Rede Telecine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o conjunto de canais de televisão. Para o equipamento de filmagem, veja Telecine.
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
Rede Telecine
Telecine Programação de Filmes Ltda.
Tipo Rede de televisão por assinatura
País  Brasil
Fundação 19 de outubro de 1991
por Globosat
Pertence a Globosat
Proprietário Grupo Globo
Sede Rio de Janeiro, RJ
Estúdios Rio de Janeiro, RJ
Slogan Rede Telecine, o melhor do cinema chega primeiro aqui.
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Cobertura Nacional
Página oficial Site do Canal
Disponibilidade por satélite
SKY
Canais 61 a 66
Canais 61-1 a 66-1/261 a 266 (HD)
Claro TV
Canais 161 a 166
Canais 661 a 666 (HD)
Oi TV
Canais 60 a 65
Canais 560 a 565 (HD)
Canais 60 a 65 (HD) (Satélite SES-6)
Vivo TV
Canais 675 a 680
Canais 893 a 898 (HD)
GVT TV
Canais 111 a 116 (HD)
Disponibilidade por cabo
NET
Canais 161 a 166 [1]
Canais 661 a 666 (HD) [1]
Vivo TV
Canais 95 a 100
Canais 395 a 400 (HD)
Sim TV
Canais 60 a 65

Rede Telecine é uma rede de canais de televisão por assinatura brasileira dedicada a exibição de filmes em seus seis canais, dedicados a diferentes gêneros cinematográficos e que fazem parte da programadora Globosat, pertencente ao Grupo Globo. A rede possui contratos com as distribuidoras Metro-Goldwyn-Mayer, Paramount Pictures, DreamWorks SKG, Walt Disney Pictures, 20th Century Fox e Universal Pictures - possuindo os direitos de exibição inédita na televisão paga brasileira dos filmes distribuídos por esses estúdios. A rede também é famosa por conter os polêmicos 2 minutos de comerciais durante a exibição de um filme.[2] Além da exibição de comerciais entre os filmes. Com o lançamento da versão HD do Telecine Cult, em 2012, a rede passou a ter todo seu catálogo de canais em alta definição.[3]

Organização[editar | editar código-fonte]

A Rede Telecine pertence à Globosat, rede de canais do Grupo Globo. Desde 1993, a rede Telecine tem acordos exclusivos de estréia com 5 distribuidores de filmes de Hollywood: Universal Pictures, Paramount, 20th Century Fox, Walt Disney Pictures e Metro-Goldwyn-Mayer.

1997-2009: Segmentação da rede[editar | editar código-fonte]

Até 1997, a Rede Telecine possuía apenas um canal, o Telecine, dedicado a exibição de filmes de todos os gêneros e lançamentos. Então surgiram neste mesmo ano quatro novos canais para a agora então Rede Telecine. Eles inicialmente receberam o número de 1 a 5 para identificá-los (Telecine 1, Telecine 2, Telecine 3, Telecine 4 e Telecine 5).[4]

Mas pouco tempo depois, foram nomeados de Telecine Premium, Telecine Action, Telecine Emotion (atual Telecine Touch), Telecine Happy (atual Telecine Pipoca) e Telecine Classic (atual Telecine Cult), para facilitar a memorização do gênero de filmes que são exibidos em cada canal. Em 2004, o Telecine Happy transformou-se em Telecine Pipoca e sua programação é 100% filmes dublados ou nacionais. No final do ano, a Rede Telecine é eleita pela população brasileira Top of Mind (Datafolha 2005) entre os canais de filmes da TV paga. Além do título, o Telecine ficou no topo de outra categoria: líder em awareness, no item canais de filmes de TV por assinatura. No ano seguinte, foi a vez do Telecine Classic mudar para Cult. O canal mantém seu acervo de clássicos do cinema americano e mundial, mas traz também filmes cultuados mundo afora, produções alternativas, títulos dos quatro cantos do mundo e muito mais. Em 2006, mais uma vez, a programadora foi eleita Top of Mind entre os assinantes da NET e Sky (Datafolha 2006). Também recebeu o título de melhor canal de filmes da TV por assinatura, concedido pelo Painel de Mídia e Veículos 2006 (PMV). O canal Telecine Emotion passou a se chamar Telecine Light em 1 de junho de 2007 programando apenas filmes "leves" (romance, comédias e infantil).

