Portamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Portamento (plural: portamenti, literalmente "carregou") é uma expressão musical originada principalmente do italiano que denota um deslize vocal entre os dois arremessos e sua emulação de instrumentos como o violino, e é por vezes utilizado alternadamente com antecipação. Também é aplicado a um tipo de glissando, bem como para as funções de sintetizadores "slide" ou "bend". (ver Glissando artigo principal). No caso do violino, tem a ver com a eficácia da empunhadura do instrumento, que leva de uma nota inicial a uma final, sem uma definição maior do que acontece intermediariamente.

Veja também[editar | editar código-fonte]

  • Glissando, um efeito semelhante ao portamento que se move em passos discretos, por exemplo, arrastando o dedo sobre as teclas do piano.
  • Vibrato, uma oscilação repetitiva sobre um único arremesso que ocorre em ciclos rápidos.
  • Vibrato Chorus, uma forma de oscilação repetitiva que inclui não apenas variações de amplitude, mas discretas variações de frequência. É o que ocorre no som de algumas caixas acústicas, que têm alto falantes ou elementos acústicos que sejam giratórios. O efeito é particularmente interessante em órgãos eletrônicos. Um efeito parecido acontece quando se comanda por pedal os motores elétricos do instrumento musical Vibrafone.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.