Portal:Brinquedos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter Compartilhe via Google+
(Atualizar Conteúdos)
Portal Brinquedos

Brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer, e geralmente associada a crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos. Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar. Alguns brinquedos permitem às crianças divertirem-se enquanto, ao mesmo tempo, as ensinam sobre um dado assunto. Brinquedos muitas vezes ajudam no desenvolvimento da vida social da criança, especialmente aquelas usadas em jogos cooperativos.

editar
  Artigo em destaque
Ioiô
Ioiô é um dos mais antigos brinquedos existentes. É constituído de dois discos, geralmente de plástico, mas podendo ser também de madeira ou metal, unidos no centro por um eixo no qual prende-se uma corda. Deixando-se cair o ioiô, de certo modo ele sobe com o impulso, e a corda se enrola; deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial. Não se sabe ao certo qual é a origem do Ioiô. Uns dizem ter sido na Grécia, outros na China ou até mesmo as Filipinas. O mais antigo ioiô encontrado data do ano 500 a.C. e era feito com discos de pele de terracota. Na Europa o ioiô começou a popularizar-se no final do século XVIII.
 
Portal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:BrinquedosPortal:Brinquedos
 
editar
  Biografia em destaque

Hans Beck foi o inventor alemão do brinquedo Playmobil, sendo mais conhecido pelo epíteto de "Pai do Playmobil". O Playmobil foi idealizado por Beck em 1971, mas ganhou corpo durante a crise do petróleo de 1973. A escassez de matéria-prima do plástico impôs à indústria grandes restrições, especialmente à Geobra, que utilizava o material em larga escala. Para sua concepção, Beck levou em consideração alguns parâmetros, como o tamanho bem como desenhos infantis (que além de exagerarem no tamanho das cabeças, frequentemente omitiam os narizes das figuras).

editar
  Você sabia?

...que no século XV, o artista Leonardo da Vinci já brincava de desenhar projetos de bicicletas. Mas a bicicleta só foi popularizada em 1780, pelo conde francês Sivrac?

...que boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais populares em todo o mundo?

...que bambolê foi criado no Egito há três mil anos. Nesta época, era feito com fios secos de parreira (o pé de uva)?

...que a bola é um dos brinquedos mais antigos que existem. Era usada em tempos antigos por povos como os egípcios, gregos, romanos e astecas?

...que o futebol de botões foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, que, primeiro jogava com botões de de madeira, passando posteriormente a usar os botões de plástico?

...que o brinquedo autorama foi inventado na Inglaterra em 1956?

...que o skate é um esporte inventado na Califórnia, nos Estados Unidos. Consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada também de esqueite ou skate, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de trucks?

editar
  Imagens em destaque
editar
  Tópicos
editar
  Como colaborar!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados com brinquedos.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre brinquedos.