hendrix e faz parte do álbum Axis: Bold as Love de 1967. É considarada uma das canções mais regravadas do século XX. Hendrix faz grande uso do conceito de harmônicas relativas menores usando um centro tonal de Sol maior, mas foi pioneiro em utilizar afinação em Mi menor. A canção é tocada com um completo desapego às formas convencionais de se tocar guitarra.

 ver · editar Banda
Disco de Platina da banda Band of Gypsys, entregue pela Capitol Records.
Disco de Platina da banda Band of Gypsys, entregue pela Capitol Records.
Band of Gypsys foi uma banda de blues-rock liderada por Jimi Hendrix com Billy Cox no baixo e Buddy Miles na bateria, para quatro memoráveis concertos na véspera do Ano Novo de 1969/1970. Hendrix formou a banda após a dissolução da The Jimi Hendrix Experience.

É também álbum homônimo da banda ao vivo gravado em duas noites separadas, 31 de dezembro de 1969 e 01 de janeiro de 1970, no Fillmore East. Lançado em apenas três meses antes de sua morte em 1970 e foi o único álbum de Hendrix autorizado a ser lançado pela Capitol Records. Este foi o resultado de um acordo sobre um contrato que tinha assinado em 1965.

Imagens em destaque
Busto de Jimi Hendrix em Kielce na Polônia. Jimi Hendrix em apresentação para a TV holandesa em 1967. The Jimi Hendrix Experience em 1968. Memorial a Jimi Hendrix, em Fehmarn, Schleswig-Holstein, na Alemanha.
Busto de Jimi Hendrix,
em Kielce na Polônia.
Jimi Hendrix em apresentação
para a TV holandesa em 1967.
The Jimi Hendrix Experience
em 1968.
Memorial a Jimi Hendrix,
em Fehmarn na Alemanha.
Tópicos
Como colaborar!
Como colaborar!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao Jimi Hendrix dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre Jimi Hendrix.
 ver · editar Jimi Hendrix em...
 ver · editar Portais relacionados
Elvis Presley The Beatles Queen Scorpions
ABBA Michael Jackson Bob Dylan Rock