Bend (guitarra)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Portal A Wikipédia possui o
Portal Guitarra.
Detalhe de um bend sendo executado

Bend é uma técnica utilizada na guitarra na qual levanta-se ou abaixa-se a corda do instrumento para chegar em outra nota. Ao se curvar a corda, a nota que era tocada tem sua afinação mudada, elevada a uma nota mais aguda. Um dos guitarristas famosos por usar essa técnica é o guitarrista de blues B. B. King.

Executando um bend[editar | editar código-fonte]

Para executar a técnica é necessário colocar o polegar em cima do braço da guitarra, ajudando assim, a fazer uma alavanca para levantar a corda. Dependendo do dedo com o qual se fará o bend, sua forma de fazê-lo será diferente. É muito comum, e recomendado, auxiliar o dedo que está levantando a nota com os demais dedos. Mas o mais importante de um bend, é que não se exige muita técnica de apenas levantar a corda, mas sim perceber se ele está no tom certo ou não. O bend também pode vir acompanhado de vibrato técnica utilizada nos instrumentos de arco, mas que soa muito bem na guitarra.

Tipos[editar | editar código-fonte]

  • Bend - consiste em levantar ou abaixar a corda partindo de uma nota para atingir o som de outras notas desejadas.
  • Bend release - após a chegada na nota desejada você volta a nota de origem.
  • Pré bend (ou reverse bend) - consiste em puxar a corda e só depois palhetar, dando a impressão de um bend ao contrário, como se ele fosse do agudo para o grave.
  • Bend em uníssono - consiste em um bend junto com outra nota em uma corda diferente e afinar o bend de acordo com a nota mais aguda, até chegar na igualdade dos sons, uníssono.
  • Bend duplo - consiste em esticar duas cordas ao mesmo tempo.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.