Deixa-me Amar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Deixa-me Amar
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos
Criador(es) Casa da Criação
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) NBP
Elenco Paula Lobo Antunes
Paulo Pires
São José Correia
Bárbara Norton de Matos
Luís Esparteiro
Antonio Pedro Cerdeira
Vera Alves
>Sandra Celas
Delfina Cruz
Pedro Lamares
José Mata
Tema de abertura Deixa-me amar - Além Mar
Exibição
Emissora de
televisão original
Portugal TVI
Transmissão original 10 de Setembro de 2007 a 23 de Junho de 2008
Nº de temporadas 1
Nº de episódios 180
Cronologia
Último
Último
Doce Fugitiva
Feitiço de Amor
Próximo
Próximo

Deixa-me Amar é uma telenovela portuguesa da TVI que substitui Doce Fugitiva no horário nobre. Foi adaptada do original argentino Sos Mi Vida. A novela começou a 10 de Setembro de 2007. Paula Lobo Antunes, Paulo Pires, Bárbara Norton de Matos,Pedro Lamares, Luís Esparteiro, Joaquim Horta, Delfina Cruz, José Mata, Sofia Arruda, Maria Carolina, São José Correia, Sandra Celas e António Pedro Cerdeira interpretaram os papéis centrais da trama. Foi reposta nas madrugadas da TVI entre 9 de Maio de 2013 e 27 de Outubro de 2013.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história gira em torno de uma kickboxer de classe média-baixa, Lara Guerra (Paula Lobo Antunes), que conhece e se apaixona por um empresário abastado, Martim Botelho (Paulo Pires).

Lara e Martim são muito diferentes. Lara é kickboxer e Martim um empresário de sucesso, dono de um grande grupo económico ligado ao ramo da informática. Além dos computadores, Martim adora automóveis e as corridas. Ex-campeão de SuperTouring, deixou de correr nas pistas, mas vive a vida a alta velocidade.

Martim é viúvo há cinco anos. A tragédia entrou-lhe pela vida quando menos esperava, quando a esposa morreu num acidente de viação. Martim nunca mais foi o mesmo. Até que Lara entra na sua vida, como um furacão. Lara é uma rapariga simples, extrovertida e determinada, que sonha competir nos ringues internacionais de kickboxing. Nunca conheceu o pai e a mãe abandonou-a quando tinha 5 anos. Foi acolhida por uma família de fracos recursos. Conceição Novais (Delfina Cruz) e o seu filho Francisco Novais (Joaquim Horta), que vive em Alfama. Lara considera-os como a sua família. Namora desde sempre com Chico, apesar de os dois serem quase como irmãos. Martim e Lara apaixonam-se, mas não querem admitir o que sentem: são tão diferentes que um amor entre eles parece impossível. Para complicar ainda mais as coisas, estão ambos comprometidos. Martim namora com Madalena Seabra (Bárbara Norton de Matos), uma mulher com quem mantém uma relação confortável. Madalena sabe muito bem o que quer da vida: casar com Martim e está disposta a tudo para convencê-lo a dar esse passo. Quando conhece Lara, Madalena percebe que ela é uma ameaça e vai fazer de tudo para a afastar do seu caminho, contando muitas vezes com o apoio de João Botelho (Luís Esparteiro). Entretanto, Martim volta às pistas, reencontrando um grande rival. Henrique Gama (Pedro Lamares) é um piloto sem escrúpulos, capaz dos piores esquemas para manter Martim afastado das corridas.

Martim afeiçoou-se a José Mendes (José Mata), Alice Mendes (Sofia Arruda) e Francisca Mendes (Maria Carolina), três irmãos que perderam a mãe e que foram abandonados pelo pai. Os miúdos vivem na instituição que Martim patrocina, mas vêem-se na iminência de ser separados com a possível adopção de Kika. Martim não permite que tal aconteça e candidata-se a ser família de acolhimento dos órfãos. O pedido é aceite e os irmãos passam a ser a nova família de Martim. Quem não reage nada bem é Madalena e João. A primeira detesta miúdos e o segundo vê os miúdos como um empecilho às suas ambições.

João é primo direito de Martim. É vice-presidente da empresa, cargo que herdou do pai. Juntamente com Luísa Botelho (Dina Félix da Costa), a irmã, tem apenas 1% do grupo, mas ambiciona mais. Acumulou muitas dívidas e foi vendendo ao primo a sua parte da empresa. Não olha a meios para atingir os seus objectivos e vai aliar-se a quem for preciso para prejudicar Martim. Desde negócios ilícitos, a roubos, sabotagem e falsificação de documentos, João faz de tudo um pouco, criando uma rede de aliados com o objectivo de destruir Martim.

Lara vive num bairro histórico de Lisboa, onde coabitam várias famílias de baixos rendimentos num estilo de vida quase comunitário. A maioria vive ali desde sempre e age em conformidade, como uma grande família.

