Cartoon Network (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cartoon Network
Cartoon Network Portugal
Tipo infanto-juvenil
País Portugal Portugal
 Angola
 Moçambique
Fundação AngolaMoçambique 1 de outubro de 2013 (5 anos)
Portugal 3 de dezembro de 2013 (5 anos)
Pertence a Turner International
Proprietário WarnerMedia (AT&T)
Sede Lisboa
Formato de vídeo 576i (16:9 - SDTV)
Canais irmãos Boomerang
CNN International
Cobertura Portugal Portugal
 Angola
 Moçambique
Nome(s) anterior(es) Cartoon Network Europa
Página oficial http://www.cartoonnetwork.pt
Disponibilidade por satélite
Portugal NOS
Canal 45 e 47
Portugal MEO
Canal 47
Angola Moçambique DStv
Canal 582
Disponibilidade por cabo
Portugal NOS
Canal 45 e 47
Portugal NOWO
Canal 49
Portugal Vodafone TV
Canal 53
Angola Moçambique DStv
Canal 582

Cartoon Network, conhecido apenas por Cartoon e abreviado como CN é um canal de televisão por cabo, satélite e IPTV que pertence à empresa americana Turner Broadcasting System. O canal é disponibilizado em Portugal, Angola e Moçambique.

Esta estação de televisão é dedicada ao público infanto-juvenil com uma programação de animação dos 5 aos 17 anos, desde a comédia até à ação, existindo também algumas séries que também são vistas por adultos.

Foi lançado usando a era CHECK It 1.0, até ao dia 31 de maio de 2014, dia em que o Cartoon Network começou a usar a identidade gráfica (era) CHECK It 3.0 (sendo o primeiro feed da europa a adotar esta ''era'' e também o segundo mais tardio a mudar [O Cartoon Network Arábia foi o sinal que em todo mundo foi o que levou mais tempo a mudar]). No mesmo dia o canal lançou o seu website na mesma versão.

História[editar | editar código-fonte]

O feed pan-europeu foi exibido em Portugal, durante muito tempo (de 1997 a 3 de dezembro de 2013), o chamado Cartoon Network Europa, que engloba os países que não têm a sua própria versão do canal como a República da Macedónia, Bósnia e Herzegovina, Polónia, Turquia, Bulgária, Rússia, República Checa, Eslováquia, Roménia, Hungria, Lituânia, Letónia, Estónia, Balcãs, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Escandinávia e África, entre outros.

O canal europeu era emitido entre as 5h e as 20h da noite, com o restante tempo dedicado à exibição do TCM. No entanto, até ao início da segunda metade da década de 2000, o canal infantil tinha emissão prolongada aos domingos que ajudava na popularização de desenhos animados, como "Tom and Jerry", "Scooby-Doo" e algumas séries originais do canal, como "Ed, Edd N Eddy" ou as "Powerpuff Girls", sendo na época, alguns dos desenhos animados mais vistos pelo público-alvo.

A 3 de dezembro de 2013 foi oficialmente lançado em Portugal a versão portuguesa (português europeu) do canal em todas as operadoras nacionais, substituindo a versão pan-europeia (em inglês).[1]. No entanto, a mudança de programação e a remoção de quase todos os programas de televisão do canal europeu gerou controvérsias em alguns telespetadores. No mesmo dia o canal passou a transmitir em formato 16:9 e 24h por dia. De salientar que esta versão portuguesa começou a ser exibida em Angola e Moçambique a 1 de Outubro de 2013.[2]

No dia 30 de maio de 2014 e até 30 de março de 2017, o Cartoon Network usou o grafismo de fundo branco. No dia 31 de março de 2017 mudou o seu grafismo, passando a utilizar uma versão baseada na era Dimensional do Cartoon Network original.

Em 26 de abril de 2018 foi lançado na NOWO e na Vodafone, o canal Boomerang, que é um canal que nasceu a partir de um bloco da programação da Cartoon Network. Vale a pena também lembrar que o canal já tinha sido lançado em Angola e Moçambique em 21 de abril de 2015 e que o canal europeu (canal em inglês) saiu na época em que foi lançado o Cartoon Network em português.

Logotipo[editar | editar código-fonte]

Eras[editar | editar código-fonte]

  • CHECK it (2.0) (2013 - 30 de maio de 2014)
  • CHECK it (3.0) (30 de maio de 2014 - 31 de março de 2017)
  • Dimensional (31 de março de 2017 - presente)

Aplicação MEO[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2013 (antes do lançamento da versão portuguesa do canal), o MEO (propriedade da Portugal Telecom) lançou uma aplicação no MEO Kids, disponibilizando conteúdos do canal em português. Entre os conteúdos disponíveis, estão as séries O Laboratório do Dexter, As Powerpuff Girls, Ben 10 e Ben 10: Alien Force, dobradas em português e três jogos (dois de Ben 10 e um de As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy).

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]