Saltar para o conteúdo

Ninguém como Tu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a telenovela portuguesa. Para o remake de 2025, veja Ninguém como Tu (2025).
Ninguém Como Tu
Ninguém como Tu
Informação geral
Formato Telenovela
Género
Duração 60 minutos
Criador(es) Rui Vilhena
Elenco
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Episódios 199
Produção
Diretor(es) André Cerqueira
Produtor(es) Raúl Soares
Tema de abertura "Não há", João Pedro Pais
Empresa(s) produtora(s) NBP
Localização
Exibição
Emissora original TVI
Transmissão original 3 de abril – 20 de dezembro de 2005
Cronologia
Baía das Mulheres
Dei-te Quase Tudo

Ninguém como Tu é uma telenovela portuguesa que foi transmitida na TVI de 3 de abril a 20 de dezembro de 2005, substituindo Baía das Mulheres e sendo substituída por Dei-te Quase Tudo. É da autoria de Rui Vilhena.

Conta com Alexandra Lencastre, Vítor Norte, Dalila Carmo, Manuela Couto, Ricardo Carriço, Nuno Homem de Sá, Benedita Pereira e José Fidalgo nos papéis principais.

No primeiro episódio desta história, os personagens são-nos apresentados em três acontecimentos de grande suspense: um casamento que está na iminência de não se realizar, um desfalque e o desaparecimento de uma criança.

Luiza Albuquerque está a braços com a preparação do casamento da sua filha Teresa. A noiva não está muito convencida do passo que vai dar e nas vésperas da cerimónia conhece Miguel Rosa. Este salva-a de um conflito em pleno aeroporto quando Teresa vai buscar a sua irmã Isabel, vinda de Nova Iorque para o casamento. Teresa apaixona-se por Miguel mas põe o amor dos dois nas mãos do destino: se não voltarem a encontrar-se até ao dia seguinte, cada um seguirá a sua vida.

No dia do casamento, enquanto Teresa se debate com a dúvida da decisão que tem que tomar, a família Albuquerque é assombrada pela notícia de que a empresa de Mário sofreu um desfalque feito pelo seu diretor financeiro e pela sua secretária Leonor Esteves, deixando-os na miséria. Luiza vê-se, assim, entre uma filha que não quer casar com um homem rico e um marido na falência. O destino dos Albuquerque fica nas mãos de Teresa.

Luiza e as suas duas irmãs, Júlia e Dulce, filhas de Luciano e Milú, têm uma relação pouco próxima e tensa, ponto de partida para os grandes conflitos familiares.

No primeiro episódio, Luiza vai ainda ao encontro de outra situação familiar. Jaime, filho adoptivo de Júlia, desaparece sem deixar rasto, deixando todos desesperados. Luiza não se mostra muito preocupada, pois o casamento da filha é a sua única prioridade. A procura de Jaime faz com que Luiza e Pedro, seu cunhado, casado com Dulce, se encontrem e fiquem sozinhos por momentos ao fim de muitos anos, despertando o grande amor adormecido que os une desde sempre. Dulce e Pedro têm dois filhos: Ana, que esconde também um segredo do seu passado, e João, um jovem à descoberta da sua sexualidade.

Teresa acaba por fugir do casamento, passando a ser uma noiva em fuga, em busca do amor. Acaba por se perder entre o Restelo e Almada e vai parar a casa de Alexandre Costa, um cartomante cheio de boa disposição. Este é filho de Conceição, uma senhora religiosa que vive bem com a orientação sexual do filho, mas a quem não agrada a presença do Tarot em sua casa. Com eles virá morar Henrique, sobrinho de Conceição, que vem para Lisboa estudar Medicina. Pelos menos, é o que todos pensam, já que Henrique esconde um segredo surpreendente.

Alexandre e Conceição são vizinhos de Júlia. No mesmo prédio vivem Paula e Frederico Duarte, um casal tradicional que não aparenta grandes complicações. No entanto, o temperamento machista de Frederico será o cerne de problemas. Juntos têm um filho, Guilherme Duarte, amigo de Jaime e o grande cúmplice na fuga deste. Eugénia Macieira, mãe de Paula, deixa a vila onde vive e vem para a cidade ajudar a sua filha, entrando em contacto com um mundo novo, que lhe faz confusão em quase todos os detalhes.

Beatriz é casada com António Paiva Calado e mãe de dois filhos, Nuno e Inês, uma jovem cleptomaníaca. Beatriz, amiga de Luiza, não é uma mulher feliz devido às sucessivas traições de António. Quem apoiará Beatriz em todas estas situações por que passará é o seu cunhado Gabriel, um cirurgião plástico, viúvo e com a filha Carmo, que tudo faz para arranjar uma namorada ao pai.

