Boomerang (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Boomerang
Boomerang Portugal
Tipo Infanto-juvenil
País Portugal Portugal
Fundação 26 de abril de 2018 (4 anos)
Extinção 31 de dezembro de 2013 (canal europeu)
Pertence a Warner Bros. Europe
Proprietário WarnerMedia (AT&T)
Presidente Pierre Branco
Cidade de origem  Reino Unido
Sede Turner House, Londres, Reino Unido
Slogan No Boomerang (26 de abril de 2018 - presente)
Formato de vídeo 16:9
Canais irmãos Cartoon Network
CNN Portugal
CNN International
Cobertura Portugal Portugal
Nome(s) anterior(es) Boomerang Europa
Página oficial boomerangtv.pt (em português)
Disponibilidade por satélite
Canal 47
Disponibilidade por cabo
Canal 58
Canal 58 (HD)
Canal 558
Canal 47 (HD)


O Boomerang é um canal de televisão dedicada exclusivamente à programação infanto-juvenil. Oficialmente, o público-alvo é entre os 4 e os 7 anos de idade, como o Canal Panda, mas com uma programação mais cómica do que didática.[1] O canal está disponível em Portugal, Angola e Moçambique.

Em 31 de janeiro de 2022 o canal começou a estar disponível para os clientes MEO.[2] A NOS é a única que não disponibiliza o canal em Portugal.

A partir de 21 de fevereiro de 2022, o Boomerang começou a exibir o bloco Cartoonito, um bloco de desenhos voltado para crianças com menos de 6 anos de idade.

História[editar | editar código-fonte]

A fase europeia (2008 - 2013)[editar | editar código-fonte]

O canal Boomerang já tinha estado conectado em Portugal, nas operadoras ZON (atualmente NOS), Cabovisão (atualmente NOWO) e Vodafone, entre 2008 e 2013, mas na versão europeia com lingua inglesa, tal como o Cartoon Network/TCM e sem assinatura portuguesa, mas na versão africana. Nesses anos, o canal transmitiu uma variedade de reposições de clássicos da Cartoon Network, Warner Bros., Hanna-Barbera e animações da era de ouro de animação americana, como "Tom and Jerry", "Looney Tunes", "Popeye" e "Tex Avery". A partir de 2011, Cartoonito ocupava as manhãs. Entertanto, em 3 de dezembro de 2013, com o lançamento do Cartoon Network em português em Portugal, o canal saiu da televisão no final do ano, juntamente com o TCM.

O Cartoonito regressou a partir de 21 de fevereiro de 2022 como bloco de programação no Boomerang de Portugal.

Lançamento em Angola e Moçambique e cancelamento temporário em Portugal (2015 - 2018)[editar | editar código-fonte]

Em 21 de abril de 2015, foi lançado um canal português com nova programação e novidades de remakes de clássicos. Porém, o lançamento em Portugal acabou por ser cancelado e decidiu-se lançar apenas em Angola e Moçambique na operadora DStv, mas sempre com a intenção de persistir o seu lançamento em Portugal. Isso também contribuiu, desvantajosamente, para que programas estreassem no Boomerang de Angola e Moçambique e em Portugal fossem mudados para a Cartoon Network.

Lançamento em Portugal (2018)[editar | editar código-fonte]

Em 26 de abril de 2018, foi lançado em Portugal, nas operadoras NOWO e Vodafone [3].

A partir do dia 31 de janeiro de 2022, o Boomerang chega ao MEO em HD na posição 47 para todos os clientes Fibra e Adsl e nos pacotes MEO satélite. Infelizmente na NOS, ainda não está disponível por razões desconhecidas.

Estreou com as séries de Tom e Jerry, a nova série dos Looney Tunes, "Bugs!/New Looney Tunes" e as séries contemporâneas de Scooby-Doo. Também tem atrações não-originais, já com historial antigo na televisão portuguesa, como a série animada de "Mr. Bean" (já dobrada em português), o "Garfield" e a "Vila Moleza".

A intenção do lançamento deste canal é também atrair fãs clássicos (adultos) à variedade de desenhos e remakes existentes no canal, trazendo de volta o espírito infantil, independentemente da idade.

Programas[editar | editar código-fonte]

Programas do bloque Cartoonito:[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Boomerang launches in Portugal on Vodafone and Nowo». www.telecompaper.com (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2018 
  2. Fernandes, Diogo (31 de janeiro de 2022). «Canal Boomerang chega em HD à operadora MEO». Unimado. Consultado em 30 de abril de 2022 
  3. «Canal infantil Boomerang chega a Portugal através da Vodafone e Nowo - Meios & Publicidade - Meios & Publicidade». www.meiosepublicidade.pt. Consultado em 29 de abril de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]