Olhos de Água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Portugal Olhos de Água  
—  freguesia portuguesa extinta  —
Brasão de armas de Olhos de Água
Brasão de armas
Olhos de Água está localizado em: Portugal Continental
Olhos de Água
Localização de Olhos de Água em
Coordenadas 37° 05' 32" N 8° 11' 30" O
Concelho primitivo Albufeira
Concelho (s) atual (is) Albufeira
Freguesia (s) atual (is) Albufeira e Olhos de Água
Extinção 2013
Área
 - Total 15,69 km²
População (2011)
 - Total 3 961
    • Densidade 252,5/km2 

Descrição[editar | editar código-fonte]

Olhos de Água é uma povoação de origens piscatórias, 5km a nascente de Albufeira, sede de concelho. Área mais prestigiada de Albufeira. Em Olhos de Água pode visitar a famosa Praia da Falésia (segunda melhor praia de Portugal), a Praia dos Olhos de Água, a histórica Torre da Medronheira, os belíssimos Olheiros de Água Doce, o mercado com peixe fresco, pode saborear pratos de peixe e marisco nos restaurantes típicos e fazer compras nas muitas lojas também com artesanato local. É em Olhos de Água que estão localizados os melhores hotéis de 4* e 5* do concelho. Olhos de Água é um lugar perfeito para férias familiares, onde a maior parte dos serviços estão a uma distância razoável, há diferentes praias, bares, restaurantes, supermercados, banco, lojas, posto de correios, centro de saúde, clínica privada, hotéis, paragem de autocarros, táxis, todos os serviços para umas férias agradáveis.

Localização[editar | editar código-fonte]

Olhos d'Água dista 5km de Albufeira, que é a sede de concelho, e 3km de Areias de São João, onde a maior parte da diversão nocturna se situa.

História[editar | editar código-fonte]

Pequena povoação de origens piscatórias, a formação do seu nome teve origem na existência de várias nascentes de água doce na praia, à beira mar e dentro do mar.

A partir da década de '60 o turismo, em rápido crescimento, tem sido o grande dinamizador da economia de Olhos d'Água, aumentando o número de estabelecimentos hoteleiros, comerciais, restaurantes, bares, apartamentos, hotéis.

Roteiro Monumental de Olhos de Água[editar | editar código-fonte]

Olheiros de Água Doce[editar | editar código-fonte]

Ao longo da praia podem observar-se nascentes submarinas de água doce. Junto a essas nascentes de água doce, fixaram-se Fenícios, Cartagineses, assim como os Romanos, que praticaram a pesca e desenvolveram a salga e secagem do peixe, que se estenderam por todo o litoral algarvio. Recentemente em trabalhos arqueológicos, foram encontrados vestígios de tanques de salga do período romano, nas vizinhas praias Maria Luísa e Santa Eulália.

Torre da Medronheira[editar | editar código-fonte]

Construção do reinado de D. João III, servia de vigia para avisar as povoações costeiras da aproximação dos corsários.


Miradouros[editar | editar código-fonte]

Em Olhos de Água pode encontrar, entre outros, o Miradouro do parque [1] , o Miradouro do Farol [2] e o Miradouro da falésia [3]

Demografia[editar | editar código-fonte]

Olhos de Água foi uma freguesia portuguesa do concelho de Albufeira, com 14,35 km² de área e 3 961 habitantes (2011). Densidade: 276 hab/km².

Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Albufeira, para formar uma nova freguesia denominada Albufeira e Olhos de Água com sede em Albufeira.[4]

Evolução da População desde 2001 até 2011[editar | editar código-fonte]

Evolução da  População  2001 / 2011; Variação da População  2001 / 2011;

Evolução dos Grupos Etários (2001 e 2011)[editar | editar código-fonte]

A População em 2001; A População em 2011;

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.