Kanto (Pokémon)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura a região do Japão, veja Kanto.

Kanto (em japonês: カントー地方, Kantō-chihō) é um país[1] ou região fictícia, da série Pokémon. Sua geografia é baseada na região de Kanto, uma região da ilha de Honshu, no Japão, de onde vem seu nome.[2] A semelhança entre as formações de baía vistas no mapa do jogo e as formações reais de Sagami Bay, Suruga Bay e a Baía de Tokyo é particularmente impressionante.

Kanto localiza-se a leste de Johto; presumivelmente, eles formam um pequeno continente. Ao sul de Kanto estão localizadas as Ilhas Sevii e as Ilhas Laranjas. Hoenn, introduzido em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, é supostamente localizado a seu sudoeste. Já a região de Sinnoh se localizazaria em alguma ponto ao norte de Kanto e a região de Unova se localizaria a oeste de Johto e Kanto, mas seria distante o suficiente para que uma viagem rápida entre Kanto e Unova fosse possível apenas se for realizada por avião.

Nos games[editar | editar código-fonte]

Na primeira geração de games, Pokémon Red, Blue, and Yellow, Kanto é a única região explorável, apresentando uma variedade de ambientes naturais, bem como localidades urbanas, além de rotas montanhosas, silvestres, e oceânicas. Em Pokémon Gold, Silver, e Crystal, que introduziu Johto, os jogadores foram capazes de viajar para Kanto (por Steamboat ou trem-bala), depois de completar sua jornada em Johto. Os pokémons iniciais de Kanto são Bulbasaur(Grama/Veneno), Charmander (Fogo) e Squirtle (Água), entregues aos treinadores que querem iniciar sua jornada pela região pelo professor Samuel Carvalho (também conhecido como Prof. Oak).

Duas áreas da região de Kanto, Saffron City e o Estádio Pokémon, são reproduzidos em HAL Laboratory, e são populares nos jogos Super Smash Bros.

Na versão para Nintendo 64, Saffron City é um campo de batalha com paisagem urbana enquanto o Estádio Pokémon é uma arena básica. O Estádio de Super Smash Bros. Melee e da 2ª Fase em Super Smash Bros. Brawl transformam os diferentes tipos de campos de batalha, de acordo com os diferentes tipos de Pokemon.[3]

Em Pokémon Gold, Silver & Crystal, o jogador podia viajar para Kanto através do S.S. Aqua, em Olivine City, através do trem magnético em Goldenrod City ou a pé, passando por New Bark Town. Ao Sul de Kanto estão as Ilhas Laranja e as Sevii Islands. A Sudoeste de Kanto fica Hoenn e no norte fica Sinnoh, Unova se localizaria a oeste de Johto e Kanto, mas seria distante o suficiente para que viagens rápidas entre estas duas regiões e Unova sejam feitas apenas por avião (pelo mar ou a pé demoraria meses), podendo Unova estar possivelmente localizada do outro lado do planeta. É desconhecida a localização de Orre em relação a Kanto, pelo lugar ser quase inabitado.

No anime[editar | editar código-fonte]

o protagonista Ash Ketchum é morador de Pallet Town e inicia sua jornada em Kanto com Misty e Brock. A primeira e a nona temporadas do anime ocorrem em Kanto. Nomes de locais no anime, por vezes diferem daqueles nos jogos.

No anime, Kanto é muito maior que nos jogos, possuindo muitas outras cidades não mostradas nos games, inclusive insígneas extras. No episódio 75 - Um Osso Duro de Roer, é mostrado um treinador que possuía 8 insígneas válidas para a Liga Pokemon de Kanto, porém algumas de suas insígneas eram diferentes das insígneas de Ash.[4] Ainda, no episódio nº 63 A Batalha da Insígnia, aos 2'00, Gary Carvalho mostra suas dez insígneas da Liga de Kanto, e apenas 3 delas também foram conseguidas por Ash - as insígneas da Rocha, Cascata e Arco-Íris.[5]

Liga Pokémon[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Liga Pokémon de Kanto

Geografia[editar | editar código-fonte]

Muitas das cidades de Kanto recebem nomes de cores, como por exemplo Pewter City, Viridian City, Saffron City e assim por diante. Pallet Town é o pontapé à série de cores, como palheta é a coleção de cores.

