Fascínios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fascínios
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama, Suspense, Mistério
Duração 60 minutos
Criador(es) António Barreira
Elenco João Perry
Alexandra Lencastre
Rogério Samora
Fernando Luís
Helena Laureano
Marcantónio Del Carlo
Pedro Granger
Mariana Monteiro
Julie Sargeant
Vera Kolodzig
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 275
Produção
Produtor(es) NBP
Tema de abertura "Encosta-te a Mim", de Jorge Palma
Tema de encerramento "Encosta-te a Mim", de Jorge Palma
Exibição
Emissora original TVI
Transmissão original 26 de novembro de 2007 a 5 de outubro de 2008
Cronologia
Ilha dos Amores
Olhos nos Olhos

Fascínios é uma telenovela portuguesa produzida pela Plural Entertainment e transmitida originalmente pela TVI entre 26 de novembro de 2007 e 5 de outubro de 2008, em 275 capítulos. Na exibição original, substituiu Ilha dos Amores e foi substituída por Olhos nos Olhos. É autoria de António Barreira e foi escrita com Eduarda Laia, Patrícia Müller, Manuel Tomás, Marta Coelho e Sandra Rocha, tendo direção de André Cerqueira. As suas gravações decorreram entre Lisboa, São Pedro de Moel, Seixal e Goa, na Índia. Teve título provisório de "Imperius" ou "Imperium".[1]

O seu elenco principal conta com Alexandra Lencastre, Rogério Samora, João Perry, Julie Sargeant, Fernando Luís, Pedro Granger, Mariana Monteiro e Vera Kolodzig, além de participações especiais de Diogo Amaral e Rita Pereira na primeira fase da telenovela.[2]

Foi reposta no canal TVI Ficção entre 3 de agosto de 2014 e 12 de abril de 2015, substituindo Mar de Paixão e sendo substituída por Ninguém como Tu. A telenovela foi reexibida entre 11 de maio de 2015 e 26 de junho de 2015, ao início da tarde, na TVI.[3] Posteriormente, foi novamente reposta entre 29 de junho de 2015 e 25 de setembro de 2015, ao final da noite, também na TVI. Foi também retransmitida entre 28 de setembro de 2015 e 31 de março de 2016, de madrugada, ainda na TVI. Ao todo, esta repetição totalizou 213 episódios. Em abril de 2021, a trama voltou, mais uma vez, a ser emitida nas madrugadas da TVI.[4] Nesta reposição, à data de novembro de 2021, estava a ser emitido apenas um episódio da telenovela por semana.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Óscar Ventura (João Perry) é dono duma incomensurável fortuna, construída a partir do nada. Em 1961, aquando da invasão de Goa pelas tropas da União Indiana, Óscar viu-se obrigado a fugir para Portugal, para salvar a sua filha Helena Basur Ventura (Helena Laureano), de apenas 8 meses. Para trás ficaram Kali Basur Ventura (Rita Pereira), sua companheira, que morre numa estrada minada em que o seu carro explode, e Raul Basur Ventura (Rogério Samora), o seu filho de 6 anos, que havia perdido o rasto dos pais. Óscar chegou a Portugal apenas com a roupa do corpo, mas a sua força depressa o impulsionou para o trabalho, que o transformaria num milionário alguns anos depois, dono do Grupo Ventura, onde pontua a conceituada e cara loja Imperium.

Óscar casa com Margarida Miranda (Alexandra Lencastre), uma mulher ambiciosa e calculista, que traçou um plano perfeito para fisgar o milionário. De partida para a lua-de-mel, Óscar, que quase havia perdido a esperança de encontrar o seu filho ainda vivo, é informado de que Raul se encontra na Índia. E muda o destino da lua-de-mel para ir ao encontro do filho, cujo rasto perdeu há 46 anos. O reencontro com Raul é o contrário do que o milionário esperava. Raul fora adotado por uma família indiana, no seio da qual cresceu, alimentando um ódio sem limites contra o pai biológico, por quem julga ter sido abandonado. Depois de dizer a Óscar que jamais o perdoará, Raul conhece Margarida nas ruas de Goa e sem saber quem é aquela bela mulher, os dois acabam por se apaixonar julgando que nunca mais se vão ver. Até que o destino coloca novamente Raul no caminho do pai, quando a empresa daquele ganha um concurso para modernização dos sistemas de segurança da loja Imperium.

