Ed, Edd n Eddy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
NoFonti.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2011┬sim). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ed, Edd n Eddy logo.png
Ed, Edd y Eddy
Du, Dudu e Edu (BR)
Abertura da série. Da esquerda para a direita: Du, Dudu e Edu.
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 30 minutos.
Criador(es) Danny Antonucci
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Danny Antonucci
Marlene Robinson May
John McIntyre
Elenco Matt Hill
Samuel Vincent
Tony Sampson
Tema de abertura Ed, Edd n Eddy's Singleshot
Tema de
encerramento
Creditos
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
BrasilCartoon Network Brasil, SBT, Tooncast
Portugal Cartoon Network Portugal
Transmissão original 4 de janeiro de 1999 -
8 de novembro de 2009
N.º de temporadas 6
N.º de episódios 131+1 Filme

Ed, Edd n Eddy (no Brasil, Du, Dudu e Edu) foi uma série de desenho animado Ianque-canadense exibida e produzida pelo Cartoon Network em parceria com a companhia de animação canadense, A.K.A. Cartoon e criada por Danny Antonucci.Estreou no Brasil em 1999 no Cartoon Network,e no SBT em 2000 no Sábado Animado.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série conta a história sobre três garotos, que são chamados de Du, Dudu e Edu . Em cada episódio, existe uma história diferente, mas os três sempre estão tentando ganhar dinheiro para poder comprar suas balas de caramelo.[1] Conhecidos em inglês como Ed, Edd n' Eddy, este trio vive em um bairro chamado Peach Creek, na cidade de Vancouver, no Canadá. Os três são muito diferentes, exceto numa coisa: Todos adoram balas de caramelo, no Brasil ou quebra-queixos, em Portugal,que são umas balas grandes e redondas vendidas na loja de doces. Eles são atormentados pelas crianças do beco. O bairro tem vários becos e duas ruas principais sendo uma delas com algumas lojas. Du, Dudu e Edu são três amigos que sempre procuram trabalhar meio período nas férias de verão para ganhar dinheiro e comprar balas de caramelo.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Du[editar | editar código-fonte]

Du (Ed, no original) é o mais lesado dos Du's. Ele gosta de filmes de monstros e galinha com quiabos. Du nunca toma banho ou se perfuma. Na maioria dos episódios Du faz pelo menos uma trapalhada. Ele geralmente fala "Bunitinhu!'' e "Adoro galinha com quiabos" Ele também gosta muito do Natal e do Papai Noel. Não liga muito pro que as pessoas falam dele, mas apesar de tudo, Du também é amigo e muito carinhoso. Obs: Quando Edu fala "Nem duEu" (não doeu), mais não está na Cena, foi uma brincadeira de seu Dublador Brasileiro, e não existe em outra versões, nem na versão original.

Dudu[editar | editar código-fonte]

Dudu (Edd ou Double-D, no original) é limpo e inteligente. Dudu é muito calmo e muito educado com as pessoas. Vive metido em confusões por causa de seus amigos (especialmente por causa de Edu). É muito carinhoso e gosta dos sentido das coisas e é sempre certinho. Gasta seu tempo livre estudando química e biologia. Sempre que possível, gosta de aprender alguma coisa em suas aventuras. Dudu aparenta ter TOC, pois sua organização chega a ser doentia. Ao colocar açúcar na sua limonada ele conta os grãos, em sua casa tudo é etiquetado com determinado nome e tem seu lugar específico.

Edu[editar | editar código-fonte]

Edu (Eddy, no original) é rotulado como um megalomaníaco por seu boletim. Gosta de ser o centro das atenções. Embora ele finja saber tudo, o seu conhecimento é muitas vezes suspeito ou incompleto. Não é o que podemos chamar de ''exemplar''. Edu é quase sempre quem causa as confusões que os Du's vivem metidos.

Sarah[editar | editar código-fonte]

Sarah é a irmãzinha de Du. Seu melhor amigo é o Jimmy, a quem sempre defende. Rápida para julgar e fácil de raiva, Sarah tem uma birra para cada ocasião. Ela é do tipo de pessoa que perde a paciência com muita facilidade. Obs.: Em um dos episódios é revelado que Sarah tem uma quedinha pelo Dudu.

