RÚV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
RÚV
Ríkisútvarpið
Tipo Rede de televisão e rádio
País Islândia
Fundação 1930 (rádio)
1966 (televisão)
Cidade de origem Reykjavík
Página oficial www.ruv.is

RUV (nome completo: Ríkisútvarpið; em português: Radiotelevisão Nacional da Islândia) é a organização pública máxima de rádio e televisão da Islândia. Tem sede em Reykjavík e vários centros regionais por todo o país, possui um canal de televisão (Sjónvarpið) e dois de rádio.

A RÚV começou a emitir o rádio em 1930 e a televisão em 1966, alcançando uma rápida cobertura total nos dois casos e manteve o monopólio até 1986. É membro da UER desde 1956.

História[editar | editar código-fonte]

Sede da RÚV em Reykjavík.

Em 1930 o governo da Islândia criou a Ríkisútvarpið, estação pública de rádio que iniciou a as suas primeiras emissões na RÁS) nesse mesmo ano. A televisão só chegaria em 1966, quando foi criado o canal Sjónvarpið. A radiodifusora não teria outros canais até 1983, quando se criou a segunda estação de rádio pública, a RÁS 2.

RÚV manteve o monopólio sobre a rádio e televisão até a 1985, quando o Governo islandês permitiu a entrada de de empresas privadas com uma lei de radiodifusão comercial que se pôs em marcha em 1986.

Funções[editar | editar código-fonte]

RÚV tem várias condições que está obrigada a cumprir como empresa pública, consistentes em "promover a língua, história e herança cultural islandesas ", e basear-se nos direitos humanos, valores democráticos e liberdade de expressão e opinião. Isto diferencia a sua oferta do resto das cadeias privadas, ao ter programas de serviço público e dedicados a setores específicos da população. Também se ocupa de eventos especiais como a transmissão do Festival Eurovisão da Canção (onde a Islândia tem participado desde 1986) e os Jogos Olímpicos.

Financiamento[editar | editar código-fonte]

RÚV se financia através de uma taxa, cobrada a cada lar e publicidade.

Canais de televisão[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a RÚV é constituída pelos seguintes canais:

Logótipo Canal Descrição Fundação
RÚV Iceland.svg RÚV Principal canal, com programação com predominância nas notícias, dramaturgia, documentários, filmes, cultura e entretenimento, programas educativos, como também em programação regional. Oferece serviços regionais para Ísafjörður, Akureyri, Egilsstaðir e Selfoss. 30 de setembro de 1966 (52 anos)
RÚV 2 Canal secundário, não tem programação contínua, mas oferece principalmente transmissões ao vivo de eventos culturais e desportivos significativos, tanto nacionais como internacionais. Anteriormente chamado RÚV Sport. 1999 (20 anos)
2015 (4 anos) (como RÚV 2)

Canais de rádio[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a RÚV é constituída pelas seguintes estações de rádio:

Logótipo Estação Descrição Canais Fundação
Rás 1 (2011).svg Rás 1 Rádio generalista, com programação baseada em conteúdos generalistas e programas de autor, com forte incisão na informação, meteorologia, cultura, história e programação cultural que trata das artes, história, língua islandesa, literatura e questões sociais e ambientais. FM / LF / Satélite / Internet 20 de dezembro de 1930 (88 anos)
Rás 2 (2011).png Rás 2 Rádio alternativa, com a sua programação baseada em notícias, assuntos atuais e música pop e rock. FM / Satélite / Internet 1 de dezembro de 1983 (35 anos)
Rondó Rádio erudita, com a sua programação baseada em música clássica e jazz. FM / Satélite / Internet 2004 (15 anos)

Plataformas online[editar | editar código-fonte]

Plataforma Descrição Fundação
RÚV Núll[1] Plataforma dedicada ao público jovem, com a sua programação baseada em música durante o dia e programas de televisão à noite. 18 de maio de 2018 (1 ano)[2]

Programas[editar | editar código-fonte]

Produções RÚV[editar | editar código-fonte]

Outros[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências