Sedução (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sedução
Logotipo do genérico
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Suspense
Tragédia
Duração ±60 min
Estado Finalizada
Criador(es) Rui Vilhena
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Hugo de Sousa
Produtor(es) Raul Soares
Elenco Maria João Luís
Fernando Luís
Nuno Homem de Sá
Fernanda Serrano
Tema de abertura "O Meu Mundo Inteiro", Paulo Carvalho e Rita Guerra
Tema de encerramento "O Meu Mundo Inteiro", Paulo Carvalho e Rita Guerra
Empresa(s) de produção Plural Entertainment
Exibição
Emissora de televisão original TVI
Formato de exibição 480i SDTV
Transmissão original 25 de Outubro de 20103 de Setembro de 2011
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 258
Cronologia
Meu Amor
Doce Tentação

Sedução foi uma telenovela portuguesa produzida Plural Entertainment e exibida pela TVI entre 25 de outubro de 2010 e 3 de setembro de 2011 substituindo Meu Amor e sendo substituída meses mais tarde por Doce Tentação. Escrita por Rui Vilhena (autor de grandes êxitos como Ninguém como Tu e Tempo de Viver (2006)) com direção de Hugo de Sousa. A história decorre entre Lisboa e Montijo. Devido as baixas audiências a trama foi exibida em horários tardios.

Conta com Maria João Luís, Fernando Luís Fernanda Serrano e Nuno Homem de Sá nos papéis principais da história.

Foi reposta pelo canal TVI Ficção entre 12 de setembro de 2015 e 9 de abril de 2016 substituindo Tu e Eu e antecedendo Louco Amor (telenovela portuguesa).

É reposta na TVI a 6 de novembro de 2017 às 14:45, mais tarde com a chegada do Secret Story 7 a novela passou para as 15:00 e no final do programa regressou ao horario inicial.

História[editar | editar código-fonte]

«Sedução» é o retrato da enorme dimensão da vida de uma mulher: do seu trabalho à sua família, das suas paixões às suas mágoas.

Esta é uma novela cuja história foi pensada no sentido de resgatar as grandes histórias das «Mulheres Coragem». As mães que tudo fazem pelos filhos, as mulheres pobres que vencem na vida, o triunfo de valores como a dedicação e o sacrifício, a força do poder matriarcal. Sedução é o retrato da enorme dimensão da vida de uma mulher: do seu trabalho à sua família, das suas paixões às suas mágoas.

Esta história centra-se em Maria Alice Mendes Soares (Maria João Luís), uma mãe de família, trabalhadora e dedicada, que se esforça para dar conforto à sua família, mas o marido e os filhos nunca estão satisfeitos. Ela assiste, involuntariamente, ao envolvimento do marido, Belmiro Soares (Nuno Homem de Sá), num crime juntamente com um vizinho, Vicente (João Tempera). Este último ameaça-a e esta é obrigada a desaparecer para salvar a vida dos seus filhos, Tiago Mendes Soares (Pedro Granger), Vitória Mendes Soares (Margarida Vila-Nova) e Ana Mendes Soares (Sara Butler). Quando regressa, encontra Belmiro casado com a cunhada, Júlia Alves Soares (Fernanda Serrano), e os filhos felizes a viverem com eles e a fortuna da tia.
Júlia é a viúva de Aníbal Soares, irmão de Belmiro, e é apaixonada pelo cunhado desde os tempos em que era casada com o irmão deste. Belmiro e Júlia chegaram a ter um caso, mas este terminou por um motivo inesperado, que encerra um segredo que atormenta Júlia e vai mantê-la ligada a Belmiro para sempre. Há quem comece a desvendar este mistério e Júlia fará tudo para que ninguém descubra a verdade. Júlia vê no desaparecimento de Alice a sua grande oportunidade de se aproximar de Belmiro.

Quando tudo parece perdido para Alice, Mário Almeida (Fernando Luis) surge na sua vida, depois da morte de Humberto Almeida (Ruy de Carvalho), com a notícia de uma herança que lhe vai permitir abrir o seu cabeleireiro de sonho.
Alice entrega-se ao trabalho e constrói um negócio de sucesso tornando-se uma mulher rica. É nesse momento que se vê confrontada com um extraordinário dilema moral: o que fazer, agora, ao marido e filhos que, por puro interesse, se querem voltar a aproximar dela? Perdoá-los e recebê-los de braços abertos? Ou seguir com a sua vida, como eles fizeram com as deles, sem nunca olhar para trás?

Elenco[editar | editar código-fonte]

Actrizes Convidadas:

Participação Especial:

Elenco Infantil:

Participações em "José Carlos Faria convida...":

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Sedução marca o regresso de Fernanda Serrano às telenovelas depois de ter estado afastada por causa de um cancro na mama e pouco tempo depois ter sido mãe.
  • Última novela da atriz Margarida Vila-Nova na TVI, após o final da trama a atriz ficou cerca de dois anos afastada do pequeno ecrã, regressando em Sol de Inverno (telenovela) novela da SIC a principal concorrente da TVI.
  • Foi exibida pela TVI Internacional em 2017.
  • Agora reposta nas tardes da TVI, a telenovela esta em simultâneo com Espírito Indomável, pela segunda vez a TVI aposta numa dupla de novelas durante a tarde, as novelas estão juntas desde de Novembro ! O normal é ficarem juntas por cerca de duas semanas. Esta estratégia não é bem aceite pelo público, o que provoca menos audiências, uma vez que a duração dos episódios não excede os 28 minutos.

Audiência[editar | editar código-fonte]

Os 242 capítulos de Sedução registaram 7.1% de audiência média e 29.6% de share. O primeiro episódio, transmitido a 25 de Outubro de 2010, registou 14.4% de audiência média e 36.5% de share. Já o último episódio, transmitido a 3 de Setembro, domingo, registou 8.5% de audiência média e 34.4% de share. O melhor episódio foi emitido a 27 de Outubro de 2010, com 14.4% de audiência média e 38.1% de share.[1]

  • A re-estreia de Sedução no horário da tarde foi líder nas audiências da TVI com 368.000 telespectadores com 3,8% de rating e 25,2% de share.
  • A 29 de dezembro de 2017, Sedução bateu o seu melhor resultado de audiência 5,1/21,1% (496400 espectadores em média).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.