Kevin[editar | editar código-fonte]

Kevin é cínico e sarcástico, Sempre a Purrada Com Os Dus e Chamando-lhe De (Panacas) De todo o beco, ele é o que mais odeia os Du's, Sempre pensa que sabe ''a rotina'' das coisas, apesar de estar certo de vez em quando,

Nazz[editar | editar código-fonte]

Quando Nazz está em cena, os meninos tendem a sair em suores e até perdem a capacidade de falar. Ela se considera ser a mais madura do grupo e é sempre legal, calma e assertiva.

Jimmy[editar | editar código-fonte]

O melhor amigo de Sarah. Jimmy joga sempre com as meninas porque, em sua opinião, os meninos são muito difíceis. Jimmy é muito propenso a acidentes e, aparentemente, tem uma aflição diferente sempre que ele aparece. Obs.: Apesar de ingênuo, em um dos episódios Jimmy é bem mais esperto que os Du's e passa a perna em todos os 3.

Rolf[editar | editar código-fonte]

Rolf é de uma família de imigrantes de primeira geração de origem austríaca. Orgulhoso de sua herança, Rolf às vezes participa de costumes peculiares e come coisas estranhas. É o único da turma que respeita os Du's.

Johnny[editar | editar código-fonte]

Johnny fica fora de manhã cedo até a hora do jantar de jogo com uma placa de madeira chamado Plank, com quem tem conversas freqüentes. é muito curioso e, ás vezes, muito irritante. Há indícios de que Johnny seja esquizofrênico.

Plank[editar | editar código-fonte]

Plank é uma placa de madeira que Johnny desenhou um rosto com um lápis. De acordo com Johnny, Plank "vê as coisas."

Irmãs Kanker (Kanker sisters, no original)[editar | editar código-fonte]

Lee, May e Marie Kanker estão determinadas a se casar com os Du's, De acordo com elas cada uma tem seu ''marido'': Lee gosta do Edu, May do Du e Marie do Dudu. As irmãs Kanker vivem em um parque de motor home, do outro lado do beco sem saída. Obs.: Em um episódio especial de Dia dos Namorados, May se apaixona por Dudu e o mesmo corresponde. Embora muitas vezes passem a perna nos Du's, no episódio da agência de viagens, elas que se dão mal nas mãos deles.

Elenco de dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Estados Unidos Original
Du (Ed) Frank Welker
Dudu (Edd ou "Double-D") Tom Kenny
Edu (Eddy) John DiMaggio
Jonny Janyse Jaud
Kevin Matt Hill
Kankers Erin Fitzgerald, Tara Strong e Andrea Libman
Rolf Danny DeVito
Sarah Jenn Forgie
Personagem Brasil Dublagem Brasileira
Du Alexandre Moreno
Dudu Duda Espinoza
Edu Felipe Drummond
Rolf Caio César
Sarah Sylvia Salustti
Kevin Ricardo Juarez e Luiz Sérgio Vieira
Jimmy Clécio Souto
Nazz Iara Riça
Jonny Jorge Vasconcelos
Lee Marisa Leal
May Eleonora Prado
Marie Letícia Quinto

Transmissão mundial[editar | editar código-fonte]

País / Região Canal
 Estados Unidos Cartoon Network
 Áustria Cartoon Network
ATV
 Alemanha Kabel eins
Cartoon Network
 Coreia do Sul Cartoon Network
 Irão Sahar 1
Nour TV
IRIB TV1
 Japão Cartoon Network
 Canadá YTV, |Cartoon Network
 Austrália Cartoon Network
 Itália La7
Cartoon Network
Boing
 França France 3
Cartoon Network
Flag of Spain.svg Espanha La 2
Cartoon Network
Telecinco
FDF
Boing
Indonésia SpaceToon
 Índia Pogo
Cartoon Network
Flag of the Arab League.svg Mundo árabe MBC 3
Cartoon Network
 Brasil SBT
Tooncast
Cartoon Network

Jogos[editar | editar código-fonte]

Veja os jogos da série

  1. Ed, Edd n Eddy: Jawbreakers!
  2. Ed, Edd n' Eddy, The Mis-EDventures
  3. Ed, Edd n Eddy: Scam of the Century

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]