Disney XD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Disney XD (desambiguação).
Disney XD
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação 13 de fevereiro de 2009 (11 anos)
Pertence a Walt Disney Television
Proprietário The Walt Disney Company
Sede Califórnia Burbank, Califórnia
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos Disney Channel
Disney Junior
Nome(s) anterior(es) Toon Disney (1998-2009)
Página oficial Disney-XD
Disponibilidade por satélite
DirecTV
Canal 292 (HD/SD)
Canal 1292 (VOD)
Dish Network
Canal 174 (SD)
Disponibilidade por cabo
Spectrum
Canal 87 (SD)
Canal 778 (HD)
Cablevision
Canal 128 (SD/HD)

Disney XD é um canal de televisão por assinatura estadunidense com versões por vários países, de propriedade da The Walt Disney Company unidade da The Walt Disney Company através da Disney Channels Worldwide. A programação da rede é direcionada a crianças da idade de 6 aos 15 anos. O sinal também está disponível em HD pelo canal Disney XD HD. Foi lançado em 13 de fevereiro de 2009 nos EUA em substituição ao Toon Disney.

O canal vai ao ar com o seu conteúdo original, como Zeke e Luther, Os Guerreiros Wasabi, I'm in the Band, Par de Reis, Lab Rats, Mega Med, Guia de um Gamer Para Quase Tudo, e alguns programas populares do Disney Channel, como The Suite Life on Deck e Phineas e Ferb, assim como alguns filmes feitos para a TV.

Ele é oferecido com áudio em espanhol, quer através de um canal separado como parte de um pacote de língua espanhola de rede vendido por cabo e provedores de satélite ou uma faixa de áudio em separado, com a opção SAP, dependendo do sistema. O canal também oferece um serviço de vídeo-on-demand para o sistema digital por cabo e assinantes de IPTV, oferecendo programação gratuita.

O projeto foi criado para atingir principalmente o público masculino infanto-juvenil, já que grande parte do público do Disney Channel é constituído de meninas.

Em janeiro de 2016, o Disney XD estava disponível para 77,5 milhões de famílias nos Estados Unidos.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O canal inicialmente foi lançado como um canal via streaming na internet em 2007, depois foi novamente lançado em 13 de fevereiro de 2009, só que para a televisão substituindo o Toon Disney e seu bloco noturno Jetix.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Programação[editar | editar código-fonte]

O canal conta com séries originais Disney XD e reprises de séries antigas do Disney Channel, como The Suite Life of Zack and Cody (no Brasil, Zack e Cody: Gêmeos em Ação, e em Portugal, Hotel Doce Hotel: As aventuras de Zack e Cody) nos Estados Unidos. Já no Brasil, além das séries originais Disney XD, também é apresentando animes como Beyblade Metal Fusion e Digimon pertencentes ao Cartoon Network nos EUA.

Em 2012 também estreará novas séries como, Lab Rats, Ninjago: Masters of Spinjintzu, Tron: A série, e entre outras novidades.

Disney XD HD[editar | editar código-fonte]

Logo Disney XD HD em 2009

Disney XD HD é a versão alta definição do canal. Ele roda em formato 1080i. Apenas programas feitos depois de 2009 rodam nesse formato, ou seja é um pouco limitado a demais filmes e séries que não estão disponível em HD.

Na Holanda foi lançado em 18 de abril de 2011, outras partes da Europa em 18 de outubro de 2010.

No Brasil e na América Latina, foi lançado em 2018.

Em Portugal, foi lançado em 2019 nas operadoras Vodafone na posição 156 e na NOWO em 2020 na posição 203.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]