Tiny Toon Adventures

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tiny Toon Adventures
Tiny Toon Adventures (RTP) / As aventuras dos Tiny Toons (Boomerang) (PT)
Tiny Toon (BR)
Logotipo do desenho
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Comédia
Duração aprox. 21 min.
Criador(es) Tom Ruegger
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Elenco Charlie Adler
John Kassir
Tress MacNeille
Gail Matthius
Kath Soucie
Don Messick
Joe Alaskey
Maurice LaMarche
Frank Welker
Rob Paulsen
Danny Cooksey
Cree Summer
Candi Milo
Cindy McGee
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos Fox Kids, The WB
Brasil Rede Globo
Portugal RTP1
Angola Boomerang
Moçambique Boomerang
Transmissão original 14 de setembro de 1990 – 6 de dezembro de 1994
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 98 (fora o longa-metragem, os 4 especiais e o episódio piloto) (lista de episódios)
Cronologia
Último
Looney Tunes (1930-1969)
Taz-Mania (1991-1995)
Próximo

Steven Spielberg presents Tiny Toon Adventures (também conhecido como Tiny Toon Adventures ou Tiny Toons) é um desenho animado de comédia americana que foi exibida de 14 de setembro de 1990 através de 31 de outubro de 1994 com a Amblin Entertainment e Warner Bros. Animation após ser concebido na década de 1980 por Tom Ruegger.[1] A série animada segue as aventuras de um grupo de personagens de desenhos animados jovens que freqüentam a Acme Looniversity, para se tornar a próxima geração de personagens da série Looney Tunes. A sequência do show é Animaniacs.

O episódio piloto, "Pernalonga apresenta os Tiny Toons", foi ao ar como um especial de horário nobre na CBS americana em 14 de setembro de 1990;[2] enquanto a série em si foi ao ar na syndication de primeira ir ao ar para as duas primeiras temporadas. O final da temporada foi ao ar na Fox Kids americana. A série terminou a produção em 1992 em favor de Animaniacs; no entanto, dois especiais foram produzidos em 1994.[3]

Lista de personagens[editar | editar código-fonte]

