Ouro Verde (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ouro Verde
Ouro Verde (telenovela)
Tudo tem um preço
Informação geral
Formato Telenovela
Género
  • Drama
  • Romance
  • Vingança
Duração 55 minutos
Estado Finalizada
Criador(es)
  • Maria João Costa
Elenco
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Episódios 221 no total
97 (1ª parte)
124 (2ª parte)
Produção
Diretor(es)
Produtor(es)
Tema de abertura
Tema de encerramento Portugal "I Need This Girl", Virgul
Localização
Exibição
Emissora original
Formato de exibição
Transmissão original 8 de janeiro de 2017 – 3 de outubro de 2017
Cronologia
A Única Mulher
A Herdeira

Ouro Verde é uma telenovela portuguesa produzida pela Plural Entertainment e transmitida pela TVI de 8 de janeiro[1] a 3 de outubro de 2017 substituindo A Única Mulher e sendo substituída por A Herdeira. Foi escrita pela estreante Maria João Costa, e foi realizada por Hugo de Sousa, Joel Monteiro, Nuno Franco, Paulo Brito e dirigida por Hugo de Sousa. Foi gravada em Portugal e no Brasil com algumas cenas também gravadas em Madrid, na Espanha e ainda em Genebra, na Suíça.

Foi protagonizada por Diogo Morgado, Joana de Verona, Luís Esparteiro, Ana Sofia Martins e Sílvia Pfeifer.

É a novela mais vista da TVI desde que a GFK mede as audiências, alcançando 14,0%/29,1%.

Esteve em exibição na TVI Ficção, substituindo Santa Bárbara e sendo substituída por Ninguém Como Tu.

Começou a ser novamente reposta na TVI Ficção a partir de 1 de fevereiro de 2021, substituindo A Única Mulher. Numa semana começou apenas a dar no horário das 2h, sendo na sua terceira semana de exibição erradicada da programação.

A 6 de junho de 2022, Ouro Verde regressa à antena da TVI, no horário entre as 18h e as 19h, de forma a substituir os diários do Big Brother - Desafio Final. Com a estreia, em setembro, do Big Brother 2022, o horário ocupado anteriormente por esta reposição da novela passam a servir para a emissão dos diários do reality show, sendo que Ouro Verde passa para as madrugadas do canal. Esta reposição termina a 19 de novembro de 2022, sendo substituída por uma reposição de Louco Amor.

Desde 2023 que está a ser transmitida pela TVI Internacional.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Jorge Monforte (Diogo Morgado) é um empresário brasileiro, dono do império Ouro Verde (Brasil), um dos líderes mundiais no mercado agropecuário. Acaba de adquirir uma importante participação no Banco Brandão Ferreira da Fonseca (BBFF), uma empresa familiar liderada pelo poderoso banqueiro português Miguel Ferreira da Fonseca (Luís Esparteiro), conquistando um assento no restrito conselho de administração da instituição. A novidade não é bem acolhida na família do banqueiro, que suspeita das reais intenções daquele estrangeiro. O que não passa pela cabeça de ninguém é que Jorge Monforte seja a nova identidade de Zé Maria Magalhães, dado como morto há 15 anos, que volta agora para fazer justiça pela morte da sua família.

1ª parte[editar | editar código-fonte]

João Magalhães (Paulo Pires), o seu pai, era diretor financeiro do BBFF quando rebenta um escândalo que envolve o banco num complicado esquema de fraude e desvio de capital. João é usado como bode expiatório ao ser acusado do golpe. Começa a ser investigado e o seu nome é achincalhado nos jornais. Para se defender, João ameaça Miguel, garantindo que denuncia todos os esquemas sujos do banco se não o tirarem daquela situação e Miguel percebe que, vivo, ele é uma bomba-relógio. É assim que um assassino é enviado a sua casa para simular um suicídio. Acontece que a sua família, que tinha saído, por azar, volta atrás, surpreende a cena e acaba morta, com exceção de Zé Maria que, miraculosamente, sobrevive.

