Amor Amor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Amor Amor
Our Love Songs[1] (EN)
Amor Amor
A vida é uma canção (volume 1)
Agora, a música é outra! (volume 2)
Informação geral
Formato Telenovela
Género
Duração ± 50 minutos
Estado finalizada
Criador(es) SIC (ideia original)
Desenvolvedor(es) Ana Casaca
Elenco
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 2
Episódios 376
Produção
Diretor(es) Jorge Cardoso
Câmara multicâmara
Guionista(s)
  • António Barreira
  • Catarina Bizarro
  • Gonçalo Pereira
  • Manuel Mora Marques
  • Marina Preguiça Ribeiro
  • Marta Pais Lopes
Tema de abertura "Do Lado do Amor", vários intérpretes (ver aqui)
Composto por Toy
Tema de encerramento "Do Lado do Amor" (instrumental)
Empresa(s) produtora(s) SP Televisão
Localização
Exibição
Emissora original SIC
Formato de exibição
Transmissão original 4 de janeiro de 2021 – 5 de junho de 2022
Cronologia
Lua de Mel
Programas relacionados Terra Brava
A Serra
Ligações externas
Site oficial

Amor Amor é uma telenovela portuguesa produzida pela SP Televisão que foi exibida pela SIC de 4 de janeiro de 2021 a 5 de junho de 2022, substituindo Nazaré e sendo substituída por Lua de Mel. É a "28.ª novela" do canal.

Escrita por Ana Casaca a partir de uma ideia original da SIC, tem a colaboração de António Barreira, Catarina Bizarro, Gonçalo Pereira, Manuel Mora Marques, Marina Preguiça Ribeiro e Marta Pais Lopes como guionistas, a direção de Jorge Cardoso, a direção de atores de Inês Rosado e Lídia Roque, a direção de produção de Francisco Barbosa e a realização de Hugo Xavier, Jorge Cardoso, José Manuel Fernandes, Paulo Brito e João Carvalho.[2][3]

Conta com as atuações de Ricardo Pereira, Joana Santos, Paulo Rocha, Maria João Bastos, Filipa Nascimento, Ivo Lucas, Joana Aguiar e Luísa Cruz no elenco principal.[4][5] Gonçalo Almeida e Ricardo Raposo juntaram-se ao elenco principal no volume 2.[6][7]

Resumo[editar | editar código-fonte]

VolumeEpisódiosOriginalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
12024 de janeiro de 2021 (2021-01-04)2 de outubro de 2021 (2021-10-02)
21744 de outubro de 2021 (2021-10-04)5 de junho de 2022 (2022-06-05)

Volume 1[editar | editar código-fonte]

Em terra de emigrantes é no verão que tudo ganha vida. A música popular é a cadência que invade as ruas e a banda sonora para muitas histórias de amor. Mas, tal como nas baladas, nem todas têm um final feliz… Esta é a história de Linda Sousa e Romeu Pereira, que são os melhores amigos desde a infância.

Estamos em 1999, e chega o dia do aniversário de Romeu. Linda decide oferecer-lhe uma canção escrita por si, tendo como inspiração o amor dos dois. Os dois envolvem-se e Linda fica grávida. Depois de se envolverem, Romeu e o seu pai Anselmo partem em digressão com a sua banda, acabando por se deixar envolver com uma das suas integrantes, a Vanessa.

Quando Linda se apercebe que Romeu deixou de falar com ela, sem qualquer justificação, decide procurá-lo, acabando por o pai de Romeu, que se encontrava alcoolizado, tropeçar nos pés de Linda, depois de uma briga com os dois jovens junto ao rio, sendo dado como morto, enquanto Vanessa, que se encontra grávida de Anselmo, assiste a tudo.

Para salvar Romeu da ira do pai, Linda torna-se responsável pela suposta morte de Anselmo. Linda e Romeu fazem um pacto de silêncio e decidem fugir no dia seguinte. Vanessa, devidamente aconselhada pela sua irmã malvada Ângela, decide denunciar Linda à polícia, para ficar com Romeu.

Linda, que julga ter sido traída por Romeu, foge para o Luxemburgo, onde é acolhida pelos pais de Bruno Ribeiro, que sempre teve uma paixão por Linda, apesar de estarem longe um do outro, mesmo quando Bruno ia a Portugal.

Magoado com a partida de Linda e decidido a seguir com sua a vida para a frente, Romeu acaba por aceitar a proposta de Ângela lhe transformar num grande cantor, impondo a condição de ele casar com Vanessa e assumir o seu bebé, que Romeu julga ser seu, passando a adotar o apelido artístico Santiago.

Agora como Romeu Santiago, meses depois, dá um concerto no Luxemburgo e pede Vanessa em casamento em pleno espetáculo, decidando-lhe a música que foi escrita por Linda, afirmando que a escreveu para Vanessa. Em choque, Linda assiste a tudo e nesse mesmo momento, Linda, que até então tinha escondido a sua gravidez de todos, à exceção de Bruno, e Vanessa entram as duas em trabalho de parto nessa noite e dão à luz duas meninas no mesmo hospital.

Quando uma terrível tempestade ocorre na cidade de Luxemburgo, faz com que haja uma falha no sistema elétrico do hospital, e no meio da confusão, as enfermeiras trocam as identificações das meninas. Assim, sem saberem de nada, Linda e Vanessa criam a filha uma da outra sem saberem.

Vinte anos depois, Linda e Romeu voltam a cruzar-se. Romeu tornou-se no rei da música popular portuguesa e em conjunto com a sua cunhada Ângela, comanda os destinos da editora Lua-de-Mel, que tem lançado vários cantores no mercado português.

Parte desses cantores, fazem parte a dupla Sandy e Leandro. Sandy é o nome artístico de Sandra, que é a filha trocada de Linda e Romeu que Vanessa criou juntamente com Romeu. Como queria ser cantora e não conseguia ter uma grande voz, Romeu contratou Leandro para fazer dupla com ela. E é Leandro que encontra Mel, num dos jardins do Luxemburgo, um diamante musical em bruto. Quando ouve a sua voz, Romeu fica deslumbrado e convida-a para fazer uma audição na sua editora em Portugal.

Mas acontece que Mel é a filha trocada de Vanessa e Anselmo que Linda e Bruno criaram. Quando Mel conta a Linda que recebeu um convite para ir a uma audição da editora de Romeu, Linda proíbe a filha de ir à audição ela foge, acabando com a Linda a vir atrás da filha.

Já em Portugal, Linda e Romeu reencontram-se na inauguração da Feira dos Bigodes, um espaço que ele reabilitou, e quando o ouve a cantar a canção que lhe escreveu, desmascara-o em público. Linda e a família regressam a Portugal e abrem o Disco Disse, um bar de Karaoke que disputa clientes com a Hamburgueria de Romeu.

Rita Gomes e Gabriel Torres, trabalham na editora de Romeu, e são eles que lhe criam as suas canções de sucesso, sem terem o seu talento reconhecido. Na mesma editora, circula a diva Paloma, cuja carreira se encontra estagnada. Ela tem vindo a perder a voz devido ao esforço exigido por Ângela, a sua melhor amiga. Ângela é amante do seu marido Cajó, velho amigo de Romeu dos tempos da banda e do seu pai.

Quando se revela que Anselmo se encontra vivo, ele reaparece para infernizar a vida dos que fizeram sucesso às custas dele e Linda e Romeu, que têm uma relação que caminha entre o amor e o ódio, terão de unir-se contra um mal comum.

Tendo como ambiente a cidade de Penafiel, “dominada” pela influência do rei da música popular portuguesa, a trama atravessa vários núcleos como o núcleo dos bombeiros e das suas respectivas famílias, onde se juntam pessoas que amam e odeiam o estilo de música de Romeu Santiago.

Nesta ‘batalha musical’, onde tem grande destaque o espaço cheio de brilho, luz e cor que é a Feira dos Bigodes, Linda e Romeu vão perceber que podem ter estado separados por um engano, mas que o amor, normalmente, é como a música, canta mais alto.

Volume 2[editar | editar código-fonte]

Romeu e Linda estão a viver uma boa fase profissional. Ela é uma artista consagrada e acabou de fazer uma digressão pela Europa e ele está prestes a lançar um novo álbum e aceitou fazer um documentário sobre a sua vida. Mas Ângela, que entretanto saiu da prisão em liberdade condicional, destabiliza mais uma vez a vida do artista juntamente com Cajó, colocando um anúncio para um casting para arranjar raparigas para fazer coro e dançar. Tânia Patrícia vai ser uma das escolhidas e apesar de não saber cantar, a vilã vai propor-lhe uma parceria: ela dá a imagem e Ângela canta por ela. A jovem concorda e quando é apresentada a Romeu, o artista fica encantado à primeira vista, mas acaba por ser chantageado por Ângela por ter tirado fotos de ambos fora de contexto que parecem que está a trair Linda. Com isto, Ângela consegue entrar na editora.

