Arte (canal de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
arte
Tipo Serviço público
País  França
 Alemanha
Fundação 30 de maio de 1992 (27 anos)
Pertence a ARTE France
ARTE Deustchland TV
Proprietário ARTE G.E.I.E
Cidade de origem Estrasburgo
Formato de vídeo 16:9 576i (SDTV)
16:9 720p (HDTV)
16:9 1080p (HDTV)
Cobertura  França
 Alemanha
Cobertura internacional  Andorra
 Áustria
 Bélgica
 Finlândia
 Itália
 Liechtenstein
 Luxemburgo
Mónaco
 Países Baixos
Suíça
União Europeia (via satélite)
Página oficial http://www.arte.tv
Arte em Estrasburgo

arte (acrónimo para Associação Relativa à Televisão Europeia, em francês Association Relative à la Télévision Européenne) é um canal franco-alemão de serviço público (em termos legais um Agrupamento Europeu de Interesse Económico) e de vocação cultural europeia com sede em Estrasburgo, fundado a 30 de abril de 1991. É constituído por três empresas distintas: o Agrupamento Europeu de Interesse Económico ARTE GEIE, sedeado em Estrasburgo e que se encarrega da programação e da emissão, mais duas empresas membros que actuam como centros editoriais e de produção de programas, a ARTE France (sucessora do canal La Sept) em Paris (França) e a ARTE Deutschland TV (subsidiária das duas principais redes de televisão alemãs, ARD e ZDF) em Baden-Baden (Alemanha), que proporcionam a maioria dos programas. Como uma joint venture internacional (um AEIE), os seus programas se concentram em audiências nos dois países. Devido a isso, o canal possui duas faixas de áudio e duas faixas de legenda, uma em francês e outra em alemão, disponibilizando também com legendas em inglês, castelhano, polaco e italiano online, para os outros países.[1][2][3] Criar uma cadeia para dois públicos diferentes foi um prioneirismo na história da televisão e permanece hoje como uma exceção no mundo. Desde a sua criação, a ARTE comprometeu-se com a diversidade cultural e o multilinguismo, na convicção de que a melhoria da divulgação de conteúdos audiovisuais europeus poderia contribuir grandemente para a integração cultural europeia.

80% da programação da ARTE e 95% do seu financiamento é fornecido pelas suas subsidiárias francesa e alemã, cada uma disponibilizando metade, enquanto o restante é fornecido pela subsidiária europeia e pelos parceiros europeus do canal.[4]

Desde 2015, uma seleção de programas com legendas em castelhano e inglês é oferecida, assim como nas duas línguas históricas do canal, francês e alemão. Desde 2016, o canal também propõe programas legendados em polaco e, desde 2018, em italiano.

Está disponível na TDT, cabo, satélite, IPTV e na Internet. Os programas da Arte estão disponíveis gratuitamente no site e via aplicações de smartphone, tablet e TV conectada.

A ARTE dispõe também de várias plataformas digitais, incluindo uma web rádio.[5]

Programação[editar | editar código-fonte]

A Arte[6] é um canal generalista, mas com uma vocação cultural, transmitindo filmes experimentais ou patrimoniais, filmes mudos, thrillers, sagas históricas, séries audaciosas, documentários culturais e de conhecimento, informação, investigação, teatro, dança e toda a música dos grandes clássicos da cena emergente.[7]

Inicialmente, a Arte transmitia os mesmos programas simultaneamente em França e na Alemanha na mesma rede, começando às 20h40. Desde janeiro de 2009, o horário nobre alemão começa às 20h15 e o francês às 20h50.

Em 2014, a cadeia lança o projeto "Tandem" para criar uma série dramática franco-alemã que visa preencher o vazio nesta área e para competir com produções norte-americanas no futuro.[8] A primeira parte centra-se na energia nuclear num thriller alemão, Tag der Wahrheit (dirigido por Anna Justice), e a segunda parte numa comédia francesa, Mon cher petit village (dirigida por Gabriel Le Bomin).

