Ed, Edd n Eddy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Question book-4.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ed, Edd n Eddy
Ed, Edd n Eddy
Du, Dudu e Edu (BR)
Abertura da série. Da esquerda para a direita: Du, Dudu e Edu.
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 11 ou 25 minutos
Criador(es) Danny Antonucci
País de origem  Estados Unidos
 Canadá
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Danny Antonucci
Produtor(es) Daniel Sioui
Ruth Vincent
Christine L. Danzo
Roteirista(s) Jono Howard
Danny Antonucci
Elenco Matt Hill
Samuel Vincent
Tony Sampson
Tema de abertura Ed, Edd n Eddy's Singleshot
Tema de encerramento Créditos finais
Exibição
Emissora de televisão original Cartoon Network
Formato de exibição 480i (4:3 SDTV)
Transmissão original 4 de janeiro de 1999 -
8 de novembro de 2009
N.º de temporadas 6
N.º de episódios 131
(lista de episódios)

Du, Dudu e Edu (em Inglês: Ed, Edd n Eddy) é uma série de desenho animado estadunidense-canadense exibido e produzido pelo Cartoon Network em parceria com a companhia canadense de animação A.K.A. Cartoon e criado por Danny Antonucci.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

Brasil Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, estreou em 9 de abril de 1999 pelo Cartoon Network, aproximadamente três meses após a sua estreia na televisão americana. Já em 2000, estreou pelo SBT no Sábado Animado. Atualmente, é exibido pelo Tooncast.

União Europeia Países Europeus[editar | editar código-fonte]

Em alguns países europeus, a série foi exibida no Cartoon Network na versão original (inglês) ao longo da década de 2000.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, estreou no extinto canal (no país) Cartoon Network Europa, na versão original (sem legendas), onde passou em vários horários. O filme foi transmitido no dia 5 de outubro de 2011, de manhã. Depois da transmissão do filme, os episódios ainda continuaram a passar durante alguns meses, mas depois saiu definitivamente da programação, ainda antes do novo canal em português ser lançado.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série conta a história de três garotos com o nome de Eduardo (Edward), e por isso chamados de Du, Dudu e Edu, que se conheceram ainda pequenos. Vivem no bairro periférico fictício Peach Creek (usualmente chamado de "beco", por seus habitantes) da cidade canadense de Vancouver, estudam numa escola e tratam-se como irmãos.

Em cada episódio há uma história diferente, mas os três estão sempre tentando obter dinheiro para poderem comprar suas balas de caramelo grandes e redondas. Os Dus (como também são conhecidos) estão sempre arrumando confusões com as outras crianças do beco, na maior parte das vezes devido aos planos de Edu para tentarem obter dinheiro ou chamarem a atenção da vizinhança.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Du[editar | editar código-fonte]

"Ed", no original, é o mais forte e lesado dos Dus. Adora filmes de terror e ficção. Du não gosta de tomar banho e sente medo de sabonete e perfumes, portanto está sempre cheirando mal. Na maioria dos episódios consegue atrapalhar de alguma maneira os planos de Edu fazendo alguma bobagem. Du também é amigo e muito carinhoso e tende a não se importar com o que os outros garotos da vizinhança falam dele. Na dublagem brasileira, Clécio Souto (dublador do Du) adicionou algumas frases que não estão presentes na versão original do desenho, como "Nem doeu", "Bonitinho" e "Eu adoro galinha com quiabo". Embora na escola, o seu comportamento seja razoável, as suas notas escolares são muito baixas (juntamente com as de Edu), além da sua capacidade de inteligência (Q.I.) também é baixa, visto não ser muito esperto.

Dudu[editar | editar código-fonte]

"Edd" ou "Double-D", no original, é o garoto mais limpo e inteligente da vizinhança. É muito calmo e educado com as pessoas, por isso só está metido em confusões por causa de seus amigos Du e Edu, e mesmo sendo a voz da razão de ambos, é bastante inseguro e seus conselhos costumam ser ignorados por seus amigos. É o mais fraco dos Dus e, ao lado de Jimmy, um dos personagens mais fracos da vizinhança, em um dos episódios, inclusive, Dudu quase perde uma luta contra Plank. Usa um gorro na cabeça e o que está em baixo do gorro nunca foi revelado, nem no desenho, nem pelo próprio criador. Gasta seu tempo livre estudando química e biologia ou organizando seu quarto. Sempre que possível, gosta de aprender alguma coisa em suas aventuras. Dudu é o cérebro dos planos dos Dus, organizando e desenhando todos os planos idealizados por Edu. É também o único do grupo que tira boas notas e se preocupa com a carreira escolar. É, provavelmente, o melhor aluno da escola, já que as suas notas, em todas (ou quase) a todas as disciplinas, chegam ao excelente. É o único dos Dus que é filho único.