Romeu, no passado, teve uma relação com Bela, e quando ela engravidou, prometeu ao artista que ia fazer um aborto, mas não cumpriu com a sua palavra e deu à luz Ricky e criou-o sem Romeu desconfiar da verdade. No momento em que Ângela descobre que o artista tem um filho, ela decide manipular o jovem contra o pai e os dois montam um plano para destruir Romeu. Mas quando Romeu descobre que tem um filho, sente-se culpado e convida-o para ir viver consigo, e Ricky começa a envenenar o pai lentamente ao ponto dele quase perder a voz e de precisar de ser operado. Ao ouvir falar de um cirurgião de renome na América do Sul, o artista decide fazer a viagem mas o avião despenha-se, desaparece dos radares e todos os passageiros são dados como mortos.

Nesse avião iria Mónica Rio, uma agente musical residente no Brasil que cedeu o seu lugar no avião a Romeu. Ainda no Brasil, Mónica também conhece Linda e Sandra, a quem salva a vida. Como forma de retribuir esse gesto, Linda oferece-lhe emprego em Portugal. Mónica aceita e muda-se de armas e bagagens para o seu país de origem, decidindo guardar segredo sobre o acidente de avião que fez desaparecer Romeu. Apesar de se sentir culpada, ela apaixonou-se à primeira vista por Romeu quando lhe cedeu o lugar no avião. Quando ele regressa, sem memória da sua vida antes de Linda regressar a Portugal, ela decide tentar a sua chance, e começam a ter uma relação.

Sandra também sofre nas mãos de Ângela que planeia envolver a editora Lua-de-Mel num escândalo. A vilã arranja forma da editora agenciar duas bailarinas: Kikas e Lisa, que não são contratadas apenas para os espetáculos, mas também para fazerem “favores” especiais aos cantores. Quando Sandra se apercebe que está envolvida num negócio ilegal, já é tarde e acaba por ser chantageada, fazendo com que a sua a relação com Rogério fique comprometida.

Contudo, chega à história um grupo musical de muito sucesso: os Enclave, mas apesar da banda ser muito boa os elementos não se dão nada bem. Um deles é André Miranda que se dá mal com Pipo porque descobriu que a namorada o traiu com ele. A partir desse momento, André tornou-se um mulherengo mas tudo muda quando ele conhece Mel por quem se apaixona perdidamente.

Nesta nova ‘batalha musical’, muitos obstáculos e discussões se atravessarão entre a relação de Linda e Romeu, mas juntos irão novamente perceber que o amor de ambos, tal como a música, canta sempre mais alto.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de personagens de Amor Amor
Ator/Atriz Personagem[8][9] Volume
1
(2021)
2
(2021-22)
Ricardo Pereira Romeu Pereira / Romeu Santiago (nome artístico) Principal
Joana Santos Linda Sousa[a] Principal
Paulo Rocha Bruno Ribeiro Principal
Maria João Bastos Vanessa da Silva Pinto[b] Principal
Luísa Cruz Ângela Maria da Silva Pinto Principal
Filipa Nascimento Melanie «Mel» Sousa Ribeiro Principal
Ivo Lucas Leandro Vieira Principal
Joana Aguiar Sandra «Sandy» Carina Pinto Pereira Principal
Gonçalo Almeida Ricardo «Ricky» Manuel Bernardes Principal
Ricardo Raposo André Miranda Principal


Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Penafiel é utilizada como cenário para a telenovela.

Pedro Lopes, foi anunciado como o autor da novela, mas meses mais tarde foi revelado que na verdade seria Ana Casaca, uma autora estreante, que iria escrever a novela, sendo a novela intitulada como «um projeto inovador».[10][11][12]

A novela teve como título provisório “Bate Coração”,[13] sendo o título mais tarde oficializado para “Amor Amor”.[4]

O cantor Toy é o diretor musical da novela e quem é o responsável por dirigir as vozes dos atores envolvidos no projeto, sendo as músicas escritas por ele cantadas por algumas das personagens da novela, exceto a primeira música da novela, “Do Lado do Amor”, uma vez que a música já estava escrita antes da SIC convidar o Toy para escrever as canções da novela.[14][15] Num todo, foram escritas 44 músicas para a novela.[16]

Os trabalhos do volume 1 começaram a 12 de outubro de 2020, com gravações a decorrerem em Penafiel e nos estúdios SP Televisão, com as imagens aéreas de Luxemburgo e as cenas da história passadas no princípio do volume 1 a serem gravadas em Portugal por razões de segurança sanitária dos atores e produção da novela devido ao novo coronavírus (COVID-19), finalizando os seus trabalhos a 7 de abril de 2021 com 205 episódios de produção.[17][18][19][1]

A pedido da SIC, foi encomendada uma nova temporada a Ana Casaca, sendo revelado meses depois durante a Nova Temporada SIC de 2021 que a nova temporada seria intitulada de 'volume 2'.[20][21]

Os trabalhos do volume 2 arrancaram a 7 de junho de 2021, com as gravações a voltarem a decorrer em Penafiel e nos estúdios SP Televisão, tendo terminado a 11 de novembro do mesmo ano, com 180 episódios de produção.[22][23][19]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Os atores Rogério Samora e José Fidalgo foram uns dos primeiros nomes anunciados para estar na novela, juntando-se a eles nomes como Rita Blanco, Mariana Pacheco, João Catarré, Renato Godinho, Pedro Carvalho, Joana Pais de Brito, Rui Unas, Guilherme Moura, Luciana Abreu, Fernando Rocha, Melânia Gomes, Mariana Venâncio, Manuel Cavaco, Bárbara Norton de Matos, Débora Monteiro, Inês Pires Tavares, Rosa do Canto, Almeno Gonçalves, Margarida Carpinteiro, João Bettencourt e Francisco Fernandes.[24][25][26][27][28][29][30][31][32][33][34][35][36][37][38][39] Depois da estreia da novela, foi revelado que o elenco da novela iria ter o reforço dos atores Madalena Alberto e João Baptista.[40][41][42]

Para o elenco principal da novela os primeiros nomes a surgirem foram os de Joana Santos e Maria João Bastos, juntando-se a elas Paulo Rocha, Ricardo Pereira, Luísa Cruz, Filipa Nascimento, Ivo Lucas e Joana Aguiar.[43][44][45][46][47][48][49][5]

Artistas como Mónica Sintra e Ágata foram confirmadas para fazer uma participação especial na novela.[50][51]

Com a confirmação de uma segunda temporada da novela, o primeiro nome garantido para a nova temporada foi o ator Ricardo Pereira, mantendo-se quase todo o elenco, à exceção de Rita Blanco, Almeno Gonçalves, Margarida Carpinteiro, Manuel Cavaco, José Fidalgo, Paulo Rocha, Maria João Bastos, Pedro Carvalho, Madalena Alberto e João Baptista.[20][52]

Após as duas tentativas falhadas na temporada passada de ter a atriz Alexandra Lencastre no seu elenco, foi novamente anunciada para integrar a novela, tendo desta vez conseguido se manter na trama, juntando-se a ela atores como Gonçalo Almeida, Rui Mendes, Xana Abreu, Lídia Franco, Tiago Aldeia, Ricardo Raposo, Diogo Valsassina, Vera Moura, Sofia Arruda, Miguel Guilherme e Rodrigo Moreno.[20][53][52][54][55][56][57][58][59][60]

Contratempos no elenco e gravações da novela[editar | editar código-fonte]

Com a mudança de Alexandra Lencastre para a SIC foi revelado que iria estar no elenco principal da novela, porém mais tarde, a atriz decidiu com o diretor-geral e diretor de enternimento e ficção da SIC que iria deixar a novela para poder compatibilizar todos os projetos que estavam em mãos da atriz, a nível pessoal e profissional, tornando-se mais adequado que só entrasse mais à frente na trama da novela, sendo substituída por Luísa Cruz, cuja sua personagem inicial acaba por ser atribuída à atriz Rosa do Canto.[61][62][49][36] Tal como prometido, a autora arranja a Alexandra Lencastre uma nova personagem e começa a gravar a 11 de fevereiro de 2021, no papel de Julieta Serrão, fazendo-a ter um ritmo frenético nas gravações e ainda usufruir de 15.000€ mensais enquanto estivesse a gravar, um valor superior ao de Ricardo Pereira, o protagonista da novela.[63][64][65][66][67][68] Dias depois, Alexandra Lencastre testa positivo à Covid-19 e é posta a hipótese de a afastar da novela caso não recuperasse a tempo de retomar as gravações que já se encontravam na reta final, acabando mesmo por ser afastada pela segunda vez consecutiva, sendo substituída pela atriz Madalena Alberto.[69][70][42] Após as duas tentativas, a atriz foi novamente anunciada para o elenco, mas desta vez para a nova temporada da novela, tendo chegado mesmo a entrar na novela. Porém, devido a compromissos profissionais com novos projetos teve que sair a meio da temporada, terminando gravações em agosto de 2021.[20][53][71]

A atriz Maria João Bastos começou a ser um nome falado que poderia estar em negociações para estar no elenco principal na novela, tal como a atriz Inês Castel-Branco que também estava em negociações para o mesmo papel, porém, Inês Castel-Branco acabou por não aceitar participar no projeto devido à sua transferência para a TVI, e a atriz Maria João Bastos acabou por ficar com o papel, sofrendo algumas alterações na sua personagem para se enquadrar melhor à atriz.[45][72][46][73] Devido ao atraso nas gravações, Maria João Bastos acabou por ter que abandonar a trama mais cedo para gravar um outro projeto, sendo arranjado um final antecipado para a sua personagem, terminando as gravações a 15 de março de 2021.[74][75]

