Jogabilidade de Pokémon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pokéwalker, um pedômetro que vem junto com os jogos HGSS.

Pokémons são os "monstros de bolso" (que seria a tradução para Poketo Monsutã,que vem do japonês e Pocket Monsters,que vem do inglês que aparecem na série Pokémon.

Na série Pokémon, criada por Satoshi Tajiri em 1996, existem 721 espécies fictícias diferentes de pokémon. Dentre estas espécies, encontram-se espécies com evoluções, espécies lendárias, únicas e/ou sozinhas. Essas espécies apareceram em Video games, anime, mangás e jogos de cartas. Uma espécie é totalmente diferente da outra em seu físico e emocional, assim como existem diferenças entre costumes e hábitos de cada uma delas. As espécies têm diferentes propósitos: algumas são usadas para batalhas pelos treinadores, outras vivem livres e protegem o mundo com seus poderes, como as espécies lendárias, e outras são usadas para fazer companhia às pessoas.

Cada uma das espécies tem poderes especiais que variam, de acordo com os 17 tipos básicos diferentes de cada uma. Certas espécies possuem dois tipos, que aumentam sua resistência a ataques de um outro tipo e/ou aumentam fraqueza quanto a outros.

Certas espécies podem tornar-se mais poderosas, e avançarem um estágio em sua forma física, psicológica, racional e ganharem poderes mais avançados, processo chamado de Evolução Pokémon. Outras espécies podem ser cruzadas e gerar um estágio anterior a ela, que são os Pokémon bebê.

Tipo[editar | editar código-fonte]

Cada espécie Pokémon apresenta um ou dois tipos. Esses tipos têm vantagens sobre uns e desvantagens sobre outros. Um segundo tipo pode balancear uma desvantagem de outro. Existem ao todo 18 tipos diferentes. Os ataques de uma espécie também são classificados em tipos (que podem até diferir do tipo do Pokémon) e em categorias (ataque físico de dano direto, ataque especial de dano direto, modificador de condição e suporte). De acordo com o tipo do Pokémon adversário, o tipo desse ataque pode causar mais ou menos dano ao oponente. Existem quatro níveis de efetividade de um ataque: Super Effective (Super Efetivo), onde o Pokémon defensor leva o dobro do dano normal do ataque; o dano normal; Not Very Effective, onde o Pokémon defensor leva a metade do dano normal do ataque, e Not Effective/Doesn't affect (Sem efeito), onde o Pokémon defensor não sofre nenhum dano do ataque. Há, ainda, um quinto nível de efetividade, onde os dois tipos do Pokémon defensor sofrem o dano Super Effective resultando no quádruplo do dano que seria causado normalmente. Pokémon ainda podem causar um dano de 50% mais, é o chamado Same-type attack bonus (Ou STAB), que causa esse bônus de ataque caso ele seja do mesmo tipo do do usuário. Prever o cálculo correto desses níveis de dano é importante em uma batalha e podem levar o(a) treinador(a) à vitória.

Habilidade[editar | editar código-fonte]

Na Terceira Geração da série Pokémon, ou seja, a partir dos jogos Pokémon Ruby & Sapphire, todos os Pokémon passaram a ter uma Habilidade (em inglês, Ability), também conhecida como peculiaridade (em inglês, trait). Abaixo, um pouco mais sobre as características dos Pokémon.

Podem haver dois ou três tipos de Habilidade num Pokémon: alguns podem ter somente uma Habilidade, enquanto outros têm o que chamamos de Habilidade Dupla ou Tripla, ou seja, este Pokémon pode ter tanto uma Habilidade quanto outra, mas nunca terá as duas ao mesmo tempo.

O status de cada pokémon varia pelo sexo, tipo etc.. Os pokémons, cada vez que passam de nível, ganham pontos em seu status (o que os faz ficar melhores para que sejam usados mais eficazmente em batalhas).

