João Canijo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
João Canijo
João Canijo com Anabela Moreira em Miami (2012)
Nascimento 10 de dezembro de 1957 (61 anos)
Porto
Nacionalidade português
Ocupação Cineasta
Atividade 1980–presente
Cônjuge Margarida Marinho (separado, 1 filho)
Outros prêmios
Globo de Ouro (2005, 2012)

Prémio Autores de 2012

IMDb: (inglês)

João Manuel Altavilla Canijo (Porto, 10 de Dezembro de 1957) é um cineasta português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi estudante de História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre 1978 e 1980. Abandonou esses estudos para se dedicar ao cinema, tendo sido assistente de realização de Manoel de Oliveira, Wim Wenders, Alain Tanner ou Werner Schroeter.

Em 1988 estreou-se como realizador de uma longa-metragem com Três Menos Eu (1988), seleccionada para o Festival de Cinema de Roterdão do mesmo ano. Antes, em 1983, rodara a curta-metragem A Meio-Amor. Segue-se uma série para televisão, Alentejo Sem Lei, transmitida na RTP.

Nos anos 1990 rodou Filha da mãe (1991) e Sapatos Pretos (1998). Também trabalhou esporadicamente como encenador, tendo dirigido peças de David Mamet e Eugene O'Neill.

Em 2001 entusiasmou a crítica com Ganhar a Vida (2001), um drama trágico protagonizado por Rita Blanco sobre uma mulher portuguesa que vive numa comunidade de emigrantes nos arredores de Paris, onde trabalha muito, e que um dia vê o filho morrer num tiroteio confuso. A presença de Rita Blanco na sua filmografia repete-se nesta longa-metragem, depois de protagonizar Três menos eu e Filha da mãe.

Noite Escura (2004), que estreou no Festival de Cannes de 2004, foi o filme português escolhido como candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro desse ano, arrecadando em Portugal, o Globos de Ouro para o Melhor Filme.

Em 2011, com Sangue do Meu Sangue ganhou o Prémio Melhor Realizador no Festival Caminhos do Cinema Português[1].

Foi casado com Margarida Marinho, tendo sido esta relação fruto de um filho, Manuel, nascido em 1993.[carece de fontes?]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre João Canijo