Quim Barreiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Quim Barreiros
Informação geral
Nome completo Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros
Nascimento 19 de junho de 1947 (68 anos)
Origem Vila Praia de Âncora, Caminha
País  Portugal
Gênero(s) Música pimba
Ocupação(ões) Cantor
Instrumento(s) Acordeão
Período em atividade 1971 - presente
Gravadora(s) Espacial

Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros mais conhecido por Quim Barreiros[1] , (Vila Praia de Âncora, 19 de Junho de 1947), é um cantor popular português que toca acordeão, conhecido por suas letras de duplo sentido.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos 9 anos já tocava bateria no conjunto de seu pai (Conjunto Alegria). Seu primeiro disco foi lançado em 1971, juntamente com o famoso guitarrista Jorge Fontes, quando apenas tocava acordeão e folclore minhoto. A sua fama estendeu-se já ao Brasil e à Galiza, e já actuou em quase todos os países onde existem comunidades de portugueses (Canadá, E.U.A, Venezuela, Brasil, África do Sul, França, Alemanha, Luxemburgo, Espanha, Inglaterra, Suíça e outros).

Algumas das suas musicas mais conhecidas incluem "A Garagem da Vizinha" lançada em 2000, "A Cabritinha" lançada em 2004 e "Bacalhau à Portuguesa" lançada em 1986.

A sua discografia conta também com diversos álbuns compostos essencialmente por faixas instrumentais de acordeão e ainda alguns singles mais desconhecidos da maioria (Queres É Levar Com O Chouriço, Recebi Um Convite, Tira Fora Que Vem Gente).

Em maio de 2007 lançou o álbum Use Álcool, no qual existe uma faixa em que canta para seu neto, abrindo ao público uma janela para um lado seu mais afetivo e sentimental, raramente visto no artista, visto as suas músicas de estilo brejeiro serem as que fazem maior sucesso.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Certidão de lista de associadas da Audiogest (pdf) IGAC/Ministério da Cultura (2007-07-25). Visitado em 9 de Janeiro de 2014. Cópia arquivada em 24 de Dezembro de 2013.
  2. Quim Barreiros – O Pau caiu na panela, lojadamusica.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]