A primeira reformulação do logotipo aconteceu em 1993, no início da joint-venture com os quatro estúdios americanos. Mas as segunda reformulação da concepção gráfica, em 1995, foi a mais impactante, quando ocorreu a troca para o logotipo atual. Em 1997, quando foram lançados os outros quatro canais, apenas foi incluído um número ao lado de "Tele". Cada um dos novos canais era dedicado a uma série de gêneros cinematográficos específicos, fórmula que é seguida até hoje.

Inicialmente, a segmentação ocorreu para concorrer com o novo canal da HBO, o sinal multiplex HBO 2. Mas, quando do lançamento dos novos Cinemax e Maxprime, houve uma necessidade de segmentar em estilos, já que os blockbusters estavam nos dois HBOs, os clássicos, arte, romance, dramas e infantis no Cinemax e os de ação, aventura e terror no Maxprime.[carece de fontes?]

2010-presente: Reformulação e expansão[editar | editar código-fonte]

A partir do dia 22 de outubro de 2010, a Rede Telecine renova o visual de todos os canais em parceria com a produtora Beeld Motion, muda o nome do canal Telecine HD para Telecine Premium HD, muda o nome do canal Telecine Light para Telecine Touch, o canal Telecine Pipoca se torna uma extensão do Telecine Premium usando dual áudio e multi legendas, e lança um novo canal, o Telecine Fun.

Inclusive, a partir do dia 1 de novembro, a Rede Telecine estreia mais um canal em HD, o Telecine Action HD, a versão em alta definição do canal Telecine Action e também o Telecine Pipoca Alta Definição.

Em 2011 a rede lança 2 novos canais em HD, as versões em alta definição dos canais Telecine Touch e Telecine Fun, também com a mesma funcionalidade dos canais Telecine Action e Telecine Pipoca, a função dual áudio e multi legendas. Fazendo assim todos os canais da rede (exceto Telecine Cult) em alta definição com funcionalidades digitais (dual áudio e multi legendas). Em 2012, com a versão HD do Telecine Cult, a Rede Telecine passou a ficar completa.

Canais[editar | editar código-fonte]

Telecine Premium[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Telecine Premium

O canal principal, um dos quatro primeiros canais da Globosat (como Telecine), com Multishow, GNT e TopSports - (atual SporTV), com foco em lançamentos de filmes recentes de muitos gêneros. Renomeado Telecine 1, em 1997, com o lançamento dos outros quatro canais, e em 2001, foi rebatizada mais uma vez o seu nome atual. O substituto do "Telecine HD". Lançado no dia 22 de Outubro de 2010. Com a mesma programação do Telecine Premium em alta definição, com qualidade de som e imagem.

Telecine Action[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Telecine Action

Originalmente Telecine 2, dedicado à ação, aventura, suspense, horror e alguns filmes para adultos, também contou com séries como Numb3rs. A partir de fevereiro de 2011, o canal começou a oferecer áudio original e legendas eletrônicas. Mais tarde naquele ano, o canal mudou suas opções de idioma para áudio e legenda Português desativada por padrão e áudio original com legendas como uma opção. Foi lançado no dia 01 de Novembro de 2010, o canal é a versão em alta definição do canal Telecine Action, dedicado a filmes de ação, policiais, suspense e terror.

