Telesur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Telesur
País  Venezuela
Fundação 24 de julho de 2005
Proprietário  Cuba
Nicarágua
 Venezuela
Presidente Patricia Villegas
Slogan Nuestro norte es el sur

"Nosso Norte é o Sul"

Cobertura Continente Americano, Caribe e Europa
Página oficial TeleSurTV.net
Disponibilidade por satélite
Vivo TV
Canal 448. Satélite ses 6 40.5W.

A Televisión del Sur (Telesur ou teleSUR) é uma rede de televisão multi-estatal (ou seja, de vários governos) para América, com sede na Venezuela. Iniciou suas transmissões em 24 de Julho de 2005, aniversário de nascimento de Simón Bolívar. O canal, cujo lema é "Nuestro Norte es el Sur" (Nosso Norte é o Sul), foi criado numa parceria que é financiada pelos governos da Venezuela, Cuba e Nicarágua.

A Telesur é um canal televisivo que, segundo as próprias palavras, "nasce de uma evidente necessidade latino-americana: contar com um canal que permita a todos os habitantes desta vasta região difundir seus próprios valores, divulgar sua própria imagem, debater suas próprias ideias e transmitir seus próprios conteúdos, livre e equitativamente".

A Telesur é uma iniciativa do ex-presidente Hugo Chávez, da Venezuela, na época junto aos governos de Cuba, Argentina e Bolívia, que visa dar uma alternativa comunicacional para toda a América Latina e Caribe, em resposta à hegemonia das grandes corporações estadunidenses, como a CNN e outras emissoras que transmitem em espanhol, de Miami e Atlanta.

O novo canal possui correspondentes em Buenos Aires, La Paz, Havana, Brasília, Montevidéu, Bogotá, Caracas e Porto Príncipe. Em maio de 2009, por conta de uma reforma administrativa do governo venezuelano, a Telesur fechou as sucursais de Brasília, Cidade do México e Washington.[1]

A cobertura do canal atinge toda a América, Europa Ocidental e norte da África, através do satélite NSS (New Skies Satellite) 806. Para receber o sinal da Telesur de forma gratuita é necessária uma antena parabólica de 2,4m de diâmetro e um IRD (receptor-decodificador) compatível com DVB. O sinal é transmitido 24 horas por dia.

A Telesur já sofreu represálias por parte do congresso norte-americano, através do congressista republicano da Flórida Connie Mack. Mack, três dias antes da inauguração da Telesur, elaborou um projeto de lei aprovado pela Câmara dos Representantes, visando obrigar o governo de seu país a gerar interferências no sinal de transmissão por satélite da Telesul.[2] O objetivo seria evitar uma suposta propagação do antiamericanismo, que viria a ser promovido pelo canal. Chávez declarou que se essa lei estadunidense for aprovada, tomaria medidas técnicas para neutralizar seus efeitos, o que poderia iniciar uma "guerrilha eletrônica". Os opositores de Chávez acusam a Telesur de ser uma Al Jazira latino-americana.[3]

Desvinculação da Argentina[editar | editar código-fonte]

No dia 27 de março de 2016, o ministro das comunicações da Argentina, Hernán Lombardi, anunciou que o país não mais integraria a sociedade proprietária da Telesur. Desta forma, o canal deixou de ser transmitido na televisão aberta e de ser de inclusão obrigatória nas grades de transmissão das televisões pagas, por não ser mais um canal estatal.[4] Em junho de 2016, a Argentina saiu definitivamente da Telesur.[5]

Confusão por declarações no Equador[editar | editar código-fonte]

Em 16 de março de 2018, Andrés Michelena Ayala, chefe do Ministério da Comunicação do Equador, expressou que algum tipo de valor não havia sido desembolsado na administração de Lenín Moreno e que no governo anterior "se entendeu que havia" uma contribuição.[6] Mais tarde, Michelena retirou sua declaração inicial em 19 de março do mesmo ano, afirmando que o governo do Equador nunca havia financiado financeiramente essa emissora de televisão.[7] Isso foi ratificado por Patricio Barriga Jaramillo, ex-secretário de Comunicação do governo. Rafael Correa, que disse que nunca contribuiu financeiramente para o meio, mas acrescentou que havia apenas um acordo para a operação e o compartilhamento de conteúdo.27

Posteriormente, jornalistas, parte da mídia internacional, Orlando Pérez Sánchez e Christian Salas, através do jornalista Fabricio Vela, da Rádio Majestad do Equador,[8] expressaram que o Estado equatoriano não alocou recursos para financiar a Telesur, nem no governo de Rafael Correa nem no de Lenín Moreno.[9] Além disso, Salas esclareceu que a Telesur não possui correspondente em Guayaquil, como foi afirmado erroneamente, bem como o suposto financiamento.

