Universo de Pokémon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Universo de Pokémon
Informações
Primeira aparição Pokémon Red e Green
Publicado por Pocket Monsters
Tipo Universo fictício
Universo Pokémon
Informações dentro do universo
Fundador Arceus (criador)
Senhor Arceus, Dialga e Palkia
Principais representantes Red e Blue, Professor Carvalho, Equipe Rocket
Raça(s) Pokémons, humanos e plantas
Locais notáveis Kanto, Johto, Alola, Galar e entre outros

O Universo de Pokémon é um universo fictício em que existe dentro dos jogos eletrônicos, anime e mangá da franquia Pokémon, publicado pela The Pokémon Company, Nintendo, Game Freak e Creatures, Inc..[1] Na maioria dos jogos e mangás, assim como nos animes, o universo de Pokémon é ambientado no entorno da realidade virtual, uma alternativa à modernidade, mas ao contrário do mundo real, vivem lá os Pokémon–criaturas que as pessoas que se autodenominam treinadores Pokémon treinam para lutar contra os Pokémon de outros treinadores. As lutas acontecem até que um dos Pokémon fique inconsciente ou seu treinador se renda–até a morte. Como regra, treinadores fortes e experientes são respeitados. Em alguns jogos, o mundo do jogo é significativamente diferente: por exemplo, no mundo do jogo Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team e Red Rescue Team, apenas Pokémon vivos que criaram sua própria civilização, e no Pokémon Trading Card Game, eles são substituídos por cartas usado no jogo de cartas colecionáveis.

Concepção[editar | editar código-fonte]

Uma história animada de como Satoshi Tajiri chegou a conceber "Pokémon".

Tajiri teve a ideia de Pokémon por volta de 1989 ou 1990, quando o Game Boy foi lançado. O conceito do universo de Pokémon foi inspirado no passatempo do diretor executivo Satoshi Tajiri de colecionar insetos quando era criança.[2] Os jogadores dos jogos são chamados de Treinadores Pokémon e dois dos principais objetivos (na maioria dos jogos Pokémon) para os Treinadores são: completar a Pokédex, capturando todas as espécies Pokémon disponíveis; e treinar seu time de Pokémon para competir contra o time de outros Treinadores e, eventualmente, se tornar o mais forte Treinador: um Mestre Pokémon. O conceito de capturar, treinar e batalhar estão presentes em quase todas as versões da franquia Pokémon, incluindo nos jogos, no anime e na série de mangá, e no jogo de cartas.

Na maioria dos jogos de Pokémon, um Treinador que encontra um Pokémon selvagem é capaz de capturá-lo através de um objeto esférico chamado Pokébola. Se o Pokémon não escapar da Pokébola, ele é considerado oficialmente do Treinador. Em seguida, o Pokémon irá obedecer todos os comandos do seu mestre, a menos que o Treinador não tenha muita experiência, a ponto dele preferir agir por conta própria. Os Treinadores podem mandar seus Pokémon para batalhas contra outros Pokémon; se o Pokémon adversário é selvagem, é possível capturá-lo com uma Pokébola, aumentando o seu time de Pokémon. No entanto, os Pokémon já pertencentes a outros Treinadores não podem ser capturados, exceto sob circunstâncias especiais em certos jogos. Se um Pokémon derrota o adversário durante uma batalha, então o oponente é nocauteado (ou seja, "desmaia"). O Pokémon vencedor ganha pontos de experiência e, às vezes, pode subir de nível. Quando um Pokémon sobe de nível, as suas estatísticas de batalha são aumentadas. Os Pokémon também podem aprender novos ataques, que são técnicas usadas nas batalhas. Além disso, muitas espécies de Pokémon possuem a capacidade de evoluir e se transformar em uma espécie mais forte.

Nas séries principais, o modo single-player de cada jogo requer que o Treinador tenha um time Pokémon para derrotar muitos Treinadores não jogáveis (NPC) e seus Pokémon. Cada jogo apresenta um caminho linear através de uma região específica do mundo Pokémon para o Treinador viajar, competindo em eventos e batalhando contra oponentes ao longo do caminho. Cada jogo possui oito Treinadores especialmente fortes, referidos como Líderes de Ginásio, que o Treinador deve derrotar a fim de progredir. Como recompensa, o Treinador recebe uma Insígnia de Ginásio e, conseguido todas as oito insignias, aquele Treinador pode batalhar na Liga Pokémon da região. Na Liga Pokémon se encontram quatro Treinadores imensamente talentosos (referidos coletivamente como "Elite Four"), que desafiam o Treinador para quatro batalhas Pokémon sucessivas. Se o Treinador conseguir derrotá-los, ele deve desafiar o Campeão Regional, o Treinador Mestre que, anteriormente, venceu a Elite Four. Qualquer Treinador que vence essa última batalha se torna o novo campeão.

