Bob Dylan (nome artístico de Robert Allen Zimmerman) é um cantor e compositor norte-americano. Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.
Em 2004, foi eleito pela renomada revista Rolling Stone o 7º maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o 2º melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles, e uma de suas principais canções, Like a Rolling Stone, foi escolhida como a melhor de todos os tempos. Influenciou diretamente grandes nomes do rock americano e britânico dos anos de 1960 e 1970. Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos Estados UnidosBarack Obama. Ganhou o Prêmio Nobel da Literatura em 2016 por "ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana". E, assim, tornou-se o primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Oscar, Grammy e o Globo de Ouro.
Participou do Concerto para Bangladesh. Lançou o seu primeiro livro sem ser uma coletânea de suas letras foi o volume de poesias experimentais Tarantula.
1973 :
Recebeu o Grammys pela participação no álbum The concert for Bangladesh. Lançou o livro Writings and drawings, com textos e desenhos.
1980 :
Ganhou o Grammys, com a melhor performance vocal masculina em Gotta serve somebody.
Foi premiado com Grammys por The Bootleg Series Vol. 11: The Basement Tapes Complete, como melhor álbum histórico. Ganhou o Prêmio Nobel da Literatura.
Modern Times é o trigésimo segundo álbum de estúdio do cantor Bob Dylan, lançado a 29 de agosto de 2006. Aos 65 anos, Dylan tornou-se a primeira personalidade viva a ter um disco a estrear na Billboard no nº 1. O disco atingiu o nº 1 da Billboard 200, o nº 1 do Top Canadian Albums e o nº 1 do Top Internet Albums. Com este disco, Dylan ganhou dois Grammy Awards em 2006, um na categoria Best Contemporary Folk/American Album e o outro pela música Someday Baby na categoria Best Solo Rock Vocal Performance.
Like a Rolling Stone é uma canção de 1965 do músico e compositor norte-americano Bob Dylan. Suas letras de confronto se originaram de uma versão estendida de um verso que Dylan escreveu em junho de 1965, quando estava exausto de uma cansativa turnê pela Inglaterra. Depois das letras terem sido editadas diversas vezes, a música foi gravada algumas semanas mais tarde, como parte das sessões para o seu futuro álbum Highway 61 Revisited. Durante a pré-produção o cantor lutou para encontrar a essência da música.
Dont Look Back·Eat the Document·Pat Garrett and Billy the Kid·Renaldo and Clara·Hearts of Fire·Masked and Anonymous·No Direction Home·I'm Not There·65 Revisited·The Other Side of the Mirror: Bob Dylan Live at the Newport Folk Festival 1963–1965
Livros
Bob Dylan song book·Bob Dylan himself: His words, his music·Bob Dylan: A collection·Bob Dylan: The Original·Tarantula·Poem to Joanie" - com introdução de A. J. Weberman·Writings and Drawings·The songs of Bob Dylan: From 1966 through 1975·Lyrics: 1962–1985·Bob Dylan anthology·Drawn Blank·Lyrics, 1962-1996·Lyrics, 1962-1999·Chronicles: Volume One·Lyrics: 1962–2001·The Definitive Bob Dylan Songbook·Bob Dylan: The drawn blank series·Hollywood foto-rhetoric: The lost manuscript·Lyrics·Forever young·Bob Dylan: The Brazil series·Blowin’ in the wind·Bob Dylan: The asia series·Revisionist art·Bob Dylan: Face value·If dogs run free·The lyrics : Since 1962·If not for you