Depois de seis meses em coma, Zé Maria acorda. Mas está muito confuso sobre a noite fatídica. Miguel, ao saber do ocorrido, fica apreensivo, com medo que ele se lembre de algo que o possa comprometer e finge-se preocupado com o rapaz. Quando Zé Maria decide retomar a sua vida, procura Miguel para arranjar trabalho e cruza-se com o assassino da sua família, que não identifica de imediato. Nesse mesmo dia, esbarra ainda com Bia Ferreira da Fonseca (Joana de Verona), mas não fica a saber que ela é filha de Miguel. Há amor à primeira vista, mas Zé Maria tem outras preocupações, pois a sua memória volta, ele junta as peças e percebe que Miguel é o mandante do crime odioso que matou toda a sua família.

Rapidamente, percebe que corre risco de vida e decide fugir, mas não sem quase ser morto de novo pelo assassino e, por um acaso da vida, ser salvo por Bia. Zé Maria acaba por passar uns dias com ela, apaixonam-se perdidamente um pelo outro, até que o rapaz é mesmo obrigado a fugir para longe e parte para o Rio de Janeiro. Os dois sofrem muito com a separação. Já no Brasil, Zé Maria é roubado e fica sem o contacto de Bia, perdendo-a de vista. É no Rio de Janeiro, num ímpeto de coragem, que Zé Maria acaba por salvar de uma situação de perigo Januário Cavalcantti (Gracindo Júnior), um importante coronel com vastas propriedades na região da Amazónia. Este encontro improvável vai mudar a sua vida, pois este homem, uns meses depois, vai acolhê-lo e ajudá-lo, dando-lhe trabalho como peão na fazenda.

A relação entre os dois vai crescer e, quando o coronel morre, Zé Maria, agora já com uma nova identidade, Jorge Monforte, herda toda a fortuna. Anos depois, mais poderoso do que nunca, graças ao crescimento do negócio do gado e da soja, e já com uma posição de peso no BBFF, Jorge decide que é hora de voltar a Portugal e acertar contas com o passado. A sua família tem de ser vingada. Jorge quer limpar o nome do pai e fazer justiça por toda a família que morreu. Quer ver Miguel Ferreira da Fonseca na miséria, com o nome enxovalhado nos jornais. Os dados estão lançados quando Jorge é chamado de urgência a uma das suas fazendas, onde ocorre um forte protesto ambiental contra o grupo Ouro Verde. Entre os manifestantes, Jorge identifica Bia, hoje ativista ambiental, que não via há 15 anos, supostamente um assunto arrumado na sua vida. O coração de Jorge dispara ao vê-la e ele percebe que aquela paixão está longe de estar acabada. Agora como vai ele resolver o facto dela ser filha do homem que está prestes a destruir? Isso é algo que ela pode nunca lhe perdoar, porque a verdade é que, se Jorge destruir a família Ferreira da Fonseca, de alguma forma, vai estar a fazer com Bia o mesmo que o banqueiro fez com Jorge, no passado.[2]

2ª parte[editar | editar código-fonte]

Passados seis meses, Bia e Jorge regressam à “Ouro Verde” e são recebidos por Aparecida, Neném, António e Henrique. Jorge não perde tempo em contar a novidade aos amigos e diz que conseguiram provar que ele matou Edu em legítima defesa e, por isso, foi absolvido. Bia descobre que o bebe será uma menina, e irá chamar-se Madalena.

Mesmo atrás das grades, Miguel não se esquece do que prometeu e consegue descobrir quem é o filho de Vera. A chefe de cozinha vai visitá-lo à prisão e fica surpreendida quando este lhe diz que descobriu quem é o seu filho. O banqueiro entrega-lhe um papel com uma fotografia e esta fica em choque ao perceber que é mãe de Henrique.

