Rainha das Flores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rainha das Flores
Rainha das Flores (1.ª fase)
Nova Rainha das Flores (2.ª fase)

Só se vive duas vezes
Informação geral
Formato Telenovela
Género Drama
Duração 45 minutos
Criador(es) Alexandre Castro
País de origem Portugal Portugal
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Hugo Xavier (projeto)
Francisco Barbosa (produção)
Produtor(es) Portugal SP Televisão
Portugal SIC
Elenco Sandra Barata Belo
Isabel Abreu
Pepê Rapazote
Marco Delgado
Gonçalo Diniz
Bárbara Lourenço
Luís Garcia
Leonor Seixas
Cristina Homem de Mello
Rosa do Canto
(ver mais)
Tema de abertura "Clássico", The Gift
Tema de encerramento "Clássico", The Gift
Exibição
Emissora de televisão original Portugal SIC
Formato de exibição 16:9 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 9 de maio de 2016 - 13 de maio de 2017
N.º de episódios 304
180 (1.ª fase)
124 (2.ª fase)
Cronologia
Poderosas
Espelho d'Água

Rainha das Flores (1.ª fase) ou Nova Rainha das Flores (2.ª fase) foi uma telenovela portuguesa produzida pela SP Televisão e exibida pela SIC desde 9 de maio de 2016 a 13 de maio de 2017, substituindo Poderosas, e sendo substituída por Espelho d'Água. Foi a segunda telenovela a ser emitida na sua 2.ª linha de ficção e foi criada por Alexandre Castro.

Contou com Sandra Barata Belo, Pepê Rapazote, Marco Delgado, e Isabel Abreu nos principais papéis.[1]

Foi exibida no Brasil pela SIC Internacional de 13 de junho de 2016 a 9 de junho de 2017.

Entrou nos últimos episódios a 17 de abril de 2017.

Será reposta nas madrugadas da SIC ainda sem data de reexibição substituindo Poderosas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

É em Tomar, no Médio Tejo, que a história de Rainha das Flores transcorre: conhecida por todos na cidade, Rosa Severo (Sandra Barata Belo) é proprietária de uma das maiores áreas de estufas do Distrito de Santarém, onde chegou há cerca de dez anos, sem dinheiro e com apenas uma mochila nas costas. O seu objetivo era construir a sua própria estufa. É num terreno baldio pertencente a Carmen de Sousa (Rosa do Canto) que o seu sonho começou a ganhar forma. Faz negócio com a dona do terreno e ergue uma pequena estufa em troco de uma percentagem na venda das flores. Assim, nascia a Floriz, que posteriormente se tornaria uma grande empresa do ramo. Entretanto inicia-se a relação entre Rosa e o designer de móveis Daniel de Sousa (Pêpê Rapazote), filho de Carmen, que mantém uma oficina/loja, em Lisboa onde trabalha com o amigo e sócio Tomás (Marco Costa).

1.ª Fase[editar | editar código-fonte]

Tudo estava perfeito mas dá-se uma grande reviravolta. Aquando da inauguração da maior estufa da Floriz, Rosa, bastante religiosa, decide iniciar uma peregrinação entre Lisboa e Fátima, para pagar uma promessa e assim agradecer o cumprimento de mais uma etapa do seu sonho e a relação apaixonada com Daniel. Durante a peregrinação Rosa sofre um grave acidente, resultando na perda de sua consciência. Ela é salva pelo médico Marcelo (Marco Delgado) que a recebe no hospital. Enfrentando um período em coma, Rosa consegue sobreviver mas não reconhece a família. O diagnóstico médico revela que sofreu uma lesão grave no cérebro, afetando sua memória. A lembrança mais recente é de há 12 anos e apenas se lembra da sua irmã Narcisa Severo (Isabel Abreu) cuja identidade era desconhecida da família atual. Daniel e os demais familiares não compreendem o motivo de Rosa nunca falar a respeito desta irmã.

Assim, Daniel parte para encontrar Narcisa, que vive em condições humildes na região do Algarve com o seu filho Bruno Severo (Luís Garcia) a quem incentiva a estudar para saírem daquela vida. Todos aceitam Narcisa e passa a ter uma vida completamente diferente com direito a diversos luxos. Eles desconhecem a relação que as irmãs tinham pois a memória de Rosa guarda diversos segredos sobre a relação conturbada entre as duas irmãs. Acostumada ao novo estilo de vida Narcisa tentará fazer o que for possível para que a irmã não recupere a memória e Rosa irá tentar, a todo o custo, recuperar as suas lembranças.[2]

2.ª Fase: Nova Rainha das Flores[editar | editar código-fonte]

Irritada e muito magoada com César, Paula telefona a Rosa e convoca-a para se encontrarem no café da Floriz dizendo que tem algo de muito grave para lhe contar sobre o arquitecto. Rosa fica muito apreensiva mas acede ao pedido de Paula que lhe implora que não conte nada a ninguém, muito menos a Narcisa.