Ataques[editar | editar código-fonte]

Cada Pokémon pode aprender diversos ataques, fracos ou fortes, classificados em três categorias, sendo duas delas essencialmente ofensivas. A primeira é para ataques físicos (physical), nos quais seu dano utiliza do ataque (Attack) do usuário e a defesa (Defense) do adversário. O segundo é para movimentos especiais (Special), nos quais seu dano utiliza do ataque especial (Special Attack) do usuário e a defesa especial (Special Defense) do adversário. No geral, os movimentos físicos (Como Punho do Trovão, ou Rasteira) dão dano com contato e movimentos Special não, o que não é verdade necessariamente. Movimentos como Terremoto (Earthquake) são classificados como físicos mas não tem contato com o oponente. O contato é um aspecto importante porque dependendo de habilidades e outras circunstâncias do adversário, o pokémon pode se queimar ou infligir dano a si mesmo com os espinhos alheios (Com as habilidades Flame Body e Iron Barbs, respectivamente).

Existem ainda exceções para os movimentos físicos e especiais, sendo os movimentos Sacred Sword, Psyshock e Psystrike, que dão dano baseado no ataque especial do usuário e defesa do adversário. Ainda existem outros movimentos baseados com o peso, tipo e outros atributos do adversário.

Existe uma terceira classificação para movimentos o Status, que pode aumentar o poder dos Status do adversário (Como Ataque, Velocidade, HP) ou ainda aumentar os status do usuário e diminuir um outro com compensação. Também pode diminuir os status do adversário nos mais diferentes atributos. O usuário ainda pode utilizar os movimentos de Status para botar o adversário para dormir, deixá-lo queimado, envenenado, paralisado, apaixonado, etc. Essas condições citadas anteriormente retiram energia aos poucos, paralisam ou o deixam impossibilitado de atacar, além de certos casos impossibilita-lo de usar o mesmo ataque duas vezes seguidas. Movimentos Status como Taunt impossibilitam que o adversário utilizem movimentos Status também. Certos efeitos dos movimentos Status podem estar presentes nos movimentos físicos ou especiais, ainda adicionando o congelamento como efeito secundário.

Estágio e evolução[editar | editar código-fonte]

Evolução, no universo Pokémon, é o termo usado para quando um pokémon evolui, ou seja, muda de forma, acompanhado de uma melhora em seus atributos. Deve-se frisar que não é uma evolução do ponto de vista biológico, mas sim como uma metamorfose do indivíduo. Evolução em Pokémon pode ocorrer por diversas razões, sendo que a mais comum se dá por acúmulo de experência em batalhas. Existem outros fatores que podem determinar se, quando e em que os diferentes Pokémon irão evoluir. Por exemplo, algumas evoluções somente ocorrem com o uso de itens, em horários específicos, em um gênero em especial, ou por felicidade ou lealdade.

Categoria[editar | editar código-fonte]

Além de serem divididos em tipos, grupos, espécies e cores, os pokémons também são separados em categorias, um conceito que foi incluído na Pokédex dos jogos Pokémon FireRed & LeafGreen.

As categorias dividem os pokémons pelo habitat onde vivem.

Gênero, grupo, cruzamento e ovo[editar | editar código-fonte]

O Cruzamento Pokémon é um assunto misterioso, abordado de forma muito marginal na série de animação (por causa da idade de seu público alvo). Só ocorre nas fases finais da série, quando descobre-se que os Pokémons botam ovos e existem os gêneros macho e fêmea. Embora seja bem aceito que eles de fato se reproduzam (várias vezes aparecem Pokémons filhotes) nada é mencionado sobre o ato sexual propriamente dito.

Um pokémon só pode se reproduzir com outro pokémon do mesmo grupo. Um grupo Pokémon é uma característica exclusiva do universo Pokémon. Esta classificação permite a um pokémon se reproduzir de acordo com o seu grupo. A aparência e o tipo do pokémon é o que define em que grupo ele se encaixa.