Telecine Touch[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Telecine Touch

Originalmente Telecine 3 e depois Telecine Emotion, foi dedicado a filmes dramáticos e românticos, até que foi rebatizado de Telecine Light, quando o canal começou com alguns filmes de comédia, anteriormente apresentados no Telecine 4/Happy. Em 22 de outubro de 2010, o canal foi novamente renomeado para Telecine Touch, com filmes que a ado canal. Basicamente, o canal voltou ao formato Telecine 3/Emotion de drama e romance. Estreou primeiro na grade da GVT TV no dia 01 de dezembro de 2011. Exibe a mesma programação do seu canal SD, só que em alta definição. Teve sua estreia em outras operadoras oficialmente em 8 de dezembro de 2011.

Telecine Pipoca[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Telecine Pipoca

Originalmente Telecine 4 e depois Telecine Happy, foi dedicado a filmes de família e comédia. Sua encarnação atual,Telecine Pipoca, é baseado em lançamentos recentes, dublados em Português. O canal em HD estreou no dia 31 de janeiro de 2010. Filmes dublados em português.

Telecine Cult[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Telecine Cult

Em sua encarnação original, Telecine 5, Telecine Gallery e mais tarde Telecine Classic, que foi dedicado ao cinema clássico. Atualmente, o canal apresenta independente, alternativa e filmes "Cult", também a execução de alguns filmes clássicos. O canal foi lançado em 4 de dezembro de 2012 com a função de legenda eletrônica, o canal também passou a transmitir os filmes com áudio original ou com versão dublada.[3]

Telecine Fun[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Telecine Fun

O Sexto da Rede Telecine,O Telecine Fun foi lançado em 22 de outubro de 2010, com filmes de comédia, comédias românticas e filmes de animação, anteriormente apresentados no Telecine 4/Happy (atual Telecine Pipoca) e Telecine Light (atual Telecine Touch). Estreou primeiro na grade da GVT TV no dia 12 de novembro de 2011. Exibe a mesma programação do seu canal SD, só que em alta definição. Também está disponível pela NET pelo canal 559, Claro TV pelo canal 564 e na SKY Brasil pelo canal 265.

Megapix[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Megapix

É o canal básico da Rede Telecine voltado exclusivamente para exibição de títulos na segunda janela da TV por assinatura. Filmes que geralmente foram lançados pelo Telecine ou HBO, mas que estreiam com exclusividade nos pacotes básicos pelo Megapix. São exibidos filmes dublados em português. Atualmente é o canal de filmes mais assistido da televisão paga brasileira, tanto entre assinantes da classe C quanto entre nos da classe AB.[5]

Outros serviços[editar | editar código-fonte]

Telecine on Demand[editar | editar código-fonte]

Lançado em julho de 2012 é um serviço de locação disponível para assinantes dos canais em alta definição, ele oferece lançamentos da FOX, Paramount, Disney e de estúdios independentes. Na NET ele é disponível através do Now, na SKY pelo SKY on Demand.[6] [7]

Telecine Play[editar | editar código-fonte]

Lançado em 1 de agosto de 2012 baseado no serviço TV everywhere é disponível para assinantes da rede disponíveis para múltiplas plataformas. Nele são disponíveis mais de 1,5 mil de filmes.[8] [9]

Parcerias[editar | editar código-fonte]

A Rede Telecine tem contrato atualmente com as distribuidoras internacionais Universal Studios, Metro-Goldwyn-Mayer, DreamWorks SKG, Walt Disney Pictures, 20th Century Fox e Paramount, e com as distribuidoras nacionais Imagem Filmes, PlayArte, Europa Filmes, Califórnia Filmes e Paris Filmes tendo exibição exclusiva dos filmes dos estúdios citados acima.

Acordo com a Disney[editar | editar código-fonte]

Em 2011, A Rede Telecine e a Disney, anunciaram o fechamento de um acordo de exibição de seu conteúdo cinematográfico na janela Premium da TV paga no Brasil. Desde então, todas as produções da Walt Disney Pictures, Touchstone, Hollywood Pictures, Dreamworks, Marvel, Miravista, Patagonik, Disneynature e Pixar, passaram a ser exclusivas dos canais Telecine, apenas no Brasil.