Helena, a filha de Óscar, vive um casamento rotineiro com o ambicioso Jaime Brandão (Fernando Luís). Bonita,dedicada ao trabalho, cheia de energia e iniciativa, Helena nem sequer se apercebe de que o marido a trai com a sua melhor amiga, Carolina Lopes de Almeida (Joana Seixas), e com a madrasta, Margarida, sendo que depois de descobrir a traição do marido e aperceber-se do verdadeiro carácter de Jaime,divorcia-se e acaba por se apaixonar por Mateus Correia (Marcantónio Del Carlo),já apaixonado por ela e terão que lutar contra as intrigas causadas por Jaime e o vício do jogo que consome Mateus para que aquele amor sobreviva. Aliás, foi Jaime quem introduziu Margarida no seio da família Ventura e a ajudou a conquistar Óscar. Quando o milionário marcou casamento com Margarida, esta e Jaime traçaram um plano maquiavélico para se apoderar de toda a fortuna dos Ventura.

Leonor Ventura Brandão (Sara Prata) é filha de Helena e Jaime,tendo uma forte ligação com a mãe e uma grande admiração pelo avô. Doce e meiga, namora com o possessivo e ambicioso Guilherme Lopes de Almeida (José Fidalgo), mas o seu coração irá pertencer a Vicente Oliveira (Nuno Janeiro), um jovem garçon que Guilherme colocará na prisão através dum equívoco. Ao invés de afastar Leonor do rapaz, o plano de Guilherme tem o efeito oposto: aproxima-os ainda mais. Apesar de namorar com Leonor, Guilherme é disputado por outras mulheres. Andreia Amaral (Sofia Ribeiro), uma rapariga pobre, aspirante a modelo, passa o tempo na cola do milionário, assim como Renata Miranda (Vera Kolodzig), a maquiavélica filha de Margarida, que, apesar de gostar de Paulo Andrade Correia (Pedro Caeiro), rapaz duma classe social inferior, não admite esse sentimento e considera que Guilherme é o homem que precisa para conseguir o mesmo estatuto da mãe.

Amália Lopes de Almeida (Helena Isabel) é detentora de 10% do Grupo Ventura, mas preferiu deixar essa área dos negócios ao filho, Guilherme, já que tem uma vida profissional agitadíssima. Amália é proprietária dum grupo editorial, onde pontua a revista "Flagrante", especializada em expor os escândalos dos famosos e dirigida pelo seu genro, Frederico Moreira (Marco Delgado), e para a qual trabalha o paparazzo Fábio Barreto (Tiago Castro). Frederico é casado com Constança Lopes de Almeida Moreira (Paula Neves), a filha mais velha de Amália, obstetra de profissão. Há sensivelmente um ano atrás, Constança e Frederico perderam o seu único filho, que morreu atropelado. Desde essa altura que Constança se sente culpada pela morte da criança, além de saber que Frederico também a culpa, já este se desinteressou da mulher e passa a vida a ter inúmeros casos extra-conjugais. Constança sabe dos relacionamentos do marido e, quando sentir que o seu casamento corre sérios riscos de acabar, tomará uma atitude louca, que será um escândalo quando for descoberta.

Salvador Lopes de Almeida (Pedro Granger) é o filho mais novo de Amália e vive num mundo à parte. Completamente desapegado de tudo o que sejam bens materiais, repugna o dinheiro e entra em processo de depressão quando o seu melhor amigo se mata por estar endividado. Depois de quase incendiar a casa onde a família vive, Salvador é internado numa instituição psiquiátrica, donde foge e embarca para a Índia, depois duma série de sonhos e premonições. Na Índia, Salvador conhece Nalini Rajgar/Nalini Ventura (Mariana Monteiro), aquela que será a dona do seu coração, por quem se apaixona à primeira vista. O mesmo se passa com a rapariga, mas Nalini está de casamento marcado com um jovem da sua casta que ela nem sequer conhece, uma vez que a união foi negociada pela sua família. Salvador e Nalini envolvem-se, mas o rapaz vai perceber que os dois já se cruzaram noutras vidas, onde sempre a perdeu. E tudo fará para não a perder nesta!

