Almeno Gonçalves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Almeno Gonçalves
Nascimento 17 de outubro de 1959
Braga
Cidadania Portugal
Cônjuge Rita Salema
Filho(a)(s) Francisca de Almeida de Menezes Salema Gonçalves

Almeno José Fernandes Gonçalves (Braga, 17 de Outubro de 1959) é um ator e encenador português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Natural de Braga, estudou no Liceu Sá de Miranda, foi fundador de três grupos de teatro em Braga, entre eles o grupo de Teatro Universitário do Minho.[1]

Estreou-se como actor no Teatro da Comuna, onde foi dirigido por João Mota em espectáculos como Má Sorte Ter Sido Puta, de John Ford, ou Um Eléctrico Chamado Desejo, de Tennessee Williams. Passou pelo Teatro Experimental de Cascais, Teatro Nacional D. Maria II e pelo Teatro Aberto. Trabalhou com Luís Miguel Cintra, Christine Laurent e Luís Assis, no Teatro da Cornucópia, onde interpretou peças de Beaumarchais, Francisco de Holanda e William Shakespeare. Como encenador dirigiu espectáculos de Frank Wedekind e Camilo Castelo Branco.

Actor regular na televisão, tem participado em séries e novelas vistas do grande público, como Os Malucos do Riso. No cinema participou nos filmes Zona J e Um Tiro No Escuro, de Leonel Vieira, Debaixo da Cama, de Bruno Niel, e Uroboro, de Luís Gomes.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Foi casado com a também atriz Rita Salema, com a qual tem uma filha, Francisca de Almeida de Menezes Salema Gonçalves (Lisboa, São Sebastião da Pedreira, 19 de Novembro de 1992).

Referências