Mar de Paixão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mar de Paixão
Mar de Paixão
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Romance, Drama
Duração 60 minutos
Criador(es) Patrícia Müller
Elenco Paula Lobo Antunes
José Carlos Pereira
Rogério Samora
Jorge Corrula
Pedro Carvalho
Pedro Teixeira
Helena Laureano
Mafalda Pinto
Marta Melro
André Nunes
Jessica Athayde
Maria José Pascoal
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 318 (original)
243 (primeira reprise)
253 (segunda reprise)
143 (terceira reprise)
Produção
Diretor(es) António Borges Correia
Luís Justo
Gonçalo Mourão
Carlos Salgueiro
Tema de abertura "Intervalo" por Per7ume
Exibição
Emissora original TVI
Formato de exibição 576i (SDTV)
Transmissão original 15 de Março de 2010 - 19 de Março de 2011
Cronologia
Deixa que Te Leve
Anjo Meu

Mar de Paixão é uma telenovela portuguesa produzida pela Plural Entertainment e exibida pela TVI entre 15 de março de 2010 e 19 de março de 2011, em 318 episódios substituindo Deixa que Te Leve e antecedendo Anjo Meu. O enredo foi escrito por Patrícia Müller e dirigido por António Borges Correia, Luís Justo, Gonçalo Mourão e Carlos Salgueiro.[1]

Contou com Paula Lobo Antunes, Rogério Samora e José Carlos Pereira como protagonistas.

Foi reposta no canal TVI Ficção entre 24 de outubro de 2013 e 2 de agosto de 2014, em 243 episódios, substituindo Espírito Indomável e antecedendo Fascínios.

Foi novamente reposta na TVI Ficção entre 11 de maio de 2016 e 1 de março de 2017, 253 episódios, substituindo Meu Amor e antecedendo Flor do Mar.

Foi reposta nas madrugadas da TVI entre 11 de agosto de 2017 e 5 de janeiro de 2018, em 143 episódios, em substituição de Tempo de Viver e sendo substituída pela sua sucessora original, Anjo Meu.

Torna a ser reposta na TVI na faixa 00:00-01:00 a partir de 26 de agosto de 2019, devido ao término do reality-show Like Me, substituindo os seus diários. A partir de 25 de novembro de 2019, a sua reposição passa a ser feita nas madrugadas da TVI, terminando a 23 de setembro de 2020, sendo substituída por A Outra.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na história de Mar de Paixão, a atriz Paula Lobo Antunes, a protagonista, interpreta o papel de Benedita Veloso, uma jovem terceirense que, após a morte de seu pai, se dedica à pesca, seguindo-lhe os passos.

Num dia de tempestade em alto mar açoriano, já de regresso a casa, Benedita avista um pequeno veleiro destroçado, onde se encontra a bordo Eduardo Barbosa (José Carlos Pereira). Ela socorre-o e leva-o para o hospital de Angra do Heroísmo, salvando-lhe a vida. Carminho Vasconcelos (Sara Salgado), a noiva de Eduardo, apressa-se a viajar para a Terceira, para ver o seu amado.

Dias depois, a jovem regressa a Lisboa, com Eduardo já recuperado. Porém, sofre um aparatoso acidente de viação, acabando por morrer.

Entretanto, e na mesma altura, Benedita é hospitalizada na Terceira com problemas cardíacos graves, sendo transferida para Lisboa, onde é alvo de um transplante cardíaco.

Fernanda Vasconcelos (Maria José Paschoal), mãe de Carminho, autoriza a doação do coração da filha, mas não informa Miguel Vasconcelos (Rogério Samora), o pai de Carminho.

Este, por sua vez, não perdoa à mulher ter autorizado a doação do coração da filha sem o consultar, o que aliado aos problemas conjugais que já vinham do passado, culmina no divórcio do casal.

Benedita é operada com sucesso e instala-se na zona de Setúbal, onde Miguel vai construir um condomínio de luxo.

Eduardo, por seu lado, acaba por descobrir que Benedita foi a recetora do coração da ex-namorada e apaixona-se por ela. Por seu lado, a pescadora encanta-se por Miguel, que se sente atraído por ela.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Participação especial:

Elenco infantil:

Elenco adicional[editar | editar código-fonte]

Audiências[editar | editar código-fonte]

No seu primeiro episódio, a trama atingiu 18,4% de audiência média e 47,2% de share.[2] O último capítulo alcançou 14,6% de audiência média e 49,0% share.[3] Os 318 episódios obtiveram 11,3% de audiência média e 36% de share.[4]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «"Mar de paixão" (2010)» (em inglês). IMDb. Consultado em 16 de Março de 2010 
  2. «Mar de Paixão na TVI». www.marktest.com. Consultado em 21 de setembro de 2021 
  3. «'Mar de Audiência' leva TVI à liderança». Espalha-Factos. 20 de março de 2011. Consultado em 21 de setembro de 2021 
  4. «Você sabia que...». www.marktest.com. Consultado em 25 de novembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão em Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.