Na sétima geração (Sun & Moon e UltraSun & UltraMoon), os tradicionais líderes de ginásios foram substituídos por Trial Captains (Capitão da Prova) que, com o mesmo intuito dos ginásios, possuem desafios, puzzles e batalhas para que o treinador possa prosseguir em sua jornada. A sétima geração manteve o conceito de Elite Four (Elite dos Quatro) e Champion League (Liga do Campeão).

Conceito[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jogabilidade de Pokémon
Mewtwo, uma criatura modificado pelos humanos, clone evoluído do Mew, considerado mais forte Pokémon até a segunda geração.

Pokémon são uma classe de criaturas inspiradas em animais reais, insetos, objetos, plantas ou criaturas mitológicas. Os jogadores assumem o papel de Treinadores Pokémon e têm três objetivos gerais: completar o Pokédex coletando todas as espécies Pokémon disponíveis encontradas, treinar uma equipe de Pokémon poderosos daqueles que eles capturaram para competir contra outros treinadores. O objetivo final do jogo é vencer a Liga Pokémon e se tornar o campeão regional. O tema de colecionar, treinar e lutar está presente em quase todas as versões da franquia Pokémon, incluindo jogos, séries de anime e mangá e o jogo de cartas colecionáveis ​​Pokémon.

Na saga principal, o jogador empreenderá uma jornada em que deverá percorrer uma região específica do mundo Pokémon. Em certas cidades, há uma série de treinadores poderosos, conhecidos como Líderes de Ginásio, que o treinador deve derrotar para obter as medalhas de ginástica e progredir. Assim que todas as medalhas da região forem coletadas, o treinador pode desafiar a Liga Pokémon da região, onde quatro dos melhores treinadores o aguardam que ele deve enfrentar para obter o título de Campeão.

A saga também tem arcos de enredo secundários: na maioria dos títulos, há uma equipe antagônica, uma gangue cujos planos estão relacionados ao tráfico, exploração ou maus-tratos de Pokémon e que o jogador deve derrotar. Muitos títulos também envolvem o jogador sendo capaz de desvendar mistérios sobre a existência de Pokémon Lendários ou Míticos.

Criaturas e personagens[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de Pokémon

Treinador Pokémon[editar | editar código-fonte]

Os usuários de videogames são chamados de Treinador Pokémon. Seu objetivo é alcançar dois objetivos (na maioria dos jogos de Pokémon): capturar todas as espécies de Pokémon disponíveis na região fictícia onde o jogo está configurado e completar a informação de todos os Pokémon no Pokédex; Por outro lado, eles devem treiná-los e enfrentar outros Pokémon pertencentes a outros treinadores para demonstrar suas habilidades, força, talento e assim se tornar um "Mestre de Pokémon". Para conseguir isso, o treinador pokémon viajam por todas as regiões do mundo dos Pokémon, coletando "insignias de ginásio", que são obtidas após derrotar o respectivo Líderes de Ginásio, em uma batalha na qual ambos treinadores e o líder ginásio enfrentam seus Pokémon para testar suas habilidades especiais em uma batalha Pokémon.

Pokémon inicial[editar | editar código-fonte]

Uma árvore de Natal com vários Pokémon iniciais, incluindo Pikachu, Plusle e Minum.

Um dos aspectos constantes dos videojogos Pokémon desde a sua criação com Pokémon Red e Pokémon Blue (no Ocidente) para o console portátil Game Boy, até a versão mais recente, Pokémon UltaSun e UltraMoon para Nintendo 3DS, é que os jogadores, no início do jogo, recebem seus primeiros Pokémon como um presente do Professor Local (isso depende da região onde o jogo está definido), um personagem especialista em Pokémon.

