Pinky and the Brain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pinky e o Cérebro)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pinky and the Brain
Pinky e o Brain (PT)
Pinky e o Cérebro (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 11 ou 22 minutos (dependendo do episódio)
Criador(es) Tom Ruegger
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Steven Spielberg (executivo)
Tom Ruegger
Liz Holzman
Charles M. Howell IV
Peter Hastings
Rusty Mills
Elenco Maurice LaMarche
Rob Paulsen
Transmissão original 9 de Setembro de 199529 de Setembro de 1998
N.º de episódios 65 (mais 13 episódios de Pinky, Felícia e o Cérebro)

Pinky and the Brain (no Brasil, Pinky e o Cérebro e em Portugal, Pinky e o Brain), são personagens de uma série americana animada de televisão. Originalmente incluídos em segmentos de Animaniacs antes de ganhar série própria, são dois ratos brancos típicos de laboratório que utilizam os Laboratórios Acme como base para seus planos mirabolantes para dominar o mundo (sob razão nunca revelada).

Cada episódio é caracterizado (tanto no início quanto no final) pela famosa tirada onde Pinky pergunta: "Cérebro, o que você quer fazer esta noite?", e em Portugal: Ei Brain, o que vamos fazer esta noite. e Cérebro responde (em BR): "A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky... Tentar conquistar o mundo!". e em PT: O mesmo de todas as noites Pinky... Tentar conquistar o mundo!.

O criador Tom Ruegger disse que os personagens são inspirados em dois produtores de Tiny Toon Adventures, Eddie Fitzgerald e Tom Minton.[1]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Pinky[editar | editar código-fonte]

Rob Paulsen e um sujeito fantasiado como Pinky.

Um dos dois protagonistas, é um rato branco alto, magricelo, com escleróticas azuis e dois dentes tortos saltando fora da boca. É completamente infantil, abobalhado e beira os limites da idiotice, e geralmente acaba fazendo alguma coisa que irrita Cérebro, seja estragando seus planos mirabolantes ou acabando com sua paciência. Ele considera Cérebro seu melhor amigo, embora este viva se aborrecendo com sua baixa inteligência. São raríssimos os momentos em que Pinky demonstra inteligência, faz algo correto ou não enfurece Cérebro. Voz: Rob Paulsen (original), Alexandre Moreno (Brasil), Paulo B. (Portugal).

Cérebro (Brain)[editar | editar código-fonte]

O outro protagonista do desenho é outro rato branco, baixote e atarracado, com escleróticas rosadas e uma cabeça enorme evidenciando um cérebro do mesmo tamanho. Inteligentíssimo, carrancudo e ambicioso, ele gasta suas noites traçando planos meticulosos para tentar - sempre em vão - conquistar o mundo. Tais planos são usualmente estragados por fatores externos e inusitados ou - o mais freqüente - pelas idiotices de Pinky. Nos raros momentos em que demonstra qualquer afeto ou deixa suas ambições de lado, Cérebro valoriza ao máximo sua amizade e estima por Pinky. Tem aparência e voz similares às de Orson Welles. Voz: Maurice LaMarche (original), Hércules Fernando (Brasil), Luís Lucas (Portugal).

Bola de Neve (Snowball)[editar | editar código-fonte]

O principal inimigo - e rival - de Pinky e Cérebro é um hamster amarelo de nariz vermelho que possui os mesmos traços psicológicos de Cérebro: cabeçudo, inteligente e desejoso de conquistar o mundo e jurar vingança contra Cérebro. Porém é cruel, sádico e se utiliza de métodos vis como lavagem cerebral, chantagem, corrupção, desvios de conduta e outros do mesmo tipo. Voz: Roddy McDowall (original), Renato Rosenberg, Júlio Chaves e Mauro Ramos (Brasil).


Referências

  1. Jeff (5 de abril de 1995). «Peter Hastings' Q&A – P&TB». Grupo de notíciasalt.tv.animaniacs. Consultado em 30 de junho de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pinky e o Cérebro
Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.