Após ter sido acusada de negligenciar o tratamento de Sol, Inês foge com a filha para o estrangeiro à procura de tratamentos alternativos. De regresso a Portugal, a ambientalista vai até ao hospital onde encontra Guilherme, a quem justifica a ausência, garantindo-lhe que a filha está bem e que vai visitá-lo em breve. Acompanhada por Gonçalo, Inês vai falar com Rodolfo, que fica em choque quando Inês lhe diz que os tratamentos resultaram e que o tumor de Sol está em remissão total.[3]

Final[editar | editar código-fonte]

Está tudo a postos para o casamento de Bia e Jorge. O padre dá início à cerimónia e na altura da troca de alianças, Jorge tira da caixa duas medalhas de São Jorge que lhe foram oferecidas pela mãe e simbolizam o amor de Jorge e Bia. A cerimónia corre bem e todos aplaudem a consumação do casamento. Todos estão felizes pois tudo estava bem. Pelo menos era o que parecia. Nesse momento, aparece Miguel, disparando para o ar e pronto a matar Jorge. O pânico instala-se e Miguel aponta a arma a Jorge, que lhe pede para ter calma, acrescentando que ele não iria sair com vida da fazenda, ao que ele responde que seria uma coisa que ambos teriam em comum. Miguel diz a Jorge que ele lhe deu cabo da vida e decide acabar com a vida do rival. No entanto, Bia tira a arma a Edson e aponta-a ao pai, dizendo que para matar Jorge, teria que a matar primeiro. Já não tendo nada a perder, Miguel não hesita em matar a própria filha e dá-se uma troca de tiros. Bia acerta em cheio no coração de Miguel, que cai morto no chão. Já o tiro de Miguel acerta no braço de Jorge, que se põe à frente da amada para lhe salvar a vida. Bia vai ao encontro de Jorge, que lhe diz estar bem. O mesmo não se podia dizer de Miguel. Todos podiam finalmente respirar de alívio pois estavam livres das maldades do vilão.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Atores Personagens Partes
1 2
Elenco Principal
Diogo Morgado José Maria «Zé Maria» Magalhães / Jorge Monforte Protagonista
Joana de Verona Beatriz «Bia» Ferreira da Fonseca Protagonista
Luís Esparteiro Miguel Ferreira da Fonseca Antagonista
Ana Sofia Martins Vera Andrade Antagonista
Sílvia Pfeifer Mónica Brandão Ferreira da Fonseca Protagonista
Manuela Couto Amanda Nascimento Ferreira da Fonseca Regular
Nuno Homem de Sá Otelo Monteiro/Ferreira da Fonseca Regular
Dina Félix da Costa Rita Ferreira da Fonseca Regular
Nuno Pardal António Ferreira da Fonseca Regular
Rui Mendes José Ferreira da Fonseca Regular
Bruno Cabrerizo Laurentino da Silva Regular
Vítor D'Andrade Lúcio Sampaio Regular
Sofia Grillo Paula Sampaio Regular
Mafalda Marafusta Cátia Sampaio Regular
Fernando Pires Gonçalo Santiago Regular
Sofia Escobar Inês Santiago Regular
Susana Arrais Jéssica Andrade Regular
Pedro Hossi Hadjalmar «Hadja» Andrade Regular
Pedro Carvalho Tomás Ferreira da Fonseca Regular
Inês Nunes David / Catarina Nascimento Regular
Sofia Nicholson Judite Sampaio Regular
José Wallenstein Joaquim Fernandes Regular
Pedro Lamares Francisco Dias Pimentel Regular
Ângelo Torres Padre Sebastião Regular
Fredy Costa Tiago Andrade Regular
Cassiano Carneiro Edson Fagundes Regular
Diogo Branco Sérgio Sampaio Regular
Rodrigo Paganelli Salvador Ferreira da Fonseca Regular
Daniela Melchior Cláudia Andrade Regular
Júlia Palha Sancha Ferreira da Fonseca Regular
João Correia Bernardo Ferreira da Fonseca Regular
Zezé Motta D. Nénem Regular
Ana Saragoça Laurinda Regular
Adriano Toloza Eduardo «Edu» Regular
Ausente
Úrsula Corona Valéria de Scarpa Regular
Ausente
Mónica Duarte Mafalda Ferreira da Fonseca Participação
Ausente
Isabel Medina Maria Teresa Cunha Teles
Ausente
Regular
Elenco Infantil
Ema Melo Sol Santiago Andrade
Infantil
Dylan Miguel Henrique Silva Andrade
Infantil
Gonçalo Oliveira Guilherme Simões
Infantil
Adicional
Sofia Franco Nadine Santos
Infantil
Adicional
Participações Especiais
Gracindo Júnior Januário Cavalcantti Participação
Ausente
Paulo Pires João Magalhães Participação
Ausente
Sílvia Rizzo Madalena Magalhães Participação
Ausente

