Pokémon (anime)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a série animada. Para a franquia, veja Pokémon. Para outros significados, veja Pokémon (desambiguação).
Pokémon
ポケットモンスター
(Poketto Monsutā)
Logo de Pokémon
Gênero Aventura, fantasia
Anime
Direção Kunihiko Yuyama
Estúdio OLM, Inc.
Team Ota (1997–2006)
Team Iguchi (2006–2009)
Team Kato (2010–presente)
Emissoras de televisão JapãoTV Tokyo, Kids Station
BrasilPortugalVer abaixo
Exibição original 1 de abril de 1997 – presente
Episódios 1117(em lançamento)
Filmes (22 ao total)

  • 5 filmes da série Original
  • 4 filmes da série Ruby & Saphire
  • 4 filmes da série Diamond & Pearl
  • 3 filmes da série Black & White
  • 3 filmes da série XY
  • 2 filmes em um Reboot
  • 1 filme remake
  • 1 filme live-action
Especiais

  • 8 especiais de TV
  • 25 episódios paralelos
  • 7 curtas de Férias de Inverno
  • 8 curtas da companhia ANA
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Pokémon (ポケモン Pokemon?), abreviação do título japonês Pocket Monsters (ポケットモンスター Poketto Monsutā?, lit. "Monstros de Bolso"), e atualmente anunciado em inglês como Pokémon: The Series, é uma série de anime kodomomuke da franquia Pokémon.

A série animada Pokémon é dividida em sete séries cronologicamente sequenciais no Japão, divididas pela versão da série de videogames da qual o anime se inspira: a série original, a série Rubi & Safira, a série Diamante & Pérola, a série Preto & Branco, a série XY, a série Sol & Lua e a série Pocket Monsters. Nas transmissões internacionais, essas sete séries são divididas em 23 temporadas separadas.

A série de anime Pokémon foi amplamente creditada por permitir que o anime se tornasse mais popular e familiar em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde os dois filmes de anime de maior bilheteria são ambos filmes "Pokémon".[1] Também foi considerado um dos primeiros animes da televisão a alcançar este nível de sucesso com o público ocidental,[2][3] além de ser creditado por permitir que a série de jogos alcance tal grau de popularidade, e vice-versa.[4][5]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Pokémon: O Início/Ouro e Prata "Temporadas 1-5" (série original)[editar | editar código-fonte]

Depois que ele completa 10 anos, Ash Ketchum (Satoshi no Japão) tem permissão para começar sua jornada no mundo dos Pokémon e sonha em se tornar um mestre Pokémon. No dia em que ele receberia seu primeiro Pokémon, Ash acorda em pânico, tendo dormido demais. O Professor Carvalho, o pesquisador local de Pokémon, já doou os três Pokémon iniciais de Kanto (Bulbasaur, Charmander e Squirtle) a novos Treinadores Pokémon quando Ash finalmente chega atrasado ao Laboratório de Carvalho. O único Pokémon que ele deixou é um Pikachu, que ele dá para Ash. Determinado a fazer isso em sua jornada, Ash faz o melhor para fazer amizade com Pikachu, mas ele não confia nele e se recusa a voltar para a sua Pokébola, mesmo atacando Ash com seus poderes elétricos. É só depois que Ash protege Pikachu de um grupo de Spearow irritados que Pikachu percebe o quanto Ash se preocupa com ele, levando-o a salvar Ash. Depois, ambos vêem um Pokémon misterioso e não identificável que estimula os dois a trabalharem para o objetivo de Ash.

