Toranja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaToranja
Toranjas

Toranjas
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Género: Citrus
Espécie: C. x paradisi
Nome binomial
Citrus x paradisi
Macfad.

A toranja ou toronja (Citrus × paradisi) é um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo (Citrus maxima) com a laranja (Citrus × sinensis). Este fruto também é conhecido pelos nomes de jamboa, grapefruit, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha, laranja-romã, entre outras denominações.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Ácida e azeda com uma doçura latente, a toranja tem uma suculência similar à da laranja e possui muitos dos mesmos benefícios para a saúde. A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, e é categorizada como branca (loira), rosa ou rubi. No entanto, esta terminologia não reflete a cor da sua casca (amarela ou amarela rosada), mas a cor da sua polpa.

As toranjas costumam variar em diâmetro, entre 10 a 15 centímetros, com algumas variedades contendo sementes, e outras não. De sabor agradável, como seu nome em latim, Citrus paradisi, já o diz.

A árvore da toranja é subtropical, cultivada pelo seu amargo fruto que, originalmente, foi nomeado de "fruta proibida" em Barbados.

Estas árvores têm, geralmente, cerca de 5–6 metros (16-19 pés) de altura, embora possam atingir 13–15 metros (43-49 pés). As folhas são verde-escuras, longas (até 150 milímetros, ou 6 polegadas) e magras. Produzem flores brancas de quatro pétalas, com 5 centímetros (2 polegadas).

A fruta tem casca amarelo-alaranjada de formato esférico-achatado. A polpa é segmentada e ácida, variando em cores, dependendo do cultivo, podendo ser branca, rosada, tinta e com diferentes doçuras.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Toranja" e "toronja" provêm do persa turanj através do árabe turünjâ.[1]

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 690.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Toranja
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Toranja

Ligações externas[editar | editar código-fonte]