Paris Filmes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Paris Filmes
Razão social LK Tel Distribuidora de Filmes Ltda.
Indústria Filmes
Gênero Distribuidora e Produtora
Fundação 1960
Fundador(es) Sandi Adamiu
Sede São Paulo, Brasil
Presidente Sandi Adamiu
Divisões Paris Entretenimento
Subsidiárias Globalgate Entertainment
Gullane Filmes (minoridade)
Antecessora(s) América Vídeo/Moviestar
Website oficial http://parisfilmes.com.br/

A Paris Filmes é uma empresa distribuidora de filmes do Brasil e um estúdio cinematográfico brasileiro. Distribui filmes no cinema, DVD e blu-ray.

Fundada nos anos 60, pelo imigrante romeno Sandi Adamiu. Começou distribuindo os filmes do estúdio francês Pathé, no Brasil. Nos anos 80, o Grupo Paris Filmes adquiriu a América Vídeo, e se especializou em filmes de ação,[1] distribuindo grandes sucessos em VHS como: Vale da Morte, Keruak - O Exterminador de Aço, Aventureiros de Fogo, Mestres do Universo, Cyborg, Garantia de Morte, O Grande Dragão Branco, O Armário do Diabo, O Último Americano, e muitos outros. [carece de fontes?]

Recentemente, a distribuidora começou a ganhar popularidade entre os jovens em 2008 após lançar Crepúsculo seguido pelos quatro filmes que compõem A Saga Crepúsculo. Após isso continuou famosa ao distribuir adaptações de sagas como Jogos Vorazes e a mais recente Série Divergente. E nacionalmente por distribuir filmes como: De Pernas pro Ar (filme), De pernas pro Ar 2, Até que a sorte nos separe, Ate que a sorte nos separe 2, O Candidato Honesto, Loucas pra Casar todos do diretor Roberto Santucci, Irmã Dulce (filme) de Vicente Amorim, Minha Mãe É Uma Peça - O Filme de André Pellenz, Meu Passado Me Condena, Nada a Perder cinebiografia de Edir Macedo e etc.

Em 2014, a Paris Filmes funda uma divisão de produção para seus filmes, a Paris Entretenimento, para produzir seus futuros filmes.

A Paris Filmes é uma das empresas que se ingressou na Globalgate Entertainment, as outras são a Lionsgate dos EUA, a VideoCine/Televisa do México, Belga de Benelux, Gaumont da França, Kadokawa do Japão, Lotte da Coreia, Nordisk Film da Escandinávia, TME da Turquia e Tobis da Alemanha. Ele espera que parceiros na China, Índia e outros mercados-chave se juntarão em breve. A Globalgate é creditada nos anúncios de filmes internacionais da Paris Filmes como IDC (International Distribution Company, LLC.), seu logo é possivelmente encontrado em filmes como a saga Crepúsculo

História[editar | editar código-fonte]

No final da década de 50, o romeno Sr. Sandi Adamiu imigra para o Brasil. Ele criou aqui a Paris Filmes para distribuir filmes.

Pelo domínio do idioma francês, tem grande facilidade em comercializar os títulos da Pathé (grande produtora da França até hoje), trazendo muitos filmes franceses ao Brasil. Com a progressão na distribuição, resolve investir também na exibição, criando o primeiro cinema do grupo, o Cine Marrocos.

Nos anos 1980, sob o comando de Alexandre Adamiu, filho de Sandi, a Paris especializou-se em filmes de ação, além de expandir a rede de cinemas iniciada pelo pai, que chegou a ter 170 salas de exibição.Alexandre que nasceu em 1947, morreu novo, com 52 anos. Com sangue mais jovem, resolve ousar, trazendo filmes americanos e mais agressivos como King Kong, Calígula, e muitos outros, obtendo resultados espetaculares. Com isso, a Paris Filmes torna-se líder no mercado de distribuição e expande seu circuito exibidor, sendo a primeira empresa exibidora brasileira a acreditar em cinema dentro de Shopping Center, construindo as primeiras salas no BH Shopping. Adamiu criou uma revista em cores, "Paris News", contendo bons textos e ilustrações sobre a produção que está distribuindo no Brasil. Se há produções totalmente dispensáveis a quem possui senso crítico - como "Grande Kickboxer Americano/A Aniquilação dos Ninjas", a Paris Vídeo, lança simultaneamente aos cinemas, o filme de espionagem "A Casa da Rússia" (The Russia House), do australiano (hoje americanizado) Fred Schepisi, com Roy Scheider, Sean Connery, Michelle Pfeiffer e Klaus Maria Brandauer.