Anunciado como um dos protagonistas da novela, que assinalaria o regresso do ator Diogo Morgado à SIC, o ator optou mais tarde por querer continuar na TVI e foi substituído por outro ator.[76]

O ator Júlio César havia sido confirmado na novela, mas devido a um problema de saúde do filho foi afastado do projeto, sendo substituído pelo também ator Almeno Gonçalves, havendo as devidas alterações na personagem para que se enquadre com o ator.[77][78][36]

A cantora e atriz Simone de Oliveira também foi confirmada na novela como uma contratação surpresa durante a emissão do Casa Feliz, mas devido aos seus problemas de saude acabou por ser substituída pela atriz Margarida Carpinteiro.[79][37]

A 5 de dezembro de 2020, o ator e cantor Ivo Lucas sofre um acidente de carro com a cantora e sua namorada Sara Carreira, que causou a morte da cantora e tendo Ivo Lucas ficado em estado grave no hospital, acabando por ser decidido pela SIC adaptar a história para permitir a ausência da personagem durante um espaço de tempo para a personagem regressar quando o ator se sentisse capaz de voltar a gravar, tendo o ator regressado às gravações a 14 de janeiro de 2021.[80][81]

Devido ao atraso nas gravações da novela, a atriz Rita Blanco acabou por abandonar a trama mais cedo, saida essa que estava inicialmente planeada para uma fase posterior da trama, devido à atriz ter que gravar um filme, tendo sido arranjado um final antecipado para a sua personagem.[82]

Dias antes da estreia da novela, foi revelado numa das fotos publicadas no site da SIC, que a atriz Mikaela Lupu iria estar na novela, no papel de Sandra, e que, por algum motivo desconhecido, foi substituída pela Joana Aguiar.[83]

A atriz Joana Santos, para ter aceitado fazer parte do elenco principal da novela, exigiu à SP Televisão e à SIC poder levar a filha bebé para o estúdio para aceitar protagonizar o projeto devido à sua filha ainda estar na fase de amamentação, tendo a SIC aceite a sua exigência.[84]

Após a participação do ator Bruno Cabrerizo na segunda temporada de A Máscara, foi revelado que o ator poderia estar numa das telenovelas da SIC, sendo mais tarde revelado que seria um dos reforços da segunda temporada da novela no papel de Nelson.[85][86] Mais tarde, foi noticiado que o ator estaria a gravar uma outra telenovela no Brasil e que, por isso, não iria integrar o elenco desta novela, transitando para uma outra futura novela do canal, ocorrendo as devidas alterações na personagem Nelson e na trama para tornar a personagem em Mónica, a personagem de Sofia Arruda.[87][58]

Com a paragem cardiorrespiratória de Rogério Samora a 20 de julho de 2021 durante as gravações da segunda temporada, o ator ficou internado no Hospital Amadora Sintra, e como não apresentou melhoras significativas no seu quadro clínico, ocorreram alterações na história e foi escrita uma nova personagem para o substituir que ficou a cargo de Miguel Guilherme.[88][59]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Originalmente, a estreia do volume 1 de Amor Amor estava prevista para o último trimestre de 2020 para substituir Terra Brava e ficar na 2.ª faixa de telenovelas da SIC.[10][62] Porém, devido ao novo coronavírus (COVID-19) a estreia foi adiada para o início de 2021, acabando por substituir Nazaré e ficar na 1.ª faixa de telenovelas da SIC.[89][90] A sua promoção arrancou a 4 de dezembro de 2020, tendo estreado a 4 de janeiro de 2021.[4][91] A campanha de ‘últimos episódios’ do volume 1 arrancou a 14 de setembro de 2021, tendo terminado a 2 de outubro do mesmo ano.[92][93]

A promoção ao volume 2 de Amor Amor começou a 21 de setembro de 2021, estreando a 4 de outubro, substituindo o volume 1 da novela e tendo se mantido na 1.ª faixa de telenovelas.[94][95] A partir de 7 de março de 2022, com a estreia de Por Ti, a novela passou para a 2.ª faixa devido às fracas audiências, regressando ainda no mesmo ano a partir de 30 de maio, à 1.ª faixa, devido às más audiências de Por Ti e por se encontrar na sua ‘última semana’.[96][97] A campanha de ‘últimos episódios’ do volume 2 arrancou a 9 de maio de 2022, tendo a novela terminado a 5 de junho do mesmo ano.[98]

Transmissão na OPTO[editar | editar código-fonte]

Na OPTO, a plataforma de streaming da SIC, a novela teve os seus episódios de exibição na SIC disponibilizados na plataforma, tendo em todos os seus episódios antestreias com um ou vários dias de antecedência à emissão dos episódios.[99] Todos os episódios da novela foram disponibilizados à exceção dos 1º e 87º episódios do volume 1 e do 1º episódio do volume 2. Para além disso, o volume 2 ainda não contou com a antestreia dos episódios que foram emitidos entre os dias 2 e 22 de janeiro devido a um ataque informático aos sites do grupo Impresa que deixou inacessível temporariamente a OPTO.[100][101][102]

Tema do genérico[editar | editar código-fonte]

"Do Lado do Amor" de Toy, e cantada também na novela por Ricardo Pereira na personagem Romeu Santiago, foi anunciada como tema do genérico a 3 de janeiro de 2021.[103] A partir do episódio 21, a cada semana, o genérico da novela é cantado por um ator ou atriz da novela.[104]

Volume 1

Ano Intérprete Semana Episódios Ref.
2021 Toy 4 a 29 de janeiro 1-20 [103]
Ricardo Pereira 1 a 5 de fevereiro 21-25 [104]
Filipa Nascimento 8 a 12 de fevereiro 26-30 [105]
Joana Santos 15 a 19 de fevereiro 31-35 [106]
Ivo Lucas 22 a 26 de fevereiro 36-40 [107]
Mariana Pacheco 1 a 5 de março 41-45 [108]
Renato Godinho 6 a 12 de março 46-51 [109]
Luciana Abreu 13 a 19 de março 52-57 [110]
Melânia Gomes 20 a 26 de março 58-63 [108]
Luísa Cruz 27 de março a 2 de abril 64-69 [111]
Rui Unas 3 a 9 de abril 70-75 ...
Maria João Bastos 10 a 16 de abril 76-81 [112]
Joana Pais de Brito 19 a 23 de abril 82-86 ...
João Bettencourt 26 a 30 de abril 87-91 [113]
Inês Pires Tavares 3 a 7 de maio 92-96 [114]
Francisco Fernandes 10 a 14 de maio 97-101 [115]
Mariana Venâncio 17 a 21 de maio 102-106 ...
Rosa do Canto 24 a 28 de maio 107-110 ...
Pedro Carvalho 31 de maio a 4 de junho 111-115 ...
Bárbara Norton de Matos 7 a 11 de junho 116-120 ...
João Catarré 14 a 18 de junho 121-125 ...
Fernando Rocha 21 a 25 de junho 126-130 ...
Madalena Alberto 28 de junho a 2 de julho 131-135 ...
Ricardo Pereira 5 a 9 de julho 136-140 ...
Filipa Nascimento 12 a 16 de julho 141-145 ...
Ivo Lucas 19 a 23 de julho 146-150 ...
Mariana Pacheco 26 a 30 de julho 151-155 ...
Renato Godinho 2 a 6 de agosto 156-160 ...
Luciana Abreu 9 a 13 de agosto 161-165 ...
Melânia Gomes 16 a 20 de agosto 166-170 ...
Luísa Cruz 23 a 27 de agosto 171-175 ...
Rui Unas 30 de agosto a 3 de setembro 176-180 ...
Maria João Bastos 6 a 10 de setembro 181-185 ...
Joana Pais de Brito 13 a 17 de setembro 186-190 ...
João Bettencourt 20 a 24 de setembro 191-195 ...
Inês Pires Tavares 25 de setembro a 2 de outubro 196-202 ...


Volume 2

Ano Intérprete Semana Episódios Ref.
2021 Toy 4 a 8 de outubro 1-5 ...
Alexandra Lencastre 11 a 15 de outubro 6-10 ...
Gonçalo Almeida 18 a 22 de outubro 11-15 [116]
Ricardo Raposo 25 a 29 de outubro 16-20 [117]
Lídia Franco 1 a 5 de novembro 21-25 ...
Diogo Valsassina 8 a 12 de novembro 26-30 [118]
Vera Moura 15 a 19 de novembro 31-35 ...
Xana Abreu 22 a 26 de novembro 36-40 [119]
Joana Aguiar 29 de novembro a 3 de dezembro 41-44 ...
Sofia Arruda 6 a 10 de dezembro 45-49 ...
Ricardo Pereira 13 a 17 de dezembro 50-54 ...
Filipa Nascimento 20 a 23 de dezembro 55-58 ...
Joana Santos 27 a 30 de dezembro 59-62 ...
2022 Ivo Lucas 3 a 7 de janeiro 63-67 ...
Mariana Pacheco 10 a 14 de janeiro 68-72 ...
Renato Godinho 17 a 21 de janeiro 73-77 ...
Luciana Abreu 24 a 29 de janeiro 78-83 ...
Melânia Gomes 31 de janeiro a 4 de fevereiro 84-88 ...
Luísa Cruz 5 a 11 de fevereiro 89-93 ...
Rui Unas 14 a 18 de fevereiro 94-98 ...
Joana Pais de Brito 21 a 25 de fevereiro 99-103 ...
João Bettencourt 28 de fevereiro a 4 de março 104-108 ...
Inês Pires Tavares 7 a 11 de março 109-113 ...
Francisco Fernandes 14 a 18 de março 114-118 ...
Mariana Venâncio 21 a 25 de março 119-123 ...
Rosa do Canto 28 de março a 1 de abril 124-128 ...
Bárbara Norton de Matos 4 a 8 de abril 129-133 ...
João Catarré 11 a 15 de abril 134-138 ...
Fernando Rocha 18 a 22 de abril 139-143 ...
Heitor Lourenço 25 a 29 de abril 144-148 ...
Gonçalo Almeida 2 a 6 de maio 149-153 ...
Ricardo Raposo 9 a 13 de maio 154-158 ...
Joana Aguiar 16 a 20 de maio 159-163 ...
Joana Santos 23 a 27 de maio 164-168 ...
Ricardo Pereira 30 de maio a 5 de junho 169-174 ...


Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

As duas temporadas da novela foram lançadas a 25 de dezembro de 2023 na plataforma de streaming Amazon Prime Video.[120]

País Transmissão Título adaptado Temporadas Lançamento
Mundo Amazon Prime Video Amor Amor 2 25 de dezembro de 2023

Projetos derivados[editar | editar código-fonte]

Crossover com Terra Brava[editar | editar código-fonte]

A 4 de março de 2021, foi revelado num post na conta de Instagram de Romeu Santiago, personagem interpretada por Ricardo Pereira na novela, que iria haver um crossover com a novela Terra Brava, também da SIC, tendo sido um pedido de Daniel Oliveira, o diretor-geral e diretor de enternimento e ficção da SIC, a Ana Casaca, a autora da novela para concretizar o crossover entre as duas tramas.[121][122] Romeu Santiago (Ricardo Pereira), Cajó (Rogério Samora) e Gastão (João Baptista) são as personagens de ‘Amor Amor’ e Elsa Santinho (Sara Matos) é a personagem de ‘Terra Brava’ que se juntam no crossover.[123][121][122]

Gravado a 4 de março de 2021, o crossover começou a ser promovido a 20 de julho e estreou uma semana depois, no dia 27.[124][125][121]

Crossovers com A Serra[editar | editar código-fonte]

1º crossover

A 12 de abril de 2021, foi revelado no instagram da novela e também da novela A Serra, que é também da SIC, que as mesmas novelas iriam se juntar num crossover, sendo que Leandro (Ivo Lucas) e Sandy (Joana Aguiar) são as personagens de ‘Amor Amor’ enquanto que Guida (Laura Dutra), Jacinta (Ana Marta Ferreira), Salvador (Tiago Teotónio Pereira), Tozé (António Camelier) e Nicolau (João Mota) são as personagens de ‘A Serra’ que juntas se juntam no crossover.[126][127]

Gravado a 12 de abril de 2021, num evento especial na aldeia da Fraga Pequena, cenário ficcional de 'A Serra', a promoção do 1º crossover começou a 17 de abril de 2021, estreando no dia 26 do mesmo mês durante a emissão de ‘A Serra’.[128][129][127]

2º crossover

A 20 de junho de 2021, foi revelado que a novela se iria voltar a cruzar com A Serra num crossover, sendo que Linda (Joana Santos) é a personagem de ‘Amor Amor’ enquanto que Guida (Laura Dutra), Nicolau (João Mota), Mariana (Carolina Carvalho), Carminho (Manuela Couto) e Manuel (Fernando Luís) são as personagens de ‘A Serra’ que juntas se juntam no crossover.[130]

Gravado a 20 de junho de 2021, no Hotel, cenário ficcional de 'A Serra', a promoção do 2º crossover começou a 2 de julho de 2021 e estreou ainda no mesmo mês, no dia 9 durante a emissão de ‘A Serra’, cujo dia serviu também para comemorar o seu episódio 100.[131][132][130]

Lua de Mel[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lua de Mel

No âmbito do anúncio das celebrações dos 30 anos da SIC, foi revelada a existência de um spin-off em formato novela que para além de contar com personagens novas e de raiz, contaria também com personagens marcantes de telenovelas anteriores do mesmo canal, intitulada com o mesmo nome da editora da novela, Lua de Mel, devido ao foco da história se encontrar na editora.[133][134] Vindos diretamente desta novela para a Lua de Mel, vieram Luísa Cruz, Filipa Nascimento, Ivo Lucas e Joana Aguiar com as suas respetivas personagens Ângela, Mel, Leandro e Sandra em papéis de destaque, vindo também Rosa do Canto, Rui Mendes, Lídia Franco, Luciana Abreu, Fernando Rocha, Heitor Lourenço e Francisco Fernandes com as suas respetivas personagens Lurdes, Jaime, Gina, Rebeca Sofia, Tó Quim, Valentim Valério e Márcio no elenco recorrente e ainda Renato Godinho, Joana Santos e Ricardo Pereira também com as suas respetivas personagens Vítor, Linda e Romeu para uma participação especial.[135][136][137]

Músicas[editar | editar código-fonte]

Legenda
S A música aparece em um ou mais volumes da novela.
N A música não aparece num dos volumes da novela.

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

Tema Intérprete(s) Volumes Personagem tema Notas
1 2
"Do Lado do Amor" Ricardo Pereira S Romeu
Filipa Nascimento S N Mel
Ricardo Pereira e Joana Santos S N Romeu e Linda
"Dança com Ela" Rodrigo Moreno S Romeu (jovem) [nota 1]
Ricardo Pereira S Romeu
"Vou Procurar Por Ti" S N Romeu
Filipa Nascimento e Ivo Lucas S N Mel e Leandro
"Anda Provar" Joana Santos e Mariana Pacheco S Linda e Cátia
"Eu e Tu, Tu e Eu" Joana Aguiar e Ivo Lucas S Sandy e Leandro
"Guitarra Mágica" Filipa Nascimento e Ricardo Pereira S Mel e Romeu
"Dois Amigos a Vida Inteira" S
Ricardo Pereira e Joana Aguiar S Romeu e Sandy
"Sinto a Tua Falta" Joana Aguiar e Ivo Lucas S Sandy e Leandro
"Vem, Vem, Vem" Joana Santos e Filipa Nascimento S Linda e Mel
"Sonho Destruído" Joana Santos S Linda
"Bate Coração" Joana Aguiar e Ivo Lucas S Sandy e Leandro
"É Para Esquecer" Filipa Nascimento S Mel
"Só Boas Recordações" S N
"Prisioneiro Deste Amor" Ricardo Pereira S Romeu
"Leva Tudo Daqui" Joana Santos S Linda
"Quero Ser Feliz" Ricardo Pereira S Romeu
"Foi Traição" Joana Santos S Linda
"Vou Voltar" Filipa Nascimento S Mel
Filipa Nascimento e Ivo Lucas S Mel e Leandro
"O Sol Vai Voltar a Nascer" Ricardo Pereira e Joana Aguiar S Romeu e Sandy
"Guapa, Guapita" Ricardo Pereira N S Romeu
"Encantamento" Filipa Nascimento N S Mel
"Sonhar Contigo" Rodrigo Moreno N S Alex
"Somos Doces" Luciana Abreu, Francisco Fernandes e Renato Godinho N S Rebeca, Márcio e Vítor
"Sou a Tua Brasa" Luísa Cruz N S Ângela [nota 2]
Vera Moura N S Tânia Patrícia
"Te Quiero Besar" Ricardo Pereira e Joana Santos N S Romeu e Linda
"Só" Ivo Lucas e Ricardo Raposo N S Leandro e André
"Quero-te Outra Vez" Joana Santos N S Linda
Mariana Pacheco N S Cátia
"É Só Amor" Mariana Pacheco, Joana Pais de Brito, Rui Unas e Diogo Valsassina N S Cátia, Rita, Gabriel e Evaristo
"O Coração Não Esqueceu" Ricardo Pereira N S Romeu
"Vou Ser Assim" Filipa Nascimento N S Mel
"Grita Pela Vida" Ivo Lucas e Ricardo Raposo N S Leandro e André
"Anda Comigo, Vem Amar" Mariana Pacheco, Joana Pais de Brito, Rui Unas e Diogo Valsassina N S Cátia, Rita, Gabriel e Evaristo
"Amar Lutar, Lutar Amar" Luciana Abreu, Francisco Fernandes e Joaquim Guerreiro N S Rebeca, Márcio e Adónis [nota 3]
"A Alegria de Amar" Heitor Lourenço N S Valentim
"Amor Escondido" Filipa Nascimento, Ivo Lucas e Ricardo Raposo N S Mel, Leandro e André

Temas musicais[editar | editar código-fonte]