Ao longo do caminho, Ash faz muitos amigos humanos e Pokémon enquanto ele trabalha no ranque das muitas Ligas Pokémon do mundo. Através da região de Kanto, Ash faz amizade com a treinadora de Pokémon de água e antiga Líder de Ginásio da Cidade de Cerulean, Misty Willams[6][7] (Kasumi), e o Líder de Ginásio da Cidade de Pewter, Brock Harrison[7] (Takeshi) e durante todo o tempo frustrando os planos do trio Jessie, James e Meowth, e enquanto lida com seu rival de infância, Gary Carvalho, neto do Professor Carvalho, que também é treinador de Pokémon e sempre se mantém à frente dele. Quando o grupo viaja ao sul para as Ilhas Laranja, Brock decide ficar com o professora local, Ivy, deixando Ash e Misty para continuar viajando juntos. Depois de um tempo, eles se encontram e começam a viajar com o Observador de Pokémon e artista Tracey Sketchit (Kenji). Quando chegam a Cidade de Pallet, em Kanto, Tracey decide ficar com o professor Carvalho e Brock se junta ao grupo. Com esta notícia, o trio viajam a oeste a caminho da região de Johto. Em Johto, Ash compete na Liga Pokémon local.

Pokémon: A Série Rubi e Safira "Temporadas 6-9"[editar | editar código-fonte]

Quando Ash sai em jornada a sudoeste em direção a região de Hoenn no final da série original, Misty retorna a Cidade de Cerulean em Kanto para se tornar a Líder de Ginásio da Cidade de Cerulean em tempo integral. No entanto, no início da série Rubi & Safira, Brock o segue até Hoenn e Ash ganha novos companheiros na Coordenadora Pokémon May (Haruka) e seu irmão mais novo Max (Masato), e juntos eles enfrentam as equipes rivais, Equipe Magma e Equipe Aqua.

Depois de voltar a Kanto e participar do desafio Batalha da Fronteira, Ash luta com seu rival, Gary. Depois de ver Electivire, um Pokémon da região de Sinnoh que ele nunca visto antes, Ash decide viajar para Sinnoh.

Pokémon: A Série Diamante e Pérola "Temporadas 10- 13"[editar | editar código-fonte]

No início da temporada, Ash viaja com Brock, uma última vez, em direção ao norte para a região de Sinnoh, com May e Max seguindo seus próprios caminhos. Ash e Brock encontram Dawn (Hikari), outra coordenadora Pokémon, que viaja com eles enquanto eles passam por Sinnoh onde eles devem derrotar Cyrus e sua Equipe Galáctica.

Pokémon: A Série Preto e Branco "Temporadas 14-16"[editar | editar código-fonte]

Na série Branco e Preto!, Ash, sua mãe Delia e o professor Carvalho tiram férias na distante região de Unova, onde ele conhece e viaja com uma futura mestre de dragões Iris e o Líder de Ginásio da Cidade de Striaton, Conhecedor Pokémon, e às vezes detetive Cilan (Dent). Durante a jornada, eles descobrem os planos malignos da Equipe Plasma, uma organização criminosa que quer libertar os Pokémon da propriedade das pessoas para que possam governar o mundo sem oposição. Depois de ganhar todos as oito insígnias de Unova, Ash, Iris e Cilan viajam pelo lado leste de Unova para se preparar para o Torneio da Liga Pokémon Unova, após o qual conhecem N, que é fundamental para derrotar a Equipe Plasma. Depois disso, Ash, Iris e Cilan viajam pelas ilhas Decolore antes de Ash voltar para a Cidade de Pallet e conhecer a repórter investigativa Alexa (Pansy), que é da distante região de Kalos. Tendo chegado em Kanto, Iris e Cilan viajam para Johto enquanto Ash e Alexa vão para Kalos logo depois de Ash se reunir com Delia e receber uma nova roupa dela.