Elenco Adicional[editar | editar código-fonte]

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

Ouro Verde
Ouro Verde (telenovela)
Banda sonora de Vários artistas
Lançamento 12 de maio de 2017
Idioma(s) Português
Formato(s) CD
Gravadora(s) Sony Music

A banda sonora original da telenovela foi lançada no dia 12 de maio de 2017. O CD traz 19 canções, incluindo o tema principal da produção.

N.º TítuloMúsicapersonagem Duração
1. "I Need This Girl"  VirgulGenérico 3:49
2. "Todo Teu"  Anselmo RalphVera e Jorge 4:02
3. "A Cada Passo"  ÁtoaGonçalo 3:35
4. "Blind Woman"  Aurea  3:35
5. "Tu És Tão Linda"  Badoxa  4:32
6. "Sinto"  D.A.M.A.  2:55
7. "Era Eu"  D.A.M.A.Salvador e Cláudia 3:46
8. "Dialeto"  Diogo PiçarraRita 3:34
9. "Só Mais Um Dia"  D8Cátia 3:05
10. "Hurts"  Emeli Sandé  4:02
11. "O Meu Amor"  Mafalda Veiga  3:15
12. "Não Vou"  Paulo SousaInês 3:57
13. "Histórias"  Ricardo de Sá  3:32
14. "Do You No Wrong"  Richie CampbellBia e Jorge 4:04
15. "Velha Infância"  TribalistasBia e Jorge 4:05
16. "Boa Sorte / Good Luck"  Vanessa da Mata e Ben HarperBia 3:46
17. "Rainha"  VirgulJéssica e Hadja 3:07
18. "Batuque de Angola"  Zezé Motta  3:36
19. "Ficar A Teu Lado"  Zezé Motta   
20. "Violet Hill"  Coldplay  3:43

Não incluídas[editar | editar código-fonte]

Transmissão[editar | editar código-fonte]

Na TVI foi emitida de 8 de janeiro a 3 de outubro de 2017. Foi retransmitida pela TVI Ficção desde janeiro de 2019.

No Brasil, foi exibida de 15 de julho de 2019 a 14 de setembro de 2020, em 367 capítulos, no horário nobre da Band com dobragem em português brasileiro (com os atores brasileiros tendo suas falas preservadas), substituindo a novela turca Minha Vida[4] e sendo substituída pela reposição da versão brasileira de Floribella.

Está disponível na íntegra na plataforma de streaming Globoplay. A versão com áudio original teve a primeira temporada disponibilizada semanalmente, às segundas-feiras, em blocos de quinze capítulos, de 24 de janeiro a 07 de março de 2022.[5] A versão com dobragem, por sua vez, teve a primeira temporada disponibilizada em 30 de maio de 2022.[6] A segunda temporada de ambas as versões foi disponibilizada na plataforma em 22 de agosto de 2022.[7]

Na França, a novela foi adquirida pelo canal Chérie 25 em 2019, sendo exibida de segunda a sexta, às 11:45 da manhã.


