Portal:Avril Lavigne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Laurel W.svg Seja bem-vindo ao portal de Avril Lavigne. Sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

Avril logo.png

Avril Lavigne, Today Show, 2013.jpg

Avril Ramona Lavigne (AFI[ˈævrɨl_ləˈviːn]; Belleville, 27 de setembro de 1984) é uma cantora e compositora canadense. Também desenvolve trabalhos paralelos na área do design de moda, da filantropia e, ocasionalmente, como atriz.

Alguns críticos a denominam como Princesa do Pop Punk. Iniciou sua carreira musical ao assinar contrato em dezembro de 2001, após uma apresentação feita pela cantora em uma feira e exposição de gado, quando despertou o interesse do produtor L. A. Reid, que trabalhava na já extinta Arista Records. Até 2011, os seus então quatro álbuns de estúdio, Let Go, Under My Skin, The Best Damn Thing e Goodbye Lullaby, já haviam vendido juntos mais de 35 milhões de cópias e 50 milhões de singles em todo o mundo, além de mais de 500 mil álbuns e 700 mil downloads pagos somente no Brasil, sendo uma das recordistas de vendas digitais no país, de acordo com a ABPD. Lavigne também é uma das jovens mais ricas do mundo, segundo a lista da revista Forbes, com uma renda de mais de 12 milhões de dólares por ano.

A revista Rolling Stone criou uma votação para eleger as 100 melhores canções e discos entre 2000 e 2009, na qual a música "Complicated" ficou na oitava posição e o álbum Let Go na quarta, respectivamente. Lavigne também está no livro Guinness World Records como a cantora mais jovem a estrear no topo da parada oficial do Reino Unido, aos 18 anos e 106 dias de idade, em 11 de janeiro de 2003, com Let Go, que alcançou o primeiro lugar em sua 18º semana na UK Albums Chart. O mesmo trabalho entrou na posição 162º na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

A revista Billboard fez uma lista dos 100 artistas mais populares da década de 2000 nos Estados Unidos, na qual Lavigne ficou na 28ª posição. Na categoria Billboard 200 Artists, que indica os artistas mais bem sucedidos na parada de vendas de álbuns Billboard 200, a canadense ficou na 38ª colocação - além da 10ª posição na Pop Songs, na 48ª na Radio Songs Artists e na Digital Songs Artists. No Brasil, o portal de entretenimento e notícias IG elegeu a cantora, através de mais de meio milhão de votos de internautas, como o "som da década" de 2000. Já foi anunciado o seu quinto álbum de estúdio autointitulado Avril Lavigne, previsto para ser lançado em 5 de novembro de 2013 pela gravadora Epic Records.

Picto infobox music.pngArtigo destacado

Let Go (em português: "Deixa rolar") é o primeiro álbum da cantora canadense Avril Lavigne, lançado em 2 de junho de 2002. O disco vendeu mais de 18 milhões de cópias no mundo inteiro, conseguindo ser o 2° álbum mais vendido em 2002 e o 9° mais vendido em 2003, segundo a IFPI. Em 2005, Avril Lavigne entrou no livro do Guinness World Records, como a cantora mais jovem ao entrar no topo da parada do Reino Unido em 11 de janeiro de 2003, com 18 anos e 106 dias de idade. O mesmo chegou em 1º lugar na 18º semana no UK Albums Chart. O álbum recebeu Disco de Platina Sêxtuplo nos Estados Unidos pela RIAA. No Canadá foi premiado com Disco de Diamante por mais de um milhão de exemplares comercializados no país. Obteve também um bom desempenho no Brasil, que de acordo com a ABPD, vendeu mais de 250 mil cópias recebendo assim uma premiação de Disco de Platina Duplo.

Leia mais...

Picto infobox music.pngÁlbum destacado

Goodbye Lullaby é o quarto álbum de estúdio da cantora canadense Avril Lavigne, que deveria ter sido lançado em novembro de 2009, mas, por motivos de burocracia, a gravadora decidiu lançar oficialmente em 8 de março de 2011. O primeiro single se chama "What the Hell" que foi divulgado na pagina do Facebook da cantora no dia primeiro de janeiro de 2011.
Leia mais...

Picto infobox music.pngImagem destacada

Avril Lavigne em Torino, Itália
Avril Lavigne no festival em Cannes em 2006.


Mais media...

Picto infobox music.pngCanção destacada

"Complicated" (em português: Complicado) é o primeiro single da cantora Avril Lavigne, lançado em 2002 no álbum Let Go. A música alcançou a 197ª posição da revista Blender na lista "Os 500 melhores da história da música". Esse single recebeu certificação de Disco de Platina Duplo na Austrália com mais de 140 mil CDs vendidos, segundo dados da ARIA. e premiado com Disco de Platina no Brasil pela ABPD, pelos mais de 100 mil downloads pagos. A revista Rolling Stone dos EUA fez uma lista das 100 melhores músicas entre 2000 e 2009, no qual a música "Complicated" ficou em 8º lugar respectivamente.

Leia mais...

Picto infobox music.pngSabia que...

  • ... Avril deu o primeiro beijo na 8ª série?
  • ... ela escreveu sua primeira música quando tinha 12 anos?
  • ... ela fez um dueto com a cantora Shania Twain, aos 14 anos, numa apresentação country?
  • ... teve sua primeira decepção amorosa com 15 anos?
  • ... Avril nunca namorou com nenhum dos caras da banda, mas afirma que já se apaixonou por todos eles – em tempos diferentes?
  • ... Avril afirma que não se sentiria bem cantando músicas compostas por outras pessoas. Pegar o microfone e expor todos os sentimentos que ela viveu é bem mais real para ela?

Picto infobox music.pngAnexo destacado

Avril Lavigne tocando a canção When You're Gone em seu piano na The Best Damn Tour

As turnês de Avril Lavigne já percorreram todos os continentes, exceto pela Antártica. Avril já fez mais de 300 espetáculos oficiais ao redor do mundo, até 2008, sendo os Estados Unidos o líder em apresentações à frente do Canadá, Inglaterra e Japão.

A primeira turnê, Try to Shut Me Up Tour, em 2003, originou o lançamento do seu primeiro álbum de vídeo, My World. Nove meses depois do lançamento deste, Avril Lavigne iniciou sua segunda turnê, divulgando o álbum Let Go, intitulada de Mall Tour. Nessa turnê Avril fez 27 espetáculos em 27 shopping centers diferentes. A turnê aconteceu apenas na América Anglo-Saxônica. com duração de pouco mais de um mês.

Leia mais....

Picto infobox music.pngTópicos

Picto infobox music.pngPortais relacionados

Picto infobox music.pngOutros projetos na Wikimedia

Avril Lavigne no Wikinotícias     Avril Lavigne no Wikiquote     Avril Lavigne no Wikilivros     Avril Lavigne no Wikisource     Avril Lavigne no Wikcionário     Avril Lavigne na Wikiversidade     Avril Lavigne no Wikivoyage     Avril Lavigne no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Avril_LavigneWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Avril_LavigneWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Avril_LavigneWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Avril_LavigneWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Avril_LavigneWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Avril_LavigneWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Avril_LavigneWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Avril_LavigneCommons-logo.svg


Este é um portal destacado. Clique aqui para mais informações.