Versões internacionais[editar | editar código-fonte]

Os canais Telecine Premium e Gallery eram transmitidos para Portugal através do Brasil, situação que mudou a 1 de Julho de 2003, com a instituição dos canais Lusomundo Premium e Lusomundo Gallery (actuais TVC1 e TVC4, respectivamente).[carece de fontes?]

Telecine Productions[editar | editar código-fonte]

Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes, citando fontes válidas. Utilize o campo de resumo para uma breve explicação das alterações e, se achar necessário, apresente mais detalhes na página de discussão.

Lançado em 2008, é um selo da Rede Telecine que investe na produção cinematográfica nacional. A co-produção de títulos, em parceria com a Imagem Filmes, Globo Filmes e grandes produtoras nacionais, além de estimular a produção brasileira, garante sua exibição com exclusividade nos canais Telecine. O objetivo é encurtar ainda mais a janela de exibição entre o tempo de lançamento nos cinemas e na televisão. São filmes com o selo Telecine Productions:

Filmes[editar | editar código-fonte]

Notas

[2] Lançado em 11 de novembro de 1991. Inicialmente, era um único canal, dedicado a exibição de filmes de todos os gêneros e lançamentos. Em 1997 foi criado os 5 Telecines (TC 1, 2, 3, 4 e 5). Em 2000, os canais adotaram os nomes: TC Premium, Action, Emotion, Happy e Classic. O TC Happy foi descontinuado no dia 30 de setembro de 2004 dando lugar ao TC Pipoca totalmente dublado (1 de outubro). Em 2005, no dia 31 de outubro, o TC Classic foi ao ar pela última vez. Logo em seguida, no dia seguinte, 1 de novembro, o TC Cult é lançado. O TC Emotion saiu do ar no dia 31 de maio, em seu lugar, entrou o TC Light, programando apenas filmes ''leves'' (romance, comédias e infantil). Três anos depois, em 2010, o canal foi reformulado e passou a se chamar TC Touch no dia 22 de outubro. No dia 28 de abril de 2009, o Telecine HD é lançado, ficando então (TC Premium, Action, Light, Pipoca, Cult e HD). O TC HD também foi descontinuado no dia 21 de outubro de 2010 dando lugar ao TC Premium HD (22 de outubro) Nesta data, a Rede Telecine lançou seu sexto canal SD (standard), o Telecine Fun, ficando então (TC Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca, Cult, Premium HD, Pipoca Alta Definição e Action HD)

Referências

  1. a b Grade de canais "Juntinho"
  2. a b Lima, Deivison (15 de março de 2011). «Telecine lança canal dublado em português e muda Light». TV Foco. Consultado em 9 de outubro de 2010. 
  3. a b «Telecine Cult passa a ser transmitido em alta definição». Tela Viva. 4 de dezembro de 2012. Consultado em 27 de dezembro de 2012. 
  4. Martins da Costa, Francisco (17 de setembro de 1997). «Globosat e HBO lançam 5 novos canais de filmes em outubro». Folha de S.Paulo. Universo Online. Consultado em 15 de novembro de 2014. 
  5. «Megapix supera Telecine e HBO e lidera entre o público mais rico». Na Telinha. 18 de janeiro de 2015. Consultado em 12 de fevereiro de 2016. 
  6. «Telecine lança serviços on demand». Meio & Mensagem. 26 de abril de 2011. Consultado em 6 de agosto de 2012. 
  7. «Telecine lança serviço On Demand com animação "Rio"». UOL. Propmar. 7 de julho de 2012. Consultado em 6 de agosto de 2012. 
  8. Renata Primavera (26 de julho de 2012). «Rede Telecine lança em agosto plataforma de TV Everywhere». Panorama Audiovisual. Consultado em 6 de agosto de 2012. 
  9. Marcos Bonfim (25 de julho de 2012). «Telecine lança plataforma de TV everywhere». UOL. Propmark. Consultado em 6 de agosto de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]