Edu[editar | editar código-fonte]

"Eddy", no original, é o mais vaidoso e escandaloso dos Dus. Edu gosta de ser considerado o centro das atenções, mas é o mais odiado dos Dus, embora ele finja saber tudo, o seu conhecimento é muitas vezes suspeito ou incompleto. Seus planos quase nunca dão certo, e estes normalmente são o motivo das confusões que os Dus se metem. Embora tenha capacidade para ter uma boa carreira escolar, as suas notas escolares são muito baixas (juntamente com as de Du) e nas aulas está desatento. Tem um irmão mais velho, que é a pessoa em que Edu se espelha, mas só aparece uma vez em toda a série.

Sarah[editar | editar código-fonte]

Sarah é a irmã mais nova de Du, apesar de viver tentando mandar nele e se irritar com facilidade com as bobagens ditas e feitas por seu irmão mais velho. Seu melhor amigo é o Jimmy, a quem sempre defende, inclusive de seu irmão Du. Rápida para julgar e fácil de se zangar, Sarah trata cada ocasião de uma maneira específica. Ela é do tipo de pessoa que perde a paciência com muita facilidade. Sarah tem uma pequena queda pelo Dudu, e até se apaixona por ele em um episódio. É extremamente forte para sua idade, e tem uma força comparada a do próprio Du, um dos mais fortes da vizinhança. O seu admirador é Dudu.

Kevin[editar | editar código-fonte]

Kevin é cínico e sarcástico, sendo um dos mais "descolados" da vizinhança. Gosta bastante da sua bicicleta, com a qual vive circulando o bairro e praticando esportes radicais. Tem uma queda pela Nazz, e ela por ele. Seu melhor amigo na vizinhança é o Rolf. É quem mais odeia os Dus, embora mostre, de vez em quando, alguma confiança com o Dudu. Num episódio, é revelado que Kevin tem medo de agulhas. Do grupo, quem odeia mais é o Edu, com quem sempre acaba brigando, inclusive por Edu viver paquerando Nazz e isso acabar acarretando mais ainda na rivalidade entre eles.

Nazz[editar | editar código-fonte]

A menina mais cobiçada da vizinhança, quando Nazz está em cena, os meninos tendem a sair em suores e até perdem a capacidade de falar. É considerada a menina mais madura do grupo e é sempre legal, calma e assertiva, sendo um total contraponto á Sarah e uma das únicas pessoas que não demonstra claramente ter repulsa dos Dus, muitas vezes sendo compreensiva para com eles. Kevin e Edu têm uma queda por ela, embora seja Kevin geralmente o maior correspondido por ela, que é uma das poucas pessoas que o acalmam.

Jimmy[editar | editar código-fonte]

É o melhor amigo de Sarah. Jimmy prefere sempre brincar com as meninas porque, em sua opinião, os meninos são muito duros e difíceis. Jimmy faz uso de um aparelho nos dentes em formato de argola e é muito propenso a acidentes e, aparentemente, tem uma aflição diferente sempre que os Dus aparecem, tendo aversão principalmente ao Du por achá-lo desengonçado, inconsequente e inconveniente. Apesar de ingênuo, em um dos episódios, Jimmy se mostra bem mais esperto que os Dus e consegue enganar os três. É apaixonado por Sarah apesar de raramente demonstrar e sempre preferir agir apenas como amigo dela, apenas demonstrando ciúmes quando outro garoto se aproxima dela de forma afetiva, sendo Dudu seu principal alvo de ciúmes.

Rolf[editar | editar código-fonte]

É o melhor amigo de Kevin. Rolf é saloio. Toma conta de uma quinta com animais e hortas, possuindo um bode chamado Victor, que é seu principal animal de estimação. Rolf também é de uma família de imigrantes de primeira geração de origem austríaca. Orgulhoso de sua herança, Rolf, às vezes, participa de costumes peculiares e come coisas estranhas. Embora, os Dus geralmente não se dêem conta, Rolf é o único que os respeita, tratando-os, carinhosamente, por Ed Boys, agindo em contraponto a seu amigo Kevin, que geralmente discorda de sua postura nessas situações e isso acaba gerando brigas entre eles.