Pokémon: A Série XY "Temporadas 17-19"[editar | editar código-fonte]

Na série XY, Ash e Alexa chegam na região de Kalos e Ash está ansioso para começar a ganhar suas insígnias de Ginásio. Mas depois que Alexa informa a Ash que sua irmã, uma Líder de Ginásio, está ausente, Ash viaja para a Cidade de Lumiose onde ele conhece o menino-gênio Clemont (Citron) e sua irmã mais nova Bonnie (Eureka), sem saber que Clemont é, na verdade, Líder de Ginásio da Cidade de Lumiose - um fato que ele tenta ao máximo esconder. Ash também se reúne com Serena, uma garota da Cidade de Vaniville que Ash conheceu em sua infância no acampamento de verão do Professor Carvalho em Pallet Town. Durante esse tempo ele a ajudou durante uma situação difícil, e ela tem sentimentos por ele desde então. Depois de viajar com eles para se preparar para o Torneio de Liga de Pokémon de Kalos, Ash concorre e avança até a final, onde ele perde para Alain (Alan), um membro da Equipe Flare. Uma vez que ele descobre suas verdadeiras intenções, no entanto, Alain abandona a Equipe Flare e se junta a Ash e seus amigos para parar os planos da equipe Flare. Despedindo-se de seus amigos em Kalos, Ash mais uma vez retorna a Pallet.

Pokémon: A Série Sol e Lua "Temporadas 20-22"[editar | editar código-fonte]

Na série "Sol & Lua", Ash, Delia e Mr. Mime, apelidado de Mime, estão de férias na região de Alola, quando Ash tem um encontro com Tapu Koko, o guardião Pokémon da Ilha de Melemele, que o apresenta a Pulseira Z, um dispositivo que, quando emparelhado com um cristal especial, permite que um Pokémon lance um movimento poderoso quando sincronizado com seu treinador. Isso o leva a ficar em Alola e se matricular na escola Pokémon local. Quando ele decide realizar os testes necessários para dominar o poder do Anel Z, os novos colegas de classe de Ash: Victoria, Lulú , Lillian , Cris e Kiawe decidem ajudá-lo. Equipe Rocket, com James sendo mais decisivo e líder do que na série anterior, também estão nas Ilhas de Alola, e uma piada é que eles se tornaram "adotados" por um Bewear que aparece e os leva de volta para sua caverna, todas as vezes em que são derrotados, ao invés da tradicional conclusão "Equipe Rocket Decolando de Novo". Equipe Skull mal aparecem na série e são facilmente derrotados por movimentos Z. É a Equipe Rocket que vai atrás do lendário Necrozma, e a empresária Samina e o cientista Fábio que estão interessados em Nebulino e nas misteriosas Ultra Criaturas. O professor Nogueira inaugura a primeira liga oficial de Alola, e no final das contas, Ash vence uma liga pela primeira vez se tornando o primeiro campeão de Alola. Depois, a Escola Pokémon entra de férias e Ash decide voltar para Kanto.

Pokémon Jornadas: A Série "Temporadas 23-"[editar | editar código-fonte]

Na nova série, Ash vai para a cidade de Vermilion, em Kanto, onde realizará a inauguração do laboratório do professor Cerejeira. Após uma batalha de raid com Lugia, Ash conhece Goh e eles se tornam pesquisadores do laboratório, viajando por todas as regiões, desde Kanto até a nova região de Galar, onde Goh captura o seu primeiro pokémon, Scorbunny. Sendo que Ash possui como objetivo ser um mestre pokémon, e Goh capturar todos os pokémon, a fim de chegar mais perto de Mew.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

Participação
Principal Participação — Ausente
Personagens Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 7.ª 8.ª 9.ª 10.ª 11.ª 12.ª 13.ª 14.ª 15.ª 16.ª 17.ª 18.ª 19.ª 20.ª 21.ª 22.ª 23.ª
Ash Ketchum Principal
Pikachu Principal
Jessie Principal
James Principal
Meowth Principal
Misty Principal Participação Participação Participação
Brock Principal Participação Principal Participação Participação
Tracey Principal Participação Participação
May Principal Participação
Max Principal Participação
Dawn Principal Participação
Iris Principal
Cilan Principal
Clemont Principal
Bonnie Principal
Serena Principal
Lana (Vitória) Principal
Kiawe Principal
Mallow (Lulu) Principal
Sophocles (Chris) Principal
Lillie (Lílian) Principal
Go Principal
Koharu Principal