Programas[editar | editar código-fonte]

Informação[editar | editar código-fonte]

Magazines[editar | editar código-fonte]

  • ARTE Regards - magazine
  • Metropolis - magazine cultural
  • BiTS - atualidade cultural
  • Geo
  • Karambolage – programa sobre costumes franceses e alemães comparados
  • Tracks – programa de música

Séries originais[editar | editar código-fonte]

Documentários[editar | editar código-fonte]

Especiais[editar | editar código-fonte]

Thema[editar | editar código-fonte]

As noites Thema da Arte são noites temáticas que articulam vários documentos audiovisuais em torno de uma ampla gama de temas: de um período da história à descoberta de um país, de um sujeito social a assuntos mais leves.[9]

  • La Thema du mardi ou De quoi j'me mêle: emitida à terça-feira, esta é a versão curta das noites de Thema (documentários seguidos de um debate[10]) está relacionada com assuntos políticos ou tópicos com um debate controverso. Foi criado pelo jornalista Daniel Leconte e é apresentado alternadamente por Émilie Aubry e Thomas Kausch.
  • Thema du dimanche: emitida ao domingo, esta é a versão longa e é construída num filme e vários documentários que tratam de vários temas da sociedade. Esta rubrica desapareceu em 2012. No entanto, o canal continua a oferecer ocasionalmente uma noite temática no domingo à noite.
  • Thematinée, emitido entre 2007 e 2011 nas manhãs durante a semana e constituída por documentários sobre o mesmo tema.

Plataformas digitais[editar | editar código-fonte]

Desde maio de 2017, toda a oferta digital da ARTE (anteriormente conhecida como "Arte galaxy" com várias plataformas) está localizada num único site.[11] Os programas podem ser transmitidos ao vivo no site, bem como em smartphones e tablets usando o aplicativo ARTE.

Logótipo Plataforma Descrição Fundação
ARTE-+7-ORANGE-RVB.svg Arte+7 Plataforma dedicada a programas on-demand, durante 7 dias.[12] setembro de 2007 (11 anos)
ARTE-CONCERT-ROSE-RVB.jpg Arte Concert Plataforma dedicada a concertos ao vivo na Europa, entrevistas exclusivas e bastidores e, especialmente, à cena musical emergente (world music, teatro, ópera, pop, rock, jazz ou dança). Mais de 600 programas são transmitidos a cada ano, ao vivo, dos mais variados locais ou festivais.[13] De janeiro a setembro de 2015, o site totalizou 11,1 milhões de visualizações de vídeos, com 8,1 milhões apenas entre junho e agosto.[14] Até fevereiro de 2014, essa plataforma chamava-se ARTE Live Web.[15] maio de 2009 (10 anos)
ARTE-CREATIVE-VERT-RVB.svg Arte CREATIVE Plataforma dedicada à cultura contemporânea e à arte digital.[16] Dá lugar de destaque à contra-cultura: artes digitais, arte de rua, design, videojogos, entre outros, servindo também como um laboratório de ideias e criações. Tem também parcerias com artistas, universidades e escolas de arte.[17] Desde 2017, a oferta da plataforma faz parte da secção "Creative" da página do canal.[18] fevereiro de 2011 (8 anos)
ARTE-LIVE-ORANGE-RVB.svg Arte Live Plataforma dedicada às emissões em direto e programas on-demand.[19] janeiro de 2012 (7 anos)
ARTE-FUTURE-BLEU-RVB.svg Arte Future Plataforma dedicada aos programas sobre as questões ambientais, científicas e económicas.[20] Apresenta inúmeros artigos e documentários sobre temas tão diversos como astronomia, tecnologia, mundo digital, saúde, animais e meio ambiente. A oferta poderia se concentrar num assunto específico, como o projeto Solar Impulse ou uma descoberta científica pelo CNRS. A plataforma também oferece a visualização de magazines, bem como testar novas formas de documentários como o Polar Sea 360º, permitindo ver uma visualização de 360º. Em 2015, a ARTE Future recebe uma média de 340.000 visitas mensais.[21] Desde 2017, a oferta da plataforma foi absorvida na secção "Ciências" no site do canal.[22] abril de 2013 (6 anos)
ARTE-INFO-BLEU-PANTONE.jpg Arte Info Plataforma dedicada aos programas de informação do canal, reagrupando todos os noticiários do canal (Arte Journal, Arte Reportage, 28 minutes, les soirées Thema, Le Dessous des cartes, Vox Pop e Yourope).[23] Desde 2017, esses programas fazem parte da secção "Informações e Sociedade" da página do canal.[24] outubro de 2013 (5 anos)
ARTE-CINEMA.jpg Arte Cinema Plataforma dedicada à 7ª arte, reunindo um catálogo dos filmes difundidos no canal, mas também longas ou curtas metragens, raros ou inéditos. Transmite magazines, como também reportagens, entrevistas e making-of em reportagens de filmes.[25] Desde 2017, a oferta da plataforma foi absorvida na secção "Cinema" no site do canal.[26] setembro de 2014 (4 anos)

Rádio[editar | editar código-fonte]