Locais presentes nos jogos[editar | editar código-fonte]

Pallet Town[editar | editar código-fonte]

Pallet Town (マサラタウン, Masara Taun?, Masara Town no original em Língua japonesa) é a cidade de origem do protagonista dos jogos e do anime, Ash Ketchum, bem como do Professor Carvalho, e seu neto, Gary Carvalho.[2] Situa-se ao sul de Viridian City e nos jogos, ao noroeste da Cinnabar Island.

Pallet Town é baseada em Machida, no estado de Tokyo, Japão, cidade natal de Satoshi Tajiri, mas sua localização corresponde à da Prefeitura de Shizuoka.

Viridian City[editar | editar código-fonte]

Viridian City (トキワシティ, Tokiwa Shiti?, Tokiwa City no original em Língua japonesa) é a terceira maior cidade visitada pelo personagem principal nos games. Neles, é também onde se encontram o primeiro Pokémon Center e o primeiro mercado. Seu ginásio, nos games, é o 8º, pois quando o personagem principal passa por lá, ele está fechado. O líder deste é Giovanni. Após a derrota e desaparecimento de seu líder, o ginásio passa para a liderança de Gary nas continuações do jogo - Pokémon Gold, Silver e Crystal.[6]

No anime, Viridian City é a sede da Equipe Rocket. Quando Ash passa por lá pela primeira vez, ele ainda não sabia sobre a Liga Pokemon, por isso não vai até o ginásio disputar a insígnea.

Pewter City[editar | editar código-fonte]

Pewter City (ニビシティ, Nibi Shiti?, Nibi City no original em Língua japonesa) é localizado, nos games a noroeste de Kanto, entre Viridian Forest e o Mt. Moon.[2] O líder de seu ginásio Brock, especialista em Pokémons do tipo rocha.[2][7]

Ainda nos games, há um museu, uma das atrações da cidade, onde podem ser observado um ônibus espacial, meteoritos - a Pedra da Lua - bem como fósseis de pokemons.[2] Em Battle Frontier, a Pirâmide de Batalha se localiza próxima a Pewter.

Cerulean City[editar | editar código-fonte]

Cerulean City (ハナダシティ, Hanada Shiti?, Hanada City no original em Língua japonesa) é a terceira cidade visitada pelo protagonista dos jogos, e onde se localiza a segunda líder de ginásio, Misty, a treinadora de pokemons do tipo água.[8] A cidade também possui uma loja de bicicletas,[9] no entanto, em Pokémon Gold, Silver e Crystal, a loja de bicicletas de Cerulean City foi fechada e outra foi aberta em Goldenrod City, em Johto. Ainda nos jogos, a caverna onde se localiza Mewtwo fica em Cerulean.

No anime, Cerulean City é uma cidade de tamanho médio. Ela apareceu em vários episódios, já que o ginásio é administrado pelas irmãs de Misty; esta, por sua vez, se torna o Líder do ginásio no final da aventura Johto.

Vermilion City[editar | editar código-fonte]

Mapa de Kanto no Anime Pokemon.

Vermilion City (クチバシティ, Kuchiba Shiti?, Kuchiba City no original em Língua japonesa) é grande cidade cujo líder do ginásio, Lt. Surge, é especialista em pokemons do tipo elétrico.[10] Vermilion City é a única cidade de Kanto a ter um porto marítimo internacional, que abriga anualmente um navio de luxo conhecido como S. S. Anne. Contido dentro do porto é um cais de carregamento vasto que prende um caminhão da picareta.[11][12] Em FireRed e LeafGreen, Depois que o jogador ganha o sétimo crachá de ginásio, o porto será reaberto novamente; É usado para conectar a região de Kanto com as Ilhas Sevii.[13] Em Pokémon Gold, Silver e Crystal, o porto conecta a região de Kanto ea cidade de Vermilion ao porto da cidade de Olivine na região de Johto. O S.S. Aqua é o ferry entre as duas regiões.