Amigos e Rivais[editar | editar código-fonte]

Participação
Principal Participação — Ausente
Personagem Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 7.ª 8.ª 9.ª 10.ª 11.ª 12.ª 13.ª 14.ª 15.ª 16.ª 17.ª 18.ª 19.ª 20.ª 21.ª 22.ª
Gary Principal Participação
Todd Snap Participação
Duplica Participação Participação
Ritchie Participação Participação
Casey Participação
Harrison Participação
Macey Participação
Jackson Participação
Eusine Participação
Sakura Participação
Drew Principal Participação
Harley Principal Participação
Morrison Participação
Tyson Participação
Robert Participação
Solidad Participação Participação
Paul Principal
Barry Principal
Zoey Principal
Nando Principal
Kenny Principal
Conway Principal Participação
Ursula Participação Principal
Angie Participação
Lyra Participação
Khoury Participação
Cheryl Participação
Mira Participação
Riley Participação
Marley Participação
Buck Participação
Tobias Participação
Trip Principal
Stephan Principal
Burgundy Principal
Georgia Principal
Luke Principal
Montgomery Participação
Bianca Principal
Cheren Participação
Cameron Principal
Virgil Principal
Alain Principal
Mairin Principal
Shauna Principal
Tierno Principal
Trevor Principal Participação Principal
Nini Principal
Sanpei Principal
Miette Principal
Sawyer Principal
Gladion (Gladio) Principal
Hau (Hibi) Principal

Mídia[editar | editar código-fonte]

Anime[editar | editar código-fonte]

Ash Ketchum segurando Pikachu no primeiro episódio, "Pokémon, I Choose You!".
Ver artigo principal: Lista de episódios de Pokémon
Série Geração Temporadas Episódios
O Início/ Ouro e Prata
(Original series)
Primeira Liga Índigo 83
Aventuras nas Ilhas Laranja 35
Segunda A Jornada Johto 41
Campeões da Liga Johto 52
Master Quest 65
Rubi e Safira[8]
(Advanced Generation)
Terceira Avançado 40
Desafio Avançado 52
Batalha Avançada 53
Batalha da Fronteira 47
Diamante e Pérola[9]
(Diamond & Pearl)
Quarta Diamante e Pérola 52
Batalha Dimensional 52
Batalhas Galácticas 53
Vencedores da Liga Sinnoh 34
Preto e Branco[10]
(Black & White)
Quinta Preto e Branco 48
Destinos Rivais 49
Aventuras em Unova (e Mais Além) 47
XY[11] Sexta A Série XY 49
Kalos Quest 45
XY & Z 49
Sol e Lua[12]

(Sun and Moon)

Sétima Sol & Lua 43
Ultra Aventuras 49
Ultra Lendas 54
Jornadas

(Journeys)

Oitava Jornadas 23
Total de Episódios 1119

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Pokémon chegou ao Brasil no dia 10 de maio de 1999, sendo transmitido inicialmente no programa "Eliana e Alegria" da Record. No Cartoon Network, o anime estreiou alguns meses depois no mesmo ano, e está sendo transmitido lá até os dias de hoje. Na TV aberta, Pokémon foi transmitido pela Record da 1ª até a 4ª temporada. Da 5ª temporada até a 7ª, foi transmitido pela Globo de uma forma um tanto quanto confusa, com demasiadas mudanças de horários de transmissão e ordem embaralhada de episódios. As temporadas 8, 9, 10, 11 e 12 só deram as caras na TV aberta através da Rede TV, que também transmitiu os episódios destas citadas temporadas de uma forma não muito convencional, visto que a Rede TV só transmitia Pokémon de forma "correta" e com horário fixo da 1ª temporada até o início da 5ª (quando o anime chegava no episódio 252, pulava direto para a oitava temporada) através do TV Kids. A 13ª temporada em diante nunca chegou a ser exibida na TV aberta, sendo transmitidas somente em canais de TV a cabo (Cartoon Network e Tooncast) e serviços de streaming (Netflix).

