Ninguém como Tu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2011). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ninguém Como Tu
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos
Criador(es) Rui Vilhena
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Produção
Produtor(es) NBP
Elenco Alexandra Lencastre
Vítor Norte
Dalila Carmo
Manuela Couto
Nuno Homem de Sá
Lia Gama
Rosa Lobato de Faria
Benedita Pereira
Sofia Aparício
Pedro Lima
Joaquim Horta
Tema de abertura João Pedro Pais - "Não há"
Exibição
Emissora de televisão original Portugal TVI
Transmissão original 3 de Abril de 2005 a 20 de Dezembro de 2005
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 199
Cronologia
Baía das Mulheres
Dei-te Quase Tudo

Ninguém como Tu foi uma telenovela portuguesa transmitida na TVI entre 3 de Abril e 20 de Dezembro de 2005 em 199 episódios substituindo Baía das Mulheres e sendo substituída por Dei-te Quase Tudo no horário nobre do canal. É da autoria de Rui Vilhena e contou com 199 episódios. A acção narrativa decorre entre Lisboa e Almada.

Contou com Alexandra Lencastre, Vítor Norte, Dalila Carmo, Manuela Couto, Nuno Homem de Sá, Lia Gama, Benedita Pereira, José Fidalgo, São José Correia, Rosa Lobato de Faria, Pedro Lima (ator), Sofia Aparício, Joaquim Horta, Suzana Borges, Joana Seixas, Albano Jerónimo e Vera Alves nos papeis principais da trama.

A telenovela foi reexibida entre 4 de Março de 2013 e 25 de Outubro de 2013, ao longo de 175 episódios, ao início da tarde, na TVI. Substituiu Tempo de Viver e foi substituída por A Outra.

É reposta na TVI Ficção em 4 de maio de 2015.

É novamente reposta na TVI Ficção em 12 de agosto de 2019.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No primeiro episódio desta história, os personagens são-nos apresentados em três acontecimentos de grande suspense: um casamento que está na iminência de não se realizar, um desfalque e o desaparecimento de uma criança.

Luísa Albuquerque (Alexandra Lencastre) está a braços com a preparação do casamento da sua filha Teresa Albuquerque (Benedita Pereira). A noiva não está muito convencida do passo que vai dar e nas vésperas da cerimónia conhece Miguel Rosa (José Fidalgo). Este salva-a de um conflito em pleno aeroporto quando Teresa vai buscar a sua irmã Isabel Albuquerque (Liliana Santos), vinda de Nova Iorque para o casamento. Teresa apaixona-se por Miguel mas põe o amor dos dois nas mãos do destino: se não voltarem a encontrar-se até ao dia seguinte, cada um seguirá a sua vida.

No dia do casamento, enquanto Teresa se debate com a dúvida da decisão que tem que tomar, a família Albuquerque é assombrada pela notícia de que a empresa de Mário Albuquerque (Vítor Norte) sofreu um desfalque do coraçao feito pelo seu director financeiro e pela sua secretária Leonor Esteves (São José Correia), deixando-os na miséria. Luísa vê-se, assim, entre uma filha que não quer casar com um homem rico e um marido na falência. O destino dos Albuquerque fica nas mãos de Teresa.

Luísa e as suas duas irmãs, Júlia Gaspar dos Santos (Dalila Carmo) e Dulce Paredes da Silva (Manuela Couto), filhas de Luciano Gaspar dos Santos (Sinde Filipe) e Milú Gaspar dos Santos (Rosa Lobato de Faria), têm uma relação pouco próxima e tensa, ponto de partida para os grandes conflitos familiares.

No primeiro episódio, Luísa vai ainda ao encontro de outra situação familiar. Jaime Gaspar dos Santos (João Pedro Cary), filho adoptivo de Júlia, desaparece sem deixar rasto, deixando todos desesperados. Luísa não se mostra muito preocupada, pois o casamento da filha é a sua única prioridade. A procura de Jaime faz com que Luísa e Pedro Paredes da Silva (Ricardo Carriço), seu cunhado, casado com Dulce, se encontrem e fiquem sozinhos por momentos ao fim de muitos anos, despertando o grande amor adormecido que os une desde sempre. Dulce e Pedro têm dois filhos, Ana Paredes da Silva (Márcia Leal), que esconde também um segredo do seu passado, e João Paredes da Silva (Frederico Barata), um jovem à descoberta da sua sexualidade.