Lavender Town[editar | editar código-fonte]

Lavender Town (シオンタウン, Shion Taun?, Shion Town no original em Língua japonesa) é uma pequena cidade que se acredita ser assombrada por pokemons fantasmas. Nos jogos, o "trocador de nomes" está localizado nela, e permite que o jogador altere os apelidos de Pokémon.[14] Ainda nos games, a principal atração da cidade é a Pokémon Tower, construída como um cemitério de Pokémons.[2] Se o jogador não tiver o Silph Scope, um dispositivo para identificar fantasmas, o fantasma Pokémon encontrado lá aparecerá como sombras estranhas com os olhos, e o jogador não poderá batalhar contra eles. Todos os moradores falam de um fantasma que assombra a torre. Depois de derrotá-lo e chegar ao andar de cima, o jogador vai encontrar o Sr. Fuji, um homem velho que se preocupa com Pokémon e é popular em Lavender Town. Em Pokémon Gold, Silver, e Crystal, a torre é substituída por uma torre de rádio, e os túmulos Pokémon foram transferidos para uma casa na cidade.[15]

No anime, localiza-se próxima a Saffron. Ash vai até lá para tentar capturar um pokemon do tipo fantasma, e assim poder enfrentar a treinadora Sabrina, da cidade de Saffron, que usa pokemons psíquicos.[2]

Celadon City[editar | editar código-fonte]

Celadon City (タマムシシティ, Tamamushi Shiti?, Tamamushi City no original em Língua japonesa) é a segunda maior cidade de Kanto nos games. Nestes, ela possui uma loja de departamento (o maior Pokémart em Kanto), um hotel, um Game Corner e uma mansão.[16] O quarto ginásio também é encontrado lá, e abriga Erika, que usa principalmente Pokémon do tipo Grama.[17]

Os membros da equipe de desenvolvimento Game Freak estão representados na mansão Celadon. Após o jogador ter completado o Pokédex (na verdade depois de obter qualquer 150 dos 151 Pokémon), o designer Game Freak dará ao jogador um diploma como uma recompensa por terminar o jogo. Este diploma pode ser impresso no Game Boy Printer.

No Game Corner, "O playground para adultos", os jogadores podem comprar moedas e usá-los para jogar num cassino. As moedas podem ser trocadas em uma loja ao lado de prêmios, como Pokémons raros "TMs". O Game Corner é secretamente administrado pelo sindicato criminoso Team Rocket; Seu porão é um esconderijo da Equipe Rocket, onde o chefe Giovanni está esperando. Depois que ele é derrotado, ele e todos os membros da Equipe Rocket em Celadon City vão embora.[18]

No anime, a Líder do Ginásio, Érika, também é gerente de uma loja de perfumes. Ash se disfarça de garota para poder entrar no Ginásio após ser banido por não gostar de perfumes.

Fuchsia City[editar | editar código-fonte]

Fuchsia City (セキチクシティ, Sekichiku Shiti?, Sekichiku City no original em Língua japonesa) é, nos jogos, a cidade mais ao sul do continente de Kanto. Ela abriga a Safari Zone e um zoológico de Pokémons. Koga, que treina principalmente pokemons venenosos, líder do ginásio da cidade, ginásio este que contém paredes invisíveis que forçam o jogador a manobrar.[19] Em Pokémon Gold, Silver, and Crystal, ele aceitou entrar para a Elite Quatro, e passou a liderança do ginásio para sua filha, Janine.[17]

Safari Zone[editar | editar código-fonte]

A Safari Zone (サファリゾーン, Safari Zōn?) é, nos games, uma área aberta onde várias espécies de Pokémon raros e exclusivos são encontradas. Por uma pequena taxa, os jogadores recebem uma quantidade limitada de Safari Balls (um tipo especial de Poké Ball) e podem tentar capturar Pokémon sem o auxílio de seus próprios Pokémon na Safari Zone até que tenham caminhado um certo Número de etapas. Ela também aparece em FireRed e LeafGreen.[20]