[8]

Está em exibição em Moçambique através do canal TV Sucesso

Exibições por data de estreia
País Emissora/Plataforma Título adaptado Estreia Final Dia/Horário
Portugal TVI Ouro Verde 8 de janeiro de 2017 3 de outubro de 2017 Segunda a Sábado, às 21h30
Brasil Band Ouro Verde 15 de julho de 2019[4] 14 de setembro de 2020 Segunda a Sábado, às 20h25
Globoplay Ouro Verde 24 de janeiro de 2022 22 de agosto de 2022 -
30 de maio de 2022
França Chérie 25[8] Le Prix de la Trahison 2019 2019 Segunda a Sexta, às 11h45

Lista de Partes[editar | editar código-fonte]

ResumoEpisódiosOriginalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
1978 de janeiro de 2017 (2017-01-08)6 de maio de 2017 (2017-05-06)
21248 de maio de 2017 (2017-05-08)3 de outubro de 2017 (2017-10-03)

Audiências[editar | editar código-fonte]

Na estreia, dia 8 de Janeiro de 2017, Ouro Verde foi líder e marcou 15,5% de rating e 29,6% de share, com cerca de 1 milhão e 500 mil espectadores.[9][10] Ao 5.º episódio, a novela aumenta os valores deixados pela anterior, A Única Mulher, marcando 16,3% de rating e 31,5% de share, com cerca de 1 milhão e 580 mil espectadores.[11] O episódio regular mais visto da novela registou 16,5% de rating e 32,3% de share, com cerca de 1 milhão e 602 mil espectadores.[12] A 19 de Janeiro, com o encontro de Jorge e Miguel no BBFF, a novela marcou 15,5% de rating e 30,1% de share, na liderança.[13] No dia seguinte, a novela bate recorde e lidera com 16,0% de rating e 31,6% de share.[14] A 8 de Maio de 2017, inicio da 2ª parte, a novela registou 13,3% de rating e 29,4% de share, na liderança.[15] Já o episódio menos visto da novela foi a 5 de Agosto de 2017 onde registou 9,5% de rating, com cerca de 900 mil espectadores[16] e 21,6% de share foi o share menos visto de sempre conquistado no dia 13 de Maio de 2017.[17] O último episódio bateu recorde de rating e share e atingiu a liderança total com 17,5% e 35,8% respectivos, com cerca de 1 milhão e 698 mil espectadores, sendo este o final mais visto de uma novela da TVI desde Meu Amor em 2010.[18][19]

Média Episódios
exibidos
Rating Share Ref.
2017 Janeiro 18 14,8% 29,2% [20]
Fevereiro 22 13,9% 28,5% [21]
Março 27 13,4% 28,1%
Abril 24 13,4% 27,9% [22]
Maio 24 13,6% 28,5% [23]
Junho 25 13,4% 28,7% [24]
Julho 26 13,6% 28,9% [25]
Agosto 27 13,0% 28,4%
Setembro 26 14,1% 28,9% [26]
Outubro 2 16,7% 33,5% [25]
Total 221 14,0% 29,1%

Nota: Cada ponto de rating equivale a 95 000 espetadores. Estes dados incluem visualização em diferido.

Recordes Rating Share
Positivo 17,5% 35,8%
Negativo 9,5% 21,6%

Audiência no Brasil[editar | editar código-fonte]

Na sua estreia na Band no dia 15 de julho de 2019, Ouro Verde marcou 2,3 pontos com 3,5 de pico e 3,2% de share, ficando em quarto lugar, aumentando a audiência no horário.[27] O quarto capítulo bateu recorde e marcou 2,5 pontos.[28] Bateu recorde no dia 28 de março de 2020 e consolidou 3 pontos.[29] O último capítulo de Ouro Verde na Band marcou 2,3 pontos.[30]

Audiências (2022)[editar | editar código-fonte]

A 6 de junho de 2022, o primeiro episódio da reposição de "Ouro Verde" registou 3.6 de rating, 11,9% de share e 344.900 espectadores. Ficando em 3º lugar nas audiências.[31]

No dia seguinte, 7 de junho, o segundo episódio da reposição marcou 3.7 de rating, 13,0% de share e 354.400 espectadores. Permanecendo no 3º lugar.[32]

A 13 de junho, a novela bateu um recorde negativo desde da (re)estreia, A novela fez 3.4 de rating, 11,0% de share e 322.600 espectadores não saindo do 3º lugar.[33]