Paula conta a Rosa que colaborou com Narcisa e César para que ele entrasse na empresa e que os três a enganaram para conseguirem que ela o escolhesse em vez do outro arquitecto que tinha um projecto melhor. Rosa escuta toda a história e vai ficando cada vez mais indignada e furiosa, principalmente depois de descobrir que a irmã a enganou.

Sem perder tempo, liga a Narcisa e manda-a esperar por si em casa, pois têm de conversar. Assim que chega, Rosa cai em cima de Narcisa e bombardeia-a com perguntas sobre a traição que lhe fez mas nem lhe dá tempo de responder. Narcisa, quando finalmente pode defender-se, assume que urdiu um plano para introduzir César na Floriz porque a queria juntar com Marcelo e ele foi a ajuda de que ela precisou. Rosa fica ainda mais furiosa e acusa a irmã de se ter metido na sua vida sentimental e profissional.

Intransigente, decreta que vai despedir César e ameaça fazer o mesmo a Narcisa, pois já não confia nela e assume que nunca devia ter confiado. Narcisa entra em choque e desmaia, caindo inanimada no chão para grande aflição de Bruno e Rosa. No momento em que está a pedir uma ambulancia para socorrer a irmã, Rosa tem uma nova memória, mas esta é bastante mais perturbadora do que as anteriores, e descobre que o pai morreu por causa de Narcisa, fulminado por um ataque de coração depois de descobrir que ela falsificou a sua assinatura e vendeu o terreno que ele tinha para fazer as estufas de flores, ficando com o dinheiro para fugir com Tó e recorda a discussão violenta que teve com a irmã e como ela a abandonou com o pai estendido no chão, sem ajudar a socorrê-lo, lembrando-se ainda que tentou impedir que ela e Tó partissem mas que ele a ameaçou e agrediu com a pistola que tinha antes de arrancar com o carro. Bruno, tenta fazer com que a tia recupere do choque mas Rosa, lavada em lágrimas, apenas lhe diz que já sabe porque é que o pai morreu, que foi a mãe dele que lhe roubou o terreno, provocando-lhe a morte. Rosa olha desesperada para Narcisa que permanece inconsciente no chão. Narcisa vai de ambulância para o hospital e Bruno e Rosa acompanham-na.

Quando Narcisa acorda, Rosa vai ter com Narcisa e não a poupa, deixando claro que já sabe de todas as mentiras que ela contou e de todo o mal que lhe fez, fingindo ter as melhores intenções. Narcisa dramatiza e finge estar muito doente. Rosa não se deixa enganar e termina a conversa a dizer que ela já não é sua irmã e que para si morreu. Já em casa, Rosa revela a Cármen que discutiu com Narcisa no hospital e que para cada asneira que fez a irmã arranjou sempre uma desculpa. Rosa, não tem duvidas de que a irmã roubou o pai, roubou-a a ela e à família e que só pensa em dinheiro. Recrimina-se por não ter ouvido Daniel e Sofia quando a tentaram alertar. Narcisa tem alta do hospital.

Marcelo está ao telefone com Rosa quando Narcisa chega a sua casa. Rosa manda-a embora mas Narcisa não sai e diz-lhe que ela é que terá de sair da empresa, da Floriz. Rosa fica petrificada sem perceber o que se está a passar e Narcisa garante a Rosa que a Floriz já não é dela. Entre os papéis que Domingos lhe deu para assinar estava uma cedência de quotas a favor da irmã que segundo Narcisa já foi concretizada. Rosa fica furiosa, chocada e sem saber se deve acreditar no que Narcisa lhe diz. Rosa perde mesmo o controlo e começa a bater descontroladamente em Narcisa, prometendo acabar com ela. Narcisa não se consegue libertar mas mesmo assim continua a provocar a irmã, lembrando-lhe que foi ela que desenvolveu a empresa e que ela é a nova rainha das flores.

Final: Narcisa morre queimada dentro de um círculo de fogo que ateou para matar Rosa. Bruno salva Rosa e vê Narcisa a ser consumida pelas chamas. Marisa casa com Filipe depois de um pedido de casamento radical. Bárbara, anuncia a Tomás que vão ser pais. Rosa e Daniel aproveitam o casamento de Sofia e Bruno e voltam a casar. Rosa recupera Floriz.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Sandra Barata Belo Rosa Severo
Isabel Abreu Narcisa Severo
Pepê Rapazote Daniel de Sousa
Marco Delgado Marcelo Ramos
Gonçalo Diniz César Barros
Rosa do Canto Carmen de Sousa
Cristina Homem de Mello Rute Barros
Bárbara Lourenço Sofia de Sousa
Luís Garcia Bruno Severo
António Fonseca Fialho Barros
Leonor Seixas Beatriz Correia
Madalena Aragão Júlia de Sousa
Ricardo Carriço Rui Sá
Sara Salgado Renata Sá
Marina Mota Alexandra Piedade
Bruno Lagrange Nuno Barros
José Condessa Tiago Piedade
João Ricardo Moisés da Paz
Maria d'Aires Maria da Paz
João Arrais Rafael da Paz
Marco Costa Tomás Rossi
Débora Monteiro Marisa Rossi
António Camelier Artur
Afonso Lagarto Fernando Oliveira
Joaquim Horta Samuel Garcia
Pedro Sousa Hugo Guedes
Sofia Correia Lia Pereira
Liliana Santos Paula Oliveira
Mafalda Jara Gabriela Galvão
Margarida Moreira Joana