Especiais[editar | editar código-fonte]

O primeiro deles é em comemoração aos 10 anos dos monstros de bolso (O Mentor do Pokémon Miragem) e conta com todo o elenco principal da série (Ash, Misty, Brock, May, Max, Prof. Carvalho, Policial Jenny, Enfermeira Joy, Jessie, James e seus Pokémon). O segundo transforma a história do game Pokémon Mystery Dungeon em anime no especial Pokémon - Mundo Misterioso, que promete ganhar uma continuação em breve. O terceiro se baseia na estreia dos games Pokémon Mistery Dungeon: Explores Time e Darkness. O quarto episódio, apenas exibido no Japão, é a continuação do terceiro onde conta a história de Grovyle e Dusknoir no futuro.

Spin-offs[editar | editar código-fonte]

Pokémon Chronicles[editar | editar código-fonte]

Pokémon Chronicles é um spin-off que conta histórias envolvendo os personagens secundários do anime. A maioria dos episódios de Chronicles foram chamados de Pocket Monsters Side Stories (ポケットモンスターサイドストーリー Poketto Monsutā Saido Sutōrī?, lit. "Histórias Paralelas de Pokémon"), sendo transmitidos na Weekly Pokémon Broadcasting Station. As demais partes da série são compostas pelo especial de TV Pocket Monsters Crystal e pela série de OVA Férias de Inverno do Pikachu.

Pokémon Origins[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pokémon Origins

Pokémon Origins é um especial de TV que foi ao ar na TV Tokyo em 2 de outubro de 2013 e foi baseado na história original dos jogos Pokémon Red e Blue.[13][14][15]

Pokémon Generations[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pokémon Generations

Pokémon Generations são curtas passados na versão norte-americana baseado nos traços de Pokémon Origins. Recentemente foi dublado e está lançado os episódios em seu canal do YouTube.

Filmes animados[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de filmes de Pokémon

O ano de lançamento corresponde ao lançamento original no Japão.

  1. Pokémon: The First Movie—Mewtwo Strikes Back (1998)
  2. Pokémon: The Movie 2000—The Power of One (1999)
  3. Pokémon 3: The Movie—Spell of the Unown (2000)
  4. Pokémon 4Ever—Celebi: Voice of the Forest (2001)
  5. Pokémon Heroes (2002)
  6. Pokémon: Jirachi Wish Maker (2003)
  7. Pokémon: Destiny Deoxys (2004)
  8. Pokémon: Lucario and the Mystery of Mew (2005)
  9. Pokémon Ranger and the Temple of the Sea (2006)
  10. Pokémon: The Rise of Darkrai (2007)
  11. Pokémon: Giratina and the Sky Warrior (2008)
  12. Pokémon: Arceus and the Jewel of Life (2009)
  13. Pokémon: Zoroark: Master of Illusions (2010)
  14. Pokémon the Movie: Black—Victini and Reshiram &
    Pokémon the Movie: White—Victini and Zekrom
    (2011)
  15. Pokémon the Movie: Kyurem vs. the Sword of Justice (2012)
  16. Pokémon the Movie: Genesect and the Legend Awakened (2013)
  17. Pokémon the Movie: Diancie and the Cocoon of Destruction (2014)
  18. Pokémon the Movie: Hoopa and the Clash of Ages (2015)
  19. Pokémon the Movie: Volcanion and the Mechanical Marvel (2016)
  20. Pokémon the Movie: I Choose You! (2017)
  21. Pokémon the Movie: The Power of Us (2018)
  22. Pokémon the Movie: Mewtwo Strikes Back: Evolution (2019)
  23. Pokémon: Detective Pikachu (2019)