Teresa acaba por fugir do casamento, passando a ser uma noiva em fuga, em busca do amor. Acaba por se perder entre o Restelo e Almada e vai parar a casa de Alexandre Costa (Joaquim Horta), um cartomante cheio de boa disposição. Este é filho de Conceição Costa (Lia Gama), uma senhora religiosa que vive bem com a orientação sexual do filho, mas a quem não agrada a presença do Tarot em sua casa. Com eles virá morar Henrique Arvana (Guilherme Barroso), sobrinho de Conceição, que vem para Lisboa estudar Medicina. Pelos menos, é o que todos pensam, já que Henrique esconde um segredo surpreendente.

Alexandre e Conceição são vizinhos de Júlia. No mesmo prédio vivem Paula Duarte (Vera Alves) e Frederico Duarte (António Pedro Cerdeira), um casal tradicional que não aparenta grandes complicações. No entanto, o temperamento machista de Frederico será o cerne de problemas. Juntos têm um filho, Guilherme Duarte (João Secundino), amigo de Jaime e o grande cúmplice na fuga deste. Eugénia Macieira (Márcia Breia), mãe de Paula, deixa a vila onde vive e vem para a cidade ajudar a sua filha, entrando em contacto com um mundo novo, que lhe faz confusão em quase todos os detalhes.

Beatriz Paiva Calado (Suzana Borges) é casada com António Paiva Calado (Nuno Homem de Sá) e mãe de dois filhos, Nuno Paiva Calado (Alexandre Ferreira) e Inês Paiva Calado (Maria João Falcão), uma jovem cleptomaníaca. Beatriz, amiga de Luísa, não é uma mulher feliz devido às sucessivas traições de António. Quem apoiará Beatriz em todas estas situações por que passará é o seu cunhado, Gabriel Paiva Calado (Pedro Lima), um cirurgião plástico, viúvo e com uma filha, Carmo Paiva Calado (Patrícia Franco) que tudo faz para arranjar uma namorada ao pai

Quando Mário declara a falência da sua empresa, os Albuquerque são obrigados a abdicar do conforto a que sempre se habituaram. Mas Luiza não aceita este retrocesso na sua vida e, sem hesitações, divorcia-se de Mário. A partir desde momento, a família segue rumos opostos: enquanto Mário e Teresa reaprendem a viver num humilde T2 na Margem Sul, Luiza decide recuperar tudo aquilo a que julga ter direito. Beatriz, sua melhor amiga, será a primeira vítima desta escalada social. Aproveitando-se das infidelidades de António e das fragilidades de Beatriz, agora os novos proprietários da sua antiga casa, Luiza dissimuladamente leva a cabo o seu objectivo: provocar a separação dos dois para assim casar com António e recuperar a vida desafogada que perdeu. Quem a irá ajudar em todos os passos deste plano será Guida (Sofia Aparício), editora de uma revista cor-de-rosa.

Durante este périplo de ganância, Luiza colecionará vários inimigos. Para além da amarga relação com a irmã Júlia (a única pessoa que sempre soube da sua falta de caráter) e da frieza da filha Teresa, Luiza terá de enfrentar os desaforos da sobrinha Ana, a concorrência de Leonor - que também está interessada no dinheiro de António -, as desconfianças de Gabriel e o ódio de Inês. Quando finalmente está prestes a atingir o seu primeiro objetivo, Luiza depara-se ainda com outro grande obstáculo: Glória (Sofia de Portugal) e José (Lourenço Henriques), um casal pelintra e ávido, que se faz passar por milionário e que vê em Luiza a oportunidade para se infiltrarem no jet-set português.

No dia 20 de Dezembro de 2005 (último capítulo) foi revelada Guida Martins (Sofia Aparício), a melhor amiga de Luíza, por interesse, como sendo a assassina de António. A novela acaba com um desfecho no mínimo perturbante - morre Luíza Albuquerque. A cena final contém um misto de drama e transcendência quando se assiste à libertação corporal de Luíza, levada deste mundo pela mãe, Milú, falecida a meio da trama, num acidente rodoviário.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sofia Aparício interpretou Guida.