No dia 16 de junho, a novela teve o seu pior valor em share, fez 3.7 de rating, 348.800 espectadores e 9,6% de share, a trama ficou em 3º.[34]

No dia 17 de junho, ouro verde bate recorde de rating, a trama marcou 3.9 de rating, 12,6% de share e 365.200 espectadores. Mas a novela não saiu do 3º lugar, no melhor momento, a novela marcou 4.4/12.6%.[35]

Poucos dias depois, a 21 de junho "Ouro Verde" bate novamente recorde de rating e marca 4.1 de rating, 12,6% de share e 383.600 espectadores, a trama ainda conseguiu a vice-liderança até ás 18h50, depois desde daí caiu para 3º.[36]

No dia 5 de julho de 2022, terça, a reposição de "Ouro Verde" registou o seu pior valor de sempre, com um registo de 3 pontos de rating, 10,1% de share e 280.000 espectadores, "Ouro Verde" não saiu do 3º lugar, ainda teve um pico de 3.3/9,7%.[37]

Poucos dias depois, no dia 13 de julho, "Ouro Verde" voltou a atingir o pior valor de sempre com apenas 2.8 de rating, 8,4% de share e 262.800 espectadores, continuando em terceiro lugar. O pico foi de 3.1/9,0%.[38]

A 24 de agosto, a reposição de "Ouro Verde" aproveita os bons resultados de Goucha e bate recorde nas audiências. "Ouro Verde (R)" marcou 4.3 de rating, 13,1% de share e ainda 407.600 espectadores.[39]

Apesar de não ter vencido Fina Estampa, que era emitida na SIC no mesmo horário, esteve sempre na vice-liderança, ultrapassando Portugal em Direto da RTP1, ao contrário dos dias anteriores, em que a reposição fica em 3°.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Marca o regresso de Diogo Morgado às novelas da TVI, 14 anos depois.
  • Foi a primeira novela da atriz Sofia Escobar, atriz mais dedicada ao teatro musical, tanto em Portugal como em Londres.
  • Conta com gravações em Lisboa, no Rio de Janeiro e na Amazónia.
  • Para fazer parte do elenco desta novela, a TVI contratou 6 atores brasileiros.

Prémios[editar | editar código-fonte]

Ano Prémio Categoria Resultado
2018 Emmy Internacional 2018 Melhor Telenovela Venceu