Filme live-action[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pokémon: Detetive Pikachu

Em 20 de junho de 2016, Legendary Entertainment foi anunciado, que eles adquiriram os direitos para fazer um filme live-action baseado no jogo eletrônico Detective Pikachu. O filme começou a pré-produção em 2017.[16] Mais tarde naquele ano, foi relatado que Alex Hirsch e Nicole Perlman estarão escrevendo o roteiro.[17][18] Dean Israelite, Robert Rodriguez e Tim Miller estavam sendo considerados como potenciais diretores. Toho vai distribuir o filme no Japão, enquanto Universal Pictures irá distribuí-lo fora do Japão. Em 30 de novembro de 2016, o Deadline revelou, que a Legendary Entertainment havia escolhido Rob Letterman para dirigir o filme.[19] As estrelas do filme Justice Smith, Kathryn Newton, Ken Watanabe e Ryan Reynolds dão a voz ao filme. As filmagens começaram em Londres em janeiro de 2018 e o filme foi lançado em 10 de maio de 2019.[20]

Canais de transmissão[editar | editar código-fonte]

País Emissoras
Japão Japão
  • Kids Station (Temporadas 1-22)
Brasil Brasil
Portugal Portugal
  • SIC (Temporadas 1-10)
  • Biggs (Temporadas 10-22)
  • Netflix (Temporadas 1, 14-20 e Filmes 17-19)
  • 18, 35, 38 (O&P), 252, 377, 397, 516, 588, 678, 679, 683, 684, 712 (D&P), 796, 806 e 807 (B&W) censurados