Isto também permite que um pokémon cruze com outro pokémon sendo que não precisam ser necessariamente da mesma espécie, sendo somente do mesmo grupo e com sexos opostos. Mas como cada pokémon pode ter até dois grupos, o Pokémon que pertence a um par de grupos poderá cruzar tanto com pokémons de um grupo como de outro. Depois da reprodução um ovo aparece, e o filhote será da mesma espécie da mãe e poderá ter ataques que não teria naturalmente (normalmente vem com alguns ataques do pai e outros pertencentes ao seu nível).

Um filhote de dois Pokémon também terá os seus valores individuais (IV's) baseados nos dos seus pais, sendo que isto pode ser controlado melhor a partir da Geração VI, com o uso de Destiny Knot por parte do pai. Tal como o uso de Everstone por parte de um dos pais, fará com que a nature do filho seja idêntica a do Pokémon que segura tal item. Essa parte é fundamental para a seleção de Pokémon com valores máximos e adequados para uso em campeonatos e no modo competitivo do jogo.

Pokémon lendários[editar | editar código-fonte]

Eles fazem parte das lendas do mundo ou de uma região, onde geralmente não se conhece muito sobre eles ou não há como comprovar sua existência.

Eles têm um poder fora do comum e só existe um exemplar no mundo para cada espécie, apesar de costumarem fazer amizades com treinadores.

Possuem status elevados comparados a Pokémons comuns, por isso são proibidos de participar de torneios de batalhas entre treinadores pokémon.

Pokémon Shiny[editar | editar código-fonte]

Pokémon Shiny são aqueles que têm uma coloração diferente de outros exemplares da mesma espécie. A chance de se encontrar um Pokémon shiny é de 1 em 8192, seja ele selvagem ou não (o pokémon shiny também pode aparecer com outro treinador). Todos os pokémons existentes têm uma forma Shiny, inclusive os Pokémons lendários. Para encontrá-los, precisa ter sorte. Encontra-se um pokémon shiny da mesma forma de um Pokémon normal: andando na grama, nadando ou explorando alguma caverna. Alguns Pokémon não podem ser encontrados em forma shiny sem acesso à hacks, como na Geração V, onde nenhum lendário do jogo é obtível shiny, tal como Pokémon do Dream World.

Pokémon Shiny são obtíveis por evento dentro do jogo, como o Gyados Shiny do Lago da Fúria ou do Gible e Dratiny shinies ganhos após derrotar o neto do ex-campeão Alder na Black Tower/White Threehollow em Black 2/White 2. Tal como em eventos da própria Nintendo, que variam de caso para caso de modo de distribuição.

É possível aumentar as chances de encontrar Pokémon Shiny. Utilizando o Método Masuda, com 2 Pokémon de 2 países diferentes sendo cruzados, diminuindo as chances para 1/1024. O método recebeu o nome em homenagem à Junichi Masuda diretor da Game Freak, que o revelou. Completar a National Pokédex e mostrá-la ao professor da região (a partir da Geração V) resulta em mais chances de encontrar Pokémon Shiny em meio selvagem e por cruza (Apenas na Geração V).

Também é possível derrotando Pokémon consecutivos em batalha com o Poké Radar ou o equivalente para locais com água com a pesca consecutiva, resultando em maiores chances de shiny selvagem.

Nature[editar | editar código-fonte]

Nature, ou temperamento, é uma das condições que um Pokémon nasce. Ela influencia em batalha, aumentando e diminuindo status (em 10%) ou ainda mantendo-os neutros. Eles são fundamentais e decisivos para uma luta, uma vez que dependendo da Nature, IV's e EV's, dois Pokémon de uma mesma espécie poderão ter o conflito decidido dependendo de uma nature desfavorável. Em ambiente competitivo, os Pokémon utilizam de Nature que aumentem o status mais importante e diminuam o de menor importância (Como aumentar Attack e diminuir Special Attack, dependendo do uso do Pokémon). Natures influenciam em contests, já que um Pokémon pode gostar ou não de um determinado sabor, o que influencia numa categoria específica de contest. Abaixo, tabela de Natures e suas influências em status e também em contests.