Tema Intérprete(s) Volumes Personagem tema Notas
1 2
"Do Lado do Amor" Toy S
"Morrer de Amor Por Ti" José Cid S Romeu e Linda
"Emoções" Raquel Tavares S
"Porque é Que Vens" Tony Carreira S N Romeu e Linda
"O Ritmo do Amor" Emanuel S
"Eu Tenho Dois Amores" Marco Paulo S Luís
"Lembra-me" We Find You ft. Bárbara Tinoco S N
"A Noite" Stereossauro ft. Marisa Liz e Carlão S Mel
"Inquietação" Elas S Ângela e Vanessa
"Quem é Que Nunca Amou" Toy S N
"Meu Nome é Rebeca" Rebeca S Rebeca Sofia
"Vejo-te Aqui" Irma e Tiago Nacarato S
"Fui Acudir" Quim Barreiros S Núcleo dos Bombeiros
"Cara Bonita" Vai e Vem & Alicia S Mel e Leandro
"Não És Homem Para Mim" Manuela Azevedo S N Emília
"O Meu Coração" Anaquim e Ana Bacalhau S Rita e Gabriel
"Desajeitado" André Amaro S
"Sou Mãe Solteira" Ágata N S Bela
"Não Papo Grupos" David Carreira N S Ricky
"Ex-Mulher (Ex-Amor)" Romana N S
"Brejeirices (Desgarrada)" Augusto Canário & Amigos ft. Fernando Rocha N S Tó Quim
"Chupa no Dedo" Micaela N S
"Dá-me um Beijinho" Sons do Minho N S
"Orgulho em Ser Português" Cláudia Martins & Minhotos Marotos N S
"Te Amo" Calema N S Mel, Leandro e André
"Afinal Quem Manda Aqui!" Delfim Junior & Império Show N S
"E agora" Syro N S

Prémios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prémio Categoria Por Resultado Ref.
2021 25.ª gala dos Globos de Ouro Melhor Atriz Maria João Bastos Indicado [138]
Melhor Ator Ricardo Pereira Venceu
Rose d'Or Melhor Telenovela Amor Amor Indicado [139]
2022 Rose d'Or Melhor Telenovela Amor Amor Vol.2 Indicado [140]

Audiências[editar | editar código-fonte]

Calculando a média ponderada das duas temporadas, “Amor Amor” terminou com uma média final de aproximadamente 11.1 de audiência.

1.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Amor Amor estreou a 4 de janeiro de 2021 com 15.4 de rating e 27.5% de share, com cerca de 1 milhão e 458 mil espectadores, na liderança absoluta, com um pico de 16.1 de audiência e 29.2% de share, sendo o programa mais visto do dia.[141]

Ao segundo episódio, Amor Amor reteve uma média de 1 milhão e 395 mil espectadores, alcançando uma audiência média de 14.7 e com 26.8% de share, garantindo a liderança isolada. A trama protagonizada por Joana Santos e Ricardo Pereira deu à SIC um pico de 15.7/27.9%.[142]

A 28 de janeiro de 2021, a 1.ª temporada de Amor Amor manteve boa audiência alcançando 15.0 de rating e 26.1% de share com 1 milhão e 417 mil espectadores. Com um pico de 15.7 / 29.2%.[143]

A 1 de março de 2021, a 1.ª temporada de Amor Amor bateu um recorde de rating alcançando 15.7 de rating e 27.8% de share com 1 milhão e 490 mil espectadores. Com um pico de 16.8 / 29.5%.[144]

A 5 de março de 2021, a 1.ª temporada de Amor Amor manteve boa audiência alcançando 15.2 de rating e 26.7% de share com 1 milhão e 442 mil espectadores. Com um pico de 15.9 / 28.0%.[145]

A 31 de março de 2021, a 1.ª temporada de Amor Amor manteve recorde de rating alcançando 15.5 de rating e 27.4% de share com 1 milhão e 467 mil espectadores. No melhor momento, a novela chegou a um pico de 16.1 / 28.2%.[146]

A 3 de maio de 2021, a 1.ª temporada de Amor Amor bateu um recorde de rating alcançando 15.7 de rating e 27.8% de share com 1 milhão e 489 mil espectadores. Teve um pico de 16.8 / 30.1%.[147]

O crossover que cruzou "Amor Amor" e "Terra Brava" estreou a 27 de julho de 2021 com 12.3 de rating e 24.0% de share, alcançando 1 milhão e 161 mil espectadores, durante a emissão de "Amor Amor".[148]

A 24 setembro de 2021, a 1.ª temporada de "Amor Amor" teve o episódio de menor audiência da temporada, alcançando 9.7 de rating e 20.6% de share, com 917 mil espectadores.[149]

A 2 de outubro de 2021, o último episódio da 1.ª temporada de Amor Amor terminou com 12.9 de rating e 25.8% de share, com cerca de 1 milhão e 224 mil espectadores, na liderança, com um pico de 14.1 de rating e 28.3% de share.[150][151]

Média Episódios transmitidos Rating Share Ref.
2021 Janeiro 20 episódios 13.8 25.1% [152]
Fevereiro 20 episódios 14.0 25.0% [153]
Março 27 episódios 13.3 24.1% [154]
Abril 24 episódios 13.3 24.3% [155]
Maio 21 episódios 12.8 24.0% [156]
Junho 22 episódios 13.0 25.5% [157]
Julho 22 episódios 12.3 24.3% [158]
Agosto 22 episódios 12.3 24.8% [159]
Setembro 22 episódios 11.7 23.6% [160]
Outubro 2 episódios 12.2 24.8% [161]
Total 202 episódios 12.9 24.6% [162]

2.ª temporada[editar | editar código-fonte]

A 2.ª temporada de Amor Amor estreou a 4 de outubro de 2021 com 12.9 de audiência e 25.1% de share, com cerca de 1 milhão e 224 mil espectadores, na liderança, com um pico de 13.9 de audiência e 25.9% de share, sendo o programa mais visto do dia.[163]

No segundo episódio da 2.ª temporada, a trama de Ana Casaca rendeu à SIC uma audiência média de 12.8 de rating e 25.4% de quota média de mercado, com 1 milhão e 212 mil espectadores, deixando a concorrência “Festa é Festa” a cerca de 130 mil espectadores. O pico foi um dos maiores do dia, com 13.3/27.9%.[164]

No terceiro episódio da 2.ª temporada, a telenovela manteve boa audiência alcançando 12.0 de rating e 25.0% de share, com cerca de 1 milhão e 132 mil espectadores, com um pico de 12.6/25.6%.[165]

A 18 de maio de 2022, a 2.ª temporada de "Amor Amor" teve o episódio de menor audiência da temporada, alcançando 4.7 de rating e 17.8% de quota média de mercado e com 448 mil espectadores.[166]

Após um percurso com audiências razoáveis, muito abaixo dos números alcançados pela temporada anterior, Amor Amor Vol.2 terminou no domingo, dia 5 de junho de 2022, na vice-liderança, com um resultado de 9.7 de audiência média e 18.6% de share, com cerca de 919.300 espectadores, com um pico de 11.3/23.6%, numa altura em que a SIC chegava à liderança das audiências.[167]

Média Episódios transmitidos Rating Share Ref.
2021 Outubro 20 episódios 11.3 23.7% [161]
Novembro 22 episódios 10.4 22.3% [168]
Dezembro 20 episódios 10.2 21.0% ...
2022 Janeiro 22 episódios 9.8 19.8%
Fevereiro 20 episódios 9.2 19.9%
Março 23 episódios ...
Abril 21 episódios ...
Maio 22 episódios ...
Junho 4 episódios 9.5 19.5% [169]
Total 174 episódios 9.2

Notas e referências

Notas

  1. Apesar da personagem Romeu em jovem ser interpretada pelo ator Luís Ganito, quando a personagem cantava a voz era de Rodrigo Moreno.
  2. Devido a um plano da personagem Ângela (personagem vivida por Luísa Cruz) no Vol. 2 da novela, ela teve que "emprestar" a sua voz a Tânia Patrícia (personagem vivida por Vera Moura), uma vez que Tânia não sabe cantar.
  3. A personagem Vítor (personagem vivida por Renato Godinho) tinha saído da banda Bolinhos de Amor, sendo substituído pela personagem Adónis (personagem vivida por Joaquim Guerreiro), que na altura do lançamento desta canção fazia parte da banda. Depois desta canção, o Adónis foi despedido e o Vítor voltou a integrar a banda.
  1. A personagem já teve o apelido Ribeiro, quando esteve casada com Bruno, porém com o divórcio, ficou sem o apelido Ribeiro.
  2. A personagem já teve o apelido Pereira, quando esteve casada com Romeu, porém com o divórcio, ficou sem o apelido Pereira.