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Embora famoso, o anime de Pokémon era e ainda é muito criticado. Um revés que chamou a atenção do mundo antes mesmo do anime ser exibido fora do Japão foi um acidente envolvendo o episódio 38, 'O soldado elétrico Porygon', quando Pikachu libera um choque elétrico para destruir mísseis usados pela equipe Rocket. O efeito da frequência de flashes luminosos da animação original desencadeou reações em telespectadores epilépticos. Foram cerca de 700 casos documentados após a exibição do programa.[27][28] Desde então, os efeitos foram trabalhados para evitar problemas em pessoas sensíveis, o episódio foi banido e a produção da série ficou parada por um ano antes de ela ser lançada fora do Japão. Além desse episódio, o desenho foi banido na Turquia, após duas crianças, uma de sete anos e outra de quatro, saltarem da sacada de seus apartamentos em imitação aos personagens do desenho[29] e também na Arábia Saudita, pois o governo alegou que ele estimulava a competição entre as crianças.[30]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Animation - Anime Movies at the Box Office - Box Office Mojo». www.boxofficemojo.com (em inglês). Consultado em 17 de maio de 2017 
  2. «The 'Pokemon' Anime Is Still Great After All These Years». Inverse. Consultado em 19 de maio de 2017 
  3. Chua-Eoan, Howard; Larimer, Tim (14 de novembro de 1999). «Beware of the Pokemania». Time. ISSN 0040-781X. Consultado em 19 de maio de 2017 
  4. Bailey, Kat. «Why the Pokemon Anime is the Most Successful Adaptation of a Videogame Ever». USgamer (em inglês). Consultado em 19 de maio de 2017 
  5. «How the Pokémon cartoon and games form one of media's best symbiotic relationships». VentureBeat. 2 de março de 2016. Consultado em 19 de maio de 2017 
  6. F. Maurice Speed, James Cameron-Wilson (2000). Film Review 2000-2001. [S.l.: s.n.] Voices: Ash Ketchum Veronica Taylor, Mewtwo Philip Bartlett, Misty Williams, etc. Rachel Lillis 
  7. a b John Willis' Screen World. [S.l.: s.n.] 2003. p. 322. Voice Cast: Veronica Taylor (Ash Ketchum), Rachael Lillis (Misty Williams/Jesse of Team Rocket), Eric Stuart (Brock Harrison/James Morgan of Team Rocket) 
  8. «Pokemon Advance (TV)». Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  9. «Pocket Monsters: Diamond & Pearl (TV)». Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  10. «Pokémon: Black and White (TV)». Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  11. «Pocket Monsters XY (TV)». Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  12. «Pokémon Sun & Moon (TV)». Consultado em 23 de junho de 2017 
  13. «『赤・緑』の世界が蘇る! TVアニメ『ポケットモンスター ジ・オリジン』、10月2日(水)に特別番組として放送決定! |ポケットモンスターオフィシャルサイト». Pokemon.co.jp. 17 de agosto de 2013. Consultado em 17 de agosto de 2013. Arquivado do original em 18 de agosto de 2013 
  14. «電撃 - 【速報】TVアニメ『ポケットモンスター ジ・オリジン』が10月2日19:00から放送!――『ポケットモンスター赤・緑』を遊んだ人は必見». Dengekionline.com. 17 de agosto de 2013. Consultado em 17 de agosto de 2013 
  15. «新アニメ「ポケットモンスター ジ オリジン」はOLM・Production I.G・XEBECの3社合同作品で、『ポケモン赤・緑』が舞台に | インサイド». Inside-games.jp. 17 de agosto de 2013. Consultado em 17 de agosto de 2013 
  16. Fleming, Jr, Mike (20 de julho de 2016). «Legendary Catches 'Pokemon' Live-Action Movie Rights Deal». Deadline. Cópia arquivada em 21 de julho de 2016 
  17. McWhertor, Michael (6 de dezembro de 2017). «Ryan Reynolds to reportedly star as Pikachu in Detective Pikachu movie». Polygon. Consultado em 22 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 23 de dezembro de 2017 
  18. «Pokemon Movie Writers Set with Marvel Vet, Gravity Falls Creator». Consultado em 17 de agosto de 2016. Cópia arquivada em 17 de agosto de 2016 
  19. Fleming, Jr, Mike (30 de novembro de 2016). «Rob Letterman To Direct Pokemon Film 'Detective Pikachu' For Legendary». Deadline. Cópia arquivada em 1 de dezembro de 2016 
  20. «Detective Pikachu Live-Action Movie Officially Begins Filming». Screen Rant (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 24 de janeiro de 2018 
  21. «4º Filme Pokémon na Record. - ANMTV». 26 de julho de 2007. Consultado em 25 de julho de 2016 
  22. [1], acessado em 27 de setembro de 2009.
  23. Matheus Sousa (14 de julho de 2018). «RedeTV! exibe Pokémon: O Filme na próxima semana». ANMTV. Consultado em 15 de julho de 2018 
  24. Matheus Sousa (22 de julho de 2018). «RedeTV! exibe Pokémon: O Filme 2000 neste sábado». ANMTV. Consultado em 22 de julho de 2018 
  25. «TV Kids Especial exibe Pokémon: Lucario e o Mistério de Mew - ANMTV». 24 de dezembro de 2010. Consultado em 25 de julho de 2016 
  26. «Pokémon Ranger e o Lendário Templo do Mar neste sábado na RedeTV! – Pokémon Mythology». pokemythology.net. Consultado em 25 de julho de 2016 
  27. "Color Changes in TV Cartoons Cause Seizures," ScienceDaily
  28. Especialista diz que desenho Pokémon tem mensagens subliminares. Folha Online, acesso em 24 de maio de 2007
  29. Folha Online. (8 de dezembro de 2000). Crianças imitam "Pokémon" na Turquia e desenho é proibido na TV. Acessado em 22 de janeiro de 2007.
  30. CNN.com. (26 de março de 2001). Saudi bans Pokemon. Acessado em 22 de janeiro de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]