  • Perninha (Buster Bunny), um esperto e divertido coelhinho azul de camisa vermelha inspirado no Pernalonga, é o líder da turminha. Perninha se assemelha ao lado intrépido e inteligente de Pernalonga, às vezes sendo incrivelmente engenhoso em comparação com o seu mentor.
  • Lilica (Babs Bunny), uma engraçada coelhinha rosa de camisa amarela saia roxa e laços nas orelhas, inspirada no Pernalonga . (ela e Perninha frequentemente dizem “Não somos parentes"). Suas constantes mudanças de vestuário e suas imitações de personagens companheiros é uma homenagem à tendência de Pernalonga para se disfarçar para enganar outros personagens.
  • Plucky Duck, um patinho verde inspirado em Patolino, adora competir com Perninha. É muito parecido com Patolino e assim como ele engaja-se em vários esquemas, com o objetivo de glória pessoal, mas assim como Patolino também tem seus momentos de heroísmo e boa vontade. Plucky é amigo de Presuntinho e Perninha (embora ele freqüentemente irrita Perninha, mais uma vez como Patolino faz com Pernalonga). Plucky anseia constantemente pelo amor de Leiloca Pataquada embora ela tem extremamente pouca paciência para ele
  • Presuntinho (Hamton), um porco ingênuo e doce inspirado em Gaguinho, e assim como na relação deste com Patolino, sempre entra nos esquemas de Plucky. A única diferença é que Presuntinho não gagueja muito como Gaguinho. Presuntinho também é mostrado como um obcecado por limpeza.
  • Roy Corrói (Dizzy Devil), um filhote de diabo-da-tasmânia lilás guloso inspirado em Taz. Assim como ele, ele gira em círculos e come constantemente. Também como Taz, sua fala geralmente é monossilábica ou composta de ruídos aleatórios.
  • Valentino Troca-Tapa (Montana Max), um garoto rico e malvado, inspirado em Eufrazino Puxa-Briga (em frente a mansão de Valentino inclusive a uma estátua de Eufrazino com sacos cheios de dinheiro). Felícia gosta muito de Valentino, embora ele geralmente sente nada, mas incômodo em direção a ela. Valentino foi o primeiro vilão da série, como visto no episódio piloto.
  • Felícia (Elmyra Duff), uma garotinha amante de animais (e de apertá-los até sufocarem), inspirada em Hortelino Troca-Letras - apesar de amar os animais em vez de caçá-los - e que mais tarde apareceu com Pinky e o Cérebro. Felícia é obcecada em ter os animais como seus bichinhos de estimação, e irá persegui-los ou usar armadilhas para pega-los, a fim de levá-los para a casa dela.É apaixonada por Valentino.
  • Frajuto (Furrball), um gatinho azul muito azarado inspirado em Frajola. Sempre se dá mal, seja ao tentar capturar Sweetie ou Atchum ou em outras situações. No início da série ele era um gato de rua, mas depois alternou entre um dos animais da Felícia e ser de propriedade de Maria Melodia. Ao contrário de Frajola, Frajuto raramente fala e, portanto, se assemelha ao Frajola do cartunista Chuck Jones, que é silencioso. Em um papel falado (Cinemaniacs), ele falava igual ao personagem Leonard McCoy numa paródia a Jornada nas Estrelas.
  • Fifizinha (Fifi La Fume), uma gambá roxa de sotaque francês, romântica e galanteadora, inspirada em Pepe Le Pew. Apesar da sua elegância e beleza, cheira muito mal, o que explica os fracassos em seus flertes. Fifi muitas vezes persegue e tenta sem sucesso conquistar rapazes que acabaram com listras brancas em suas costas, como ocorreu uma vez com o gato Frajuto. Ela mora em um Cadillac 1959 em um ferro velho. Em alguns episódios aparece como namorada de Presuntinho.
  • Leiloca Pataquada (Shirley the Loon), uma pata branca de cabelo loiro inspirada em Shirley MacLaine e Melissa Duck, uma patinha loira que aparece em Duck Twacy e O Pumpernickel Escarlate com Patolino. Ela é razoavelmente inteligente e é obcecada por parafernália New Age. Quando não está meditando ou adivinhando, Shirley sai com as amigas Lilica Coelho e Fifi La Fume.
  • Coiote Coió (Calamity Coyote) e Bipezinho (Little Beeper), um coiote e um papa-léguas de tênis esportivos que vivem em brigas, inspirados em Papa-Léguas e Wile E. Coyote. Coyote Coió nunca fala, em vez disso ele usa placas para se comunicar. Ao contrário do Papa-Léguas, Bipezinho é capaz de rir e fazer outros sons, mas ele não fala.
  • Cuco Dodô (Gogo Dodo), um dodô pirado filho do Dodô que apareceu no curta animado do Gaguinho Porky in Wackland. Vive na Malucolândia, um lugar surreal comparável às obras de Salvador Dalí.
  • Sweetie (Sweetie Pie), uma canária rosa filhote que se estressa fácil, apesar de ter uma aparência doce e inocente, inspirada em Piu-Piu.Ela é regularmente perseguida por Frajuto, assim como Piu-Piu é perseguido por Frajola. Sweetie, por sua vez persegue a minhoca Caruncho com aproximadamente o mesmo sucesso que Frajuto (nenhum). Coloração rosa de Sweetie, sorriso desviante, e personalidade mesquinha parece muito com os de Pi-Piu em sua primeira aparição no curta A Tale of Two Kitties, de 1942.
  • Fanhinho (Fowlmouth), um galinho inspirado no Frangolino. É muito tagarela. Em sua primeira aparição ele tinha se curado de falar demais, mas nas suas outras aparições ele já era tagarela de novo.
  • Atchum (Li'l Sneezer), um ratinho cinza de fraldas cujos espirros são fortes como um furacão.Baseado no clássico personagem dos curtas da Merrie Melodies o rato Sniffles.
  • Relâmpago Rodriguez (Lightning Rodriguez), personagem baseado em Ligeirinho. Apesar disso, Rodriguez fez apenas 2 aparições no programa; uma estava no episódio The Acme Bowl, onde ele é visto cantando com os outros Tiny Toons em torno de uma fogueira à noite antes de jogar contra Perfecto Prep. Sua outra aparição é no episódio You Asked for It, onde Plucky exibe uma máquina que mostra que personagem que os fãs querem ver (Rodriguez é um dos personagens que passam na tela do computador).
  • Caruncho (Bookworm), uma minhoca verde de óculos que gosta de ler e é caçada por Sweetie na biblioteca.
  • Condorinho (Concord Condor), um condor roxo que tem cara de cansado. É inspirado no Urubu Beaky (o Urubu andarilho que às vezes rivalizava com o Pernalonga).
  • Marsha (Marsha the Martian), uma marcianinha alegre baseada no Marvin. É a jovem sobrinha de Marvin, o Marciano, e ela só aparece em um episódio, Duck Dodgers Jr, em que Pluck Duck se torna Duck Dodgers Jr, ajudante-mirim de Duck Dodgers (Patolino).
  • Maria Melodia (Mary Melody), uma menina morena que fala cantando. Seu nome é baseado nas Merrie Melodies. Ela também pode ser baseada na Vovó. Maria tem um temperamento doce com quase todo mundo e ela também prefere se misturar com os personagens animais em vez de expulsá-los como Valentino ou espremê-los até a morte como Felícia.
  • Perdigueiro (Byron Basset), um cachorro todo enrugado que vive dormindo, e é um dos animais de Felícia. Inspirado no Marco Antônio e Hector, o Bulldog
  • Arnoldão (Arnold the Pit Bull), o pitbull brutamontes, segurança do Valentino e inspirado em Arnold Schwarzenegger. Em um episódio possui uma academia de ginástica.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Lista de dubladores EUA[editar | editar código-fonte]

Lista de dubladores brasileiros[editar | editar código-fonte]

Videogames[editar | editar código-fonte]

Foram lançados diversos jogos eletrônicos baseado na série. No total foram lançados 18 títulos diferentes por várias empresas diferentes. O primeiro jogo foi Tiny Toon Adventures, lançado em 1991 pela Konami.

