Cartoon Network (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cartoon Network
Cartoon Network Portugal
Tipo infanto-juvenil
País Portugal Portugal
 Angola
 Moçambique
Fundação AngolaMoçambique 1 de outubro de 2013 (6 anos)
Portugal 3 de dezembro de 2013 (6 anos)
Pertence a Turner International
Proprietário WarnerMedia (AT&T)
Sede Lisboa
Formato de vídeo 576i (16:9 - SDTV)
Canais irmãos Boomerang
CNN International
Cobertura Portugal Portugal
 Angola
 Moçambique
Nome(s) anterior(es) Cartoon Network Europa
Página oficial http://www.cartoonnetwork.pt
Disponibilidade por satélite
Portugal NOS
Canal 45
Portugal MEO
Canal 41
Angola Moçambique DStv
Canal 582
Disponibilidade por cabo
Portugal NOS
Canal 45
Portugal MEO
Canal 41
Portugal NOWO
Canal 49
Portugal Vodafone TV
Canal 53
Angola Moçambique DStv
Canal 582

Cartoon Network, conhecido apenas por Cartoon e abreviado como CN é um canal de televisão por cabo, satélite e IPTV que pertence à empresa americana Turner Broadcasting System. O canal é disponibilizado em Portugal, Angola e Moçambique.

Esta estação de televisão é dedicada ao público infantojuvenil com uma programação de animação dos 5 aos 17 anos, desde a comédia até à ação, existindo também algumas séries que também são vistas por adultos.

Foi lançado usando a era CHECK It 1.0, até ao dia 31 de maio de 2014, dia em que o Cartoon Network começou a usar a identidade gráfica (era) CHECK It 3.0 (sendo o primeiro feed da europa a adotar esta ''era'' e também o segundo mais tardio a mudar [O Cartoon Network Arábia foi o sinal que em todo mundo foi o que levou mais tempo a mudar]). No mesmo dia o canal lançou o seu website na mesma versão.

História[editar | editar código-fonte]

O feed pan-europeu foi exibido em Portugal, durante muito tempo (de 1997 a 3 de dezembro de 2013), o chamado Cartoon Network Europa, que engloba os países que não têm a sua própria versão do canal como a República da Macedónia, Bósnia e Herzegovina, Polónia, Turquia, Bulgária, Rússia, República Checa, Eslováquia, Roménia, Hungria, Lituânia, Letónia, Estónia, Balcãs, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Escandinávia e África, entre outros.

O canal europeu era emitido entre as 5h e as 20h da noite, com o restante tempo dedicado à exibição do TCM. No entanto, até ao início da segunda metade da década de 2000, o canal infantil tinha emissão prolongada aos domingos que ajudava na popularização de desenhos animados, como "Tom and Jerry", "Scooby-Doo" e algumas séries originais do canal, como "Ed, Edd N Eddy" ou as "Powerpuff Girls", sendo na época, alguns dos desenhos animados mais vistos pelo público-alvo.

A 3 de dezembro de 2013 foi oficialmente lançado em Portugal a versão portuguesa (português europeu) do canal em todas as operadoras nacionais, substituindo a versão pan-europeia (em inglês).[1]. No entanto, a mudança de programação e a remoção de quase todos os programas de televisão do canal europeu gerou controvérsias em alguns telespetadores. No mesmo dia o canal passou a transmitir em formato 16:9 e 24h por dia. De salientar que esta versão portuguesa começou a ser exibida em Angola e Moçambique a 1 de Outubro de 2013.[2]

No dia 30 de maio de 2014 e até 30 de março de 2017, o Cartoon Network usou o grafismo de fundo branco. No dia 31 de março de 2017 mudou o seu grafismo, passando a utilizar uma versão baseada na era Dimensional do Cartoon Network original.

Em 26 de abril de 2018 foi lançado na NOWO e na Vodafone, o canal Boomerang, que é um canal que nasceu a partir de um bloco da programação da Cartoon Network. Vale a pena também lembrar que o canal já tinha sido lançado em Angola e Moçambique em 21 de abril de 2015 e que o canal europeu (canal em inglês) saiu na época em que foi lançado o Cartoon Network em português.

Logotipo[editar | editar código-fonte]

Eras[editar | editar código-fonte]

  • CHECK it (2.0) (2013 - 30 de maio de 2014)
  • CHECK it (3.0) (30 de maio de 2014 - 31 de março de 2017)
  • Dimensional (31 de março de 2017 - presente)

Aplicação MEO[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2013 (antes do lançamento da versão portuguesa do canal), o MEO (propriedade da Portugal Telecom) lançou uma aplicação no MEO Kids, disponibilizando conteúdos do canal em português. Entre os conteúdos disponíveis, estão as séries O Laboratório do Dexter, As Powerpuff Girls, Ben 10 e Ben 10: Alien Force, dobradas em português e três jogos (dois de Ben 10 e um de As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy).

Censuras na programação do Cartoon Network Portugal[editar | editar código-fonte]

Entre maio e outubro de 2014, o canal censurou 103 curtas de Tom & Jerry. A censura foi motivada por o canal ter optado em não fazer uma dobragem portuguesa para a fase da era de ouro de animação americana dos personagens. Uma outra censura ocorreu à fase de Gene Deitch (1960) que teve todos os episódios censurados.

Em 2015 e 2016, o canal repetiu o "Doraemon" e o filme "Doraemon e a revolução dos robôs" e tiveram cenas cortadas pelo canal. Esse assunto acabou por ser percebido pelos antigos e atuais fãs do personagem e gerou polémicas nas redes sociais, levando assim o canal a cancelar o anime dos anos 70 por indecência.


Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]