Boomerang (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Boomerang
Boomerang Portugal
Tipo Infanto-juvenil
País Portugal Portugal
Fundação 26 de abril de 2018
Extinção 31 de dezembro de 2013 (canal europeu)
Pertence a Turner Broadcasting System Europe
Proprietário WarnerMedia (AT&T)
Presidente Pierre Branco
Cidade de origem  Reino Unido
Sede Turner House, Londres, Reino Unido
Slogan No Boomerang (26 de abril de 2018 - presente)
Formato de vídeo 16:9
Canais irmãos Cartoon Network
Cobertura Portugal Portugal
Nome(s) anterior(es) Boomerang Europa
Página oficial boomerangtv.pt (em português)
Disponibilidade por satélite
Disponibilidade por cabo
Vodafone TV Casa
Canal 52

O Boomerang é um canal de televisão dedicada exclusivamente à programação infanto-juvenil, nascido a partir da programação do Cartoon Network, mas mais voltada a um público familiar e infantil. Oficialmente, o público-alvo é entre os 4 e os 7 anos de idade.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A fase europeia (2005 - 2013)[editar | editar código-fonte]

O canal Boomerang já tinha estado conectado em Portugal, nas operadoras ZON (atualmente NOS), Cabovisão (atualmente NOWO) e Vodafone, entre 2005 e 2013, mas na versão inglesa, tal como o Cartoon Network e sem assinatura portuguesa, mas sim, europeia. Nesses anos, o canal transmitiu uma variedade de reposições de clássicos da Cartoon Network, Warner Bros., Hanna-Barbera e animações da era de ouro de animação americana, como "Tom and Jerry", "Looney Tunes", "Popeye" e "Tex Avery". Entertanto, em 3 de dezembro de 2013, com o lançamento do Cartoon Network em português em Portugal, o canal saiu da televisão no final do ano, juntamente com o TCM.

Lançamento em Angola e Moçambique e cancelamento temporário em Portugal (2015 - 2018)[editar | editar código-fonte]

Em 21 de abril de 2015, foi lançado um canal português com nova programação e novidades de remakes de clássicos. Porém, o lançamento em Portugal acabou por ser cancelado e decidiu-se lançar apenas em Angola e Moçambique na operadora DStv, mas sempre com a intenção de persistir o seu lançamento em Portugal. Isso também contribuiu, desvantajosamente, para que programas estreassem no Boomerang de Angola e Moçambique e em Portugal fossem mudados para a Cartoon Network.

Lançamento em Portugal (2018)[editar | editar código-fonte]

Em 26 de abril de 2018, foi lançado em Portugal, nas operadoras NOWO e Vodafone [2]. Na NOS e na MEO, ainda não está disponível.

Estreou com as séries de Tom e Jerry, a nova série dos Looney Tunes, "Bugs!/New Looney Tunes" e as séries contemporâneas de Scooby-Doo. Também tem atrações não-originais, já com historial antigo na televisão portuguesa, como a série animada de "Mr. Bean" (já dobrada em português), o "Garfield" e a "Vila Moleza".

A intenção do lançamento deste canal é também atrair fãs clássicos (adultos), à variedade de desenhos e remakes existentes no canal.

Referências

  1. «Boomerang launches in Portugal on Vodafone and Nowo». www.telecompaper.com (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2018. 
  2. «Canal infantil Boomerang chega a Portugal através da Vodafone e Nowo - Meios & Publicidade - Meios & Publicidade». www.meiosepublicidade.pt. Consultado em 29 de abril de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]