Food Network

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lang-pt.gifGnome-globe.svg
Esta página ou seção está redigida sob uma perspectiva principalmente lusófona e pode não representar uma visão mundial do assunto.
Por favor aperfeiçoe este artigo ou discuta este caso na página de discussão.
Food Network
Food Network
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Brasil
 Reino Unido
 Estados Unidos
Fundação Estados Unidos 23 de novembro de 1993 (23 anos)
Brasil 4 de novembro de 2014 (3 anos)
por Scripps Networks Interactive
Pertence a Scripps Networks Interactive
Proprietário Scripps Networks Interactive
Cidade de origem Estados Unidos Knoxville, Estados Unidos
Sede Brasil São Paulo, SP
Slogan "No Food Network"
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Cobertura Mundo
Nome(s) anteriore(s) TV Food Network (1993-1996)
Página oficial Página oficial no Brasil
Disponibilidade por satélite
Sky
Canal 492 (HD)
Canal 1492 (VOD)
Nossa TV
Canal 51 (HD)
Claro TV
Canal 54
Canal 554 (HD)
Disponibilidade por cabo
ORM Cabo
Canal 89
Canal 589 (HD)
TV Alphaville
Canal 58
Sumicity
Canal 150 (HD)
Life TV
Canal 303 (HD)
NET
Canal 54 Canal 554 (HD)
TCM
Canal 166 (HD)

O Food Network é um canal de televisão por assinatura dedicado a quem ama a arte da gastronomia. Desde a elaboração de diversos pratos, competições gastronômicas e lugares que levam na comida a cultura de diferentes países, a audiência é convidada a assistir aos mais variados programas. Focado 100% em gastronomia e lifestyle, o público pode conferir chefs nacionais e internacionais renomados, fazendo o melhor da culinária e apresentando temáticas de encher os olhos.

Lançado em 1993, nos Estados Unidos, hoje é um dos 10 maiores canais de TV por assinatura. Está disponível em mais de 150 milhões de lares no mundo, incluindo Estados Unidos, Canadá, Europa, Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico, América Latina e Caribe. O Food Network, líder em sua categoria nos EUA, é um canal da Scripps Networks Interactive, desenvolvedora e líder mundial, responsável pela produção de mais de duas mil horas anuais de conteúdo original em lifestyle, nas categorias de gastronomia, casa e viagem. 

No Brasil, exibe produções locais, Bizu, Cozinha Na Laje, ICKFD - I Could Kill For Dessert, Menu da Semana e Tempero Na Mochila, além de shows internacionais consagrados.

Nos Estados Unidos, o Food Network está na lista dos dez mais assistidos. Entre os shows internacionais da programação do Food Network, todos produzidos pela Scripps Networks International, destacam-se Lanchonetes Clássicas com Guy Fieri (Diners, Drive-Ins and Dives), com Guy Fieri; Food Network Star: A Próxima Estrela, com Boby Flay, Giada De Laurentiis e Alton Brown; Iron Chef América (Iron Chef America), com Bobby Flay, Chopped: O Desafio, com Ted Allen e Procura-se um Chef (Chef Wanted), com Anne Burrell.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o Food Network exibe produções locais como o Tempero Na Mochila, apresentado pelo chef carioca Pedro Benoliel que monta a sua cozinha itinerante nas principais cidades do litoral paulista e, entre passeios e boas conversas, revela o que há de mais interessante no turismo gastronômico e cultural da região, com muitas aventuras, histórias e sabores.

Em Cozinha na Laje, apresentado também pelo chef Pedro Benoliel, o programa resgata a cultura da comida de botequim e recebe convidados em uma laje no Morro do Vidigal, Rio de Janeiro. ICKFD – I Could Kill For Dessert, com Dani Noce, pode ser considerado um verdadeiro manifesto de amor à confeitaria e viaja por São Paulo e Paris. Já em Bizu, a chef Luiza Hoffmann escolhe um único ingrediente para a criação de um menu completo e multicultural.