Nature Status aumentado Status diminuido Sabor favorito Sabor que menos gosta
Hardy Nenhum Nenhum Nenhum Nenhum
Lonely Attack Defense Spicy Sour
Brave Attack Speed Spicy Sweet
Adamant Attack Special Attack Spicy Dry
Naughty Attack Special Defense Spicy Bitter
Bold Defense Attack Sour Spicy
Docile Nenhum Nenhum Nenhum Nenhum
Relaxed Defense Speed Sour Sweet
Impish Defense Special Attack Sour Dry
Lax Defense Special Defense Sour Bitter
Timid Speed Attack Sweet Spicy
Hasty Speed Defense Sweet Sour
Serious Nenhum Nenhum Nenhum Nenhum
Jolly Speed Special Attack Sweet Dry
Naive Speed Special Defense Sweet Bitter
Modest Special Attack Attack Dry Spicy
Mild Special Attack Special Defense Dry Sour
Quiet Special Attack Speed Dry Sweet
Bashful Nenhum Nenhum Nenhum Nenhum
Rash Special Attack Special Defense Dry Bitter
Calm Special Defense Attack Bitter Spicy
Gentle Special Defense Defense Bitter Sour
Sassy Special Defense Speed Bitter Sweet
Careful Special Defense Special Attack Bitter Dry
Quirky Nenhum Nenhum Nenhum Nenhum

Pokérus[editar | editar código-fonte]

Pokérus é um vírus Pokémon que faz com que o pokémon ganhe nas batalhas mais effort points do que normalmente ganharia sem o Pokérus. Se um Pokémon no seu time é infectado, ele pode infectar os outros do seu time também.

O vírus pode sumir num período de tempo de 1 dia a 3, mas quando se põe o Pokémon infectado no Pc(Box), "ele demorará mais para sumir". Vale lembrar que é impossivel impedir que o pokérus desapareça (pode-se retardar seu fim, mas um dia quando tirar o pokémon infectado pelo pokérus e for treiná-lo, o pokérus vai acabar). Por isso, aproveite-o bem, já que quando o pokérus acaba o pokémon recém-infectado fica imune ao pokérus(nunca mais pode pegá-lo novamente).

Na versão Emerald o Pokérus tem duração de 1 dia (fora do box), nas versões Sapphire e Ruby são 3 dias de duração; na Fire Red e Leaf Green não há relógios, por isso o Pokérus nunca some, mas após aproximadamente 1 semana (fora do box) o pokérus perde seu efeito, sendo ele continua presente mas ineficaz (perde sua habilidade de fortificar o pokémon).

Para conseguir um pokémon com Pokérus, o jogador pode ficar várias horas caçando um pokémon selvagem que tenha o Pokérus: este possui praticamente as mesmas chances de achar um pokemon shiny (uma chance em quase nove mil), isso depende muito da sorte. Também há um meio que poucos conhecem: O pokémon Yanma tem 50% de chances de vir com Pokérus (nota: ele é um pokémon de Johto) e nas versões Fire Red e Leaf Green ele está disponível na 6ª ilha de Sevii Island, em Ruin Valley.

Individual Values[editar | editar código-fonte]

Também conhecidos como Valores Individuais, os Individual Values, abreviados como IV's, são valores disponíveis dentro do jogo e que alteram os status do Pokémon de forma permanente. Um Pokémon nasce com determinadas IV's e não pode alterá-las. IV's existem desde os primeiros jogos, determinando sexo, se um Pokémon é ou não Shiny, os cinco status até então (HP, Attack, Defense, Speed, Special) e também as letras dos Unown. Esse sistema pendurou até a terceira geração, onde um novo sistema permitiu uma mudança radical nos valores individuais dos Pokémon.

