Sozinhos em Casa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sozinhos em Casa
Informação geral
Formato Série
Género Comédia
Humor
Duração 25 minutos
País de origem  Portugal
Produção
Diretor(es) Fernando Ávila
Produtor(es) José Manuel Rodrigues
Cila do Carmo
Roteirista(s) Virgílio Castelo
Carlos Cruz
Mário Zambujal
Elenco Henrique Viana
Miguel Guilherme
Exibição
Emissora de televisão original RTP
Transmissão original 15 de Setembro de 199325 de Setembro de 1994
N.º de episódios 52

Sozinhos em Casa é uma série televisiva produzida em 1993 na RTP baseada na série norte-americana The Odd Couple de 1970. Realizado por Fernando Ávila. A série foi transmitida entre 15 de Setembro de 1993 e 25 de setembro de 1994, composta por 52 episódios.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

"Dois homens completamente diferentes vão viver Sozinhos em Casa e tudo pode acontecer."

A narração presente no genérico inicial dá-nos o mote de partida para esta Série:"No dia 12 de Março, ao meio-dia e quarenta e cinco a mulher de Félix Barata convidou-o, amavelmente, o marido a fazer as malas e sair de casa. Félix partiu optimista, seria apenas uma tempestade passageira por isso pediu abrigo temporário ao seu amigo Oscar Ventura. Oscar vivia só alguns anos antes também sua mulher o tinha deixado pedindo encarecidamente para nunca a procurar. Será que dois divorciados podem viver Sozinhos em Casa?"

Os problemas da serie centram-se nos estilos dispares que existem entre os dois amigos. Óscar é um desarrumado inveterado para além de um desenrascado nato ao ponto de lavar as peúgas na banca da cozinha e deixa-las a secar na porta do congelador. Óscar trabalha como Jornalista Desportivo, e goza de modesto mas reconhecido sucesso. O seu quarto é o ambiente que melhor o descreve: a sua cama guarda: sanduiches, sapatos, jornais, e até um telefone. Já Félix é um maníaco das limpezas, hipocondríaco ás da cozinha, detentor de uma sinusite tão forte que parece um ganso. Trabalha como fotografo particular o que lhe permite conhecer algumas personalidades de renome, e mais do que uma vez trabalhou em parceria com o amigo para artigos. Uma outra divisão centra-se no facto de Óscar aproveitar a vida de divorciado ao passo que Félix recorre a extremos para reconquistar a sua mulher "Gloria".

Quando dois amigos tão poucos parecidos como Óscar Ventura (Henrique Viana) e Félix Barata (Miguel Guilherme) vivem juntos...

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Elenco secundário[editar | editar código-fonte]

Atores Convidados[editar | editar código-fonte]

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

  • Adaptação: Mário Zambujal, Virgílio Castelo e Carlos Cruz
  • Produção: José Manuel Rodrigues, Cila do Carmo
  • Produtor Associado: Virgílio Castelo
  • Realização: Fernando Ávila