Khabar Agency

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Khabar Agency
Meios de comunicação
Fundação 1995
Fundador(es) Dariga Nazarbayeva
Sede Nur-Sultan
Área(s) servida(s) Cazaquistão
Produtos Radiodifusão, rádio, portais da web
Divisões El Arna
Khabar 24
Kazakh TV
Website oficial http://khabar.kz/

Agência Khabar é um importante meio de comunicação no Cazaquistão . Foi criada em 1995, conhecida originalmente como Agência Nacional de Notícias Televisivas (Khabar is News in Arabic). Atualmente, é uma das maiores redes do país e transmite diariamente em russo e cazaque . Além disso, Khabar opera o canal de satélite Kazakh TV, que está potencialmente disponível na Europa e na Ásia . Possui programação em inglês, cazaque e russo.[1]

Khabar realiza o Fórum da Mídia da Eurásia anualmente,cujo objetivo é reunir jornalistas e figuras políticas para "facilitar o desenvolvimento profissional da mídia da Eurásia e promover a compreensão pública internacional das questões da Eurásia".[2]

Desde 1 de janeiro de 2016, Khabar é membro associado da UER .[3][4]

Propriedade[editar | editar código-fonte]

A propriedade de Khabar não foi completamente clara. Dariga Nazarbayeva, filha do presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev, fundou e controlou a empresa. Ela deixou oficialmente a presidência da empresa durante sua candidatura ao parlamento em 2004.[5] No entanto, ela ainda mantinha laços estreitos com a agência e continuou a organizar o Fórum da Mídia da Eurásia. Seu marido, Rakhat Aliyev, confirmou que o casal ainda detinha ações em Khabar, junto com vários outros meios de comunicação.[6] Ele foi, no entanto, rápido em negar a propriedade direta e atacou aqueles que alegavam o contrário.[7]

Em abril de 2006, o ministro da Informação e Cultura do Cazaquistão, Ermukhamet Ertysbayev, anunciou a intenção de nacionalizar na totalidade o Khabar". Isso ocorreu logo após um pedido do governo geral por maior controle da mídia, causado pela turbulência após o assassinato do líder da oposição Altynbek Sarsenbayev .[5]

Pouco tempo depois, o partido Asar de Dariga foi fundido em Otan . Alguns observadores veem a perda quase simultânea do partido político e da rede de Khabar como um esforço do presidente Nazarbayev para conter sua filha.[8][9]

Em 5 de maio de 2006, Maulen Ashimbaev, vice-chefe da administração do presidente, foi nomeado novo presidente. Em 2006, o estado possuía 50% mais uma ação da Khabar.[10]

Viés político[editar | editar código-fonte]

Como um dos principais meios de comunicação do Cazaquistão, Khabar está frequentemente sob escrutínio por seu papel nas eleições. A agência é frequentemente criticada por cobrir principalmente partidos pró-presidenciais, como Otan (agora Nur-Otan ) e Asar, o partido de curta duração de Dariga.[11] Durante as eleições de 2004, por exemplo, metade de toda a cobertura eleitoral em Khabar foi dedicada ao Partido Asar.[12]

Localização[editar | editar código-fonte]

A sede de Khabar está localizada na rua 4 Kunayev, em Nur-Sultan . Perto da sede do Cazaquistão Temir Zholy.

Referências

Links Externos[editar | editar código-fonte]