Speedy González

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Speedy Gonzáles PT / Ligeirinho BR
Personagem fictícia de Looney Tunes
Speedy Gonzales at Celebration Parade, Six Flags Magic Mountain 2007-07 2.JPG
Speedy Gonzales numa parada de celebração em 2007
Nome original Speedy Gonzales
Nascimento 12 de março de 1953
Origem  México
Sexo Masculino
Espécie Camundongo
Cabelo Negros
Olhos Negros
Características Arteiro, ingênuo, encrenquero, amoroso, aventureiro, imprudente, heróico, bobo, inocente, teimoso
Poder(es) Alta velocidade
Amigo(s) Patolino (às vezes), Pernalonga, Gaguinho, Lola Bunny, Frajola (às vezes), Piu-Piu, Taz, Vovó, Tina Russo, Mac e Tosh, Frangolino, Pepé Le Pew, Pete Puma, Gossamer, Bruxa Lezah
Inimigo(s) Frajola (geralmente; arqui-inimigo), Patolino, Eufrazino, Hortelino, Marvin, o Marciano, Taz (antigamente)
Criado por Robert McKimson
Friz Freleng
Voz Estados Unidos Mel Blanc (1953–1989)
Estados Unidos Bob Bergen (1990-presente)
Dublagem Brasil Cordelia Santos (1960-1980)
Pedro Eugênio (1981-2001)
Marcelo Garcia (2003-)
Portugal André Maia
Primeira aparição Cat-Tails for Two (1953)
Internet Movie Database Speedy González no IMDb
Espécie Camundongo

Speedy Gonzáles (conhecido como Ligeirinho no Brasil) é um personagem fictício criado pelos estúdios da Warner Brothers.

Características[editar | editar código-fonte]

É um camundongo pequeno e corajoso, muito esperto e muito veloz, que faz de tudo por um pedaço de queijo. Virou o segundo inimigo do gato Frajola, perdendo apenas para o Piu-piu, embora em muitos curtas ele também enfrente o Patolino, sempre levando a melhor, mas uma vez derrotou o Eufrazino que teve tempo de se vingar dele antes de ir preso em Pancho's Hideaway. É um mexicano nato e ficou conhecido pelas suas frases antes de sair em disparada: "Arriba, arriba!!!".

Evolução da Personagem[editar | editar código-fonte]

A sua primeira aparição foi em Cat-Tails For Two onde ele foi criado com um aspeto bastante diferente do que muitas pessoas o imaginam. Nessa aparição Speedy Gonzales não tinha sombreiro, tinha dois dentes à mostra (um deles d'ouro), roupas rotas e um aspeto meio japonês/chinês, incluindo o género de corte de cabelo.

No episódio titular do camundongo Speedy Gonzales ele já é apresentado com uma melhor aparência, com sombreiro amarelo, roupa da marinha e com uma cara um pouco larga, mas melhor.

Vozes do personagem[editar | editar código-fonte]

Ligeirinho é a personagem da Looney Tunes que sofreu menos mudança de dublador nos Estados Unidos. Entre 1953 e 1989 foi dublado por Mel Blanc. Desde 1990, após a morte de Mel, é dublado por Bob Bergen.

No Brasil, foi dublado por Cordélia Santos, na Cinecastro. Em 1981, foi dublado por Pedro Eugênio até ao filme "Space Jam". Desde 2003, que é dublado por Marcelo Garcia.

Em Portugal, o personagem foi apresentado pela RTP nos anos 80 e 90. Mas foi só a partir de 1997 que as curtas clássicas do personagem começaram a ser dubladas, pois foi só em 1994, que a lei de mudança de dublagem de longas e curtas metragem em Portugal foi imposta. O personagem ao longo dos anos mudou de dublador, sendo que o primeiro a dublar o personagem foi o ator André Maia.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Por muito tempo, às vezes até aos dias de hoje que o Ligeirinho é alvo de polémicas, devido às piadas de mau gosto, relacionadas com estereótipos mexicanos. No ano de 1999, a Cartoon Network retirou do ar os episódios da "Looney Tunes" com a aparência do personagem. No entanto, uma decisão do canal posteriormente decidiu a recuperação dos episódios, simplesmente, por falta de indecência. Chegando mesmo a aparecer em novas séries. [1][2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Speedy Gonzalez faz 60 anos (vídeo)» 
  2. «Speedy Gonzales - Estereotipos Mexicanos | donQuijote». www.donquijote.org (em espanhol). Consultado em 31 de maio de 2018.