Susana Alecrim (Sandra Celas) e Carlos Peixoto (António Pedro Cerdeira) estão a viver uma relação recente. Ela é engenheira informática, ele é músico. Conheceram-se na Áustria e apaixonaram-se.

César Augusto (Ruy de Carvalho) é o dono do ginásio do bairro. Ex-pugilista, não gosta de kickboxing, modalidade que mantém apenas devido à procura. Passa o tempo a provocar Lara, mas no fundo gosta da miúda e torce por ela. Mateus Castro (José Martins), o senhorio, é sócio de César no ginásio e dono da maior parte das casas do bairro. Vive em permanente conflito com os moradores. O que ele queria era despejar os inquilinos e vender, ou arrendar as casas por um preço superior, mas todos se opõem e dificultam o processo.

Em suma, é uma novela que mostra o típico bairrismo português.

Elenco[editar | editar código-fonte]


Actrizes Convidadas



Elenco de Apoio

Banda Sonora[editar | editar código-fonte]

  1. Deixa-me amar - Além Mar (versão adaptada da original «Deixa-me Olhar 2007») (Tema de Genérico e também de Martim e Lara)
  2. Canção simples - Tiago Bettencourt (Tema de Vitória)
  3. Solta - Pedro Khima
  4. Á espera de Godot - Delfins
  5. O mesmo olhar - Susana Félix (Tema de Lara)
  6. É tudo tão frágil - FF (Tema de José, Alice e Kika)
  7. Saia indiscreta - Filarmónica Gil (Tema de Isabel e Carlos)
  8. Sem esperar o amanhecer - Paula Teixeira
  9. É bom ouvir (a lata) - Luiz e a Lata
  10. Fazes parte de alguém - Instinto
  11. E se esta noite - Gil do Carmo
  12. Tu pertences a mim - Os Azeitonas
  13. Saltei de mim - Balla
  14. Preso em mim - Pedro Vaz
  15. Ficaremos juntos - CC & Vânia (Tema de Martim e Madalena)
  16. Tudo por tudo-Diana
  17. Chama por mim - EZ Special
  18. Um caso raro - Pólo Norte
  19. O fado da procura - Ana Moura (Tema Geral - Alfama)
  20. Faro Luso - Júlio Pereira (Tema de Conceição)
E ainda
  • Mila Ferreira - No Meu Jardim
  • Júlio Pereira - Tábua de Romãs
  • Dr. Estranho Amor - Arte de Dar
  • Marco Quelhas - Diz-me o Que Queres que eu Diga
  • Pedro Khima - O Pincel
  • João Portugal - Foste Tu Meu Amor
  • Maxi - Mon Amour I Love You (Tema de Vitória)
  • Doce - OK KO (Tema de Xana)
  • Quinta do Bill - Voa
  • EZ Special - Alguém Como Tu, Mulher (Tema de Diana e Chico)
  • Enrique Iglesias - Somebody's Me (Tema de Lara e Martim)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Antes de surgir a proposta Deixa-me Amar, o nome da novela seria Ok Ko.
  • Paula Lobo Antunes, estreia-se como protagonista depois de ter feito a novela Escrava Isaura, da Rede Record, e de uma participação especial na novela infanto-juvenil Floribella, da SIC. Paulo Pires, também protagoniza uma telenovela depois de alguns anos de retiro da televisão. Como curiosidade, os dois actores fizeram participações especiais na primeira temporada de Floribella. Paula, como Catherine, uma inglesa sofisticada, e Paulo Pires como Deus.
  • Várias actrizes foram convidadas para protagonizar a telenovela. Os nomes que saltaram para a imprensa foram os de Margarida Vila-Nova, Paula Neves e Benedita Pereira, porém, ao que parece, as três recusaram, sendo o papel dado a Paula Lobo Antunes.
  • Bárbara Norton de Matos, que foi escalada para boazinha da história, acabou por fazer o papel de Madalena Seabra, a vilã da trama. Em boa hora, já que acabou por desenvolver um dos seus melhores trabalhos em televisão.
  • O grande momento foi da dupla Delfina Cruz e Joaquim Horta, impagáveis como Conceição Novais e Chico Novais, respectivamente.
  • Outros actores também foram falados para outras produções: José Mata estaria em Chiquititas e Sofia Arruda em Floribella 2.
  • A telenovela trata-se de uma história cómica e leve, que é classificada pelo elenco como "uma boa novela familiar", e "alta comédia". Também marca o regresso de São José Correia, às novelas portuguesas depois da sua personagem na luso-brasileira Paixões Proibidas.
  • Estreou com 16.7 de rat e 42.1 de shr. Foi o segundo programa mais visto do dia. Obteve o maior share do dia.
  • As gravações terminaram no dia 4 de Abril.
  • Foi feita uma versão mexicana chamada Un Gancho Al Corazón, com Danna Garcia no papel da kickboxer.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]