Johnny[editar | editar código-fonte]

Johnny é um dos garotos mais jovens da vizinhança. É bastante calmo, positivo e "protetor das madeiras". Seu melhor amigo é Plank, uma placa de madeira com um rosto desenhado. Sua cabeça é motivo de gozação para Sarah e Edu. Depois de Plank, Jimmy é o garoto que melhor se dá com Johnny, que apesar de ter o pedaço de madeira como principal companhia(o que sugere que se sente solitário), não costuma ser rejeitado pelos demais, geralmente integrando a turma com frequência e tendo o respeito dos outros meninos.

Plank[editar | editar código-fonte]

Plank é uma placa de madeira que Johnny desenhou um rosto com um lápis. É o melhor amigo de Johnny, e este é o único que consegue falar e escutar o Plank. De acordo com Johnny, Plank "vê as coisas".

Irmãs Kanker[editar | editar código-fonte]

Lee, May e Marie Kanker são as mais velhas na vizinhança. Lee é a mais velha, sendo ruiva de cabelo cacheado(geralmente black power); Marie, a do meio, é morena(geralmente de cabelo azul) e a caçula May é loira, sardenta e dentuça. As irmãs Kanker vivem em um parque de motor home, do outro lado do beco sem saída. São apaixonadas pelos Dus, Lee gosta do Edu, May do Du e Marie do Dudu. São temidas por todas as crianças do beco, menos pelos Dus, que não têm medo, mas fogem delas sempre que podem. Por não serem correspondidas, geralmente tentam se vingar pregando peças nos Dus das mais variadas formas, inclusive na intenção de fazê-los reféns.

Elenco de dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Canadá Original
Du (Ed) Matt Hill
Dudu (Edd ou "Double-D") Samuel Vincent
Edu (Eddy) Tony Sampson
Jonny David Paul Grove
Kevin Kathleen Barr
Kankers Erin Fitzgerald, Kathleen Barr e Andrea Libman
Rolf Peter Kelamis
Sarah Jenn Forgie
Personagem Brasil Dublagem Brasileira
Du Clécio Souto
Dudu Luiz Sérgio Vieira
Edu Ricardo Juarez
Rolf Luiz Sérgio Vieira
Sarah Iara Riça
Kevin Alexandre Moreno e Duda Espinoza (Episódios 43 a 52)
Jimmy Caio César
Nazz Sylvia Salustti
Jonny Felipe Drummond
Lee Nádia Carvalho
May Natália Duarte
Marie Nair Amorim

Transmissão mundial[editar | editar código-fonte]

Mundialmente, o desenho é ou foi transmitido pelas seguintes emissoras:

País / Região Canal
 Alemanha Kabel eins
Cartoon Network
 Austrália Cartoon Network
 Áustria Cartoon Network
ATV
 Brasil SBT

Tooncast
Cartoon Network

União Europeia Cartoon Network
 Canadá YTV
Cartoon Network
 Coreia do Sul Cartoon Network
Flag of Spain.svg Espanha La 2
Cartoon Network
Telecinco
FDF
Boing
 Estados Unidos Cartoon Network
 França France 3
Cartoon Network
 Índia Pogo
Cartoon Network
Indonésia SpaceToon
 Irão Sahar 1
Nour TV
IRIB TV1
 Itália La7
Cartoon Network
Boing
 Japão Cartoon Network
Flag of the Arab League.svg Mundo árabe MBC 3
Cartoon Network

Jogos[editar | editar código-fonte]

A série rendeu três jogos, são eles:

  1. Ed, Edd n Eddy: Jawbreakers!;
  2. Ed, Edd n' Eddy, The Mis-EDventures;
  3. Ed, Edd n Eddy: Scam of the Century.

O "Ed, Edd N Eddy" e a Disney[editar | editar código-fonte]

"Ed, Edd N Eddy" é uma série de muito sucesso, porém muitos acreditam que os personagens principais do desenho foram baseados nos personagens: Mickey, Donald e Pateta. Essa hipótese baseia-se numa imagem encontrada na internet e numa confissão oficial do criador dos desenhos animados serem pensados no estilo dos anos 40, e Mickey já era um sucesso nessa década. [1]

  • Ed (Du) seria Goofy, pela sua personalidade pateta e alegre que se vê nos episódios.
  • Edd (Double D/Dudu) seria Mickey pela sua inteligência e ideias, bem como a cor do seu gorro, que é negro.
  • Eddy (Edu) seria uma mistura de Donald, pela sua rabugice e a sua esperteza dar erros e Tio Patinhas pela sua ganância ao dinheiro.

No entanto, isso não passa de uma teoria... muito interessante.

Referências

  1. «Ed, Edd n Eddy/Mickey Mouse». Scratchpad (em inglês) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]