Referências

  1. a b «SIC Content Distribution | OUR LOVE SONGS». SIC Content Distribution. Consultado em 19 de maio de 2021 
  2. «Amor Amor». Nem todas as baladas têm um final feliz…. Consultado em 6 de novembro de 2023 
  3. «Amor Amor Vol. 2». O espetáculo continua…. Consultado em 6 de novembro de 2023 
  4. a b c «Substituta de "Nazaré": SIC define título de nova novela [Foto]». Zapping. 4 de dezembro de 2020. Consultado em 4 de dezembro de 2020 
  5. a b «'Amor Amor': veja o vídeo que junta Ivo Lucas, Joana Aguiar e Filipa Nascimento». Holofote. 18 de dezembro de 2020. Consultado em 28 de dezembro de 2020 
  6. «Amor Amor: Alexandra Lencastre é Bela Bernardes e esconde filho de Romeu». Maria.pt. 29 de junho de 2021. Consultado em 30 de setembro de 2021 
  7. SAPO. «"A minha mãe será a maior fonte de inspiração e de homenagem constante"». SAPO Lifestyle. Consultado em 13 de abril de 2022 
  8. «Quem é quem em "Amor, Amor", a nova novela da SIC». Holofote. 2 de janeiro de 2021. Consultado em 13 de abril de 2022 
  9. André Pereira. «"Amor Amor Vol. 2": Conhece as novas personagens da história». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 13 de abril de 2022 
  10. a b «SIC já trabalha em nova novela! Saiba quem vai escrever». Zapping. 22 de maio de 2020. Consultado em 24 de agosto de 2020 
  11. «Saiba quem escreve "Bate Coração", a nova novela da SIC». Zapping. 24 de setembro de 2020. Consultado em 24 de setembro de 2020 
  12. «Nova novela da SIC vai ser «um projeto inovador»». Zapping. 28 de agosto de 2020. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  13. «Novela de Alexandra Lencastre já tem titulo provisório». Zapping. 4 de setembro de 2020. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  14. «Toy vai ter papel de destaque em nova novela da SIC, Bate Coração». TV 7 Dias. 19 de outubro de 2020. Consultado em 15 de novembro de 2020 
  15. Neto, Ricardo. «"Amor Amor" terá música dentro e fora do pequeno ecrã». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 6 de janeiro de 2021 
  16. Costa, Duarte. «SIC prepara projeto com várias personagens de telenovelas». Consultado em 19 de março de 2022 
  17. «"Amor Amor". Covid-19 impede gravações da novela no Luxemburgo». Wort.lu. 14 de janeiro de 2021. Consultado em 15 de janeiro de 2021 
  18. «Ricardo Pereira diz "adeus" às gravações de "Amor Amor"». N-TV. Consultado em 8 de abril de 2021 
  19. a b Comunicacao, Por (13 de outubro de 2020). «NOVA NOVELA DA SIC SERÁ GRAVADA EM PENAFIEL». Câmara Municipal de Penafiel. Consultado em 28 de dezembro de 2020 
  20. a b c d «SIC encomenda nova fornada de episódios de "Amor Amor"». Zapping. 26 de março de 2021. Consultado em 26 de março de 2021 
  21. «Nova temporada da SIC traz novidades». SIC Notícias. Consultado em 21 de setembro de 2021 
  22. SAPO. «Debandada em "Amor amor". José Fidalgo é um dos atores que não transitam para a segunda temporada». SAPO Lifestyle. Consultado em 27 de maio de 2021 
  23. «"Amor Amor": Resumo dos próximos episódios». Zapping. 30 de maio de 2022. Consultado em 10 de agosto de 2022 
  24. «Já há três atores apalavrados para a nova novela da SIC». Zapping. 22 de maio de 2020. Consultado em 25 de agosto de 2020 
  25. «SIC quer dupla de 'peso' na nova novela que vai substituir "Terra Brava"». Zapping. 24 de maio de 2020. Consultado em 25 de agosto de 2020 
  26. Vilhena, Filipe. «"Bate Coração" será a próxima novela da SIC». Diário da TV. Consultado em 6 de setembro de 2020 
  27. «"Bate Coração" recebe dois novos reforços no elenco». Zapping. 10 de setembro de 2020. Consultado em 11 de setembro de 2020 
  28. Oliveira, Author Anselmo (18 de setembro de 2020). «Pedro Carvalho reforça ficção da SIC». Quinto Canal. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  29. Neto, Ricardo. «Pedro Carvalho regressa a Portugal na SIC». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  30. André Pereira. «Joana Pais de Brito, Rui Unas e Guilherme Moura confirmados em "Bate Coração", a nova novela da SIC». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 27 de setembro de 2020 
  31. «SIC segura Luciana Abreu e dá-lhe novo projeto». Zapping. 11 de agosto de 2020. Consultado em 25 de agosto de 2020 
  32. Costa, Duarte. «Fernando Rocha entra na nova telenovela da SIC». A Televisão. Consultado em 16 de setembro de 2020 
  33. «Atriz de "A Herdeira" reforça elenco de "Bate Coração"». Zapping. 30 de setembro de 2020. Consultado em 4 de outubro de 2020 
  34. «Portugal: Mariana Venâncio confirmada em "Bate Coração", a nova telenovela da SIC». Consultado em 4 de outubro de 2020 
  35. Vendeira, Pedro (4 de dezembro de 2020). «'Amor Amor' é a nova novela da SIC». Consultado em 14 de abril de 2022 
  36. a b c Televisão, A. «'Amor Amor' da SIC obrigada a mudar história e atores à última hora». A Televisão. Consultado em 28 de dezembro de 2020 
  37. a b «Simone de Oliveira fora do elenco da novela 'Bate Coração'». Consultado em 22 de novembro de 2020 
  38. «João Bettencourt em "Amor Amor".». Klip Agency. 29 de dezembro de 2020. Consultado em 14 de abril de 2022 
  39. «"Amor Amor": Conheça todas as personagens [com Fotos]». Zapping. 4 de janeiro de 2021. Consultado em 14 de abril de 2022 
  40. Neto, Ricardo. «Rui Luís Brás reforça "Amor Amor"». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 28 de fevereiro de 2021 
  41. Neto, Ricardo. «João Baptista reforça o elenco de "Amor Amor"». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 28 de fevereiro de 2021 
  42. a b «Eis a estrela que vai substituir Alexandra Lencastre em "Amor, Amor"». Holofote. 3 de março de 2021. Consultado em 4 de março de 2021 
  43. «Atriz regressa à SIC para dois novos projetos». Zapping. 4 de setembro de 2020. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  44. Neto, Ricardo. «Joana Santos regressa à SIC em "Bate Coração"». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 4 de setembro de 2020 
  45. a b «Maria João Bastos pode estar a caminho da SIC». Zapping. 16 de abril de 2020. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  46. a b «Saiba quem vai ser a grande vilã de "Bate Coração" da SIC… Atriz vem da TVI». Zapping. 17 de setembro de 2020. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  47. Fernandes, Joana (27 de julho de 2020). «Paulo Rocha está de regresso à SIC para ser o novo rosto da ficção». Delas. Consultado em 27 de julho de 2020 
  48. «Paulo Rocha e Ricardo Pereira juntos em nova novela da SIC». Holofote. 8 de agosto de 2020. Consultado em 25 de agosto de 2020 
  49. a b Neto, Ricardo. «Alexandra Lencastre troca de papel em "Bate Coração"». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 17 de outubro de 2020 
  50. Oliveira, Author Anselmo (28 de setembro de 2020). «Mónica Sintra participa na nova novela da SIC». Quinto Canal. Consultado em 4 de outubro de 2020 
  51. «Ágata aventura-se na representação com a novela "Amor, Amor" (SIC)». N-TV. Consultado em 8 de abril de 2021 
  52. a b Alexandra Gomes. «2ª temporada de 'Amor Amor': Saiba o que vai mudar e quem vai abandonar o elenco!». Consultado em 27 de maio de 2021 
  53. a b Vaz, Alexandre. «Alexandra Lencastre - Esta é de vez! Atriz confirmada na segunda temporada de "Amor Amor"». Revista Nova Gente. Consultado em 27 de maio de 2021 
  54. Costa, Duarte. «Amor Amor 2! Luciana Abreu integra elenco com várias surpresas». Consultado em 5 de junho de 2021 
  55. Gente, Revista Nova. «Amor Amor - Novos atores! Segunda temporada da novela está cheia de surpresas». Revista Nova Gente. Consultado em 14 de abril de 2022 
  56. «Caras | Tiago Aldeia e Diogo Valsassina recordam local especial de "Morangos com Açúcar"». Caras. 25 de agosto de 2021. Consultado em 14 de abril de 2022 
  57. Ferreira, Tiago. «Vera Moura reforça o elenco de Amor Amor». Consultado em 14 de abril de 2022 
  58. a b «"Agora é oficial": Sofia Arruda faz parte do novo elenco de 'Amor Amor'». lifestyle.sapo.pt. Consultado em 26 de janeiro de 2022 
  59. a b Costa, Duarte. «Amor Amor: SIC define substituto de Rogério Samora». Consultado em 17 de setembro de 2021 
