Cleia Almeida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cleia Almeida
Nascimento 24 de novembro de 1982 (35 anos)
Coimbra,  Portugal
Nacionalidade  Portugal
Ocupação Atriz
Cônjuge Gonçalo Maria Lebre (2014 - presente, 1 filha)
IMDb: (inglês)

Cleia Almeida (Coimbra, 24 de Novembro de 1982) é uma actriz e dobradora portuguesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Coimbra, onde concluiu o Ensino Secundário, mudou-se depois para Lisboa e começou a estudar Teatro, completando os seus estudos em Madrid.

Formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo feito workshops com o American Comedy Institute e com a ACT – Escola de Actores.

No teatro, a sua actividade tem estado associada ao Teatro Escola da Noite em Coimbra e ao Teatro da Cornucópia. Representou textos de Anton Tchecov, William Shakespeare, Gil Vicente, José Inácio Cabrujas e Luís Fonseca, trabalhando com encenadores como Fernanda Lapa, Rosario Amador, Álvaro Correia, Miguel Seabra, Rogério Carvalho, entre outros.

No cinema, trabalhou com João Canijo em Noite Escura, filme estreado em 2004 no Festival de Cannes, e com António Ferreira na média-metragem Respirar debaixo d’água e na longa-metragem Esquece tudo o que te disse.

Em televisão, fez parte do elenco fixo da série Santos da Casa. Tem participado noutros projectos televisivos, nomeadamente na novela Jura e na sitcom Sete Vidas.

Participou depois na da SIC em Perfeito Coração, exibida em 2009 e 2010.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Tem duas filhas, Mafalda, nascida a 24 de Junho de 2014, e Helena, nascida em 28 de fevereiro de 2018, fruto da sua relação com o assistente de realização Gonçalo Maria Lebre, com o qual casou a 21 de Setembro de 2014.[1].

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Referências