Foi a partir daí que os IV's variavam entre 0 e 31 no máximo para os seis status: HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed. De maneira competitiva, Pokémon são cruzados de forma a influencias os IV's do filho, para que eles atinjam o potencial máximo de 31 em todos os status necessários (Um Pokémon que só utiliza Special Attack não precisa de IV's perfeitas em Attack, mas um de ataque híbrido precisa ter tudo perfeito, tal como Pokémons que precisam de velocidade extremamente baixa precisam de IV 0 em speed)

A mudança no sistema de IV's na terceira geração tal como a criação de dois novos Status (Special Attack e Special Defense) e a exclusão do Status Special (Que servia tanto para ataque especial quanto para defesa especial) impossibilitou com que Pokémon do jogo da segunda geração migrassem para os jogos da terceira, já que os valores individuais e status seriam completamente diferentes. Um Pokémon infectado com Pokérus após ser curado continua ganhando o dobro de EV's, apenas não poderá mais passar essa doença benigna para frente.

A partir da Geração V, após entrar para o hall da fama, um NPC ficará na Gear Station para falar sobre as IV's do Pokémon. Na Geração V esse NPC residirá no Centro Pokémon de Kiloude City.

Os IV's influenciam também no tipo de Hidden Power de cada um, que podem cobrir as fraquezas de um determinado Pokémon.

Effort Values[editar | editar código-fonte]

Também conhecidos como Valores de Esforço, os Effort Values, abreviados como EV's, são valores disponíveis dentro do jogo que alteram os status do Pokémon de forma mutável. Um pokémon nasce com todos os EV's em 0, podendo alcançar um máximo de 252 (255 anterior à geração cinco) em um status. O máximo de EV's em somatória é de 510. O usuário continua recebendo progressivamente conforme evoluiu mais valores de esforço. Para cada 4 EV's em um status de attack, por exmeplo, há equivalência a um total de um ponto no mesmo status. EV's são ganhas ao derrotar Pokémon basicamente. Foram introduzidas na terceira geração para trazer uma nova mecânica ao jogo.

Geralmente se dá a preferência em maximizar os status mais importantes para o Pokémon. Um Gyarados focado em ataque, deve dar preferência à maximizar os EV's em Attack (252), assim como aproveitar seu potencial em velocidade ao máximo (252), podendo utilizar o resto em algum dos status de defesa ou o próprio HP.

Os EV's podem ser treinados com maior velocidade caso o Pokémon esteja infectado (Ou já foi curado) com vírus Pokérus, ele ganhará o dobro de EV's ao batalhar. É possível utilizar vitaminas para aumentar até 100 os status, sendo que as mesmas aumentam de 10 em 10. Após isso poderá utilizar outro método, como Asas (Itens introduzidos na Geração V e que aumentam de um em um) ou completar o resto batalhando.

A partir da geração seis, o sistema foi facilitado com a introdução do Super Training, que possibilitou treinar esses valores com minijogos e uso de sacos de batalha, e pela primeira vez, possibilitando que os status fossem mostrados com maior facilidade, além de dar a chance de resetá-los rapidamente. Anterior a isso, o usuário teria que dar berries ao Pokémon que abaixavam as EV's de dez em dez e baixavam a felicidade do Pokémon.

Dependendo do jogo, o usuário pode conferir se os status estiverem completos, caso esteja completa, o Pokémon receberá uma Effort Ribbon. A localização do NPC em R/S/E/OR/AS ele estará em Slateport Market, em D/P/P ele estará em Sunyshore Market, em HG/SS em Blackthorne City e em X/Y no fã clube Pokémon de Laverre City. Em B/W ele estará em Opelucid City mas não dará fita, tal como em B2/W2 que Bianca lhe contará se um certo Pokémon da equipe está com todas as EV's, após completar a liga e ligar para ela via Xtranscever.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]