DePatie-Freleng Enterprises

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

DePatie-Freleng Enterprises (ou abreviada para DFE) foi uma companhia de animação baseada em Hollywood, ativa de 1963 a 1981.

DFE foi fundada após o fechamento do famoso departamento de animação Termite Terrace da Warner Bros. Dois profissionais de animação, o veterano Friz Freleng e David H. DePatie se associaram e fundaram a DFE. Muitos dos animadores com quem haviam trabalhado na Warner nos anos 1950 e 1960 juntaram-se a eles.

Sua primeira e maior criação foi em 1963: A Pantera Cor-de-rosa, usada como desenho de abertura do primeiro filme de uma série que se tornaria famosa, estrelada por Peter Sellers.

A personagem quase não falava, apenas se ouvia a inesquecível trilha sonora de Henry Mancini. A pantera, como personagem da United Artists voltaria a aparecer na abertura de outros filmes da série, depois passando a protagonista de várias séries de desenhos animados a partir de então, sendo adaptada depois para os quadrinhos e Videogame. Posteriormente surgiria O Inspetor, inspirado diretamente no personagem principal dos filmes: o Inspetor Closeau. Em 1965 a DFE ganhou seu primeiro Oscar, com O Patinho Feio Cor-de-Rosa.

Durante os anos 60/70 DePatie-Freleng criaria outros personagens animados para a televisão, a saber:

Em 1964, a DFE fez um acordo com a Warner Bros. Produziriam as novas séries de personagens Looney Tunes, principalmente os desenhos do Show do Ligeirinho e Patolino. Com a Format Films lançariam a série do Papa-Léguas.

Juntamente com Hanna-Barbera Productions e Filmation, foram responsáveis pela maioria dos desenhos animados exibidos nas manhãs de sábado nos EUA nos anos 1970; e na programação infantil televisiva de vários países, inclusive o Brasil.

Foram produzidos especiais (notavelmente uma linha de adaptações de Dr. Seuss feitas para CBS). Um dos especiais de TV foi O Urso Que Dormiu Através do Natal, com Tommy Smothers gravando a voz do pequeno urso que queria conhecer o Natal no mundo humano enquanto seus companheiros de espécie hibernavam nas cavernas.

A DePatie-Freleng também fez a abertura animada da série cômica Jeannie é um Gênio, criada e produzida por Sidney Sheldon para a Screen Gems/Columbia Pictures, entre 1965 e 1970.

Em 1981, Freleng se aposentou. DePatie vendeu a companhia para a Marvel Comics, e continuou sob sua liderança como Marvel Productions Ltd. A Marvel vendeu seu catálogo para Saban Entertainment em 1990 e mais tarde vendida para a Disney.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]