- Atores Convidados

Ator Personagem
Sinde Filipe Luciano Gaspar dos Santos(Pai de Luíza,Júlia e Dulce, viúvo de Milú e depois marido de Conceição)
Lia Gama Conceição Costa(Mãe de Alexandre, tia de Henrique e futura esposa de Luciano)
Márcia Breia Eugénia Macieira(Mãe de Paula e avó de Guilherme)
Rosa Lobato Faria Maria de Lurdes "Milú" Gaspar dos Santos(Mãe de Luíza, Júlia e Dulce, Mulher de Luciano que morreu num acidente de viação)


- Participações especiais:

Ator Personagem
Orlando Costa Victor(Amigo do tempo da Lisnave de Luciano)
Anna Paula Berta(Madrinha e testa de ferro de António Paiva Calado que morreu no mesmo acidente que Milú)
Paulo Rocha Rafael Pinheiro (Pintor que vai para Florença e depois tem um romance com Beatriz Paiva Calado)


- Elenco Infantil:

Ator Personagem
João Pedro Cary Jaime Gaspar dos Santos(Filho adoptivo de Júlia e filho biológico de Gabriel)
João Secundino Guilherme "Gui" Macieira Duarte(Filho de Paula e de Frederico)
Patrícia Franco Carmo Paiva Calado(Filha de Gabriel)


- Elenco adicional:

Ator Personagem
Bruno Rossi Álvaro (Psicólogo de Inês)
Carlos Barradas Gonçalo (Cúmplice de Inês para enganar Luciano e Luíza no negócio da agência funerária)
Eurico Lopes André (Namorado de Alexandre a partir do último episódio)
Fátima Custódia Rosário (Empregada de Beatriz)
Grace Mendes Sandra (Empregada de Guida)
Guida Ascensão Recepcionista do condomínio
Joana Figueira Ofélia (Empregada de Luiza)
José Neves Afonso (Director financeiro que desfalcou a empresa de Mário Albuquerque com a ajuda de Leonor)
Júlio Cardoso Ricardo Gomes (Empresário do Porto a quem Luíza lhe quer vender a empresa e a casa)
Laurinda Ferreira Manuela Gomes (Mulher de Ricardo, empresário do Porto)
Luís Alberto Dr. Carlos Pinho (Médico de Luísa Albuquerque)
Miguel Sá Monteiro Rui Barreto de Castro (Noivo de Teresa no primeiro episódio)
Patrícia Adão Marques Recepcionista do consultório de Gabriel
Patrícia Roque Mónica (substituta de Leonor na recepção da clínica)
Pedro Gouveia Sérgio Lima(Amigo de João Paredes da Silva e depois namorado)
Rui de Sá Albano Ferreira (Vendedor do veneno de escorpião que matou António)
Rui Quintas Cúmplice de Mário,Inês,Teresa e Nuno que se disfarça de empregado e rouba a carteira a Ricardo Gomes
Sónia Cláudia Carla (secretária de António na agência de viagens)
Sofia Póvoas Funcionária do laboratório clínico
Tina Barbosa Natália (Empregada de Gabriel)
Tozé Martinho Ele Próprio

Banda Sonora[editar | editar código-fonte]

Ninguém Como Tu
Os protagonistas de «Ninguém como Tu»
Banda sonora de Vários artistas
Idioma(s) Português
Inglês
Formato(s) 1 CDs

CD[editar | editar código-fonte]

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Não há"  João Pedro PaisGenérico  
2. "Quero é viver"  HumanosLuíza Albuquerque  
3. "Escuridão (Vai por mim)"  Jorge PalmaTema geral  
4. "Matas-me com o teu olhar"  UHFLeonor  
5. "Sei que vou mais além"  Os AnjosJúlia e Tiago  
6. "Mais que uma vez"  João Pedro PaisPedro  
7. "Laços"  ToranjaMiguel  
8. "Chuva"  Lúcia MonizPaula e Mário  
9. "Quase Perfeito"  Donna MariaTeresa  
10. "Fugir dos Meus Medos"  BetoLuciano  
11. "Medo de Voltar a Amar"  Ménito RamosGabriel  
12. "Chegar a Ti"  Rita GuerraLuíza e Pedro  
13. "Eu Sou Assim"  Jorge MaranteDulce e Pedro  
14. "I´ll Stand By You"  Girls AloudTeresa e Miguel  
15. "Se Esse Tempo Voltasse"  MilénioAna  
16. "Toda a Noite"  Sexto SentidoJaime  
17. "It ain`t easy(on your own)"  Ricky Fante   

Outros Temas[editar | editar código-fonte]


  1. "A Vida Quer Passar Sandra Fidalgo


2. "Fugir do Amor é Morrer Beto. João


3. "Depois do Nada" - Gardénia



Audiência[editar | editar código-fonte]

  • Ninguém Como Tu estreou a 3 de abril de 2005 com 14.3% de audiência média e 33.9% de share, tendo o ultimo episódio registado a melhor audiência da novela, a 20 de dezembro de 2005, com 25.9% e 67.2% de share.
  • O total de 199 episódios registou uma audiência média de 16.5% e 42.3% de share.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]