Quando Mário declara a falência da sua empresa, os Albuquerque são obrigados a abdicar do conforto a que sempre se habituaram. Mas Luiza não aceita este retrocesso na sua vida e, sem hesitações, divorcia-se de Mário. A partir desde momento, a família segue rumos opostos: enquanto Mário e Teresa reaprendem a viver num humilde T2 na Margem Sul, Luiza decide recuperar tudo aquilo a que julga ter direito. Beatriz, sua melhor amiga, será a primeira vítima desta escalada social. Aproveitando-se das infidelidades de António e das fragilidades de Beatriz, agora os novos proprietários da sua antiga casa, Luiza dissimuladamente leva a cabo o seu objectivo: provocar a separação dos dois para assim casar com António e recuperar a vida desafogada que perdeu. Quem a irá ajudar em todos os passos deste plano será Guida, editora de uma revista cor-de-rosa.

Durante este périplo de ganância, Luiza colecionará vários inimigos. Para além da amarga relação com a irmã Júlia (a única pessoa que sempre soube da sua falta de caráter) e da frieza da filha Teresa, Luiza terá de enfrentar os desaforos da sobrinha Ana, a concorrência de Leonor - que também está interessada no dinheiro de António -, as desconfianças de Gabriel e o ódio de Inês. Quando finalmente está prestes a atingir o seu primeiro objetivo, Luiza depara-se ainda com outro grande obstáculo: Glória e José, um casal pelintra e ávido, que se faz passar por milionário e que vê em Luiza a oportunidade para se infiltrarem no jet-set português.

Elenco principal

[editar | editar código-fonte]

Elenco recorrente

[editar | editar código-fonte]

Atores convidados

[editar | editar código-fonte]

Elenco secundário

[editar | editar código-fonte]

Elenco infantil

[editar | editar código-fonte]

Elenco adicional

[editar | editar código-fonte]

A telenovela estreou na TVI a 3 de abril de 2005. Terminou a 20 de dezembro do mesmo ano, com 199 episódios exibidos.

A telenovela foi reexibida entre 4 de março e 25 de outubro de 2013, ao longo de 175 episódios, ao início da tarde, na TVI. Substituiu Tempo de Viver e foi substituída por A Outra.

Na TVI Ficção, a novela foi reposta a 4 de maio de 2015, sendo novamente reposta no canal a 12 de agosto de 2019. A 18 de novembro de 2020 voltou à grelha da TVI Ficção pela 3ª vez, substituindo a novela Mistura Fina. Esta reposição terminou a 22 de junho de 2021.

Exibição internacional

[editar | editar código-fonte]

A telenovela foi lançada a 1 de agosto de 2024 na plataforma de streaming Amazon Prime Video.

País Transmissão Título adaptado Episódios Lançamento
Mundo Amazon Prime Video Ninguém como Tu 187 1 de agosto de 2024
Ninguém Como Tu
Ninguém como Tu
Os protagonistas de «Ninguém como Tu»
Banda sonora de Vários artistas
Idioma(s) português
inglês
Formato(s) CD
N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Não há"  João Pedro PaisGenérico  
2. "Quero é viver"  HumanosLuiza Albuquerque  
3. "Escuridão (Vai por mim)"  Jorge PalmaTema geral  
4. "Matas-me com o teu olhar"  UHFLeonor  
5. "Sei que vou mais além"  Os AnjosJúlia e Tiago  
6. "Mais que uma vez"  João Pedro PaisPedro  
7. "Laços"  ToranjaMiguel  
8. "Chuva"  Lúcia MonizPaula e Mário  
9. "Quase Perfeito"  Donna MariaTeresa  
10. "Fugir dos Meus Medos"  BetoLuciano  
11. "Medo de Voltar a Amar"  Ménito RamosGabriel  
12. "Chegar a Ti"  Rita GuerraLuiza e Pedro  
13. "Eu Sou Assim"  Jorge MaranteDulce e Pedro  
14. "I'll Stand By You"  Girls AloudTeresa e Miguel  
15. "Se Esse Tempo Voltasse"  MilénioAna  
16. "Toda a Noite"  Sexto SentidoJaime  
17. "It ain't easy (on your own)"  Ricky Fante   
  1. "A Vida Quer Passar" - Sandra Fidalgo
  2. "Fugir do Amor é Morrer Beto" - João
  3. "Depois do Nada" - Gardénia
  • Ninguém Como Tu estreou a 3 de abril de 2005 com 14.3% de audiência média e 33.9% de share[1], tendo o ultimo episódio registado a melhor audiência da novela, a 20 de dezembro de 2005, com 25.9% e 67.2% de share.[2]
  • O total de 199 episódios registou uma audiência média de 16.5% e 42.3% de share, sendo um dos maiores sucessos da dramaturgia portuguesa.[3]

Referências

  1. «Estreia de 'Ninguém Como Tu' abriu caminho a vitória da TVI». www.dn.pt. Consultado em 28 de outubro de 2021 
  2. «Audiências TV: final de Ninguém como Tu liderou preferências dos telespectadores». Meios & Publicidade. 21 de dezembro de 2005. Consultado em 23 de outubro de 2021 
  3. «Ninguém Como Tu acabou...» 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]