Pokémon FireRed e LeafGreen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Pokémon FireRed
Pokémon LeafGreen
Capas das versões americanas de Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen
Desenvolvedora(s) Game Freak[1]
Distribuidora(s) Nintendo[1]
Plataforma(s) Game Boy Advance[1]
Série Pokémon
Lançamento
Gênero(s) RPG[2]
Modos de jogo Single player, multiplayer
Pokémon HeartGold e SoulSilver

Pokémon FireRed Version e Pokémon LeafGreen Version (ポケットモンスター ファイアレッド・リーフグリーン Poketto Monsutā Faiareddo,Rīfugurīn?) são dois jogos eletrônicos da série Pokémon para o Game Boy Advance. São remakes das primeiras versões da série de Pokémon Red e Green. Os dois jogos contêm os 151 primeiros Pokémon dos jogos originais de Game Boy, assim como muitos de segunda geração. O jogo traz a velha região Kanto e apresenta as novas Sevii Islands. As duas versões são consideradas jogos de terceira geração. Com as duas versões juntamente com Pokémon Ruby e Sapphire e Pokémon Colosseum, seria possível obter 385 pokémon, faltando apenas Mew para completar os 386 existentes até a época. Esse último Pokémon veio com Pokémon Emerald em 2005.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Há diferenças entre FireRed e LeafGreen e Ruby e Sapphire. A primeira delas é que os gráficos das duas versões são melhorados em relação a Ruby e Sapphire. Uma novidade foi o sistema "Help", que faz um flashback das últimas ações do jogador em sua jornada ao iniciar o jogo e um Key Item chamado Teachy TV, que ensinava como lutar, capturar Pokémon e outras coisas.

Outra mudança é a possibilidade de tirar itens dos Pokémon direto do computador para sua mochila ou para outros Pokémon. Um novo item chamado VS Seeker possibilitava o jogador rebatalhar com treinadores na hora.

Foi introduzido, junto com FireRed e LeafGreen, um novo acessório de comunicação entre GBAs: o Wireless Adapter, que possibilitava batalhar e trocar Pokémon a até três metros de distância sem fios. Com isso, nos Centros Pokémon, foi introduzida a Union Room, onde até 40 jogadores podiam se comunicar.

Em 2005 esse mesmo sistema foi adotado por Pokémon Emerald.

Ainda, o jogador podia escolher o sexo do treinador, algo não possível em Red, Blue e Yellow. O design da protagonista feminina é baseado em Blue, uma das personagens da série de mangá Pokémon Adventures no Japão.

Com a opção Mistery Gift, o Wireless Adapter e uma máquina especial da Nintendo, era possível conseguir um Mystic Ticket, que possibilitava ir a Navel Rock e batalhar contra Ho-oh e Lugia, ou um Aurora Ticket, que possibilitava ir à Birth Island e batalhar contra Deoxys.

História[editar | editar código-fonte]

O jogo se inicia em Pallet Town, onde o personagem sai para pegar seu primeiro Pokémon com o professor Carvalho. Ao mesmo tempo, seu rival de infância também pega um. Assim inicia-se sua jornada para capturar todos os Pokémon e se tornar um campeão. No meio do caminho, o jogador tem de vencer oito líderes de ginásio para poder entrar e desafiar a Elite dos 4. Também durante sua jornada, encontra e enfrenta a Equipe Rocket, que quer pegar e modificar geneticamente os Pokémon, e seu líder Giovanni. A medida que vai capturando, treinando seus Pokémon e enfrentando Líderes de Ginásio, o protagonista descobre o plano da Equipe Rocket. Ao derrotar Giovanni na Silph Co. em Saffron City e em seu ginásio em Viridian City, ele desaparece. Logo vem o desafio da Elite dos 4. O jogador descobre que seu rival se torna o campeão e você deve derrotá-lo.

Após vencer a liga e obter pelo menos 60 Pokémon na Pokédex, é hora de explorar as Sevii Islands, uma nova região longe de Kanto. Lá, é possível encontrar Pokémon selvagens de Johto e ainda há uma nova jornada: recuperar o Ruby Plate e o Sapphire Plate para entregar para Celio, o supervisor do Pokémon Network Center na One Island, e poder conectar Pokémon FireRed e LeafGreen com Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, Pokémon Colosseum e Pokémon XD.

Legado[editar | editar código-fonte]

Pokémon FireRed e LeafGreen foram lançados no Japão junto com Pokémon Colosseum e na primeira semana venderam mais de meio milhão de cópias. Segundo o site IGN,[3] FireRed e LeafGreen têm nota 9 de 10.

Os dois jogos formam junto com Ruby, Sapphire e Emerald os RPGs originais de terceira geração.

Referências

  1. a b c d orion games. «Pokémon FireRed and LeafGreen». Consultado em 3 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 26 de março de 2010 
  2. gamelib. «Pokémon LeafGreen». Consultado em 3 de janeiro de 2010. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2010 
  3. «Pokémon FireRed no portal da IGN»