Na primeira geração de jogos (vermelho e azul), a Zona do Safári está localizada na parte norte da Cidade Fuchsia. Ela contém quatro áreas, cada uma contendo diferentes espécies de Pokémon. Em Pokemon Hearth Gold/Soul Silver, após uma reforma a Zona de Safari de Kanto foi renomeada como Parque dos Companheiros (Pal Park), e recebeu vários pokémons das regiões de Johto, Hoenn, Sinnoh e da própria Kanto. A reforma incluiu a adoção de uma pequena área de floresta, de um lago maior, de uma pequena "montanha", de um braço de mar e manteve uma parte da área de savana, habitats diferentes para que pokemons de regiões diferentes não possam ter problemas de adaptação.

Nos animes, a Zona do Safári também fica próxima à cidade Fuchsia, mas devido ao banimento do episódio “A Lenda de Dratini” foi pouco mostrada, exceto pelo episódio “O Filho de Kangaskhan!”.

Saffron City[editar | editar código-fonte]

Saffron City (ヤマブキシティ, Yamabuki Shiti?, Yamabuki City no original em Língua japonesa) é, nos jogos, uma das maiores cidades de Kanto. Neles, existem dois ginásios na cidade: o ginásio oficial da Liga Pokemon, liderado por Sabrina, que treina principalmente Pokémons do tipo psíquico, e ao lado o Dojo de Lutas, um ginásio não-oficial composto de treinadores de pokemons lutadores. Moradores da cidade dizem que o Fighting Dojo foi uma vez o ginásio oficial, mas perdeu o seu estatuto para o ginásio psíquico. Ao derrotar o Mestre do Dojo, o jogador ganha um Pokémon raro à sua escolha.

No centro da cidade, há um edifício alto que abriga o Silph Co., um complexo de escritório utilizado pela Equipe Rocket. Silph Co. é uma empresa dedicada à criação de ferramentas para Pokémons. Os produtos criados pelo Silph Co. incluem o Pokémon Porygon, o Up-Grade (para evoluir Porygon para Porygon2), Master Balls, e TMs e HMs. Para acessar a maior parte da cidade, o jogador deve liberar a sede da Silph Co. do controle da Equipe Rocket. Tem uma planta muito elaborada que utiliza almofadas teleport como uma forma de transporte. No último andar, Giovanni está esperando. Depois que o jogador o derrota, ele desaparece junto com todos os outros membros da Equipe Rocket.[21]

Em Pokémon Gold, Silver, e Crystal, a Silph Co. melhorou sua segurança e o jogador não pode mais ver os andares superiores. Saffron City também mudou no período de três anos desde Red, Blue e Yellow e agora tem uma estação de trem no distrito do norte. O trem do ímã faz funcionamentos regulares entre a cidade e Goldenrod City. Além disso, o jogador não pode mais lutar no Fighting Dojo.[22]

Saffron City também está disponível em Super Smash Bros., contendo a Silph Co. e dois outros edifícios.

No anime é onde ocorre a quarta disputa de insígnea por Ash, onde ele enfrenta a poderosa Sabrina. Mais tarde na Batalha da Fronteira, Ash descobre que a Arena de Batalha é próxima a Saffron, assim como um Concurso Pokémon do qual May participa e é realizado na cidade.

Ilha de Cinnabar[editar | editar código-fonte]

Cinnabar Island (グレンじま or グレンタウン, Guren-jima or Guren Taun?, Guren Island ou Guren Town no original em Língua japonesa), nos jogos, é o local de um laboratório e uma antiga mansão abandonada. Os jogadores podem ir ao laboratório para identificar e reavivar os fósseis obtidos em Pewter City e no Mt. Lua. O Ginásio está inicialmente bloqueado, mas depois de recuperar a chave da Mansão Pokémon, o jogador pode desafiar o Líder do Ginásio, Blaine, um treinador de pokemons do tipo fogo.[23]

