Romana (cantora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Romana
Informação geral
Nome completo Carla Alexandra Pereira de Sousa
Nascimento 23 de julho de 1981 (42 anos)
Origem Lisboa
País Portugal Portugal
Gênero(s) Música popular
Instrumento(s) Voz
Página oficial Página oficial

Carla Alexandra Pereira de Sousa, de seu nome artístico Romana (Lisboa, 23 de Julho de 1981), é uma cantora portuguesa.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos 12 anos, depois de muitos ensaios e formação pessoal dada pela sua tia Ágata, sobe pela primeira vez a um palco, através do empresário e ventríloquo Sérgio Baptista, e recebe o seu primeiro "cachet". Desde criança que queria ser cantora, inspirada pela tia Ágata, que escolheu e lhe deu o nome artístico Romana e a ajudou a encontrar um estilo próprio.

Em 1996 participa no tema Mãe Querida juntamente com vários artistas da editora discográfica Espacial. O disco foi um enorme sucesso. Participa também na colectânea "Sonho de Amor" com temas inéditos.

No mesmo ano, com catorze anos de idade, lança o CD Bébé que incluía a canção Já Não Sou Bebé que é um dos mais marcantes da sua carreira.

Em 1996 interpreta o tema de genérico da série "Sai da Minha Vida" da SIC. Novo grande sucesso foi "De Mulher Para Mulher" gravado com Ágata em 1997. Lança nesse ano o álbum Não És Homem Para Mim.

Seguem-se os discos Ex-mulher Ex-amor (1999) e Voz Por Voz (2001). Tem ainda uma participação a cantar no filme "Ganhar a Vida" (2001) de João Canijo.

A colectânea Melhor de Romana, editada em 2002, inclui os inéditos "Nossa Senhora do Amor" e "Se Tu Me Deixasses".

Em Setembro de 2002 entra para o programa Big Brother Famosos 1onde fica até 15 de Outubro desse ano. Em 2003 foi a vencedora do programa Academia de Famosos.

Em 2004 foi editado o álbum Uma Lembrança Tua que contou com a inspiração e autoria do conhecido compositor Ricardo Landum. Em 2005 entra no programa 1.ª Companhia. A compilação "Canções de Natal" inclui o tema "Porque é Natal, porque é Natal" de Romana e do seu irmão Sérgio Rossi.

No ano de 2006 é editado o disco Esqueci-me De Mim. Em Setembro de 2006 decide não renovar o contrato com a editora Espacial. A editora lança em 2007 o disco Inéditos + Êxitos.

A cantora entra em Janeiro de 2008 no Estúdio Pé de Vento para gravar Alma que contou com a produção de Rodrigo Serrão e Fernando Nunes.

Em 2009 participa no Festival RTP da Canção com a canção "Acordem em olhos doirados". A edição desse ano foi ganha pela banda Flor-de-Lis, com o tema "Todas as ruas do amor".[2]

Romana, José Alberto Reis, Mónica Sintra e Pedro Camilo juntam-se para dar voz e alma ao projecto 'Coração Português' que lançam um disco homónimo em 2010 com versões de canções conhecidas. Pela Vidisco lança em 2011 o seu álbum "Fonte de Vida". [3]

A partir de Janeiro de 2012 participa no programa "A tua cara não me é estranha" para a TVI, onde fica em segundo lugar. [4]

Os dois novos singles que a cantora lança no mercado, "Insónia" e "Onde Estarás" são da autoria do compositor Paulo Martins[5] e seguem uma linha Pop/Rock já presente em "Redeemed" [6]co-produzido por Steve Lyon e por Peter Rafelson, antigo colaborador de Madonna para quem escreveu "Open Your Heart".

Em junho de 2013 regressa à editora Espacial onde reencontra o compositor e amigo Ricardo Landum. Lança o álbum “Diz-me” em novembro desse ano.

Depois do reconhecimento alcançado com o programa A Tua Cara não Me É Estranha (1.ª edição) decide virar uma nova página na sua carreira. Com a ajuda de Rodrigo Serrão, a quem coube a responsabilidade e a direcção desse novo disco, lança o CD "Primeiro". O título escolhido para o álbum pretende marcar esta ruptura sóbria. O disco contou com a colaboração ao piano de Maria Ana Bobone em "Foi Deus". Aparecem várias versões como a versão de "Formiga no Carreiro" de José Afonso. Romana foi a co-autora de "Eu sou Poeta", um dos temas originais.

Em 2015 é finalista no programa A Quinta da TVI.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

  • 1996 - Bébé - Diferença de Idade (Espacial)
  • 1997 - Não és Homem p'ra Mim (Espacial)
  • 1999 - Ex-mulher (Ex-amor) (Espacial)
  • 2001 - Voz Por Voz (Espacial)
  • 2004 - Uma Lembrança Tua (Espacial)
  • 2006 - Esqueci-me de Mim (Espacial)
  • 2008 - Alma (AMAR/Farol)
  • 2010 - Coração Português (Iplay) (com Pedro Camilo, José Alberto Reis e Mónica Sintra)
  • 2011 - Fonte de Vida (Vidisco)
  • 2013 - Diz-me (Espacial)
  • 2015 - Primeiro (Kbranca Music)

Compilações[editar | editar código-fonte]

  • 2002 - O Melhor de Romana (Espacial)
  • 2005 - Romântico (Espacial)
  • 2007 - Inéditos + Êxitos (Espacial)
Outros
  • Mãe Querida
  • Sonho de Amor

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Emissora Programa Apresentador/a Classificação Obs.
2022 TVI Big Brother Famosos 2022 - 2ª Edição Cristina Ferreira Comentadora
2017 A Tua Cara não Me É Estranha: Especial (2017) Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha
2015 A Quinta Teresa Guilherme 3º Lugar
2014 A Tua Cara não Me É Estranha: Kids Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha 4º Lugar
2012 A Tua Cara não Me É Estranha 1 2º Lugar
2005 1.ª Companhia Júlia Pinheiro e José Pedro Vasconcelos 6º Lugar
2003 Academia de Famosos Fernanda Serrano e Paulo Pires VENCEDORA
2002 Big Brother Famosos 1 Teresa Guilherme 8º Lugar

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.