  60. «"Amor Amor": Conheça os atores e as novas personagens que vão agitar a segunda temporada». Zapping. 28 de setembro de 2021. Consultado em 26 de janeiro de 2022 
  61. «Alexandra Lencastre muda-se da TVI para a SIC. Vai apresentar um novo programa». Dinheiro Vivo. 7 de fevereiro de 2020. Consultado em 25 de agosto de 2020 
  62. a b Televisão, A. (6 de março de 2020). «Alexandra Lencastre vai ter papel à sua medida na nova novela da SIC». A Televisão. Consultado em 25 de agosto de 2020 
  63. Televisão, A. (13 de fevereiro de 2020). «Daniel Oliveira esclarece situação de Alexandra Lencastre na SIC». A Televisão. Consultado em 14 de fevereiro de 2021 
  64. «Alexandra Lencastre já tem data para regressar às novelas da SIC». Zapping. 27 de janeiro de 2020. Consultado em 27 de janeiro de 2020 
  65. Televisão, A. «Depois do 'Estamos em Casa', Alexandra Lencastre junta-se a 'Amor Amor'». A Televisão. Consultado em 1 de fevereiro de 2021 
  66. «"Amor Amor": SIC dá personagem completamente diferente a Alexandra Lencastre». Zapping. 4 de fevereiro de 2021. Consultado em 4 de fevereiro de 2021 
  67. VIP, Revista. «Alexandra Lencastre - Já está a gravar a novela "Amor Amor" da SIC: "Chegou muito nervosa"». Revista VIP. Consultado em 17 de fevereiro de 2021 
  68. «Alexandra Lencastre com contrato milionário na SIC». A Televisão. Consultado em 17 de fevereiro de 2021 
  69. PÚBLICO. «Alexandra Lencastre internada após teste positivo à covid-19». PÚBLICO. Consultado em 4 de março de 2021 
  70. «Covid-19: Alexandra Lencastre já não volta à novela "Amor Amor"». NiT. Consultado em 4 de março de 2021 
  71. «Alexandra Lencastre prepara-se para deixar "Amor, Amor" (SIC)». N-TV. 6 de agosto de 2021. Consultado em 19 de setembro de 2021 
  72. «Cristina Ferreira 'rouba' rosto da ficção à SIC». Zapping. 11 de agosto de 2020. Consultado em 24 de agosto de 2020 
  73. «Maria João Bastos é Vanessa, a grande vilã de "Bate Coração"». Zapping. 21 de setembro de 2020. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  74. Televisão, A. «Maria João Bastos deixa 'Amor Amor' da SIC». A Televisão. Consultado em 28 de janeiro de 2021 
  75. «Maria João Bastos sobre "Amor, Amor": "Sinto uma enorme gratidão"». Holofote. 27 de março de 2021. Consultado em 1 de abril de 2021 
  76. «Diogo Morgado regressa à SIC e já tem papel em nova novela». Zapping. 4 de junho de 2020. Consultado em 25 de agosto de 2020 
  77. «Conheça o elenco completo de Bate Coração, a nova novela da SIC». TV 7 Dias. 12 de outubro de 2020. Consultado em 9 de março de 2022 
  78. «Pela terceira vez. Júlio César afastado de uma novela da SIC». www.flash.pt. Consultado em 22 de novembro de 2020 
  79. «Está anunciada mais uma contratação da SIC!». Zapping. Consultado em 13 de setembro de 2020 
  80. «SIC adapta nova novela por causa de acidente de Ivo Lucas». Holofote. 10 de dezembro de 2020. Consultado em 12 de dezembro de 2020 
  81. «Ivo Lucas volta ao trabalho, um mês e meio depois da morte de Sara Carreira». TV 7 Dias. 15 de janeiro de 2021. Consultado em 15 de janeiro de 2021 
  82. Televisão, A. «Rita Blanco deixa 'Amor Amor' da SIC». A Televisão. Consultado em 28 de dezembro de 2020 
  83. «SIC | Amor Amor: Como tudo começou!». SIC. Consultado em 13 de fevereiro de 2021 
  84. Jesus, Vanessa. «Joana Santos revela exigência que fez à SIC para fazer 'Amor Amor'». A Televisão. Consultado em 31 de janeiro de 2021 
  85. Neto, Ricardo. «Bruno Cabrerizo regressa à ficção nacional». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 23 de fevereiro de 2021 
  86. Gente, Revista Nova. «Bruno Cabrerizo - De volta a Portugal! Ator brasileiro reforça elenco da novela "Amor, Amor", da SIC». Revista Nova Gente. Consultado em 30 de junho de 2021 
  87. Televisão, A. «Bruno Cabrerizo de fora da novela 'Amor Amor' da SIC». A Televisão. Consultado em 19 de agosto de 2021 
  88. «Rogério Samora sofre paragem cardiorrespiratória durante gravações da novela da SIC "Amor Amor"». Jornal Expresso. Consultado em 17 de setembro de 2021 
  89. «SIC marca data de arranque da nova novela». Zapping. 24 de agosto de 2020. Consultado em 24 de agosto de 2020 
  90. «"Nazaré" entrou nos 'últimos episódios' e deve acabar ainda em 2020». Zapping. 3 de dezembro de 2020. Consultado em 3 de dezembro de 2020 
  91. «SIC divulga data de estreia de Amor Amor». SIC divulga data de estreia de Amor Amor. Consultado em 24 de dezembro de 2020 
  92. «Quando é que ias contar-me do Gastão? Vocês beijaram-se?». SIC. Consultado em 17 de setembro de 2021 
  93. «Saiba quando termina a primeira temporada de "Amor Amor"». Zapping. 28 de setembro de 2021. Consultado em 30 de setembro de 2021 
  94. «"Amor Amor" é um sucesso tão grande, tão grande, que conquista o direito a volume 2! Novas personagens, mais comédia, surpresas e intrigas! Brevemente, na SIC. #amoramor #sic #novela». www.instagram.com. Consultado em 30 de setembro de 2021 
  95. «Amor Amor - Volume 2 estreia dia 4 de outubro na SIC». SIC. Consultado em 30 de setembro de 2021 
  96. Gente, Revista Nova. «SIC - Reuniões de emergência! Daniel Oliveira prepara 'contra-ataque' à TVI». Revista Nova Gente. Consultado em 26 de janeiro de 2022 
  97. «Em dia de estreia de "Festa é Festa 4", SIC faz mudanças nas noites». Zapping. 30 de maio de 2022. Consultado em 30 de maio de 2022 
  98. «SIC 'ataca' final do "Big Brother: Duelo Final"! Saiba como». Zapping. 5 de junho de 2022. Consultado em 5 de junho de 2022 
  99. «Conheça algumas das apostas do OPTO SIC nas séries, filmes e novelas». Zapping. 3 de novembro de 2020. Consultado em 16 de janeiro de 2021 
  100. ECO (2 de janeiro de 2022). «Ataque informático é um "atentado à liberdade de imprensa", diz dona da SIC». ECO. Consultado em 10 de janeiro de 2022 
  101. «Novo ataque informático. Utilizadores da OPTO SIC recebem mensagem fraudulenta». magg.sapo.pt. Consultado em 10 de janeiro de 2022 
  102. Televisão, A. «OPTO assinala regresso com três episódios inéditos de 'A Lista'». Consultado em 2 de fevereiro de 2022 
  103. a b «"Amor Amor": Ouça a música de genérico [com Vídeo e Letra]». Zapping. 3 de janeiro de 2021. Consultado em 4 de janeiro de 2021 
  104. a b «Elenco de "Amor, Amor" canta a música de Toy tema do genérico». Holofote. 30 de janeiro de 2021. Consultado em 30 de janeiro de 2021 
  105. SAPO. «Filipa Nascimento. "Falam muito do cabelo da Mel, não passa despercebido!"». MAGG. Consultado em 8 de fevereiro de 2021 
  106. Oliveira, Author Anselmo (15 de fevereiro de 2021). «Joana Santos canta genérico de «Amor Amor» [com vídeo]». Quinto Canal. Consultado em 15 de fevereiro de 2021 
  107. «Ivo Lucas é o próximo ator a dar voz ao genérico de "Amor amor". "Ele está muito recatado"». lifestyle.sapo.pt. Consultado em 19 de fevereiro de 2021 
  108. a b «"Amor Amor": Toy ajuda atores a cantar genérico da novela». TV 7 Dias. 21 de março de 2021. Consultado em 27 de março de 2021 
  109. SAPO. «Renato Godinho estreia-se a cantar na TV. "Adorava ter um instrumento vocal extraordinário"». MAGG. Consultado em 5 de março de 2021 
  110. «SIC | Luciana Abreu: "Tenho as minhas filhotas em pulgas. Todos os dias me perguntam: 'Mamã, quando é que vais ser tu a cantar o genérico?'"». SIC. Consultado em 20 de março de 2021 
  111. «SIC | Luísa Cruz dá voz ao genérico de 'Amor Amor' esta semana: "É uma música que fica no ouvido!"». SIC. Consultado em 31 de março de 2021 
  112. «SIC | Maria João Bastos dá voz ao genérico de 'Amor Amor' esta semana: "Espero que gostem, eu diverti-me imenso!"». SIC. Consultado em 25 de abril de 2021 
  113. «SIC | A voz do genérico de 'Amor Amor' desta semana é de João Bettencourt». SIC. Consultado em 9 de maio de 2021 
  114. «SIC | Inês Pires Tavares surpreende ao cantar a música do genérico da novela 'Amor Amor' - "Tu cantas muito bem"». SIC. Consultado em 9 de maio de 2021 
  115. «SIC | Francisco Fernandes dá voz ao genérico da novela 'Amor Amor' e admite: "Foi uma experiência muito gira"». SIC. Consultado em 12 de maio de 2021 
  116. «Gonçalo Almeida tem um grande desafio em mãos: Dar voz ao genérico de Amor Amor!». SIC. Consultado em 5 de dezembro de 2021 
  117. «Ricardo Raposo dá voz ao genérico de 'Amor Amor': Foi um privilégio cantar a mesma música que o grande Toy». SIC. Consultado em 5 de dezembro de 2021 
