Bosko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bosko

Bosko em uma animação de 1930 Sinkin in the bathtub.
Informações gerais
Primeira aparição Bosko, the Talk-Ink Kid (Looney Tunes, 19 de Abril de 1929)
Última aparição Fields of Honey (Tiny Toon Advenutures, 2 de Novembro de 1990)
Criado por Hugh Harman e Rudolf Ising
Voz original Carman Maxwell (1929-1930,1934-1937)
Johnny Murray (1930-1933)
Ruby Dandridge (1937-1938)
Don Messick (1990)
Informações pessoais
Nome original Bosko
Nascimento 1929
Origem estados unidos
Língua original inglês
Características físicas
Espécie humano
Sexo masculino
Cor do cabelo nenhum
Cor dos olhos pretos
Família e relacionamentos
Família Honey
Aparições
Gênero(s) masculino

Bosko é um personagem de desenho animado criado pelos animadores Hugh Harman e Rudolf Ising (ex-funcionários da Disney) em 1927 inspirado no sucesso de Felix the Cat e Oswald the Lucky Rabbit. Ele é considerado o primeiro personagem da série de animações dos Looney Tunes originalmente estrelando o curta "Bosko, the Talk-Ink Kid" de 1929[1] ele foi um personagem muito popular na Warner Bros, até a dupla se desentender com Leon Schlesinger e levarem o personagem para a MGM em 1933 para a série Happy Harmonies,[2] porém não teve a mesma audiência e acabou sendo cancelado em 1938, não voltando mais a ter animações a partir daquele ano. O personagem é um garoto humano afro-descendente desenhado no estilo blackface, na adaptação da MGM ele ganhou traços mais realistas e um visual roceiro.

Ele também tem uma namorada chamada Honey, uma garota também afro-descendente que veste uma saia, dois tamancos e um enorme laço (semelhante a Minnie Mouse) além de ter um cachorro chamado Bruno.

Em um episódio de Tiny Toon, a personagem Lilica tinha ouvido falar de Honey (Doçura na dublagem brasileira) por um funcionário da Looniversidade Acme e tinha sido convencido por uma voz misteriosa para construir um cinema que representaria apenas curtas de Honey. Lilica constrói e descobre que o empregado misterioso com quem havia falado era o próprio Bosko. O episódio descreve Bosko e Honey como cachorros antropomórficos, e lembram os personagens Animaniacs, (ou mesmo Oswald), presumivelmente para evitar ofender o público com aparência blackface dos antigos curtas. Outra razão pode ser o uso deste episódio como uma "ponte" entre Tiny Toons e Animaniacs.

O personagem também é visto em um retrato no filme de 1996 Space Jam, desta vez em sua forma original. Ele também aparece em sua forma original no desenho Animaniacs, "The Girl with the Googily Goop", no qual ele é visto estacionando seu carro. Ele também foi visto em uma abertura de Futurama em Sinkin' in the Bathtub, na parte em que ele foge de um penhasco do carro com Honey.

Todos os desenhos de Bosko sujeitos a direitos autorais são de propriedade da Warner Bros., assim como o filme original e elementos desses desenhos animados que caíram no domínio público. Os desenhos animados da WB estão sob posse direta do próprio estúdio, enquanto WB também lida com distribuição para os desenhos animados da MGM, de propriedade de empresa irmã Turner Entertainment,[3] adquirida pela Time-Warner em 1996.[4] Time Warner também adquiriu os direitos sobre o personagem em si, o que permitiu suas aparições na década de 1990.

Referências

  1. Michael Barrier Hollywood Cartoons: American Animation in its Golden Age , Oxford: Oxford University Press, 1999, p. 155]
  2. Kevin S. Sandler (1998). Reading the Rabbit: Explorations in Warner Bros. Animation. [S.l.]: Rutgers University Press. pp. 29 e 30. ISBN 9780813525389 
  3. «Turner Sells The Studio, Holds On To The Dream». articles.latimes.com 
  4. «Time, TBS deal sealed». money.cnn.com 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bosko