Discovery Science

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Discovery Science
Discovery Science
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação 7 de outubro de 1996 (EUA)
fevereiro de 2005 (América Latina)
16 de março de 2005 (Brasil)
19 de maio de 2005 (Portugal)
novembro de 2005 (Espanha)
Extinção 31 de julho de 2015 (Espanha)
11 de novembro de 2015 (Portugal)
Pertence a Warner Bros. Discovery U.S. Networks Group
Proprietário Warner Bros. Discovery
Sede Silver Spring, Maryland, EUA
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos
Cobertura Todos os continentes
Nome(s) anterior(es) Discovery Science Channel (2005-2009; na América Latina)
Página oficial Página oficial dos Estados Unidos
Página oficial do Brasil
Disponibilidade por satélite
Canal 28 (HD)
Canal 96
Canal 585 (HD)
Canal 474 (HD)
Disponibilidade por cabo
Canal 82
Canal 85
Canal 585 (HD)
Canal 601 (HD)
Canal 84
TCM
Canal 86
Canal 96
Disponibilidade digital
Simulcast
Simulcast
Simulcast

Discovery Science é um canal de televisão de TV por assinatura do grupo Warner Bros. Discovery que tem como tarefa reexibir os programas ligados a ciência passados no Discovery Channel, sem intervalos comerciais. Exibe documentários sobre astronomia, tecnologia, história e biologia. Alguns de seus programas mais famosos são "Grandes Mistérios do Universo com Morgan Freeman", "Como funciona o Universo", "MythBusters", "Como é Feito", "A Ciência do Impossível", entre muitos outros.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

O canal é transmitido para: Ásia, Europa, Reino Unido, Canadá, América Latina e Austrália. No Brasil está disponível em diversos operadores de televisão paga.

Portugal e Espanha[editar | editar código-fonte]

A versão do Discovery Science transmitida para Portugal e Espanha era produzida a partir da América Latina mas embora fosse destinada para estes dois países europeus, o seu sinal era transmitido em 4:3 SD, sendo a par do Discovery Civilization dos pouquíssimos canais a transmitir neste formato obsoleto. Em 31 de julho de 2015, o canal foi descontinuado na Espanha. Em 11 de novembro do mesmo ano, o canal foi descontinuado em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 1994, a Discovery Networks anunciou planos para criar quatro canais digitais nos Estados Unidos, a serem lançados em 1996. O canal foi originalmente chamado pelo nome provisório Quark!,[1] que foi trocado antes do lançamento para Discovery Science Network. O canal foi lançado em outubro de 1996 com parte de uma transformação simultânea, junto com Discovery Home & Leisure, Discovery Kids e Discovery Health Channel.

O canal trocou de nome diversas vezes durante sua história. Em 1998 o nome do canal foi modificado pela primeira vez, para Discovery Science Channel, e em 2002 se transformou no The Science Channel, sendo o primeiro canal da Discovery Networks a não ter "Discovery" no nome (No Brasil, em Portugal e nos outros países, porém, o nome "Discovery Science" continua sendo usado). Depois o nome foi reduzido para Science Channel em 2007 como parte de uma mudança visual incluindo um novo logo baseado na tabela periódica (como pode-se ver abaixo); em 2011, o canal se tornou simplesmente Science, ganhando também um novo logo (que pode ser visto ao lado).

Mudança em 2011[editar | editar código-fonte]

Logotipo usado de 2007 a 2011.

No dia 7 de novembro de 2011, o canal mudou a sua identidade visual com a tecnologia "morph". O canal continua tendo como conceito a ciência como a busca constante aos mistérios. As mudanças foram exibidas durante a estreia da segunda temporada de Grandes Mistérios do Universo. Dentre os temas exibidos pelo programa estão "Existe vida após a morte?" no primeiro episódio da segunda temporada e outros como "Tempo existe?", "Podemos viver para sempre?" e "Existe um sexto sentido?".[2]

Alta definição[editar | editar código-fonte]

O Science HD é um simulcast em alta definição do Science disponível nos Estados Unidos, transmitindo em 1080i. Ele foi lançado no dia 1 de setembro de 2007, junto com o Discovery Channel HD, TLC HD e Animal Planet HD.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «"Discovery planeja lançamento de quatro novos canais" (Em Inglês)». 21 de novembro de 1994. Arquivado do original em 13 de Abril de 2012 
  2. AdNews. «Discovery Science estreia nova identidade visual». 07/11/2011. Consultado em 7 de novembro de 2011