Logótipo Estação Descrição Fundação
Arte radio 2011 logo.png ARTE Radio Web rádio generalista em língua francesa, criada pela filial francesa da ARTE, com programação baseada em conteúdos generalistas, oferecendo a cada semana novos conteúdos de rádio (reportagens, documentários, dramaturgia, poesia sonora, narrações), com uma duração média entre 3 a 20 minutos. Estes projetos usam os recursos da gravação de som sem música ou comentário, mas com um trabalho enfatizando a qualidade da gravação de som, a edição e mistura.[27] O site da ARTE Radio também oferece artigos sobre a mais recente criação de rádio e, mais amplamente, as artes do som. É apoiado por um fórum de discussão. Cerca de 200 000 internautas visitam o site da ARTE Radio todos os meses.[28] setembro de 2002 (16 anos)

Antigas plataformas[editar | editar código-fonte]

Logótipo Plataforma Descrição Fundação Fundação
Culture Touch Plataforma dedicada à cultura, com uma visão geral das notícias culturais na Europa e em todo o mundo. Todas as sextas-feiras, o Culture Touch oferecia uma seleção de tópicos das revistas do canal, vídeos documentais e magazines de todos os géneros: da ópera ao electro, da dança clássica ao hip-hop, da pintura à arte de rua, do cinema aos videojogos, passando pela literatura.[29][30] O aplicativo foi interrompido em fevereiro de 2017. novembro de 2014 (4 anos) fevereiro de 2017 (2 anos)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Pressemitteilung: Der europäische Kultursender Arte jetzt auch auf Englisch und Spanisch Arquivado em 16 de fevereiro de 2016[Erro data trocada] no Wayback Machine.
  2. «Avec le polonais, ARTE désormais en cinq langues - Services». Services (em francês). Consultado em 4 de dezembro de 2016 
  3. ARTE. «What we do». ARTE Entreprise (em inglês). Consultado em 15 de maio de 2019 
  4. http://web.archive.org/web/20160117024235/https://www.arte.tv/sites/en/corporate/qui-sommes-nous-cluster/publications/?lang=en
  5. https://www.arteradio.com/
  6. https://www.arte.tv/fr/videos/emissions/?page=2
  7. https://www.arte.tv/sites/fr/corporate/category/themes/les-dates-cles/
  8. http://www.arte.tv/sites/fr/corporate/files/Tandem-DP.pdf
  9. https://www.arte.tv/fr/videos/RC-016234/thema/
  10. https://www.arte.tv/fr/videos/RC-016582/la-thema-du-mardi-le-debat/
  11. http://servicepresse.arte.tv/arte-lance-une-nouvelle-offre-numerique-unifiee-et-simplifiee/
  12. https://www.arte.tv/sites/fr/corporate/category/themes/les-dates-cles/
  13. https://www.arte.tv/sites/fr/corporate/category/themes/les-dates-cles/
  14. http://www.leblogtvnews.com/2015/09/une-frequentation-record-pour-arte-concert.html
  15. http://concert.arte.tv/fr/arte-live-web-devient-arte-concert
  16. https://www.arte.tv/sites/fr/corporate/category/themes/les-dates-cles/
  17. http://www.liberation.fr/ecrans/2011/02/03/arte-creative-peche-les-perles-de-la-contre-culture_953071
  18. http://servicepresse.arte.tv/arte-lance-une-nouvelle-offre-numerique-unifiee-et-simplifiee/
  19. https://www.arte.tv/sites/fr/corporate/category/themes/les-dates-cles/
  20. https://www.arte.tv/sites/fr/corporate/category/themes/les-dates-cles/
  21. https://www.ouest-france.fr/education/etudiant/
  22. http://servicepresse.arte.tv/arte-lance-une-nouvelle-offre-numerique-unifiee-et-simplifiee/
  23. http://info.arte.tv/fr/arte-info-toute-lactualite-vue-par-arte
  24. http://servicepresse.arte.tv/arte-lance-une-nouvelle-offre-numerique-unifiee-et-simplifiee/
  25. https://www.arte.tv/sites/fr/corporate/category/themes/les-dates-cles/
  26. http://servicepresse.arte.tv/arte-lance-une-nouvelle-offre-numerique-unifiee-et-simplifiee/
  27. http://www.laspirale.org/texte.php?id=82
  28. http://www.telerama.fr/radio/je-critique-durement,57716.php
  29. https://www.arte.tv/sites/fr/corporate/category/themes/les-dates-cles/
  30. http://www.arte.tv/sites/fr/services/les-applications-darte-tout-un-programme/#culturetouch