Desvinculação do Uruguai[editar | editar código-fonte]

Como parte de um processo de desideologização institucional, o Governo de Luis Alberto Lacalle Pou decidiu retirar no dia 13 de março de 2020 o financiamiento de seu país a esta emissora,[10]​ assim o canal tem como sócios somente os governos de Cuba, Nicarágua e Venezuela.

Características[editar | editar código-fonte]

O canal não tem fins comerciais ou de lucro. Uma mostra disso é a quase total ausência de publicidade. Além disso, o canal pode ser acessado gratuitamente através de sua página web e também em canais locais de alguns países de língua espanhola. Isso só foi possível graças ao financiamento público dos estados integrantes. Algumas operadoras de TV a cabo ou TV satelital também disponibilizam seu sinal.

A programacão da Telesur se diferencia de outros canais de notícias como Euronews, CNN ou BBC World, pois, além dos conteúdos informativos, oferece programas educativos, de debate, de entretenimento e filmes.

Algumas das emissões da teleSUR são ou foram:

  • Noticias desde el Sur: notícias a partir da Venezuela, com dez correspondentes e 35 colaboradores nos países da região.
  • Mesa Redonda Internacional: a partir de Cuba, se trata de um debate sobre política internacional e latino-americana.
  • Noticias do Brasil: em colaboração com a TV Brasil, é programa diário com as notícias deste país.
  • Resumen Aló Presidente: oferecia uma síntese do programa semanal do presidente venezuelano Hugo Chávez.
  • Agenda del Sur: revista televisiva onde se tratam temas de cultura e política latino-americana.
  • Memorias del Fuego: espaço documental sobre a história recente latino-americana.
  • Videoteca Contracorrente: documentos da atualidade, perfis de personagens com uma visão crítica e progressista.
  • Maestra Vida: biografias de personalidades latino-americanas.
  • América Tierra Nuestra: espaço documental sobre as culturas e povos latino-americanos.
  • De este Lado: emitido a partir do México; espaço de opinão e debate, moderado pela jornalista Blanche Petrich.
  • Mediotanque: programa documental sobre a cultura e vida do Uruguai.
  • CineSur: cinema latino-americano.

O conselho consultor da Telesur é integrado por socialistas americanos e outros do movimento socialista, como o Prêmio Nobel Adolfo Pérez Esquivel, o poeta nicaraguense Ernesto Cardenal, os escritores Eduardo Galeano e Tariq Ali, o historiador Ignacio Ramonet, o ator Danny Glover e o programador Richard Stallman, que abandonou a relação com a televisão em 2011[11]

Referências

  1. Telesur fecha sucursal de Brasília, Cidade do México e Estados Unidos. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/tv-publica/tv-publica-em-debate/chavez-fecha-sucursal-de-tv/ Arquivado em 15 de dezembro de 2009, no Wayback Machine.>. Acesso em: 4/1/2009.
  2. «WEISSHEIMER, Marco Aurélio. Estados Unidos aprovam medida para interferir no sinal da TV Sul. Brasil: Adital, 01.08.05.». Arquivado do original em 28 de setembro de 2007 
  3. «Al Jazira latina? Telesur pretende integrar os povos latino-americanos. Casa dos Jornalistas, 17/8/2005» 
  4. «Argentina deixa canal de TV Telesur, comandado por Maduro. Folha de S.Paulo, 17/8/2005». Consultado em 28 de março de 2016 
  5. «Macri oficializa retirada do sinal da Telesur da Argentina ». Consultado em 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)[ligação inativa]
  6. http://www.elcomercio.com/actualidad/gobierno-aporto-recursos-telesur-venezuela.html
  7. https://www.metroecuador.com.ec/ec/noticias/2018/03/20/andres-michelena-afirmo-no-existen-ningun-financiamiento-telesur.html
  8. https://twitter.com/fabriciovelav/status/975793147560235009?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http://ecuadorinmediato.com/index.php?module=Noticias&func=news_user_view&id=2818834319&umt=gobierno_ecuador_nunca_ha_financiado_a_telesur
  9. http://ecuadorinmediato.com/index.php?module=Noticias&func=news_user_view&id=2818834319&umt=gobierno_ecuador_nunca_ha_financiado_a_telesur
  10. https://www.gub.uy/ministerio-relaciones-exteriores/comunicacion/noticias/uruguay-se-retira-telesur-banco-del-sur-bajo-principio-integrar-uniones
  11. «2010: November - February Political Notes - Richard Stallman». www.stallman.org. Consultado em 15 de abril de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]