Lista de telenovelas de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista de telenovelas produzidas e transmitidas em Portugal.

Telenovelas produzidas pela RTP1[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de telenovelas da RTP1

A RTP1 não tem por hábito realizar muitas telenovelas. No entanto, enquanto primeiro canal de televisão portuguesa, foi o pioneiro na realização das mesmas. É também um importante impulsionador na realização de produtos fictícios em Portugal.

Mais Recentes[editar | editar código-fonte]

Estas são algumas das telenovelas mais recentes da RTP:

Telenovelas produzidas pela SIC[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de telenovelas da SIC

A SIC transmite, na maioria da sua programação, telenovelas brasileiras. No entanto, cada vez mais a produção das suas novelas é aumentada. A SIC tem uma transmissão regular de telenovelas produzidas pelo canal no horário das 21h30 e recentemente iniciou também a faixa das 22h30. Os restantes horários de telenovelas são preenchidos por produções da Rede Globo.

Mais Recentes[editar | editar código-fonte]

Estas são algumas das telenovelas mais recentes da SIC

Telenovelas produzidas pela TVI[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de telenovelas da TVI

Considerada atualmente como a maior produtora de telenovelas em Portugal, a TVI transmite telenovelas regularmente desde 2000. Apenas transmite telenovelas produzidas pelo canal. As produções não costumam ter um horário regular, sendo que as mais recentes são geralmente exibidas mais cedo do que as mais antigas.

Mais Recentes[editar | editar código-fonte]

Estas são as telenovelas mais recentes da TVI:

Telenovela produzida pela CMTV[editar | editar código-fonte]

Em 2019 surge a primeira telenovela produzida para a CMTV, pela SP Televisão: "Alguém Perdeu", da autoria de António Barreira.

Lista de telenovelas nacionais da CMTV[editar | editar código-fonte]

Detalhes de algumas telenovelas portuguesas[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Emissora Produtora Notas
1982 Vila Faia (1982) RTP Edipim Foi a primeira telenovela portuguesa, exibida na RTP. Na altura, fez um enorme sucesso a nível de audiências e ganhou popularidade e prestígio.
2001 Olhos de Água TVI Plural Entertainment A telenovela foi um êxito e foi uma das primeiras portuguesas a ter sucesso mundial.
Anjo Selvagem A telenovela com maior numero de episódios, durando praticamente dois anos a ser exibida e foi a telenovela que marcou uma fase de transição da canal TVI.
2005 Dei-te Quase Tudo A novela com maior numero de audiências totais em Portugal, tendo no ultimo episódio a seu melhor valor chegando aos 57% de share.
2006 Doce Fugitiva É ate aos dias de hoje relembrada pelos mais velhos como um sucesso entre os jovens da altura, tendo a maior audiência em episódios em telenovelas portuguesas.
2007 Ilha dos Amores É considerada pelo público a melhor novela de sempre, derivada da votação na gala de Ficção Nacional, realizada em 2008. Conseguiu excelentes resultados audiométricos. Serviu de inspiração na elaboração da novela da Rede Globo, Espelho da Vida.
2009 Meu Amor Primeira telenovela a ser nomeada e a ganhar para um Emmy Internacional em Portugal.
2010 Laços de Sangue SIC SP Televisão Segunda telenovela a ser nomeada e a ganhar para um Emmy Internacional em Portugal.
2011 Rosa Fogo Nomeada para melhor telenovela com o Emmy Internacional 2011, ficando o premio para a novela brasileira O Astro.
Remédio Santo TVI Plural Entertainment Segunda telenovela da TVI a ser nomeada para o Emmy Internacional 2011 ao mesmo tempo da novela "rival" Rosa Fogo, SIC.
2012 Dancin' Days SIC SP Televisão Novela que teve uma grande audiência e tido sido colocado em quinto lugar no TOP 10 das novelas mais vistas em Portugal.
2013 Belmonte TVI Plural Entertainment Quinta telenovela nacional a ser nomeada para o Emmy Internacional 2013 e a novela com mais curta distancia das gravações para a exibição original, durando apenas um mês.
2014 Mulheres Sexta telenovela, quarta da TVI a ser nomeada para o Emmy Internacional na categoria de melhor telenovela, não sendo uma novela com grande audiência.
Mar Salgado SIC SP Televisão Sétimo lugar no TOP 10 das novelas mais vistas em Portugal, recebendo muitos prémios nacionais e internacionais.
2015 A Única Mulher TVI Plural Entertainment Devolveu a liderança das audiências à TVI. É a segunda novela mais vista da TVI desde que a GfK mede as audiências. Liderou em média.
2017 Ouro Verde Novela mais vista da TVI desde que a GfK mede as audiências e segunda mais vista da década. Liderou em média as audiências durante a sua exibição. Foi vencedora de um Emmy Internacional em 2018 na categoria de melhor telenovela.
A Herdeira Novela que mais vezes liderou contra a SIC, tornando se líder absoluta. É a 3° novela mais vista da TVI desde que a GfK mede as audiências. Liderou de forma absoluta durante o período de exibição.
2019 Nazaré SIC SP Televisão Novela mais vista da SIC desde Mar Salgado. Liderou de forma absoluta durante o período de exibição.
Terra Brava Conseguiu colocar a segunda faixa de telenovelas da SIC a liderar de forma absoluta.

Telenovelas nomeadas para o Prémio Emmy Internacional [1][editar | editar código-fonte]

Titulo Resultado Emissora Destinetário(s)
1 Meu Amor Venceu TVI António Barreira
2 Laços de Sangue SIC Pedro Lopes
3 Rosa Fogo Indicado Patrícia Müller
4 Remédio Santo TVI António Barreira
5 Belmonte Artur Ribeiro
6 Mulheres Eduarda Laia
7 Ouro Verde Venceu Maria João Costa
8 Vidas Opostas Indicado SIC Alexandre Castro
9 Na Corda Bamba TVI Rui Vilhena
10 Quer o Destino Indicado TVI Helena Amaral