Os treinadores recebem um Pokémon inicial para começar sua jornada no jogo. A quantidade estabelecida de iniciais Pokémon é três, das quais os treinadores podem escolher apenas um. Eles são sempre do tipo grama, tipo fogo e tipo água, um Pokémon por tipo. Por exemplo, nas versões Pokémon Red e Blue (e seus respectivos remakes, Pokémon FireRed e LeafGreen), o jogador tem a opção de escolha entre Bulbasaur (tipo grama), Charmander (tipo de fogo) e Squirtle (tipo de água).

No entanto, na Pokémon Yellow, o treinador recebe como seu Pokémon inicial, o Pikachu (famoso por ser o mascote da franquia e um pokémon do tipo elétrico). No entanto, após os lançamentos da Pokémon Red e Pokémon Blue, Pikachu pode ser obtido durante sua busca na trajetória do jogo por um único jogador, algo que não foi possível em qualquer outra entrega da franquia, até o lançamento do Pokémon X e Pokémon Y.[3] Outro aspecto constante é que o rival do jogador, um personagem que também se torna um treinador ao mesmo tempo que o jogador, sempre escolherá um Pokémon que tenha uma vantagem sobre a do protagonista. Por exemplo: se o jogador escolher um pokémon tipo grama, o oponente sempre escolherá um pokémon tipo fogo como seu pokémon inicial. Em Pokémon Yellow, o oponente escolhe Eevee, que pode ser evoluído para um Jolteon, Vaporeon, ou Flareon, dependendo do resultado da batalha entre o jogador e o adversário no laboratório pokémon e um outro evento especifico.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Pokédex[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pokédex

O Pokédex no mundo fictício dos Pokémon é um dispositivo eletrônico que intervém nos videogames e nas séries de anime. Nos jogos, sua função é registrar os dados de um Pokémon. No manga e no anime, o Pokédex é uma enciclopédia eletrônica, que fornece ao treinador informações sobre um Pokémon que é desconhecido simplesmente expondo o Pokédex na frente dos pokémon.

Nos jogos de vídeo, um treinador recebe um Pokédex em branco no início de sua jornada. O objetivo é completar a informação de todos os Pokémon disponíveis na região onde você está. O treinador receberá o nome e a imagem do pokémon que foi encontrado. Em Pokémon Red e Blue, o Pokédex registra a informação de cada Pokémon com apenas ver. A informação mais detalhada sobre um Pokémon está disponível depois que o treinador capturou um Pokémon selvagem. Esta informação inclui tipo, altura, peso, técnicas e uma breve descrição dos Pokémon.

As versões atuais do Pokédex contêm todas as informações dos conhecidos Pokémon. Nos jogos de GameCube, Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale of Darkness, o Pokémon Digital Assistant (PDA) é usado, o que é semelhante ao Pokédex.

Atualmente a Pokédex Nacional vai do Pokémon Número #001 Bulbasaur até o #1010 Iron Leaves.

Regiões[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

São várias as regiões que apareceram nas diversas mídias da franquia Pokémon. Cada uma das nove gerações dos lançamentos da série principal se concentra em uma nova região. Além disso, várias regiões foram introduzidas em jogos spin-off e duas no anime Pokémon, embora a maioria delas ainda esteja dentro do mesmo universo fictício. Normalmente, as diferentes regiões não são acessíveis umas às outras por terra (ou de forma alguma em um único jogo). No entanto, Kanto pode ser acessado a partir de Johto e vice-versa via mar nas versões Pokémon Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver.

Cada região consiste em várias cidades e vilas que o jogador deve explorar para superar muitos desafios que o aguardam, como Ginásios, Concursos e equipe de vilões. Em diferentes locais dentro de cada região, o jogador pode encontrar diferentes tipos de Pokémon, além de itens e personagens úteis. Muitas regiões estão em continentes separados, com as regiões introduzidas anteriormente (Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh) baseadas em partes do Japão, com regiões posteriores baseadas em partes dos Estados Unidos (Unova e Alola), França (Kalos), o Reino Unido (Galar) e a Península Ibérica (Paldea).[4][5]

Mundo Pokémon em relação ao mundo real
Região Pokémon Local do mundo real que foi baseado
Kanto Kantō, Japão Japão
Johto Kansai, Japão Japão
Hoenn Kyushu, Japão Japão
Sinnoh/Hisui
  • Zona de Batalha
Hokkaido Hokkaido, Japão Japão
Unova Nova Iorque (estado) Nova Iorque, Estados Unidos Estados Unidos
Kalos França Metropolitana França Metropolitana
Alola Havaí Havaí, Estados Unidos Estados Unidos
Galar Inglaterra Inglaterra e País de Gales País de Gales, Reino Unido Reino Unido
Paldea Espanha Espanha e Portugal Portugal (Península Ibérica)
Kanto[editar | editar código-fonte]

A região de Kanto é o cenário de Pokémon Red, Blue e Yellow e seus remakes, Pokémon FireRed, LeafGreen, Let's Go, Pikachu! e Let's Go, Eevee!. Baseado e nomeado após a região de Kantō no Japão, este cenário iniciou o precedente de basear a geografia e a cultura da região do jogo em um cenário do mundo real. Esta região também é visitada em Pokémon Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver.