Lista de jogos eletrônicos de Tiny Toon Adventures

Episódios[editar | editar código-fonte]

Ver Anexo: Lista de episódios de Tiny Toon Adventures.

Informações de Transmissão[editar | editar código-fonte]

País Canais de Televisão
 Estados Unidos ABC, Kids WB, Cartoon Network, Fox Kids
 Brasil Globo, Warner Channel, Cartoon Network, SBT, Boomerang e Tooncast
 Canadá YTV
 Finlândia Nickelodeon
 China Cartoon Network Asia
 Coreia do Sul KBS 1, Cartoon Network
Arábia Saudita Spacetoon
 Austrália ABC Kids, Cartoon Network, FOX Kids
 Alemanha RTL II, KiKa, Nickelodeon, 2DF
 Índia Cartoon Network India
Indonésia Global TV, Trans TV, Spacetoon
 Chile Tooncast, Cartoon Network
 Itália Italia 1, Cartoon Network, Rai YoYo, Boomerang, SUPER!
Flag of Spain.svg Espanha K3
 Venezuela Cartoon Network, RCTV
 Portugal RTP1
Angola Angola Boomerang
Moçambique Moçambique

Filmes e especiais de televisão[editar | editar código-fonte]

Um filme de longa-metragem foi lançado em direct-to-video em 1992, intitulado Tiny Toon Adventures: How I Spent My Vacation. [4] Mais tarde foi reeditado e exibido como parte da série. A duração do filme é 73 minutos. [5] Fox Broadcasting Company exibiu It's a Wonderful Tiny Toons Christmas Special em horário nobre em 6 de dezembro de 1992. <[6] Este episódio é uma paródia de It’s a Wonderful Life embora o episódio de Natal é considerado um especial apenas chama-se isto como é Natal com temas e é apenas um episódio regular. The Tiny Toon Spring Break Special[7] foi ao ar na Fox no horário nobre em 27 de março de 1994. [3] [8] A Fox também exibiu Tiny Toons' Night Ghoulery [9] no horário nobre em 28 de maio de 1995. [10]

Está previsto para 2019 uma versão teatral do filme do Tiny Toons está atualmente em desenvolvimento.

Continuações e Spin-offs[editar | editar código-fonte]

Em 1992, The Plucky Duck Show foi produzido como um spin-off para Fox Kids, baseado no personagem Plucky Duck. Exceto para o episódio de estréia de The Return of Batduck, o show era composto de episódios da série reformados e centrados em Plucky. [11]

Em 1998, uma continuação intitulada Pinky, Elmyra & the Brain estreou na Kids' WB. Esta série apresentou a personagem Mafalda, bem como Pinky and the Brain, dois personagens que foram originalmente na Animaniacs antes de receber sua própria série, também intitulado Pinky and the Brain. Pinky, Elmyra & the Brain pega depois de Pinky sair de cena onde Pinky and the Brain tornam-se animais de estimação do Elmyra após Cérebro acidentalmente destruir seu lar original, ACME Labs(em inglês), durante um experimento. Pinky, Elmyra & the Brain duraram treze episódios.

Mais Informações[editar | editar código-fonte]

  • No filme de especial de férias, quando Perninha e Lilica caem na cachoeira, o Superman aparece para salvá-los. Perninha e Lilica dizem para este que ele está no desenho errado e que deve voltar para o seu desenho (como se aparecesse por engano).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tiny Toon

Referências

  1. Trusdell, Brian (May 28, 1995). «Focus : Warner's Toon Factory for the 1990s». The Los Angeles Times (USA [s.n.]). Consultado em 10 May 2011. 
  2. «TV Listings for - September 14, 1990 - TV Tango». TV Tango. Consultado em 10 May 2011. 
  3. a b Mendoza, N.F. (March 27, 1994). «SHOWS FOR YOUNGSTERS AND THEIR PARENTS TOO : Spielberg's 'Tiny Toons' break for prime time and the rites of spring». The Los Angeles Times (USA [s.n.]). Consultado em 10 May 2011. 
  4. Lenburg, p. 336. Obtida a 2007-06-27.
  5. «Tiny Toon Adventures: How I Spent My Vacation». The Internet Movie Database. IMDb. Consultado em March 22, 2011. 
  6. «TV Listings for - December 6, 1992 - TV Tango». TV Tango. Consultado em 10 May 2011. 
  7. «Tiny Toons Spring Break». The Internet Movie Database. IMDb. Consultado em March 22, 2011. 
  8. «TV Listings for - March 27, 1994 - TV Tango». TV Tango. Consultado em 10 May 2011. 
  9. «Tiny Toons' Night Ghoulery». The Internet Movie Database. IMDb. Consultado em March 22, 2011. 
  10. «TV Listings for - May 28, 1995 - TV Tango». TV Tango. Consultado em 10 May 2011. 
  11. «Trivia for "The Plucky Duck Show"». The Internet Movie Database. Consultado em 2007-06-02. Predefinição:Unreliable source?

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.