Quem quer distância da família é Margarida, que paga para manter os pais, Alfredo Miranda (José Eduardo) e Nazaré Miranda (Lia Gama), bem como o irmão, Cristiano Miranda (Pedro Górgia), longe de si. Alfredo, Nazaré e Cristiano têm a vigarice na massa do sangue e, embora recebam dinheiro de Margarida, passam a vida atrás da filha mais velha. A única que não quer saber de Margarida é a sua irmã Ester Miranda (Julie Sargeant), uma mulher trabalhadora, divorciada, com dois filhos para criar, que não concorda com os meios que Margarida usa para subir na vida e manter o seu estatuto. Aliás, Margarida e Ester odeiam-se mutuamente.

Vizinhos da família de Margarida são Leopoldo Amaral (Júlio César) e Rosa Amaral (Marina Mota), um ex-militar já reformado e uma funcionária pública na pré-reforma, cujos dias são passados a atazanar a cabeça daqueles que moram no bairro. O sonho do casal, conhecido como Xerife e Bebé, é casar as filhas, Andreia e Emília Amaral (Victória Guerra), com dois homens ricos. Enquanto Andreia parece disposta a isso, Emilinha não abdica do seu romantismo e garante que só casará por amor.

Nas suas horas de solidão, Óscar tem o apoio incondicional de João Andrade (Francisco Nicholson) e Elvira Andrade (Margarida Carpinteiro), casal que o acompanha desde os tempos da Índia. Foi Andrade que ajudou Óscar a fugir naquela altura, tendo este trazido a mulher do amigo em sua companhia, enquanto Andrade, militar em serviço, ficou preso em terras indianas. Hoje, Andrade e Elvira vivem na mansão de Óscar, são os seus melhores amigos,uns pais para Helena e seus confidentes.

Andrade e Elvira são pais de Cândida Andrade (Rita Salema), uma mulher batalhadora, que teve um primeiro casamento com Mateus Correia (Marcantónio Del Carlo), e que actualmente é casada com Eduardo Machado (Guilherme Filipe), um advogado fracassado. Deste casamento nasceu Sara Andrade Machado (Teresa Macedo), uma jovem rebelde, sobre quem os pais não têm controlo.

O grande sonho de Óscar é fazer as pazes com o filho e unir os dois irmãos, Helena e Raul, que não se suportam. Andrade, o fiel amigo de Óscar, ajudará este na conquista do coração de Raul.

Elenco[editar | editar código-fonte]

2007

Ator Personagem Notas
Rogério Samora (†) Raul Basur Ventura / Yash Rajgar Protagonista
Alexandra Lencastre Margarida Miranda Antagonista
João Perry Óscar Ventura Protagonista
Julie Sergeant Ester Miranda Medeiros Coprotagonista
Pedro Granger Salvador Lopes de Almeida Coprotagonista
Mariana Monteiro Nalini Rajgar/Ventura Coprotagonista
Vera Kolodzig Renata Miranda Coantagonista
Fernando Luís Jaime Brandão Antagonista
Helena Laureano Helena Basur Ventura (Brandão) Coprotagonista
Marcantónio Del Carlo Mateus Correia Personagens Secundárias
Helena Isabel Amália Lopes de Almeida
Paula Neves Constança Lopes de Almeida Moreira
Marco Delgado Frederico Moreira
José Fidalgo Guilherme Lopes de Almeida
Joana Seixas Carolina Lopes de Almeida
Rita Salema Cândida Andrade Machado
Guilherme Filipe Eduardo Machado
Marina Mota Rosa Amaral
Júlio César Leopoldo Amaral
Margarida Carpinteiro Elvira Andrade
Francisco Nicholson (†) João Andrade
Lia Gama Nazaré Miranda
José Eduardo Alfredo Miranda
Pedro Górgia Cristiano Miranda
Sara Prata Leonor Ventura Brandão
Nuno Janeiro Vicente Oliveira
Sofia Ribeiro Andreia Amaral
Victoria Guerra Emília (Emilinha) Amaral
Pedro Caeiro Paulo Andrade Correia
Teresa Macedo Sara Andrade Machado
Tiago Castro Fábio Barreto
Diogo Raquel Bruno Miranda Medeiros
Beatriz Figueira Filipa Miranda Medeiros