A Mansão Pokémon, é uma antiga mansão queimada onde o pesquisador Pokémon Dr. Fuji viveu até que Mewtwo foi criado e destruiu o edifício. Vários diários estão espalhados por todo o edifício contendo informações breves sobre a criação de Mewtwo.[24]

Em Pokémon Gold, Silver, e Crystal, grande parte da ilha de Cinnabar foi destruída por uma erupção vulcânica, e todos os edifícios da ilha, exceto o Centro Pokemon, desapareceram. Blaine mudou seu ginásio para as Ilhas Seafoam. O jogador também pode encontrar o atual Líder do Ginásio da Cidade de Viridian chamado Blue. (rival do jogador de Pokémon Vermelho, azul', e amarelo, é o nome que Gary Carvalho recebe nos jogos).

No anime, a Ilha de Cinnabar foi tomada por turistas, e muitos treinadores não sabem mais que existe um ginásio por lá, o que causa revolta no líder de seu ginásio, Blaine.

Floresta de Viridiana[editar | editar código-fonte]

A Floresta de Viridiana é repleta de pokémons do tipo inseto, apesar de podermos encontrar alguns Pidgeys e Pikachus. No animê, é onde Ash captura o seu primeiro pokémon, Caterpie, e seu segundo, Pidgeotto. Reza a lenda de que o lendário Celebi vive nesta floresta.

Rock Tunnel[editar | editar código-fonte]

Um Túnel Rochoso, é a caverna que liga a rota 9 à Cidade de Lavender. Nos jogos podemos encontrar Onix, Geodudes e Mankeys.

Caverna dos Digletts[editar | editar código-fonte]

A Caverna dos Digletts é um covil formado pelo "trabalho" dos Digletts, e, portanto, repleto deles (e de Dugtrios). É pequena comparada com outras cavernas do jogo.

Monte Lua[editar | editar código-fonte]

Nos jogos.

Nos jogos o Monte Lua é onde se localiza Zubat, Geodude e Paras, e também apresenta o pokémon Clefairy, que até pouco tempo se acreditava viver apenas no Monte Lua, mas foram descobertos colonias que habitam o Monte Coronet, em Sinnoh, e o Grande Abismo, em Unova, dois locais muito distantes do Monte Lua, sendo o primeiro associado as lendas dos pokémons lendários Palkia, Giratina e Arceus e o segundo a queda de um meteoro que acredita-se ser o pokémon lendário Kyurem, acredita-se que Clefairy possa ter origem alienígena.

O Monte Lua é uma montanha com inúmeras cavernas, realmente um labirinto perigoso, mas em uma caverno iluminada pelo luar está a pedra da Lua, onde se pode evoluir Skittys, Clefairys, Jigglypuffs, etc.

No anime.

O monte Lua teve sua primeira aparição no episódio 6, Clefaire e a Pedra da Lua, neste episódio Brock captura um Zubat e Misty mostra seu Staryu.

Power Plant[editar | editar código-fonte]

É uma Usina Elétrica que foi dominada pelos Pokémons elétricos, pois lá se encontram Electabuzz, Magnemite, Magneton, Pikachu, Voltorb, Electrode e o lendário Zapdos.

Torre Pokémon[editar | editar código-fonte]

A Torre Pokémon, localizada na Cidade de Lavander abriga os pokémon do tipo fantasma, conhecidos como Gastly e Haunter. Existem algumas treinadoras que estão possuídas pelo ataque dos mesmos. Nesse lugar você ajuda o Sr. Fuji a fugir e também encontra um Cubone que morreu e acabou evoluindo em um Marowak ali. No meio de um dos andares, existe uma área de cura para o jogador e seus pokémons.

Seafoam Islands[editar | editar código-fonte]

As Ilhas Espuma do Mar (versão brasileira) são compostas por uma série de grandes cavernas localizadas a Leste da Ilha Cinnabar e a oeste da Cidade de Fuchsia, em Kanto.

