Sitcom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Sitcom, abreviatura da expressão inglesa situation comedy ("comédia de situação", numa tradução livre), é um estrangeirismo usado para designar uma série de televisão com personagens comuns onde existem uma ou mais histórias de humor encenadas em ambientes comuns como família, grupo de amigos, local de trabalho. Em geral são gravados em frente de uma plateia ao vivo e caracterizados pelos "sacos de risadas", embora isso não seja uma regra. A maioria das sitcoms ocupam 30 minutos de grade de programação, tendo um total de 22 minutos de duração, deixando oito minutos para comerciais.

As situation comedy surgiram no Reino Unido, na época de ouro do rádio, mas hoje possui papel fundamental na grade de programação da maioria dos canais televisivos espalhados pelo mundo.

Até 2006, a sitcom com maior tempo de exibição foi a britânica Last of the Summer Wine, exibida entre o período de 1973 a 2010.

Exemplos de sitcoms famosas: I Love Lucy, A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, Seinfeld, Friends, Everybody Loves Raymond, Mad About You, 3rd Rock From The Sun, Will & Grace, The Big Bang Theory, Two and a Half Men, Mike & Molly, Mom, Arnold, How I Met Your Mother, My Wife and Kids, Modern Family, Everybody Hates Chris, The Middle, American Housewife, Brooklyn Nine-Nine, Os Simpsons, Family Guy, South Park, Os Flintstones, Big Time Rush, Os Feiticeiros de Waverly Place, Hannah MontanaThat's So Raven, Drake & Josh, iCarly, Chaves, entre outras.

Formato[editar | editar código-fonte]

As sitcoms podem ser subdivididas em dois formatos técnicos, Single Cam ou Multi Cam (também conhecido como Three Camera). O formato Single Cam tem filmagem similar à produção cinematográfica, enquanto o formato Three Camera é filmado em estúdio em frente a uma platéia ao vivo. O formato Single Camera foi muito popular durante os anos 1960 e 70, com sitcoms como A Feiticeira, The Monkees.e Agente 86. O formato Three Camera foi popularizado pela sitcom I Love Lucy e fez sucesso entre os anos 1980 e 2000, com séries como Friends, Cheers, Frasier, Seinfeld, Full House e Father Ted. No começo da década de 2000, o formato Single Cam retorna com o surgimento de sitcoms como Malcom, The Bernie Mac Show, The Office e Arrested Development.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira sitcom televisiva é Pinwright's Progress, série de dez episódios transmitidos pela BBC no Reino Unido entre 1946 e 1947. Nos Estados Unidos, o diretor e produtor William Asher foi creditado como sendo o "homem que inventou a sitcom", tendo dirigido mais de duas dezenas das principais, incluindo I Love Lucy a partir da década de 1950 até à década de 1970.[1]

Referências

  1. Mary M. Dalton (1 de Fevereiro de 2012). Sitcom Reader, The: America Viewed and Skewed. SUNY Press. [S.l.: s.n.] p. 15. ISBN 978-0-7914-8263-6 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.