1961

Ator Personagem
Diogo Amaral Óscar Ventura
Rita Pereira Kali Basur
Renato Godinho João Andrade
Joana Bastos Elvira Andrade
Duarte Figueiredo Raul Basur Ventura
Eva Mercês Helena Basur Ventura

Audiências[editar | editar código-fonte]

No primeiro capítulo a trama atingiu 18,7% de rating e 44,4% de share.[5][6] O último capítulo obteve 21,9% de audiência média e 55,1% de share, o melhor resultado da telenovela. Chegou ao fim com média final de 14,2% de audiência média e 42,3% de share.[7]

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

Fascínios
Ficheiro:Fasciniosbandasonoratvi.png
Banda sonora de Vários artistas
Idioma(s) português
inglês
Formato(s) 2 CD
Gravadora(s) Farol Música

CD1[editar | editar código-fonte]

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Enconsta-te a Mim"  Jorge PalmaGenérico/Helena  
2. "If You Were a Sailboat"  Katie MeluaLeonor  
3. "Secreto Segredo"  Gil do CarmoGeral  
4. "Namoro"  Teresa SalgueiroRosa  
5. "Sem Vintém"  Ala dos NamoradosCristiano  
6. "(Bem) na Minha Mão"  Susana FélixEster  
7. "Se te Amo"  Quinta do BillGeral(Alegria)  
8. "Há Amores Assim"  Donna MariaEmilinha e Paulo  
9. "Confidências da Minha Rua"  VivianeLeopoldo  
10. "O Lugar"  Tiago Bettencourt & ManthaGuilherme/Mateus  
11. "Castelos no Ar"  Rita GuerraMargarida  
12. "Vs"  Ricardo Azevedo   
13. "Vontade de te Matar"  Filarmónica GilCristiano  
14. "Do Outro Lado do Olhar"  SépiaLeonor e Vicente  
15. "Tão Perto Tão Longe"  Hands On ApproachRenata e Paulo  
16. "Boca do Mundo"  Mesa   
17. "O Que Fazes Tu de Mim"  Xaile   
18. "Did You Really Love Me"  Corvos   

CD2[editar | editar código-fonte]

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Gostar de Ti"  Rita GuerraConstança  
2. "Se um Anjo te Levar"  Ménito RamosNalini e Salvador  
3. "Escolha do Sentido"  SépiaNalini  
4. "Império em Chamas"  Além Mar   
5. "Se o Amor Fosse só Isso"  Patrícia VasconcelosJaime e Carolina  
6. "Verdade do Teu Calor"  RickyGeral  
7. "É Melhor Assim"  Pedro VazCândida e Eduardo  
8. "O Amor Não Cai"  Sandra FidalgoAmália e Hélio  
9. "Shangrilá (Goa)"  Gonzaga Coutinho (part. especial de Rão Kyao)Raul e Óscar  
10. "Música ao Longe"  YamiGeral dos Casais  
11. "Gato Preto"  Jorge VádioNazaré  
12. "Nada"  Jorge Cruz   
13. "A Frase Mais Vulgar"  João Tiago SilvaHelena e Mateus  
14. "A Vida Inteira (Não Tem Fim)"  DoraRaul e Margarida  
15. "Tribunal da Relação"  MesaFrederico  
16. "Burning Down The House"  Corvos   
17. "Inidia 1 (Instrumental)"  Projecto CM   
19. "Electric Opus (Instrumental)"  David Cid e Ricardo Sousa   
20. "Green Fields 1 (Instrumental)"  David Cid e Ricardo Sousa   

Referências

  1. «Fascínio pela Índia». www.cmjornal.pt. Consultado em 15 de novembro de 2021 
  2. «Fascínios é tributo à cultura indiana». Correio da Manhã. 26 de novembro de 2007. Consultado em 10 de setembro de 2021 
  3. Oliveira, André (maio de 2015). «"Fascínios" regressa à TVI na segunda-feira». Fantastic. Consultado em 10 de setembro de 2021 
  4. Neto, Ricardo (abril de 2021). «Fantastic». Fantastic. Consultado em 10 de setembro de 2021 
  5. «Uma estreia de Fascínio». www.marktest.com. Consultado em 15 de novembro de 2021 
  6. «TVI - Audiencias da nova novela, Fascinios». DragTeam. Consultado em 21 de setembro de 2021 
  7. «Fascínios chega ao fim». www.marktest.com. Consultado em 21 de setembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]