Ilhas Sevii[editar | editar código-fonte]
Johto[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Pokémon Gold & Silver#Enredo

A região de Johto é o cenário da segunda geração de jogos Pokémon, que inclui Pokémon Gold, Silver, Crystal e seus remakes, Pokémon HeartGold e SoulSilver. Novamente baseado em uma área do Japão, a geografia deste jogo é baseada nas áreas de Kansai, Tokai e Shikoku oriental do país. O cenário do jogo baseia-se na abundância de templos da região de Kansai, no projeto arquitetônico da região de Kansai e em suas paisagens geográficas, como o Monte Fuji e os redemoinhos de Naruto.

Hoenn[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Pokémon Ruby e Sapphire#Cenário

A região de Hoenn é o cenário da terceira geração de jogos Pokémon, que inclui Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, bem como seus remakes Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire. Desta vez baseado na ilha japonesa de Kyushu; o mundo real e a região do jogo compartilham uma abundância de ilhas menores ao redor da ilha principal e um clima subtropical. Como Sinnoh, esta região é conhecida por ter uma grande variedade de ambientes naturais, como florestas tropicais e desertos.

Sinnoh[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Pokémon Diamond e Pearl#Cenário

A região de Sinnoh é o cenário da quarta geração de jogos Pokémon, que engloba o cenário de Pokémon Diamond, Pearl e Platinum, bem como seus remakes Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl e Pokémon Legends: Arceus.[6] Baseia-se na ilha mais ao norte do Japão, Hokkaidō. A região deveria ter um ar "do norte", com algumas rotas totalmente cobertas de neve.

Zona de Batalha[editar | editar código-fonte]

A Zona de Batalha (japonês: バトルゾーン, Battle Zone) é uma sub-região de Sinnoh localizada em uma massa de terra separada a nordeste do continente. Três assentamentos estão localizados na Zona de Batalha: a Fight Area, que contém a entrada para a Battle Tower em Pokémon Diamond e Pearl e a Fronteira da Batalha em Pokémon Platinum; a Área do Resort, onde se encontra o Ribbon Syndicate; e finalmente a Área de Sobrevivência, lar em Platinum para o Campo de Batalha e a casa de um Tutor de Movimento.

Unova[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Pokémon Black e White#Cenário

A região de Unova é o cenário da quinta geração de jogos Pokémon, que engloba o cenário de Pokémon Black e White e suas sequências Pokémon Black 2 e White 2. Pela primeira vez na série principal, a região foi baseada em uma região fora do Japão, com Unova se inspirando na área metropolitana de Nova Iorque.[7]

Kalos[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Pokémon X e Y#Cenário

A região de Kalos é o cenário da sexta geração de jogos Pokémon, onde acontecem os jogos Pokémon X e Y. Esta região é inspirada quase inteiramente na metade norte da França Metropolitana, com marcos como a Torre Eiffel e o Palácio de Versalhes tendo representações aqui, juntamente com um estilo francês de música e moda. De acordo com Junichi Masuda, o nome "Kalos" vem da palavra grega κάλλος, "beleza".[8] A Liga Pokémon Kalos é baseada no Notre-Dame de Paris devido ao seu exterior semelhante a um castelo/catedral.

Alola[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Pokémon Sun e Moon#Cenário

A região de Alola é o cenário da sétima geração de jogos Pokémon, que inclui Pokémon Sun, Moon, Ultra Sun e Ultra Moon. Esta região é baseada no Havaí, marcando a segunda vez que um cenário de jogo Pokémon de entrada principal foi inspirado em um estado dos EUA. O próprio nome é uma brincadeira com aloha, a palavra havaiana para "olá" e "adeus".