  118. «Diogo Valsassina sai da zona de conforto ao cantar o genérico de 'Amor Amor: Não tem nada a ver com o género musical que eu ouço». SIC. Consultado em 5 de dezembro de 2021 
  119. «Xana Abreu realiza sonho em 'Amor Amor': A primeira coisa que eu pensei quando me fizeram o convite foi: Será que vou cantar o genérico?». SIC. Consultado em 5 de dezembro de 2021 
  120. «Prime Video. Conheça todas as novidades do mês de dezembro». Notícias ao Minuto. 5 de dezembro de 2023. Consultado em 31 de março de 2024 
  121. a b c «De "Terra Brava" para "Amor Amor": Elsa Santinho vai cantar com Romeu Santiago». TV 7 Dias. 4 de março de 2021. Consultado em 6 de março de 2021 
  122. a b «SIC prepara novo crossover entre as suas novelas». Zapping. 6 de março de 2021. Consultado em 6 de março de 2021 
  123. «Surpresa em "Amor Amor": Elsa Santinho, de "Terra Brava", canta na Lua de Mel». Holofote. 24 de julho de 2021. Consultado em 27 de julho de 2021 
  124. «Livre como um canário, depois de uns tempos na gaiola 😁, a Elsa Santinho de 'Terra Brava' está de volta! Brevemente, em "Amor Amor". Préparez-vous! #amoramor #sic #novelas». www.instagram.com. Consultado em 27 de julho de 2021 
  125. «Resumo: Elsa Santinho grava música na Lua de Mel.». SIC. Consultado em 27 de julho de 2021 
  126. «Proteção máxima: SIC resguarda Ivo Lucas em iniciativa que junta "Amor Amor" e "A Serra"». TV 7 Dias. 13 de abril de 2021. Consultado em 19 de abril de 2021 
  127. a b «'A Serra' recebe participação especial de personagens de 'Amor Amor'». Espalha-Factos. 14 de abril de 2021. Consultado em 19 de abril de 2021 
  128. Jesus, Vanessa. «Vídeo: Personagens de 'A Serra' e 'Amor Amor' vão cruzar-se na SIC». Consultado em 19 de abril de 2021 
  129. VIP, Revista. «SIC - Aposta em pesos pesados para combater estreia de "Festa é Festa", da TVI». Revista VIP. Consultado em 25 de abril de 2021 
  130. a b «Amor Amor e A Serra: novelas juntam-se em episódio especial». Maria.pt. 20 de junho de 2021. Consultado em 6 de julho de 2021 
  131. «Prepare o seu 💖 para uma festa de arromba. No episódio 100, a Serra fica ainda mais LINDA! Brevemente na SIC, há uma nova estrela a brilhar na Serra.✨ #novelassic #sic #aserrasic #amoramorsic». www.instagram.com. Consultado em 6 de julho de 2021 
  132. «A Linda de "Amor Amor" sobe à montanha para um concerto irrepetível. "A Serra" ganha uma nova estrela que vai brilhar na grande festa do episódio 100. 💖 Esta semana na SIC, episódio especial de "A Serra". #novelassic #sic #aserrasic #amoramorsic». www.instagram.com. Consultado em 6 de julho de 2021 
  133. SAPO. «Uma super novela com as suas personagens favoritas? É verdade e vai acontecer na SIC». MAGG. Consultado em 19 de março de 2022 
  134. «Saiba qual é o título do 'novelão' da SIC». Zapping. 23 de março de 2022. Consultado em 29 de março de 2022 
  135. Sousa, Joana. «"Lua de Mel": Fica a conhecer o crossover que junta várias personagens da ficção da SIC». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 21 de março de 2022 
  136. «Luciana Abreu declara-se a Renato Godinho: "Obrigada por me ensinares tanto..."». Consultado em 10 de agosto de 2022 
  137. Alves, por Hugo M. (5 de junho de 2022). «Ricardo Pereira revela participação especial em Lua de Mel». TV INDEPENDENTE BLOGUE. Consultado em 10 de agosto de 2022 
  138. «Conheça os vencedores dos "Globos de Ouro" – 25 Anos [2021]». Zapping. 3 de outubro de 2021. Consultado em 3 de outubro de 2021 
  139. «"Amor Amor" e "A Serra" estão nomeadas para 'Melhor Telenovela' nos Rose D'Or Awards». Zapping. 4 de novembro de 2021. Consultado em 9 de dezembro de 2022 
  140. Moreira, Madalena (14 de outubro de 2022). «Prémios Rose d'Or. Novelas portuguesas destacam-se nas nomeações». Espalha-Factos. Consultado em 9 de dezembro de 2022 
  141. «Audiências: E assim foi a estreia de "Amor Amor"». Zapping. Consultado em 5 de janeiro de 2021 
  142. «Audiências: E assim correu o segundo episódio de "Amor Amor"». Zapping. Consultado em 6 de janeiro de 2021 
  143. «"Amor Amor" aproveita futebol da TVI e marca um dos seus melhores valores de sempre». Zapping. 29 de janeiro de 2021. Consultado em 30 de outubro de 2021 
  144. «"Amor Amor" dispara e bate recorde de audiências». Zapping. 2 de março de 2021. Consultado em 25 de setembro de 2021 
  145. «"Amor Amor" volta a ser o programa mais visto do dia e ultrapassa dos 15 de rating». Zapping. 6 de março de 2021. Consultado em 30 de outubro de 2021 
  146. «"Amor Amor" dispara para segundo melhor valor de sempre». Zapping. 1 de abril de 2021. Consultado em 25 de setembro de 2021 
  147. «"Amor Amor" dribla TVI e volta a ser novela mais vista em Portugal». Zapping. 4 de maio de 2021. Consultado em 25 de setembro de 2021 
  148. «"Amor Amor" garante mais uma liderança nas audiências». Zapping. 28 de julho de 2021. Consultado em 25 de setembro de 2021 
  149. «Audiências: "Amor Amor" tem o episódio menos visto de sempre». Zapping. 25 de setembro de 2021. Consultado em 30 de outubro de 2021 
  150. «Audiências: E assim foi o final de "Amor Amor" (T1)». Zapping. 3 de outubro de 2021. Consultado em 30 de outubro de 2021 
  151. Jesus, Vanessa. «'Amor Amor'. Saiba como correu o último episódio da primeira temporada». Consultado em 23 de outubro de 2021 
  152. «Audiências em Janeiro: SIC reforçou liderança num mês de estreias, futebol e presidenciais». Meios & Publicidade. 1 de fevereiro de 2021. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  153. «Audiências em Fevereiro: SIC cresce e TVI atinge melhor resultado desde Março de 2019». Meios & Publicidade. 1 de março de 2021. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  154. «RTP1 foi o canal que mais cresceu em Março». Meios & Publicidade. 1 de abril de 2021. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  155. «SIC foi o único canal generalista a crescer em Abril». Meios & Publicidade. 3 de maio de 2021. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  156. «Maio: SIC lidera, TVI com os programas mais vistos e RTP1 único generalista a subir». Meios & Publicidade. 1 de junho de 2021. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  157. «Audiências em Junho: SIC lidera com melhor resultado do ano num mês em que todos os generalistas crescem à boleia do Euro 2020». Meios & Publicidade. 1 de julho de 2021. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  158. «SIC, TVI e RTP1 perderam quota em Julho». Meios & Publicidade. 4 de agosto de 2021. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  159. «Audiências TV: SIC segue na liderança». Meios & Publicidade. 6 de setembro de 2021. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  160. «Audiências TV: SIC e TVI mais próximas mas liderança permanece em Paço de Arcos no mês da rentrée». Meios & Publicidade. 1 de outubro de 2021. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  161. a b «Audiências Outubro: SIC reforça liderança». Meios & Publicidade. 2 de novembro de 2021. Consultado em 3 de novembro de 2021 
  162. «SIC domina horário nobre no fim da temporada de 'Amor Amor'». Espalha-Factos. 3 de outubro de 2021. Consultado em 3 de outubro de 2021 
  163. «Audiências: E assim foi a estreia de "Amor Amor" – Vol.2». Zapping. 5 de outubro de 2021. Consultado em 12 de outubro de 2021 
  164. «"Amor Amor" – Vol.2 mantém liderança absoluta». Zapping. 6 de outubro de 2021. Consultado em 12 de outubro de 2021 
  165. «"Amor Amor" Vol.2 mantém liderança em média… mas "Festa é Festa" é novela mais vista do dia». Zapping. 7 de outubro de 2021. Consultado em 30 de outubro de 2021 
  166. Alexandre, Miguel (19 de maio de 2022). «Audiências. SIC distancia-se da TVI com final da Liga Europa». Espalha-Factos. Consultado em 29 de dezembro de 2022 
  167. «Audiências: E assim foi o último episódio de "Amor Amor"». Zapping. 6 de junho de 2022. Consultado em 6 de junho de 2022 
  168. «RTP1 e cabo crescem em Novembro». Meios & Publicidade. 2 de dezembro de 2021. Consultado em 2 de dezembro de 2021 
  169. «Audiências: RTP1 e CMTV ganham quota em Junho». Meios & Publicidade. 1 de julho de 2022. Consultado em 1 de julho de 2022