O Food Network também leva para audiência shows internacionais consagrados com chefs e apresentadores líderes de audiência entre eles Duelo com Bobby Flay (Beat Bobby Flay), estrelado pelo apresentador e chef Bobby Flay, A Batalha dos Carrinhos (Guy’s Grocery Games), apresentado pelo renomado chef Guy Fieri, Refeição em 30 Minutos (30 Minute Meals), com a talentosa chef Rachael Ray, Giada em Casa (Giada at Home) e Sabores da Itália (Everyday Italian) com a ítalo-americana Giada De Laurentiis e Receitas da Ina (Barefoot Contessa), trazendo a anfitriã e cozinheira Ina Garten. Com uma programação abrangente, o Food Network possui diversos shows que agradam a todos os gostos.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

No Brasil, iniciou as suas transmissões a 4 de novembro de 2014 pela operadora SKY Brasil no canal 292 HD. No dia 4 de novembro de 2016 o canal foi incluido na grade da ClaroTV e NET TV canal 554 HD. Em 19 de abril de 2015, iniciou as suas transmissões em uma operadora de Belém - PA, a ORM Cabo. No mesmo ano, entrou na TV Alphaville e na Sumicity. Segundo o site da TVN São Luís, o canal passa a entrar na operadora no dia 29 de maio.

Operadoras Cidades Número do canal Lançamento
Cabo Telecom Rio Grande do Norte 831 Julho/2015
Oops Telecom Alagoas 55 Julho/2015
ORM Cabo Belém/PA, Ananindeua/PA 89 SD Maio/2015
SKY Nacional 292 HD Novembro/2014
Sumicity Carmo, Sumidouro, Além Paraíba/MG,Teresopolis/RJ,

Rio das Ostras/RJ, Magé/RJ, Guapimirim/RJ, Sapucaia/RJ

150 Maio/2015
TV Alphaville Santana de Parnaíba/SP 58 Abril/2015
TVN São Luis/MA 495 Maio/2015
Life Marília, Garça, Pompeia, Oriente, Vera Cruz,

Ocauçu e Quintana, em São Paulo

Cabo Natal Natal 66 SD e 832 HD Agosto/2015
Conecta Tiradentes, Barroso e Santa Cruz de Minas,

Dores de Campos e Prados/MG

77 Dezembro/2015
Rede Unifique Concórdia/SC, Jaraguá do Sul/SC, Joaçaba/SC eLages/SC 311 Janeiro/2016
Nossa TV Rio de Janeiro 51 Novembro/2015
TVN Canoas Canoas/RS, Esteio/RS, São Leopoldo/RS,Sapucaia do Sul/RS 586 Maio/2015
Brasilnet Telecomunicações Cornélio Procópio/RJ e Irati/RJ 94 e 91 Janeiro/2016
Intercabo Telecomunicações Cantagalo/RJ, Cordeiro/RJ e Muriaé/RJ 80 Janeiro/2016
Claro TV Nacional 54 SD e 554 HD Novembro/2016
NET TV Nacional 554 HD Novembro/2016

Abrangência[editar | editar código-fonte]

O Food Network está disponível em mais de 150 Países distribuídos pelos continentes Europa, ÁsiaÁfrica, AméricaOceania.

Logo usado de 2003 a 2013 pelo canal.
Logo atual

Sobre a Scripps Network Interactive[editar | editar código-fonte]

Scripps Networks Interactive é um dos principais líderes desenvolvedores de conteúdo de estilo de vida nas categorias casa, gastronomia e viagem, para televisão, internet e plataformas emergentes. O portfólio da companhia nos Estados Unidos engloba as marcas HGTV, DIY Network, Food Network, Cooking Channel, Travel Channel e Great American Country, que alcançam mais de 190 milhões de consumidores todos os meses.

As operações internacionais da SNI incluem a TVN, principal empresa de mídia multiplataforma da Polônia; UKTV, uma joint venture comercial independente com a BBC Worldwide; Asian Food Channel, a primeira rede de TV panregional sobre gastronomia da Ásia; e o canal sobre estilo de vida Fine Living. As redes e sites globais da empresa alcançam milhões de consumidores nas Américas do Norte e do Sul, Ásia, Europa, Oriente Médio e África. Scripps Networks Interactive tem sede em Knoxville, Tenn. Para mais informações, acesse scrippsnetworksinteractive.com / www.foodnetwork.com.br.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.