Galar[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Pokémon Sword e Shield#Cenário

A região de Galar é o cenário da oitava geração de jogos Pokémon, onde acontecem os jogos Pokémon Sword e Shield. Esta região é inspirada principalmente na Grã-Bretanha (principalmente Inglaterra e partes da Escócia), apresentando marcos inspirados no Big Ben e na Muralha de Adriano. Duas áreas adicionais, The Isle of Armor e The Crown Tundra, são baseadas na Ilha de Man e na Escócia, respectivamente.[9] A região de Galar também foi introduzida em Pokémon Journeys.[10]

Paldea[editar | editar código-fonte]

A região de Paldea é o cenário da nona geração dos jogos Pokémon, que inclui Pokémon Scarlet e Violet.[11] A região parece estar baseada na Península Ibérica, que abrange Espanha e Portugal.[12]

Franquia[editar | editar código-fonte]

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo de anos de lançamento
1996Red & Green
Blue
1997
1998Red & Blue
Yellow
1999Gold & Silver
2000Crystal
2001
2002Ruby & Sapphire
2003
2004FireRed & LeafGreen
Emerald
2005
2006Diamond & Pearl
2007
2008Platinum
2009HeartGold & SoulSilver
2010Black & White
2011
2012Black 2 & White 2
2013X & Y
2014Omega Ruby & Alpha Sapphire
2015
2016Sun & Moon
2017Ultra Sun & Ultra Moon
2018Let's Go, Pikachu! & Let's Go, Eevee!
2019Sword & Shield
2020
2021Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl
2022Legends: Arceus
Scarlet & Violet
Pokémon Red & Blue para o Game Boy (topo) foi refeito para o Game Boy Advance como Pokémon FireRed & LeafGreen (abaixo).
Geração Título Sistema Data de exibição
Geração I
1996–1999
Pocket Monsters: Red e Green Game Boy 27 de fevereiro de 1996JP
Pocket Monsters: Blue 15 de outubro de 1996JP
Pokémon Red e Blue 28 de setembro de 1998AN
23 de outubro de 1998AUS
5 de outubro de 1999EU
Pokémon Yellow 12 de setembro de 1998JP
19 de outubro de 1999AN
3 de setembro de 1999AUS
16 de junho de 2000EU
Geração II
1999–2002
Pokémon Gold e Silver Game Boy Color 21 de novembro de 1999JP
13 de outubro de 2000AUS
14 de outubro de 2000AN
6 de abril de 2001EU
23 de abril de 2002CO
Pokémon Crystal 14 de dezembro de 2000JP
29 de julho de 2001AN
30 de setembro de 2001AUS
2 de novembro de 2001EU
Geração III
2002–2006
Pokémon Ruby e Sapphire Game Boy Advance 21 de novembro de 2002JP
18 de março de 2003AN
3 de abril de 2003AUS
25 de julho de 2003EU
Pokémon FireRed e LeafGreen 29 de janeiro de 2004JP
7 de setembro de 2004AN
23 de setembro de 2004AUS
1 de outubro de 2004EU
Pokémon Emerald 16 de setembro de2004JP
30 de abril de 2005AN
9 de junho de 2005AUS
21 de outubro de 2005EU
Geração IV
2006–2010
Pokémon Diamond e Pearl Nintendo DS 28 de setembro de 2006JP
22 de abril de 2007AN
21 de junho de 2007AUS
27 de julho de 2007EU
14 de fevereiro de 2008CO
Pokémon Platinum 13 de setembro de 2008JP
22 de março de 2009AN
14 de maio de 2009AUS
22 de maio de 2009EU
2 de julho de 2009CO
Pokémon HeartGold e SoulSilver 12 de setembro de 2009JP
4 de fevereiro de 2010CO
14 de março de 2010AN
25 de março de 2010AUS
26 de março de 2010EU
Geração V
2010–2013
Pokémon Black e White 18 de setembro de 2010JP
4 de março de 2011EU
6 de março de 2011AN
10 de março de 2011AUS
21 de abril de 2011CO
Pokémon Black 2 e White 2 23 de junho de 2012JP
7 de outubro de 2012AN
11 de outubro de 2012AUS
12 de outubro de 2012EU
Geração VI
2013–2016
Pokémon X e Y Nintendo 3DS 12 de outubro de 2013WW
Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire 21 de novembro de 2014JP, AN, AUS
28 de novembro de 2014EU
Geração VII
2016–2019
Pokémon Sun e Moon 18 de novembro de 2016JP, AN, AUS
23 de novembro de 2016EU
Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon 17 de novembro de 2017WW
Pokémon: Let's Go, Pikachu! e Let's Go, Eevee! Nintendo Switch 16 de novembro de 2018WW
Geração VIII
2019–presente
Pokémon Sword e Shield 15 de novembro de 2019WW[13][14]
Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl 19 de novembro de 2021WW
Pokémon Legends: Arceus 28 de janeiro de 2022WW
Geração IX
2022–presente
Pokémon Scarlet e Violet 18 de novembro de 2022WW

