Portal:Bob Dylan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter Compartilhe via Google+
(Atualizar Conteúdos)
Bob Bob Dylan em Nova Iorque Dylan

Portal Bob Dylan

Bob Dylan (nome artístico de Robert Allen Zimmerman) é um cantor e compositor norte-americano. Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.

Em 2004, foi eleito pela renomada revista Rolling Stone o 7º maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o 2º melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles, e uma de suas principais canções, Like a Rolling Stone, foi escolhida como a melhor de todos os tempos. Influenciou diretamente grandes nomes do rock americano e britânico dos anos de 1960 e 1970. Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Ganhou o Prêmio Nobel da Literatura em 2016 por "ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana". E, assim, tornou-se o primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Oscar, Grammy e o Globo de Ouro.

Cronologia

Artigos em destaque

Álbum

Modern Times é o trigésimo segundo álbum de estúdio do cantor Bob Dylan, lançado a 29 de agosto de 2006. Aos 65 anos, Dylan tornou-se a primeira personalidade viva a ter um disco a estrear na Billboard no nº 1. O disco atingiu o nº 1 da Billboard 200, o nº 1 do Top Canadian Albums e o nº 1 do Top Internet Albums. Com este disco, Dylan ganhou dois Grammy Awards em 2006, um na categoria Best Contemporary Folk/American Album e o outro pela música Someday Baby na categoria Best Solo Rock Vocal Performance.

Canção

Like a Rolling Stone é uma canção de 1965 do músico e compositor norte-americano Bob Dylan. Suas letras de confronto se originaram de uma versão estendida de um verso que Dylan escreveu em junho de 1965, quando estava exausto de uma cansativa turnê pela Inglaterra. Depois das letras terem sido editadas diversas vezes, a música foi gravada algumas semanas mais tarde, como parte das sessões para o seu futuro álbum Highway 61 Revisited. Durante a pré-produção o cantor lutou para encontrar a essência da música.

Imagem em destaque
Dylan, the Spectrum (2007).
Dylan, the Spectrum (2007)
Tópicos
Como colaborar!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao Bob Dylan dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos do Bob Dylan.

Bob Dylan em...

Portais relacionados

Elvis Presley Jailhouse Rock.jpg
AbbeyRoadZebraCrossingRevisited.jpg
Queenpaulkoeln.jpg
Scorpions.jpg
Elvis Presley The Beatles Queen Scorpions
Jimi Hendrix 1967.png
ABBA Member.jpg
Michael Jackson 1984(2).jpg
StubMetal.png
Jimi Hendrix ABBA Michael Jackson Rock