Elenco adicional[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Adérito Lopes Amigo de César
Alda Gomes Bárbara
Augusto Portela Juiz
Bruno Schiappa Valter
Cláudia Cadima Directora da escola de Nuno
Fernando Ferrão Orlando
Figueira Cid Isaías Neto
Filipe Gaidão Cardoso (treinador de Sofia)
Francisco Arraiol Telmo (atleta madeirense)
Inês Aguiar Rita
Francisco Pestana Luís Rodrigues (empresário madeirense)
Jacob Jan de Graaf Empresário holandês com quem Rosa se reune
Joana Alvarenga Cátia
João Cabral Hélder
Kiara Timas Ana (funcionária da Floriz)
Lourenço Seruya Rapaz do encontro com Lia
Manuel Sá Nogueira Tomé
Manuela Cassola Corália
Maria Simões
Mário Bomba Agente de Telmo
Orlando Sérgio Dr. Neves (médico colega de Marcelo)
Rui Santos (ator) Bernardo

Lista de Fases[editar | editar código-fonte]

Lista de
Fases
Episódios Exibição em Portugal Exibição no Brasil
Estreia Final Estreia Final
1 180 9 de maio de 2016 19 de dezembro de 2016 13 de junho de 2016 23 de janeiro de 2017
2 124 20 de dezembro de 2016 13 de maio de 2017 24 de janeiro de 2017 9 de junho de 2017

Audiências[editar | editar código-fonte]

Rainha das Flores estreou a 9 de maio de 2016, segunda-feira, com 15,0% de audiência média e 29,0% de share, com cerca de 1 milhão e 425 mil espectadores, liderando o horário.

No dia 20 de dezembro de 2016 (terça) em que a novela foi intitulado de "Nova Rainha das Flores" a audiência ficou com 9,5% de audiência e 25,2% de share, com cerca de 902 mil espectadores, liderando o horário contra os 9,1% de audiência e 24,5% de share da usa concorrente A Única Mulher da TVI.[3]

Terminou a 13 de Maio de 2017 com 7,3% de audiência e 16,6% de share, com cerca de 708 mil espectadores, na vice-liderança.[4]

O Final da Rainha das Flores foi retransmitido no dia 15 de maio de 2017,segunda-feira às 19h15, com 4,3% de audiência e 13,1% de share, cerca de 408 mil e 500 espectadores, perdento para a RTP1 e TVI.

Terminou com uma média final de 8,9% de audiência e 23,4% de share, com cerca de 845 mil espectadores a acompanharem a novela ao longo dos 304 episódios. Uma audiência superior à da sua antecessora, Poderosas.

Média Episódios
exibidos
Rating Espectadores Share
2016 Maio 20 11,8% 1 121 000 25,5%
Junho 26 9,2% 874 000 23,6%
Julho 25 8,7% 826 500 22,8%
Agosto 27 8,6% 817 000 22,6%
Setembro 26 7,7% 731 500 20,8%
Outubro 21 8,1% 769 500 22,6%
Novembro 22 8,1% 769 500 23,1%
Dezembro 22 9,1% 864 500 24,3%
2017 Janeiro 27 8,6% 817 000 22,6%
Fevereiro 24 8,6% 817 000 23,5%
Março 27 8,8% 836 000 24,8%
Abril 25 9,1% 864 500 25,0%
Maio 12 8,8% 836 000 24,4%
Total 304 8,9% 845 500 23,4%

Referências

  1. Ivo Geraldes (17 de Março de 2016). «"Rainha das Flores": conheça os protagonistas da nova novela da SIC». Diário de Notícias. Consultado em 9 de Maio de 2016. 
  2. David Soldado (19 de Março de 2016). «Eis a sinopse de Rainha das Flores». A Televisão. Consultado em 4 de Maio de 2016. 
  3. Alex, Miguel; re (21 de dezembro de 2016). «'Amor Maior' e 'Rainha das Flores' na liderança». Espalha-Factos. Consultado em 26 de dezembro de 2016. 
  4. Alex, Miguel; re (14 de maio de 2017). «Eurovisão e Benfica tramam final de 'Rainha das Flores'». Espalha-Factos. Consultado em 14 de maio de 2017.