Ficou famosa a parceria nos anos 80 e 90, com a América Vídeo, distribuindo grandes sucessos em VHS como: Vale da Morte, Keruak - O Exterminador de Aço, Aventureiros de Fogo, Mestres do Universo, Cyborg, Garantia de Morte, O Grande Dragão Branco, O Armário do Diabo, O Último Americano virgem, e muitos outros.

Nos VHS também, eram conhecidos os vídeos da Pousada de Sandi, como vemos no vídeo. A maioria das pessoas apertava o FF, claro. A Pousada do Sandi, localizada em Paraty, no Rio de Janeiro, investiu em infraestrutura para receber eventos corporativos. Sandi Adamiu era o proprietário. Em 1986, firma uma joint-venture com o Grupo Severiano Ribeiro, o maior e mais tradicional exibidor brasileiro, onde constrói o primeiro multiplex da América Latina, no Park Shopping de Brasília, com 8 salas.

Uma nova virada no roteiro foi necessária no começo dos anos 2000. Foi nesse momento que Márcio Fraccaroli passou de funcionário a patrão. Hoje é seu principal acionista. A Paris ainda dividia os seus negócios entre a distribuição e a exibição. Sandi Adamiu, neto e homônimo do fundador, defendia o foco no segundo negócio.

Muito bem estruturada, com sede própria em São Paulo, a Paris Filmes possui atualmente uma equipe de profissionais altamente capacitados, sempre antenada com as novas tendências do mercado.


Em 2004, a Paris Filmes vem com força total, trazendo grandes sucessos de público como Jogos Mortais, O clã das adagas voadoras, Sahara, P.S. Eu Te Amo, além de filmes premiados com Boa Noite e Boa Sorte, No Vale das Sombras e fenômenos como Juno.

Recentemente, a distribuidora começou a ganhar popularidade entre os jovens em 2008 após lançar Crepúsculo seguido pelos quatro filmes que compõem A Saga Crepúsculo. Após isso continuou famosa ao distribuir adaptações de sagas como Jogos Vorazes e a mais recente Série Divergente.

O cinema brasileiro tem sido uma das grandes apostas da Paris Filmes nos últimos anos. O investimento foi um novo desafio que deu certo Lançou filmes como: De Pernas pro Ar (filme), De pernas pro Ar 2, Até que a sorte nos separe, Ate que a sorte nos separe 2, O Candidato Honesto, Loucas pra Casar todos do diretor Roberto Santucci, têm também Irmã Dulce (filme) de Vicente Amorim e um fenômeno Minha Mãe É Uma Peça - O Filme de André Pellenz, Meu Passado Me Condena e etc.

Os outros 40 filmes distribuídos pela Paris, em 2012, atraíram juntos mais de 18 milhões de audiência. Isso graças a um catálogo composto tanto por películas premiadas, como O Artista, o vencedor do último Oscar, quanto por comédias populares nacionais.

Em 2013, pela segunda vez consecutiva a Paris Filmes teve o maior número de espectadores para filmes brasileiros. Além de repetir o sucesso de bilheteria com os filmes nacionais - a parceria de distribuição com a Downtown Filmes rendeu o recorde do ano de mais de 30 milhões de ingressos vendidos, a Paris Filmes mais uma vez teve em seu catálogo um vencedor de Oscar® - a atriz Jennifer Lawrence, pelo filme O Lado Bom da Vida. A atriz também foi protagonista de outro enorme sucesso, a sequência Jogos Vorazes: Em Chamas, um dos mais aclamados filmes do ano que se tornou a sexta abertura mundial em bilheteria de todos os tempos.

Para 2014 a Paris Filmes teve entre seus lançamentos o vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes 2013, Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum, dos irmãos Coen; o aguardado O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese; Oldboy – Dias de Vingança, de Spike Lee; o premiado Fruitvale Station – A Última Parada, de Ryan Coogler e o aclamado Até o Fim, com Robert Redford. A Paris Filmes busca uma relação de transparência e estimula o diálogo, a difusão de novas tendências e o desenvolvimento da cinematografia. Ela traz uma filosofia simples e de resultado.

Principais filmes distribuídos pela Paris Filmes[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

Internacionais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20130125/saga-paris-filmes/120984.shtml
  2. «O Lobo de Wall Street: Genial. Brutal. Atual». Paris Filmes. 24 de janeiro de 2014. Consultado em 24 de fevereiro de 2014. 
  3. «Paris Filmes tem o maior market-share de 2013 entre as distribuidoras». Paris Filmes. 24 de janeiro de 2014. Consultado em 24 de fevereiro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.