Referências

  1. ««Ouro Verde»: Saiba quando estreia a nova novela da TVI | A Televisão». A Televisão. 13 de dezembro de 2016 
  2. «Conheça a história de «Ouro Verde» | Ouro Verde | TVI». Ouro Verde 
  3. «Maria João Costa revela como vai ser a segunda parte de "Ouro Verde"». Zapping. 6 de maio de 2017. Consultado em 30 de setembro de 2021 
  4. a b «Band compra novela portuguesa vencedora do Emmy e com elenco global». Observatório da Televisão. 14 de junho de 2019. Consultado em 15 de junho de 2019 
  5. «Ouro Verde é a primeira novela portuguesa disponível no Globoplay». Observatório da TV. 25 de janeiro de 2022. Consultado em 28 de janeiro de 2022 
  6. «Globoplay no Twitter». 30 de maio de 2022. Consultado em 30 de maio de 2022 
  7. Pereira, Cleberson (22 de agosto de 2022). «Segunda temporada da novela portuguesa 'Ouro Verde' estreia no Globoplay». Multigolb. Consultado em 22 de agosto de 2022 
  8. a b «LE PRIX DE LA TRAHISON» (em francês) 
  9. «Estreia de «Ouro Verde» acima de um milhão e 500 mil telespectadores | A Televisão». A Televisão. 9 de janeiro de 2017 
  10. «Audiências: Saiba como estreou "Ouro Verde" na TVI». Zapping. 9 de janeiro de 2017. Consultado em 15 de novembro de 2021 
  11. «Audiências: "Ouro Verde" mantém pleno frente a "Amor Maior"». Zapping. 13 de janeiro de 2017. Consultado em 13 de novembro de 2021 
  12. «Audiências: "Ouro Verde" dispara para novo recorde e aproxima-se dos 18 pontos!». Zapping. 17 de janeiro de 2017. Consultado em 13 de novembro de 2021 
  13. «Audiências: "Amor Maior" regista recorde de 2017». Zapping. 20 de janeiro de 2017. Consultado em 17 de novembro de 2021 
  14. «"Ouro Verde" continua a não dar hipóteses a "Amor Maior"». Zapping. 21 de janeiro de 2017. Consultado em 17 de novembro de 2021 
  15. Soldado, David. «Segunda parte de «Ouro Verde» estreia em primeiro lugar nas audiências». Consultado em 30 de setembro de 2021 
  16. «Tabela de audiências de sábado, dia 5 de agosto de 2017». Zapping. 6 de agosto de 2017. Consultado em 15 de novembro de 2021 
  17. «Vitória de Salvador Sobral leva ficção da SIC e TVI a mínimos». Zapping. 14 de maio de 2017. Consultado em 15 de novembro de 2021 
  18. «Audiências: E assim foi o último episódio de "Ouro Verde"! | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 4 de outubro de 2017 
  19. «Saiba como ficou a média final de "Ouro Verde" [Consolidado]». Zapping. 8 de novembro de 2017. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  20. «Saiba como foram as audiências das novelas em janeiro de 2017». Consultado em 12 de fevereiro de 2017 
  21. «"Amor Maior" sobe a novela mais vista em março [Live+Vosdal] | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 8 de maio de 2017 
  22. «Saiba como foram as audiências das novelas em abril de 2017 | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 8 de maio de 2017 
  23. «Saiba como foram as audiências das novelas em maio de 2017» 
  24. «Saiba como foram as audiências das novelas em junho de 2017 | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 20 de agosto de 2017 
  25. a b «Saiba como ficou a média final de "Ouro Verde" [Consolidado] | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 5 de janeiro de 2018 
  26. «Saiba como foram as audiências das novelas em setembro de 2017» 
  27. «Estreia de Ouro Verde massacra ibope do primeiro capítulo de Minha Vida». Observatório da Televisão. 16 de julho de 2019. Consultado em 18 de julho de 2019 
  28. «Em quarto capítulo, "Ouro Verde" atinge audiência que "Minha Vida" demorou 32 semanas». NaTelinha. Consultado em 25 de dezembro de 2022 
  29. Redação (30 de março de 2020). «Ouro Verde bate recorde de audiência desde a estreia.». TV e Notícias. Consultado em 25 de dezembro de 2022 
  30. Redação (15 de setembro de 2020). «Audiências Consolidadas de Segunda-Feira – 14/09/2020, São Paulo.». TV e Notícias. Consultado em 25 de dezembro de 2022 
  31. «Audiências: Saiba como foi a (re)estreia de "Ouro Verde" na TVI». Zapping. 7 de junho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022 
  32. «"Ouro Verde" mantém TVI em terceiro às 18 horas». Zapping. 8 de junho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022 
  33. «"Ouro Verde" cai ainda mais e regista recorde negativo na TVI». Zapping. 14 de junho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022 
  34. «"Ouro Verde" vai a mínimos no feriado de quinta-feira». Zapping. 17 de junho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022 
  35. «"Ouro Verde" consegue melhor registo desde a (re)estreia». Zapping. 18 de junho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022 
  36. «Reposição de "Ouro Verde" bate recorde de audiência». Zapping. 22 de junho de 2022. Consultado em 2 de julho de 2022 
  37. «"Ouro Verde" cai para pior valor de sempre e mantém terceiro lugar». Zapping. 6 de julho de 2022. Consultado em 14 de julho de 2022 
  38. «"Ouro Verde" tem nova queda e atinge novo mínimo na TVI». Zapping. 13 de julho de 2022. Consultado em 14 de julho de 2022 
  39. Sousa, Carlos (25 de agosto de 2022). «"Ouro Verde" (R) bate recorde de audiência». Zapping. Consultado em 11 de julho de 2023