Anime[editar | editar código-fonte]

Série Geração Temporadas Episódios
O Início/Ouro e Prata
(Original series)
Primeira Liga Índigo 83
Aventuras nas Ilhas Laranja 35
Segunda A Jornada Johto 41
Campeões da Liga Johto 52
Master Quest 65
Rubi e Safira[15]
(Advanced Generation)
Terceira Avançado 40
Desafio Avançado 52
Batalha Avançada 53
Batalha da Fronteira 47
Diamante e Pérola[16]
(Diamond & Pearl)
Quarta Diamante e Pérola 52
Batalha Dimensional 52
Batalhas Galácticas 53
Vencedores da Liga Sinnoh 34
Preto e Branco[17]
(Black & White)
Quinta Preto e Branco 48
Destinos Rivais 49
Aventuras em Unova (e Mais Além) 47
XY[18] Sexta A Série XY 49
Kalos Quest 45
XY & Z 49
Sol e Lua[19]

(Sun and Moon)

Sétima Sol & Lua 43
Ultra Aventuras 49
Ultra Lendas 54
Jornadas

(Journeys)

Oitava Jornadas 126
Total de Episódios 1218

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Pokémon Franchise Approaches 150 Million Games Sold» (em inglês). Nintendo. PR Newswire. 4 de outubro de 2005 
  2. «The Ultimate Game Freak». Time. 22 de novembro de 1999. Consultado em 22 de maio de 2010 
  3. Ign.com. «'Pokémon Yellow Critical Review». Consultado em 30 de outubro de 2017. Arquivado do original em 29 de setembro de 2006 
  4. Carpenter, Nicole (4 de agosto de 2022). «Everything we know about Pokémon Scarlet and Violet's Paldea region». Polygon. Consultado em 18 de agosto de 2022 
  5. Puelo, Anthony (20 de novembro de 2019). «Pokemon: All Regions' Real Life Counterparts and Generation 9 Region Speculation». GameRant. Consultado em 6 de setembro de 2020 
  6. https://www.pokemon.com/us/pokemon-video-games/pokemon-diamond-version-and-pokemon-pearl-version/ The Official Pokémon Website
  7. «Iwata Asks : Pokémon Black and Pokémon White Versions : A Brand New Pokémon World». The Official Nintendo Website. Consultado em 6 de setembro de 2020 
  8. «Pokémon X and Pokémon Y: Honedge Revealed!». YouTube/The Official Pokémon YouTube channel. Consultado em 9 de outubro de 2019 
  9. https://swordshield.pokemon.com/en-us/expansionpass/ The Official Pokémon Website
  10. «Pokémon Journeys will see Ash travel to previous locales, as well as the new Galar region from Pokémon Sword and Pokémon Shield on Nintendo Switch.». Consultado em 13 de outubro de 2020 
  11. «The Paldea region — Pokémon Scarlet and Pokémon Violet Official Website». scarletviolet.pokemon.com (em inglês). Consultado em 4 de agosto de 2022 
  12. «Say ¡hola! to Pokémon Scarlet & Violet's Paldea region - Pocket Tactics» 
  13. Farokhmanesh, Megan (29 de maio de 2018). «Another Pokémon game is still coming in 2019». The Verge. Consultado em 30 de maio de 2018. Cópia arquivada em 30 de maio de 2018 
  14. DeFreitas, Casey (29 de maio de 2018). «Core Pokemon RPG Coming to Nintendo Switch 2019». IGN. Consultado em 30 de maio de 2018. Cópia arquivada em 30 de maio de 2018 
  15. «Pokemon Advance (TV)». Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  16. «Pocket Monsters: Diamond & Pearl (TV)». Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  17. «Pokémon: Black and White (TV)». Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  18. «Pocket Monsters XY (TV)». Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  19. «Pokémon Sun & Moon (TV)». Consultado em 23 de junho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]