Essas cavernas são labirintos em que o jogador precisa atravesar para poder continuar sua jornada, embora seja possível evitar essa área indo por Pallet.

  • Pokémon encontrados: Na Primeira e Terceira Geração, é possível encontrar muitos Pokémon de Água e Gelo, além do lendário pássaro Articuno, que congelou o interior das cavernas das ilhas.
Seafoam Islands em Gold/Silver/Crystal

Em Pokémon Gold, Silver & Crystal, as Ilhas Espuma do Mar estão presentes, mas é só uma pequena caverna. Já que a Ilha Cinnabar foi quase que totalmente destruída por um vulcão, Blaine, o líder de ginásio da quase extinta ilha, estabeleceu seu ginásio ali aqui também fica o laborátorio do professor Westwood. Nos remakes Hearth Gold/Soul Silver, as ilhas mantem seu tamanho original mas uma das ilhas é o ginásio de Blaine e a outra é o lar de Articuno.

Victory Road[editar | editar código-fonte]

O Caminho da Vitória é a última caverna antes da Liga Pokémon, portanto, a mais perigosa. Muitos treinadores experientes e veteranos vem treinar nessa caverna.

Caverna de Cerulean[editar | editar código-fonte]

A Caverna de Cerulean é muito misteriosa e é exclusiva dos jogos, onde localizam-se os pokémons mais fortes e o lendário Mewtwo. Dizem que nem mesmo os membros da Elite dos Quatro tem autorização de entrar nesta caverna e poucos treinadores que pensaram em explorar a região mais profunda da caverna retornaram.

Planalto Índigo[editar | editar código-fonte]

Planalto Índigo ou Indigo Plateau, em inglês, é um lugar fictício da série Pokémon. Está localizada a Noroeste de Kanto e é a sede da Liga Regional Pokémon de Kanto e da Liga Regional Pokémon de Johto.

Locais presentes apenas no anime[editar | editar código-fonte]

Ilha Crisântemo[editar | editar código-fonte]

Local famoso como destino turístico.[2]

Cidade Cremine[editar | editar código-fonte]

Uma cidade próxima às Cataratas Tohjo.[2]

Cidade Escura[editar | editar código-fonte]

Também chamada cidade Sombria, é uma cidade pequena, com muitas casas de madeira, situada entre a Zona Safari e Ilha Cinnabar.[2] Na primeira temporada do anime, era disputada entre os ginásios Kaz e Yaz, que queriam tornar-se, ambos, o ginásio oficial da cidade, promovendo uma guerra urbana.

Cidade Gringey[editar | editar código-fonte]

Outrora próspera, com o passar do tempo, tornou-se poluída e praticamente abandonada.[2]

Vila Oculta[editar | editar código-fonte]

Comandada por Melanie, é um lugar habitado por Pokémons que foram abandonadas por seus treinadores, até que estejam prontos para voltarem à natureza.[2]

Hollywood[editar | editar código-fonte]

É baseada na Hollywood da vida real, e fica no Oeste de Kanto, já tendo sido um importante pólo cinematográfico. Existe apenas no anime.[2]

HopHop[editar | editar código-fonte]

Uma grande cidade situada na periferia de Celadon.[2]

Pico da Donzela[editar | editar código-fonte]

Uma pequena cidade relativamente próxima a Saffron, é conhecida por um festival que se realiza no final de cada verão, onde um suposto fantasma de uma donzela retorna.[2]

Cidade Matcha[editar | editar código-fonte]

Local do laboratório do Dr. Akihabara.[2]

Monte Refugio[editar | editar código-fonte]

É uma grande montanha perto de cidade de Pallet.[2]

Cidade Neon[editar | editar código-fonte]

Uma cidade que possui cassinos, e foi inspirada em Las Vegas.[25]

New Island[editar | editar código-fonte]

Local onde havia o Laboratório Secreto da Equipe Rocket, e onde, mais tarde, Mewtwo cria uma fortaleza.[2]

Pokélantis[editar | editar código-fonte]

Assim como Pokemópolis, outra civilização perdida.[2]

Pokemópolis[editar | editar código-fonte]

Foi uma cidade antiga, em ruínas, lar de uma civilização desaparecida, que adorava os pokemons. Aparece no episódio O Antigo Quebra-Cabeça de Pokemópolis, onde é citado por Ash que Pallet Town é a sua cidade mais próxima.[26][27] Existe apenas no anime.[2]

Porta Vista[editar | editar código-fonte]

Uma ilha que também é um popular destino turístico, situada próxima ao Pico da Donzela.[2]

Sable City[editar | editar código-fonte]

Cidade ocalizada perto de Pewter City.[2]

Cidade Ensolarado[editar | editar código-fonte]

Fica em uma das extremidades da Estrada de Ciclismo.[2]

Cidade Terracota[editar | editar código-fonte]

Criada sob penhascos íngremes, é famosa por seus Concursos Pokémons.[2]

Referências

  1. thelonelyprotester (07/03/2014). «The reunification of Kanto Johto an explanation to why kanto and johto share a pokemon league». Consultado em 01/12/2016. 
  2. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x poke-blast-news.net (08/02/2013). «Turismo com Pii - conheça a região de Kanto». Consultado em 01/12/2016. 
  3. smashbros.com. «Smash Bros. DOJO!!». Arquivado desde o original em 11/01/2013. Consultado em 03/12/2016. 
  4. Episódio 075 - Um Osso Duro de Roer, 19'13
  5. «Gary Carvalho conseguiu 10 insignias em Kanto.». 12 de dezembro de 2014. Consultado em 02/12/2016. 
  6. Prima Official Game Guide Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 10-11
  7. Prima Official Game Guide Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 12-14
  8. Prima Official Game Guide Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 18
  9. Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 19
  10. Official Pokémon Gold and Silver Official Strategy Guide, Phillip Marcus p. 156
  11. cheatmonkey (2005-02-03). «Cheats: Pokemon FireRed - Pick Up Truck». GamePro. Consultado em 2008-08-02. 
  12. «Cheat codes for Pokemon FireRed Walkthrough». Xtreme Cheats. Consultado em 2008-08-02. 
  13. Prima Official Game Guide Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 24-27
  14. Prima Official Game Guide Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 37-38
  15. Official Pokémon Gold and Silver Official Strategy Guide, Phillip Marcus p. 160
  16. Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 32
  17. a b Official Pokémon Gold and Silver Official Strategy Guide, Phillip Marcus p. 159
  18. Prima Official Game Guide Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 33
  19. Prima Official Game Guide Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 45
  20. Prima Official Game Guide Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 46-47
  21. Prima Official Game Guide Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 48-54
  22. Official Pokémon Gold and Silver Official Strategy Guide, Phillip Marcus p. 157
  23. Prima Official Game Guide Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 59
  24. Prima Official Game Guide Pokemon FireRed and LeafGreen Version p. 56-57
  25. poke-blast-news.net. «Grandes Metrópoles». 
  26. Episódio 074 - O Antigo Quebra-Cabeça de Pokemópolis, 9'49
  27. Pokeblast (17/02/2013). «Cidade Perdida de Pokemópolis». Consultado em 02/12/2016. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Paul J. Shinoda (1998). Pokémon Official Nintendo Player's Guide (em inglês) Nintendo Power [S.l.] ISBN 978-4549669140. 
  • Nintendo Power (1999). Pokémon Special Edition for Yellow, Red and Blue (em inglês) Nintendo Power [S.l.] ASIN B000GLCWWW. 
  • Scott Pellard (2001). Pokémon Crystal Version (em inglês) Nintendo Power [S.l.] p. 63-80. ISBN 978-1930206120. 
  • Eric Mylonas (2004). Pokémon Fire Red & Leaf Green: Prima's Official Game Guide (em inglês) Prima Games [S.l.] ISBN 978-0761547082. 
  • Pokémon USA (2010). Pokémon HeartGold & SoulSilver: The Official Pokémon Kanto Guide & National Pokédex: Official Strategy Guide (em inglês) Prima Games [S.l.] ISBN 978-0307468055.